QUAL A PRÓXIMA?

SÃO PAULO (tudo isso é medo?) – Durou um ano a brincadeira da Suzuki no Mundial de Rali. A fábrica japonesa, no rastro da Honda (F-1) e da Audi (LMS e ALMS), anunciou que está deixando o WRC na próxima temporada.

Digo que foi uma brincadeira, porque nenhuma empresa séria desiste tão fácil das coisas. O WRC não está entre as coisas mais caras do mundo. E funciona muito bem como ferramenta de propaganda e de desenvolvimento de carros. A estréia foi discreta, 34 pontos, quinto lugar entre as equipes. Mas nada que justificasse a paúra imediata diante da primeira crise.

Vamos ver quem vai ser o próximo.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

É, acertei. Subaru.

Rogerio Caires
Rogerio Caires
15 anos atrás

Subaru!!! hehehe

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Parece que Subaru responde essa pergunta. E tudo isso por conta de um povo FDP que fica brincando de apostar nos cavalos, na loteria e na economia.

Andre Decourt
15 anos atrás

A Suzuki acabou de se desvincular da GM, comprando as ações que a americana tinha dela, certamente vão fazer um tempinho de austeridade para contrabalançar os investimentos agora sem os americanos querendo apitar algo no board…..

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

A GM estava vendeu 17.4% de participação na Suzuki em 2006 e os 3% restantes este ano.
Assim como venderam a participação que tinham na Subaru, isso há dois anos atrás, a coisa já andava feia para a GM há tempos, a crise só fez piorar e acredito que a única empresa japonesa que a GM tenha participação atualmente seja a Isuzu.

O buraco é mais embaixo, a crise está batendo forte no Japão e os lucros das montadoras estão caindo até 40% e estão cortando gastos por tudo quanto é lado.

Para piorar, a WRC fez essa palhaçada de mudança de regulamento e até o Loeb andou chiando, ameaçando deixar a categoria e ir fazer outra coisa. Não duvido que Subaru e Mitsubishi também saiam da categoria.

Com a Citroen e a Ford do jeito que estão, só vai sobrar a Skoda e olhe lá….

Eric
Eric
15 anos atrás

A Suzuki NÃO É mais da GM….esse ano a Suzuki comprou seus 20 % de ações que restavam.

O que continuou,são os MUTANTES GM e vice versa com emblema do vizinho.

Gustavo S. Araujo
Gustavo S. Araujo
15 anos atrás

FG, se é que isto responde a sua pergunta, lá vai: há fortes rumores de que amanha a Subaru também anunciará a sua saída do WRC! Agora é esperar pra ver!

Fonte: http://www.mtv3.fi

Victor Serrão
Victor Serrão
15 anos atrás

O buraco pode ser mais embaixo…

Em 2007, quando a Suzuki começou a testar o SX4 para o WRC, ficou muito claro o movimento que estava sendo feito. Não pela Suzuki, mas pelo Grupo Fiat.

Explico.

O Suzuki SX4, usado no WRC, é vendido como Fiat Sedici na Itália. Foi um desenvolvimento em conjunto, datado ainda da época da união GM-Fiat.

De acordo com os boatos da época, o time Suzuki era um balão de ensaio para a entrada da Fiat. Na época, os italianos já patrocinavam o Valentino Rossi na MotoGP, e este vinha andando bem de Subaru em alguns eventos de rally.

O time Fiat seria, então, a rota do Valentino da MotoGP para o WRC. A Fiat não apareceria à primeira vista, deixando o acerto do carro para a Suzuki – e também os primeiros anos de participação, quando não era esperado nenhum sucesso mesmo.

Se isso chegou a ser verdade, o buraco pode ser mais embaixo, sim. O CEO da Fiat já veio a público dizer que a Fiat Auto SpA. não tem condições de sobreviver sozinha. A Suzuki saindo, pra mim, é um sinal de que o plano Fiat-WRC foi abortado.

Por que ele seria abortado?… E, se foi, o que isso significa para o Grupo Fiat?

A Ferrari caiu de 600 carros/mês para 94 carros vendidos em novembro…

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Suzuki é da General Motors.

Tem GM Celta rodando pela América do Sul com o nome Suzuki Fun.
GM tá mais fodid* que a Cicciolina

MSM
MSM
15 anos atrás

O WRC já tinha poucas marcas e agora com menos uma, vai se tornando um DTM off road.
Será que com essa debandada geral, vai haver algum outro campeonato em 2009?
Vai ser difícil ver alguma categoria no ano que vem com poucas marcas disputando os campeonatos.

bullittkowalski
bullittkowalski
15 anos atrás

Há um boato de que a Subaru, também, está estudando sua saída para o WRC:

http://translate.google.com/translate?hl=en&u=http%3A%2F%2Fwww.mtv3.fi%2Furheilu%2Fralli%2Fuutiset.shtml%2Farkistot%2Fralli%2F2008%2F12%2F764726&sl=fi&tl=en

Nossa, agora que o mundo, pra mim, vai entrar em depressão.

Flavio Maciel
Flavio Maciel
15 anos atrás

Porsche acabou de anunciar que nao praticipara da categoria prototipo na American LeMans Series em 2009 (assim como a Audi)…assim ficam as japonesas Acura (Honda) e Mazda contra as independentes….proximo passo e se retirar da GT tambem..
Sera que sobra alguma ?

Roberto Brandão
Roberto Brandão
15 anos atrás

Posso estar enganado, mas acredito que parte do capital da Suzuki é da GM.
Lá, no início, a Suzuki era uma das japonesas com capital norte-americano meio enrustido. E era GM.
Se alguém souber, que me esclareça.

Gustavo Leme
Gustavo Leme
15 anos atrás

A Porsche também pulou fora da ALMS

EduardoRS
EduardoRS
15 anos atrás

Isso é desculpa, talvez eles estivessem querendo sair e agora acharam um motivo pra retirar o time de campo. É uma pena, pois parecem que estavam acertando o carro nas últmas etapas (chegaram até a andar firme em 3º lugar no último rali, na Grã Bretanha), e o piloto mais jovem do time (PG Andersson) parecia ter futuro, mas ficou a pé por caus adessa babaquice. E como foi dito, o WRC é brincadeira de criança perto da F1, em termos de investimento, e ainda assim dá uma grande visibilidade para as marcas.

É como a história do homem da banquinha de cachorro quente, cujo filho vai esudar economia e alerta ele sobre a crise, é só procurar no google que se acha aos montes. O WRC é uma ferramenta ótimo da propaganda, na relação custo-benefício.

O que eu acho incrível é que li em algum lugar que a Fuji Heavy Industries (leia-se SUBARU) está pensando a respeito da temporada 2009. Se a Subaru largar os ralis, estarão dando um belo tiro no pé, já que a marca construiu sua imagem ao redor da competição.

Dú
15 anos atrás

FG, a Honda acaba de pular fora do AMA Superbike.
Será que a parada das Montadoras vão ser sómente catar finaciamentos para vender motos e carros nos Países que derem linhas de crédito?
A Honda, Deus que me Perdoe, vendeu a angústia para a concorrência? Pois a casa geral vai degrigolar, né Vitão!
Degrigolar, a palavra objetiva e certeira.
Sempre falo.
Prá empatar com a putada aqui, neguinho tem de sair feliz.

Jovino
Jovino
15 anos atrás

Quando chegar março, a Ferrari vai pegar os carros feitos por ela para o campeonato de Clubes e introduzi-los na formula 1, pois se continuar assim esta fuga das montadoras, só restará mesmo a fábrica italiana.
Jovino

Marcelo Ivo
Marcelo Ivo
15 anos atrás

A propósito, alguma notícia sobre o futuro da LADA no WTCC?

Espero que a crise não tenha afetado os investimentos e pretensões da montadora.

Marcelo Ivo
Marcelo Ivo
15 anos atrás

A Suzuki no WRC era pior que a Honda F1.

Foi um verdadeiro fiasco.

Não será uma baixa a ser sentida pela categoria.

Eric
Eric
15 anos atrás

WRC é mais caro do que muuuuita categoria por aí….acreditem.

Para se correr na América do Sul(Subaru ou Lancer)que é beeeeemmmm mais amador do que WRC,sem o carro,ou seja,você aluga de algum time a caranga,sai por U$$ 250 mil a temporada.
Fora as peças que se partirem pelo caminho…..

Alexandre Paíga
15 anos atrás

O pior é que pularam fora bem quando as coisas começaram a dar certo para o time, já que desses 34 pontos, a grande maioria foi conquistada nas últimas etapas, quando o carro(e os pilotos) estavam ficando mais confiáveis… Uma pena.

João Paulo Itajai/SC
João Paulo Itajai/SC
15 anos atrás

Talvez pelo anuncio de que serão utilizados carros S2000 em 2010, torrar dinheiro desenvolvendo um carro só para 2009 sabendo que não terá grandes resultados, melhor investir nos campeonatos nacionais com em alguns paises aqui da América do sul.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

É uma pena! Mais uma marca deixando o mundial de rallys já meio enjoado do domínio Loeb-grupo PSA (apesar que a campeã parece que foi a Ford, mas construtores ninguém lembra). Gosto da marca suzuki, já dirigi vários Vitaras, inclusive modelos com a – quase – inevitável adaptação motor A.P 2.0. O suzuki que eu mais gostava era o Escudo Pikes Peak de 1.084 cavalos, que acelerava de forma mostruosa e virtualmente comia as curvas…claro que esse, apenas pelo console evidentemente.

¡Júlio!
¡Júlio!
15 anos atrás

…o último que sair apaga a luz…

Regis
Regis
15 anos atrás

O que acontece com as montadoras japonesas? Deram para fazer palhaçada???
Que vá embora e deixem para quem conhece… Citroën, Ford, Subaru.
A Citroën que diga o que é ter bom retorno com o WRC. Só acho que precisariamos ter um prova aqui no Brasil.

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
15 anos atrás

FG, eu tou achando é que neguinho que aprovou essas coisas tá cortando tudo, de medo de ser usado como o bode expiatório que aprovou o gasto desnecessário.

Quer queira, quer não queira, se pegar o custo de manter uma equipe de fábrica, em qualquer categoria, e gastar em propagandas de TV, outdoor e revistas, acho que o retorno é maior, com alguma economia de grana, ainda.

No caso da Honda, US$ 400 milhões só seriam justificados se a equipe estivesse andando em primeiro, estivesse na boca de todo mundo.

Gastar $400mi pra ser piada, como a fantastica série do aerodinamicista que você contou o ano inteiro, é um absurdo. E com tantos diretores com a cabeça a prêmio, pode crer que vão acontecer mais algumas debandadas…

Carlao

Rodrigo Romão
15 anos atrás

Aposto que vai ser a Lada da Superclassic.

jota
jota
15 anos atrás

Pelo valor investido o WRC dá um otimo retorno em publicidade