NOVIDADE…

SÃO PAULO (sempre na frente) – Para quem acha que a Fórmula 1 colocou o ovo em pé ao tampar as rodas de seus carros (a propósito, como ficaram feias…), Antonio Stricagnolo mata a cobra e mostra a calota: a Audi fazia isso mais de duas décadas atrás. Com mais bom-gosto.

E certamente alguém fez antes, sei lá, nos tempos das corridas de biga no Império Romano.

Nada se cria, afinal.

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André Guidetti
André Guidetti
14 anos atrás

Formar um vortice, captando um grande volume de ar para refrigerar os discos de freios.

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
15 anos atrás

O Lameirão de fato usou e se deu bem, creio que chegou a ganhar uma prova. Na época os fórmulas Super-Vê viviam testando badulaques aerodinâmicos, a maioria mais atrapalhava e gerava arrasto ou mesmo tirava downforce! Mas alguns eram bem interessntes, faltava desenvolvimento, era tudo no achômetro ou chutômetro!!

Brar
Brar
15 anos atrás

Ninguém falou que as calotas dos F1 ficam “paradas”, não giram junto com as rodas. As outras mencionadas giravam na mesma rotação que as rodas.

É isso ou tô maluco?

Dener
Dener
15 anos atrás

bem, na verdade a porsche já usava desde o 917 can-am de 1972/3 que aliás, tinham 1500 e poucos hp.! esses carros aceleravam de 0-100 em 2s e davam um top speed de 420kmh… haja braço, e coragem!

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
15 anos atrás

Varios caloteiros apareceram antes dos Audi’s.Sera que mais alguem alem de um trator rebocador de avião que eu conheci,já tinha mudança de marchas no volante antes da Ferrari?

Eric
Eric
15 anos atrás

Os Porsches (sempre eles) já usavam em 1977,nos 935 Moby Dick…maravilhosos por sinal…..

Hugo Borghi Filho
Hugo Borghi Filho
15 anos atrás

Ahaaa!!!
Descobri de onde o Nenê copiou a descarga do “Chaõ de Estrelas”…!

Ricardo Ferreira
Ricardo Ferreira
15 anos atrás

O lancia do Toivonen tambem tinha.
Servia para arrefecer os discos de travão, e só era usado em algumas provas de asfalto

http://img88.imageshack.us/img88/3629/toivonens4ib1.jpg

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Sim, os miolos e pedaços das entranhas dos cristãos massacrados nas arenas entravam nos raios das rodas das bigas e quadrigas (fala-se que o regulamernto permitia octigas e dodecigas) e isto prejudicava a aerodinâmica. Aí um sujeito inventou de colocar lâminas afiadas em vários pontos da carroceria, o que resolveu o problema, mas aumentou a eficiência dos massacres e diminuiu a empolgação do espetáculo. Então, o imperador Maximus Moselius, aliado ao general Bernius Eclestus baniu todos esses apêndices e propôs ao Senado Romano o fornecimento de cavalos de apenas um criador, o que gerou gritaria geral entre as Escuderias participantes do Circus. hahahahahah!

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
15 anos atrás

O problema dos F1 é querer que as calotas se pareçam com rodas de liga-leve. Assumissem a cara de calota, ficaria bem melhor…

Rafael Ferreira
Rafael Ferreira
15 anos atrás

Um dos motivos tambem para a ultlizaçao das calotas na F1 ( retirado do site) no caso das rodas trazeiras é só refrigeraçao. no caso das dianteiras o negocio é mais embaixo…

se repararem, as calotas nao tem o furo no meio.. e sim direcionado para baixo e para o lado, na diagonal, esse ar super aquecido que sai dali vai para baixo do carro, como esta muito quente, diminue a pressao do ar puxando o carro para baixo… assim vc gera downforce sem muito esforço.

João
João
15 anos atrás

Os carros de rali ja utilizavam na epoca do extinto Grupo B , com Audi , Lancia entre outros , quase todos usavam calotas cobrindo as rodas

Jonny'O
Jonny'O
15 anos atrás

O mais impressionante de todos acedito ser o voisin de 1923 ,além das calotas ,este carro de corrida esteve a frente de seu tempo , monocoque em aluminio , aerodinamico ,baixo peso (750kg) e baixo centro de gravidade .

Seu problema ,um motor muito fraco e pouco dinheiro.

Renato Campestrini
Renato Campestrini
15 anos atrás

Na minha infância, me recordo de ter ganho um Audi desse de presente de natal, e o bendito tinha essa calotinha que caia toda hora.

Quando perdi uma, resolvi por fim deixar o carrinho “da máfia”, sem as calotas.

Saudade daquele tempo!

RC*

Artur
Artur
15 anos atrás

Na NHRA americana,Nascar e muitos caros de Indy,usaram calotas.Inclusive em catalogos se pode adquirir calotas integrais em aluminio.
Mas que na F! ficou feia,isso ficou !

Tohmé
15 anos atrás

E a Champ-Car também…

Eric
Eric
15 anos atrás

Esse é um sistema um pouco diferente dos F1.

Os F1 servem para melhorar o arrasto aerodinamico entre a roda(turbulencia)e não precisa tanto de refrigeração,até porque por trás das rodas a refrigeração é controlada por dutos.

No caso desse Audi,a refrigeração é o primordial,devido as aletas e o formato concavo da roda,ajudam muito a direcionar o ar para os discos dianetiros.

Carlos Malfitani
15 anos atrás

A brabham BT-46 de F-1 de 1978, utilizava calotas na dianteira, bem antes da audi..

Abs.

Okamura
Okamura
15 anos atrás

Quem inventou eu não sei, mas em 1983 o Porsche 956 já usava as calotas também à exemplo do Audi citado. Para quem não lembra do 956 é esse carro aqui http://www.mog-racing.de/picture/Referenz-Hans/Porsche/956/1983_956_800x600.jpg.

Luiz Guima
Luiz Guima
15 anos atrás

Flávio,
realmente, nada se cria…
Só que não faz tanto tempo assim (bigas do Império Romano).
Nos tempos da Super Vê, Chiquinho Lameirão já testava as calotas (não lembro o resultado).

Stovebolt29
Stovebolt29
15 anos atrás

Já se tem registro de “super-calotas” em recorde de velocidade terrestre (land speed records) há décadas. Além das famosas calotas Moon Dis, há registros de “super-calotas” na década de 30 que cobriam as rodas raiadas da época.

Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
15 anos atrás

Desculpem a minha ignorância…mas para que serve exatamente “aquilo”.
Pode até ser útil, sei lá, mas que parce rodinha de carrinhos Hot Wheels, a isso parece.
Apenas uma palavra.
M-E-D-O-N-H-O