UMA CHANCE

SÃO PAULO (talvez a única) – Se a Honda topar entregar sua fábrica a David Richards, talvez o grid tenha 20 carros no ano que vem, e talvez dois deles sejam honestos e competitivos. O inglês foi o responsável pelo melhor ano da BAR. Entende de corridas. Toca a Subaru no WRC, com competência, há anos. É um “racer”. Há uma pequena luz no fim desse túnel.

Mas neguinho vai ter de cortar gastos no ano que vem. Torrar 400 ou 500 milhões de dólares por ano para colocar dois carrinhos na pista é um absurdo. Que se virem.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego
15 anos atrás

O Richards vai comprar o que sobrou da HONDA e vai mostrar como é que se dirige um time de F-1. Sem patrocínio, hoje em dia, não dá….

MSM
MSM
15 anos atrás

É a única maneira de ter 20 carros em 2009. O problema é que eu não sei se o Richards é uma pessoa séria para renovar o que restou da Honda. De qualquer forma, terá que encontrar patrocínio forte e além do Button, colocar outro bom piloto e ter um bom projeto também ,para não ter que se arrastar no campeonato como a Honda fazia.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Eu vou criar minha própria equipe fictícia!
Vou entrar na F1 em 2010!
E vocês não vão criar não?

EQUIPE
RSF RACING PETROBRAS VALE F1 TEAM BRAZIL
(NOME OFICIAL – PEQUENO NÃO?)

NACIONALIDADE
BRASILEIRA (SEGUNDA EQUIPE BRASILEIRA NA F-1)

DONO DA EQUIPE
ROBERTO

PATROCÍNIO
PETROBRÁS, VALE, CSN, VOTORANTIN (ESTATAL)

MOTOR
AUDI (MELHOR MOTOR DO CAMPEONATO)

PNEUS
GOODYEAR (VAI VOLTAR A F-1, PNEUS SLICKS)

PILOTOS
BRUNO SENNA, LUCAS DI GRASSI (NÃO PODERIAM FICAR DE FORA NA MINHA ESCUDERIA)

O MEU CARRO DE F-1 VAI SER INOVADOR.

-TERÁ PEÇAS NACIONAIS NELE, QUE VAI BARATEAR OS CUSTOS DE PRODUÇÃO DO CARRO.

-CONSTRUÇÃO ARTESANAL DO CHASSI

-PEÇAS ECOLOGICAMENTE CORRETAS E RECICLÁVEIS

-SERÁ MICROPINTURA PARA NÃO PESAR MUITO O CARRO E A COR DO CARRO SERÁ A DA BANDEIRA DO BRASIL, REPRESENTANDO O NOSSO PAÍS NO MUNDO!

-O MOTOR SERÁ ECONÔMICO E TERÁ ETANOL BRASILEIRO(ÁLCOOL)

-PESSOAS E FÃS DO BRASIL E DO MUNDO VÃO PODER PATROCINAR O CARRO E OS PILOTOS. A PESSOA OU EMPRESA PODERÁ INVESTIR O QUANTO QUISEREM E SEU NOME SERÁ COLOCADO NA CARENAGEM E NO MACACÃO DOS PILOTOS! E UM PAINEL LUMINOSO PASSARÁ OS NOMES DOS INVESTIDORES NO PADDOCK E VOLTADA PARA A ARQUIBANCADA. VERIFICAR SE O TAL LUMINOSO PODERÁ SER COLOCADO NA CARROCERIA DO CARRO! TAL COMO É FEITO NOS CAMPOS DE FUTEBOL! PAINEL ELETRÔNICO MÓVEL.

-FUTURAMENTE NO SITE AS PESSOAS PODERÃO ESCOLHER O PILOTO QUE QUISEREM!

-SORTEAR PRÊMIOS PARA OS INVESTIDORES DA ESCUDERIA. OS PRÊMIOS VIRIAM DAS EMPRESAS QUE PATROCINAM A MINHA EQUIPE.

-OS PATROCINADORES PODERÃO PREMIAR OS INVESTIDORES CONFORME A ÁREA DE ATUAÇÃO
GOODYEAR (PNEUS E PRODUTOS), PETROBRÁS (1 ANO DE COMBUSTÍVEIS GRÁTIS E PRODUTOS DA MARCA), AUDI (PREMIAR COM AUTOMÓVEL, MINIATURAS E OUTROS PRÊMIOS)

SONHAR NÃO CUSTA NADA!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Se duvidar Geraldo, ele vai colocar este nome aqui

Richards F1 Racing
Richards Racing F1 Team

Geraldo Netto Cavalcante
Geraldo Netto Cavalcante
15 anos atrás

Gomes, se o David Richards comprar as sobras da Honda, como se chamará a nova equipe? Prodrive? Subaru? Aston Martin? Quer pagar pagar quanto para ter seu nome na F1?

Rafael
Rafael
15 anos atrás

O certo é o Richards convidar de sócia a Petrobras, onde ja se viu depois de dez anos na F1 sem ter nenhum piloto brasileiro e quando estava p/ ter ser obrigada a desistir só por causa de um bando de japas otários ??

AM
AM
15 anos atrás

FG,

Está passando meio batido o PENTA do Loeb (11 vitórias em 15 possíveis em um ano), isso merece um (monte) de posts..

… não sou apaixonado por rallye, mas Loeb é o cara. Ele não é o Schumacher dos rallyes, o Schumacher é que é o Loeb das pistas!

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Entrega um cockpit para o filho de algum xeique árabe e o outro para o Button, assim arruma a grana para arrumar a casa e o melhor piloto “disponível” no mercado para fazer o carro desenvolver

ANDRE SCHEFFEL
ANDRE SCHEFFEL
15 anos atrás

As vezes a luz no fim do túnel, pode ser o trem vindo sentido contrário!

Mãe do Button
Mãe do Button
15 anos atrás

Na BAR/Honda o Button foi o terceiro no Mundial de pilotos em 2004, so ficou atrás das imbatíveis Ferraris de Schummy e Rubinho(belo feito). E a BAR/Honda ficou em quarto no Mundial de equipes. Terceiro no Mundial de pilotos em 2004 na BAR! Pole e vitória na Honda em 2006, e ainda a “pachecada” diz que Rubinho “faca nos dentes” é melhor…ai ai ai

A “pachecada” devia fazer a lição de casa, pesquisar as temporadas anteriores no google antes de fazer seus comentários. Na BAR/Honda ou Honda Button foi no geral muito superior que Sato e Rubinho. So de chegar a frente das Mclarens em 2004 ja mostra que Button é sim um ótimo piloto, e o melhor, não fica chorando as pitangas, a Honda fechou e ele continua otimista, se não der não vai ser o fim do mundo…

s_muller
s_muller
15 anos atrás

O que deixa a gente mais puto, é que com esta (h)onda de crise, as grandes corporações, geralmente, economizam no cafezinho e no papel higienico e gastam no champanhe e no caviar. As montadoras, ao invés de cortar o programa de F1 (as que estão na F1) que dá retorno, quando vencem, isto é, alavanca as vendas de seus carros, deveriam cortar os salários polpudos de diretorias que recebem os “tubos” e só sabem decidir atraves de relatórios, e se os números não batem com a cartilha, a ordem é corte.
Já especula-se que mais uma montadora vá “amarelar”, como literalmente a Honda já fez.. Pelo jeito, o Button vai ter companhia. Se bem que o presidente da Honda, Takeo “pariu” Fukui, disse que vai cuidar pessoalmente da rescisão do contrato do Button; quem sabe ele vá para a STR.
À nós, só nos resta torcer para que o grid de 2009 não seja de 16 carros!

pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

Mas não ele o rotulado pelo fracasso da equipe no seu início e dela despejado soltando cobras e lagartos ? Estou errado ?

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Será que o Barrichello não quer ser sócio nessa empreitada? Ganhar dindin como assalariado é uma coisa, apostar na equipe é outra…
Será que ele põe a mão no bolso, já que quer tanto correr?

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Sei não,e as novas regras que cada equipe vai ter que construir seus chassis?
Se correr esse ano no vermelho quebra no seguinte.

Bruno
Bruno
15 anos atrás

Honesto sim, competente talvez, mas competitivo é difícil…

@dren@do
@dren@do
15 anos atrás

…..acrescentando ai, rsrsrsrs se a F1 não quebrar antes neh F.G.?abç!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Tomara que aconteça e se acontecer, vai ficar mais feio ainda para Honda. Vem um cara do ramo, encara a “bagaça” , arruma a casa, corta custos, gasta bem (onde e quando necessário) e ainda consegue melhores resultados que a fábrica.

@dren@do
@dren@do
15 anos atrás

Quem vai ganhar terreno novamente na minha opinião é a Willians já “adaptada” as novas regras e com seu orçamento limitado, pode ser que 2009 não seja lá grande coisa para ela, mas a partir de 2010 vejo Sr. Frank de volta pras “Kbças”….abç.

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Ah, sim, e o recadinho da Williams sobre a debanda de outra montadora?

Pode ser que Frank vá procurar outro fornecedor de motores.

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Uma chance, talvez a única, de ter Rubinho correndo.

Se Richards entende de corridas, seria uma boa entregar um cockpit ao brasileiro. Pelo menos só para 2009.

Rodrigo Vilela da Silva
Rodrigo Vilela da Silva
15 anos atrás

David, volte logo para a F1!!!

Filipe
Filipe
15 anos atrás

Na verdade a questão é justamente se o Richards consegue levantar uns 50 milhões para tocar a equipe durante a temporada (isto somado a grana da divisão do bolo da temporada 2008, que é feita pelo numero de pontos marcados sei que a Force India que zerou recebe 50m, deve garantir o orçamento enxuto do ano). Comprar a equipe qualquer um aqui poderia já que a Honda aparentemente esta disposta a vende-la por um euro para quem poder tocar.

Fernando Passos
Fernando Passos
15 anos atrás

Flávio,

Com tudo isso, gostaria de tirar uma dúvida.

Quando falam que as montadoras podem sair da F1 isto inclui a Ferrari e a McLaren?

Pois, pelo que sei, a Ferrari e a McLaren são garagistas, como a Williams, ou estou errado?

A Ferrari pertence ao grupo FIAT e a McLaren à Mercedes (grande parte), isso as tornaria “equipes de montadoras” e, conseqüentemente poderiam ter suas portas fechadas do dia para a noite com uma única “canetada”?

Acho que o Richards vai levar bem esta Honda, caso a compre. Principalmente se mantiver Ross Brawn e o Rubinho, isso se ambos concordarem que a realidade da F1 de hoje é outra, assim como seus respectivos salários.

O primeiro ano dessa nova equipe, se se concretizar, será difícil, mas com a conscientização de que a Fórmula 1 precisa ser “mais barata”, a nova equipe poderá progredir.

Compra-se “meia dúzia” de motores da Cosworth, mantém o chassis, bota o Rubinho pra fazer a trapizomba evoluir, pega o patrocínio da Petrobrás e mais algum que o Bruno Senna possa trazer e vamo, que vamo… pior que 2008 não será…

P.S.: Esse negócio de KERS deve ser prorrogado, quando todos querem reduzir custos inventam essa coisa!

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Esse negócio de 400 a 500 milhões de dólares sem visar um lucro é um absurdo, e não sei se o David Richards tem essa grana nem sei se ele conseguiria levantar patrocinadores para tanto. Esse negócio parece ser feito para montadoras mesmo, mas to torcendo para a equipe Honda ou o que sobrar dela não desaparecer, porque 20 carros no grid já é pouco na minha opinião, 18 nem se fala.

SSPOK
SSPOK
15 anos atrás

Flavio e blogueiros,
Concordo que o David Richards tem toda capacidade, MAS não sei se ele estaria disposto a construir um chassi.
Pelo que me lembro, ele se dispunha a voltar “SE” houvesse possibilidade de competir com um chassi de terceiros, tendo feito acordo com a McLaren, desfeito pela manutenção da regra para construção de chassis após 2009, e que agora parece que vai ser revista. Espero!!!
Ele é considerado como um dos “magos” da preparação, entende de ajustes e tira muita coisa do que recebe das matrizes, Subaru/Aston Martin por ex., e seria interessante se ele, e outros, tivessem a liberdade de construir ou usar chassis de terceiros, medida que poderia, inclusive, diminuir custos, e aumentar receitas de fabricantes de chassis como Ferrari, McLaren, e Red Bull, dentre outros.
O motor não é livre? Porque não o chassi?
Tenham todos uma excelente semana!!!!!!

Telo
Telo
15 anos atrás

FG,

Sinto muito… Mas como li outro dia em algum lugar a “famosa” luz no fim do túnel esta desligada para corte de custos !!!
Sério agora !!!!
Acho que seria uma boa… Os melhores anos da BAR foram nas mãos do Richards…
Quem sabe isso não vira mesmo uma tendência e o Didi não vende logo a Toro para outro garagista (Jordan, Minardi, etc) e/ou algumas equipes não são promovidas da GP2 para completar o grid…
Porém tudo isso passa por uma limitação do budget das equipes e liberação de venda de chassis, motores, cambios etc.

Abraços,

MARCELO

Gaspard
Gaspard
15 anos atrás

Esqueceu dos Astons Martins que competem na Le Mans Series, que são preparados pela empresa do Richards.

Marcelo Ivo
Marcelo Ivo
15 anos atrás

Há anos a Subaru vai mal das rodas no WRC.

Acho que isso não é um bom sinal.

Guilherme Dorneles
Guilherme Dorneles
15 anos atrás

Concordo plenamente. Richards gosta de automobilismo e entende do assunto. Com certeza, se ele ficar com a equipe, não vai apenas brincar como esses milionários excentricos que por lá passaram. É difícil acreditar que o time possa brigar por vitórias, mas, com certeza, vai ser muito mais competitivo que a Honda, o que não é muito difícil.

Mas acho que a chegada de alguém ligado ao automobilismo sem ser uma montadora é a coisa mais importante para o futuro da Fórmula 1. Gente que queira tocar a categoria não apenas como um negócio e sim com a paixao pelas corridas.

Perfeita a frase do diretor da Williams, Adam Parr, no GP. “Para mim, não há nenhuma lógica em falar sobre a Williams fora da F-1. Não escolhemos estar aqui, isso é o que fazemos”

Juliano
Juliano
15 anos atrás

É só o David Richards convencer a Petrobras a entrar de sócia… colocar o Barrichello e o Di Grassi de titulares e o Bruno Senna de pilotos de testes e chamar a Dilma pra tocar o barco, com mãos de ferro…

Marcelo SP
Marcelo SP
15 anos atrás

Entendam “cortando o Nick Fry”.
Desculpem….é a pressa.

Luiz Antonio
15 anos atrás

Concordo FG a formula 1 está ficando como o futebol cheia de gente que não é do ramo fazendo besteira e afundando a categoria.
Abraço;
Luiz

Hélio Carreira
Hélio Carreira
15 anos atrás

Concordo com o Mark Kweirotz,

Comprar é Fácil, sustentar a equipe é outra coisa.

Abraços

Marcelo SP
Marcelo SP
15 anos atrás

Se ele assumir mesmo, pode começar conrtanto já de cara o Nick Fry, que é uma figura nociva e grande responsável pela saída da montadora da categoria.
O Richards é do ramo, sem dúvida.
Num mundo ideal, aconteceriam uma série de mudanças na F1:
– Richards assume o espólio da Honda;
– Paul Stoddart pega de volta a STR e rebatiza de Minardi;
– Eddie Jordan fica com o que restar da Toyota;
– E, num momento supremo de romantismo e sobrenatural, Collin Chapman retorna à categoria no lugar do que foi um dia a Renault;

Vixe, acho que peguei o colírio do José Simão.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
15 anos atrás

Outra coisa… pra mim esse David Richards é um falastrão.
O cara pode ser competente, mas é falastrão.
Ele está querendo mídia para ver se atrai algum árabe otário para lhe comprar um brinquedo novo.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
15 anos atrás

O grande problema da Honda é que a equipe que não tem patrocinador nenhum. Comprar a equipe é fácil, pagar a conta pra correr a temporada inteira é outra coisa.
A Honda é como um quarentão que passou a vida inteira como playboy porque o pai sustentava. O pai, de repente morre e o cara vai ter que aprender a viver por sua propria conta. Pior é sair por aí falando que já está cheio de proposta de emprego… ahan…