MENU

sábado, 13 de dezembro de 2008 - 21:15#69

O SÁBADO DO MEIANOV

SÃO PAULO (amanhã tem mais) – Olha, deve ter sido um corridão, a nossa de hoje em Interlagos, penúltima etapa do Paulista. Largamos com 40 no grid (mais que a F-1, a GP2, a Estoque, a GT3, a MotoGP, a Indy, o WTCC e as Mil Milhas; ainda perdemos da Nascar). Eu lá atrás, em 29º, com o Meianov pronto para o que desse e viesse.

Carrinho interessante e divertido, esse russinho. Andou bem, valente e com firmeza de propósitos. Terminei em 17º na geral, o que deve ser o melhor resultado da minha vida, tirando as provas com o Pac-Man em Londrina. Na Divisão 2, onde estou agora, cheguei em nono entre 14 carros. Não deu troféu, e acho que ainda vai demorar para beliscar um pódio (são os seis primeiros que levam) nessa D2, porque alguns carros são inalcançáveis, como os preparados pelo Della Barba.

Mas isso não tem importância. Legal é competir com alguém, algo que com o #96 já não estava sendo possível. Era um carro que virava, em Interlagos, entre 2min35s (a melhor que consegui em seis anos) e 2min40s. Suas limitações eram claras, em função da baixa potência do motorzinho 1.0 de dois tempos.

Com o Meianov, a brincadeira começou em 2min24s nos treinos para a preliminar das Mil Milhas, veio para 2min21s no mesmo fim de semana e, ontem, 2min20s042 na melhor classificação, no seco. Hoje, na corrida, fiz uma volta em 2min17s654, o que foi uma surpresa até para mim. É bom lembrar que, na quinta, o Nenê Finotti virou em 2min17s980 — e, como já disse, eu estou para o Nenê como o Alex Yoong está para o Michael Schumacher, embora, depois de hoje, talvez eu mereça uma promoção, de Yoong para Bourdais, faltando apenas os óculos, que provavelmente vou ganhar segunda-feira, quando farei uma consulta numa oftalmologista.

A corrida foi muito bacana. Entre os pegas mais legais que me relataram esteve o duelo Marcelo Giordano (Fiat) x Renato Giordano (Corcel) pela D1, que terminou com o Marcelo em primeiro e os carros de ambos meio amarrotados, porque eles andaram se esfregando em algumas curvas. Mas não houve estresse algum entre os Giordanos, felizmente.

O Meianov se comportou dignamente, sem muito estardalhaço, como convém a um operário soviético sabedor de suas obrigações. Nas primeiras voltas, briguei com os Chevettes de Adriano Lubisco e André Mello, que fazem tempos de volta bem parecidos com os do Meianov. Passei, fui passado, trocamos algumas posições, dividimos algumas freadas, e foi ótimo. Depois de umas cinco voltas, porém, os chevetteiros começaram a brigar entre eles e me deram uma folga. Foi quando consegui fazer a tal volta na casa de 2min17s e cheguei em alguns Fuscas.

A partir daí, a briga mais legal foi com o Antonio Mailho, Fusquinha verde #25, e a gente deve ter trocado de posições, também, umas 800 vezes. Um barato. Nas últimas voltas, vindo não sei de onde, quem chegou na gente foi o Fernando Alcoforado, Fusca Speed #0, passou os dois, mas na penúltima volta rodou na minha frente no S antigo. Não sei como não bati. Tive de ir para a área de escape, o Mailho me passou de novo, e toca sair atrás do besouro verde para recuperar a posição. Consegui, na Reta Oposta, e acabei chegando na frente dele.

Tive também uma briguinha divertida, antes, com o Puma do estreante Marcelo Chamma, que já levou um pódio com o sexto lugar na D3. E, voltando um pouco na cronologia dos fatos, preciso falar da largada. Sei lá por quê, atrás de minha tinha um enxame de Fuscas — a maioria, normalmente, estaria na frente, mas nem todos participaram da classificação. Quando vi aqueles “insetos” todos no espelho, me senti numa prova da Divisão 3 nos anos 70. E eles desceram a reta na largada voando de um lado para o outro, a coisa mais linda. Fusca é um barato.

Ganhou a corrida, na geral, o Ricardo Malanga, com o Sebastião Gulla em segundo, ambos de Puma, ambos D3. Na D2, Cesar Carloni foi o primeiro, também de Puma. Aliás, eram Pumas os seis primeiros na geral, amplo domínio do esportivo da VW, seja com motor a ar, seja com AP.

Depois da corrida, a blogaiada foi ao Salão Williams para bater papo com Bird Clemente, alguns compraram seu livro, ele deu autógrafos, tirou fotos e acabou sendo um ótimo sábado.

O Meianov ainda carece de alguns ajustes. Hoje, andando um pouco mais forte, deu para notar que ele sai muito de frente nas curvas de baixa como na sequência S-Pinheirinho-Bico de Pato. Também tive um probleminha nas últimas quatro voltas com o motor falhando no Mergulho. Achei que era o pescador de novo, mas descobrimos que tinha uma sujeirinha no carburador.

Amanhã voltamos à luta, de novo às 11h. Largo ainda mais atrás, em 31º. Mas deu para ver que o carrinho tem potencial para crescer. Foi apenas sua segunda corrida. Aos poucos, e com os gordos investimentos em rublos que estão para chegar, a coisa vai.

Para quem quiser sentir o gostinho, o Antonio Contreras já subiu para o YouTube um breve vídeo com momentos da prova. É só clicar nele, aí embaixo.

29 comentários

  1. Ainnem Agon disse:

    Assisti da arquibancada com meus 2 filhos a prova de sábado, e a largada mesmo foi sensacional (vi na minha frente o “enxame de Fuscas”). Mesmo magra, conheci na arquibancada um carioca gente fina, artista de garra como eu.

    Voltando à corrida, vi uns pegas do #69, mas me surpreendi com um Fusquinha prata de # de três dígitos, acho que #918, largou lá de trás e nas primeiras voltas já estava no meio do bolo…

    Até ano que vem…

  2. Edward disse:

    Gomes, perderam por pouco também no número de carros para a Super GT, que tem normalmente 42 carros no grid.

  3. Luis F. disse:

    estive lá no sábado … muito bacana por sinal a corrida !!!!

    é uma maravilha poder ver um grid com tantos carros, varios pegas, disputa emocionante, e carros super simpáticos !!! bem diferente da corrida seguinte em que tinham apenas 8 carros largando (todos pontuaram???)

    a única coisa bacana de ver naqueles fórmulas foi ver um deles que perdeu o bico, chegar, disputar e ultrapassar o que estava a sua frente ….

    só gostaria de poder ter participado com voces lá dentro … não tive acesso a parte interna … fiquei na arquibancada mesmo …

    parabéns Flavio, belo carro o 69 !

  4. Milton disse:

    Meu, da saudade ficar longe da macacada toda… seja dos LF(Nene ,Marconi, Coelho e cambada), seja ficar sem ouvir o cerega e suas histórias…

    MAs 2 coisas me deixaram mais feliz que pinto no lixo, e que nunca esquecerei:
    Conhecer BIRD CLEMENTE. Uma SUMIDADE. Um doce de pessoa, e que, papagaio… como que andava de lado o sujeito!!!
    Literalmente, cumprimentei-o da forma que merece… pois desde criança ouço dizer sobre ele e outros matutos dessa epoca, como peroba, Lameirão, etc…

    E conhecer Rodrigo Mattar(se escrever com 1 T sai tiro!).
    Outro sujeiro soberbo, dono de um conhecimento assustador até para os mais velhos… Até o Nat se assustou, imagina eu…
    Um cara que faz o que gosta, que faz bem feito… e com uma vivencia da coisa toda que eu creio que poucos tiveram.
    Bom, até de Le Mans conversamos…e vi o quanto o cara conhece da matéria.
    Agora… 2.17?
    é…ngn acreditava…e pelo visto, acho que até o meio do ano que vem, ele vem pra brigar, ao menos na pista, com os Giordano… pena que os ar do Barba são verdadeiros mísseis…com eles não dá pra brincar…

  5. Claudio Ceregatti disse:

    Eduardo Gomes:
    Quer conhecer? Então venha, é “de grátis”. Fácil assim.

    Amigo Regi:
    Ficou feliz? Não mais do que eu… E imagina hoje (domingo) que chegei às 5:02 Hs da matina. Será que deu pra gastar um pneuzinho básico? Pergunta pro Ernesto, ele não gostou, mas já passou.

    Jackie:
    O russinho tá começando a te encantar… E teu marido já passou umas dez dicas de melhoria, hoje… Chiiiii…. Será que traí alguém e nem sei?

    Carmen:
    Não agradeça a mim. Não se esqueça que a dupla de gênios tem tanto pra dar que sobrou uns 5 segundos ainda… Mas esses são pra mim. Tá guardado esperando dias melhores.

    Alfredo:
    Lembra o que conversamos lá em cima no Paddock? Vai faltar genta pra tanta felicidade, e não o contrário….

    E vamos pro próximo post, que são 19:45 Hs de Domingo e só agora cheguei do Templo, imaginem…

  6. Rogério Magalhães disse:

    É, o sabadão mais uma vez foi uma baita oportunidade de reencontrar os amigos e ver as intrépidas carangas da Superclassic mandando ver… e desta vez até o #69 se empolgou e fez uns duelos duca na pista… e conhecer pessoalmente, mesmo que timidamente (afinal, quem sou eu perto de um grande mestre), uma grande figura como Bird Clemente…

    Bom, hoje não pude ir, mas pelo jeito o bicho pegou… e FG, tô carregando o vídeo no youtube, daqui a pouco tô mandando o link das imagens do sábado, só para ilustrar os pegas, hehehehe…

    E ano que vem tem mais! O Meianov ainda vai incomodar muita gente, hehehehehe…

  7. Conde disse:

    Foi uma boa performance . Parabéns . Vai melhorar muito e vai dar trabalho…para o resto do grid , bem entendido :)

  8. D.Pierotti disse:

    É, foi bem divertido, um bom papo(sempre) com o Regi, rever a galera, trocar algumas idéias de viagem e carros com o FG, ver o #69 e demais carros na pista….
    Bird Clemente confirmando uma antiga história sobre partes de motores afundados, “na calada da noite”, nos lagos….
    Como sempre chegamos ao fim do ano e para quem gosta de corridas é sempre um periodo meio triste, mas também de ansiedade, no aguardo da próxima temporada.
    A todos, boas festas.

  9. Eduardo Gomes disse:

    ola
    estava domingo, 14/12/08, em interlagos, convidado para assistir a final da Masserati.pois bem, aquele bando de playboyzinhos e seus esteriótipos clássicos, parece uniforme, um aglomerado de gente que nem sabe o que é uma “gaiola de proteção”.
    quando acabou a primeira bateria começou a entrar uma porção de “baratas” na pista e comecei a escutar um ronco bem familiar… quando me virei e me deparei com um LADA , fiquei encantado. depois veio um puma, um fusca, um spider, um passat… , UUUUAAAAUUUUU.
    quanto a largada, o grid era enorme, aquela porção de carros MARAVILHOSOS dividindo o S do Senna, fiquei até emocionado. Gostaria de registrar o meu parabéns pela categoria, que eu vi após o término da corrida , no parque fechado, todos os pilotos se abraçando, conversando e dando altas gargalhadas, é disso que o automobilismo precisa, gente que ama o esporte sobre rodas.
    gostaria, se possivel, conhecer um pouco de perto esse mundo maravilhoso da super classic.
    muito obrigado pelo domingo que vcs me deram.

  10. jota disse:

    Parabéns… mas, “…eram Pumas os seis primeiros na geral, amplo domínio do esportivo da VW…” Acredito que tem um erro , pois apesar das pumas serem equipadas com motor vw, elas eram fabricadas pela puma e não vw..

  11. Tohmé disse:

    Muito legal a festa. Encontrar a putada, o Bird, o LPB…
    E com a vitória do Marcelinho…
    Foi demais.

  12. regi nat rock disse:

    Pois é Amigos. Esse irresponsável do Ceregatti, proporcionou uma data histórica para mim.
    EStavamos chegando no autódromo cedinho (não eram 8,00hrs ainda) Caio ao volante do pokemon Corolla automatic prata (igualzinho aquele que o FG ama perdidamente), e entravamos pelo kartódromo e o portão de acesso à pista estava escancarado, como que pedindo, “entrem, fiquem a vontade, ” sabem como é né? pista vazia, abandonada, tadinha, e o Cerega, vai Caio, uma mini voltinha só… o Caio olhou pra mim, só levantei o dedão e ele : pisca alerta? siiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmm!!!
    e fomos, e eu -literalmente flanei… fazia 40 !!!!!!!!!!! anos que não andava por lá…O Caio pensou que eu estivesse assustado ou algo do genero pois ele perguntou umas coisas, sei lá o que, e eu nem tchum pra ele ou mesmo pro Cerega…Demos nossa voltinha tranquilos sem correria nem nada, mas, PUTAQUEPARIU!!!! que emoção, diferenciada, inebriante mesmo..
    Depois eles entenderam pq fiquei calado só curtindo.
    Ano passado em Londrina, ontem no Templo, em Janeiro em Passo Fundo… Isso tá ficando cada vez melhor….

    Depois,nosso farnel anárquico, que é como deve ser, aliás, vindo menos pessoas do que rotineiramente acontece. Os ícones queridos Bird e Luizinho, histórias, histórias e mais histórias, tem sempre uma diferente e nova pra ouvir, papos daqui e daqui com os festeiros contumazes, estava muito bom mesmo o sabadão.
    Eu, com uma gripe desgraçada, não arredei pé até as 4 da tarde qdo fomos embora.
    Conheci o Rodrigo Matar do Sport TV, e o danado sabia quem eu era, pô, tô ficando conhecido no trecho (culpa sua FG – obrigado). e a rodinha junto com o Vitão, Eric, Sergio Guerra, Caio etc etc etc .. sem contar com o sem noção do Dú Cardim (êh mermão!). Jackie, um montão de gente legal
    Eu fico é P. da vida qdo não posso comparecer nesses encontros.

    A corrida assisti perto do Cerega e do Alberto lá no S, e pelo que se viu, foi muito legal, bons pegas setorizados, mas limpos, um esfrega aqui ou ali, mas td coisa de corrida mesmo, nada pra sacanear ninguém. E um grid lotadaço, mesmo faltando alguns tradicionais. – Gildo do Zé do Caixão, Brás e seu Passat 21 e outros mais.
    Pena que não pude ir hj, O Ronaldão até passou aqui em casa, mas sem chance. Tenho que ficar quietinho pra mandar essa gripe pros quintos, pois amanhã o rema-rema promete ser pesado.
    E chega.
    Abraços a todos que foram e os que perderam outra vez a oportunidade..

  13. Gustavo Brugnolli disse:

    Fg…aquele “muleque”não correu não né?…..

    RESPOSTA DO FG:

    Não.

  14. Carmem disse:

    Êta sábado animado!!!!
    E, pelo visto, fãs e futura fã do Meianov, devemos agradecer ao Ceregatti pelos 3seg. Adorei a estratégia.
    De longe, bem longe mesmo, desejo um domingo ainda mais promissor ao Meianov e seu dono.
    Descansem bem e detonem no circuito!!!!
    Abraços!

  15. rafael jorgens disse:

    Êta vontade de montar um simca …

  16. Jason disse:

    Numa das próximas provas, será que alguém não poderia emprestar uma berlineta braba pro Bird se divertir um pouco? (e emocionar o público…)

  17. Ah, que legal, amanhã quero ver o pessoal. Hoje fiz umas fotos correndo lá, acabei nem vendo o final da corrida..

    Que merda que estava pra entrar nos pits hoje!

  18. Vantoil Lima Jr. disse:

    Os fuscas que te passaram na largada não se esbarraram ainda no S?

    Fiquei com pena daquele Porsche cinza (réplica) que parou no final, ele estava fazendo um corridaço, era 3º ou 4º se eu estava acompanhando bem.

    O 69 é bem mais bonito ao vivo, quem puder ir amanhã não deve perder a chance!!!

  19. nuclearforce disse:

    Emagrece o meianov para o ano que vem…e quanto cavalos chegou no dinamômetro ?

  20. Jackie (Futura Fã do # 69) disse:

    FG,

    Me apaixonei pelo #96 justamente por isso, por ele andar sozinho!!
    Valente, corajoso e imponente seguia enfrente…
    Todos sabemos o quão difícil era correr com o #96, pelas limitações do carro (original).
    É engraçado, por que na hora da corrida não pensamos muito no piloto, e sim no carro…
    E agora vendo o seu lado de piloto, penso que correr só, sem disputar uma posição, sem ter um pingo de emoção deve ser muito chato!

    Bem……Se não tem remédio, remediado NÃO está !!!

    Ai que saudade do (O(###)O) #96 !!!!

    Isso não quer dizer que JÁ seja fã do Meianov #69 !!!!

    Gostei….. mas só um pouquinho de ver o Meianov #69 correndo.

    Desejo muita sorte e muitas disputas !!

    ” ХОРОШЕЕ ВЕЗЕНИЕ “

  21. Alfredo Gehre disse:

    Flávio,,, PARABENS ! 2’17” 654

    Já estou achando que vc. é piloto profissional e estava escondendo o jogo da gente !

    40 carros no grid e ainda senti a falta de alguns que sempre participam :

    18 – Puma
    20 – Bianco
    21 – Passat
    34 – Zé do Caixão
    35 – Fusca
    38 – Topolino
    66 – Polara
    71 – Brasília

    Se um dia todos correrem o grid passará fácil dos 50 carros !

    Foi uma das melhores provas da categoria com pegas interessantes em vários grupos, desde os ponteiros, pelotão do meio e pelotão de trás…Excelente !

    Valeu !

    AG

  22. Fabio Mantovani disse:

    Que horrível que é largada lançada.

  23. Marcelo Migliorini disse:

    foi 2’17” ou 2’27”, o começo do texto diz uma coisa o meio diz outra, qual vale?

    RESPOSTA DO FG:

    2min17s, já está corrigido.

  24. Rafael DIas Santos disse:

    FG, não colocou a camera dentro do carro dessa vez? Não será perdoado por essa falha! hehe Boa corrida amanha

  25. disse:

    FG, esqueci de uma coisa! Pô, um cara que não apareceu hj., disseram que vai estar na fila do gargarejp do Paulo RPM Ricardo!!

  26. Fabio Mantovani disse:

    Se já é legal ler você contando, imagino ao vivo.

  27. Claudio Ceregatti disse:

    Sensacional sabadão no Templo, sensacional prova do FG e seu Meianov orgásmico.
    Correu como nunca, finalmente medindo forças com a concorrencia e divertindo-se com há muito não fazia.
    Rindo dentro do capacete, só pra ser feliz.
    Assisti a prova do S, junto do Serginho “Berinjela” Spagnolo, do Aroldo Teixeira da Puma 18 (que não correu) e de Monsieur Le Presidént, Alberto “Betão” Reis. E nós quatro ficamos felizes e surpreendidos com o desempenho do Meianov e o pseudo-piloto-jornalista-comunista sentado no banco tamanho P.
    Pequenino mas guiou como um gigante, podem acreditar.
    A prova foi duca mesmo, e o carrinho tem potencial. Ontem mesmo num post abaixo previ (quem dera ser profeta…) que os tempos de volta de hoje seriam melhores do que os treinos de ontem. Não deu outra: acertei, coisa rara.
    Mas não pensava vir tão abaixo assim. Virar 2min17s nesse estado atual, sem praticamente nenhum desenvolvimento ou testes é um temporal, foi muito bom mesmo.
    A propósito: Como falo sempre, corrida não é pé direito, é cabeça fria. E foi o que o FG fez com muita competencia quando se livrou da Chevetaiada e andou só, forte e concentrado em busca dos próximos, que tambem passou.
    Andou com a cabeça, não abusou e chegou bem. Lúcido e feliz como se deve.
    Fui o primeiro a chegar ao parque fechado, para cumprimentá-lo e ser o primeiro a desfrutar aquele momento, que sabia ser alegre. O sorriso e alegria juvenil dele diziam tudo. Divertiu-se mais nessa prova do que a temporada inteira ano passado.
    Mas esses 3 segundos tem uma explicação lógica e plausível, e sem nenhuma vergonha na cara (puta novidade, vergonha é algo que não tenho, vim sem) conto pra todo mundo:
    Logo pela manhã, tive o prazer supremo e grande honra de ficar conversando um tempão lá no Bar da Emília com dois gênios: Bird Clemente e Luiz Pereira Bueno… Vida ruim, essa minha.
    A todos que chegavam e nos cumprimentavam, eu dizia pra apertar bem a mãos dos dois, pois só nesse contato vinha aí uns dois segundos…Brincadeira antiga que sempre faço.
    Pouco antes da largada, brincando e dizendo aos dois comportados senhores ao meu lado o que faria, esfreguei meu braços nos braços deles, e avisei que faria um presente a um amigo…
    Na hora do FG sair do box, aos gritos com ele já sentado no carro de capacete dei as duas mãos pra ele e disse: Com os cumprimentos de Bird e Peroba, e fica traquilo que só nesse aperto vem aí um segundo de cada!
    Não deu outra, dito e feito.
    Podem fazer as contas: Um segundo de Bird, um segundo de Luiz Pereira Bueno e um segundo de FG.
    Belo sábado cinzento no Templo.
    A alegria do FG, a satisfação mágica de conversar com a dupla de genios, a presença dos amigos, e saber que amanhã tem mais e falta pouco tem não preço. Lá eu sou feliz como em nenhum outro lugar. Quero dormir logo pra ir ainda mais cedo, pra esse momento chegar ainda mais rápido.
    Depois o Caio e o Regi contam uma certa volta num certo Corolla (automático, é brincadeira?) num certo horário indevido devido a um certo passageiro irresponsável. Que sem querer (querendo) fez a alegria do Regi. Caio: Vou mandar prender voce.
    Mas eles que contem, eu não que minto muito.
    Amanhã faço o relatório número dois.

  28. Dpu disse:

    Viu só que Grid comportadinho?
    E neste Domingo, Bird estará novamente. Junto do Luizinho, ali no Café, e nos Boxes.

  29. Nico Contreras disse:

    Muito boa a corrida de hoje, para quem não foi já coloquei no Youtube a largada e algumas passagens na reta.

    http://www.youtube.com/watch?v=9e_9IXuGXng&feature=channel_page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *