MENU

Wednesday, 10 de December de 2008 - 0:06Stock Car

VALEU, INGO

SÃO PAULO (foi uma honra) – Esperei sair do forno o último Diário de Despedida (a caricatura é de Marcel Marchesi) para abrir um espaço exclusivo para a blogaiada dizer “obrigado”.

Obrigado a Ingo Hoffmann por seus 30 anos na Stock (ou “Estoque”, como ele prefere! — sorry, não perco a piada), por suas mais de 100 vitórias, pelos 12 títulos na categoria que ajudou a construir, pela Brasília #17, pela Copersucar, por ter permitido que nós, que estamos vivos há mais de 30 anos, tenhamos presenciado muito de perto, e por longo tempo, a carreira do maior piloto de Turismo que o Brasil já teve.

E como, para mim, carro de Turismo é que é carro de verdade, peço licença para “eliminar” a turma dos monopostos e elegê-lo como maior piloto brasileiro de todos os tempos. Entendamos como “piloto brasileiro” aquele que fez carreira aqui, aquele que conhece cada centímetro do asfalto de Goiânia, Brasília ou Londrina, aquele que sabe chegar dirigindo sozinho a Guaporé, Tarumã ou Cascavel. Aquele que guiou VW a ar e Opalão com seis canecos. E Fiat. E, até, as trancas da Stock atual — que não me agradam, mas e daí? Aquele que passou dias e noites na estrada para correr nos mais distantes rincões deste país, chacoalhando em pequenos caminhões ou ônibus desajeitados, ou ainda tendo como companhia, apenas, os faróis de seu carro numa reta escura, e o rádio chiando no AM. Tudo para, chegando ao destino, correr. E, depois, voltar.

O Brasil não terá outro Ingo tão cedo, talvez nunca. Carreiras longas e brilhantes como a do Alemão não são comuns. Manter-se competitivo por tanto tempo (o pódio de domingo foi maravilhoso) é difícil, em qualquer atividade.

Ingo é um exemplo para a molecada que ele adora e que, muitas vezes, não faz por merecer dividir a pista com uma lenda como ele. É um exemplo fora das pistas, também. Um cara íntegro, desses que a gente não encontra em toda esquina.

Parou por cima, na hora em que achou que devia, sorridente e feliz. Voltou para casa feliz, domingo, depois de mais um dia no trabalho que o ocupou por quase quatro décadas.

Voltar feliz para casa é tudo que um homem pode desejar na vida.

Que sejam muitos os “obrigados” neste espaço. Ingo merece cada um deles, e muito mais.

177 comentários

  1. Daniela says:

    Valeu,Alemão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Gostaria que você fizesse mais uns 10 anos,mas já que decidiu parar…Só tenho a agradecer por tudo o que fez pela Stock Car e pelo automobilismo nacional!
    Valeu,Ingo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Paulao Toledo says:

    “Ingo Hoffmann, 20 anos, trabalha na equipe Creditum”… assim me foi apresentado, num comercial, você, Ingo. Acompanhei suas corridas de Brasília, Opala, estoque (kkk) e F1. Por incontáveis vezes vibrei com suas freadas no limite, suas ultrapassagens magistrais e suas festas no pódio. Muito obrigado e espero ainda vê-lo em corridas de endurance. Saudações de um fã de… ah… longa data…rs

  3. Rafael Prete says:

    Pela idade que tenho, não devo ter visto mais que metade das conquistas do Ingo. E depois que existe um contato com ele… e aí que a gente se torna mais fã! A postura dele como pessoa, é tão exemplar quanto suas aceleradas. A imagem que ele deixa pra todos é de um vencedor, em todos os aspectos. Obrigado Ingo! A partir da última bandeirada em Interlagos, sua história será contada toda vez que alguém quiser falar sobre o melhor de todos os tempos.

  4. Beto Antunes says:

    Sem palavras para dizer o quando o Ingo foi importante para o automobilismo sou fã dele, comecei acompanhar as corridas em 1979, tempo de grandes disputas, Paulo Gomes, Fabino S Maior, Zeca e Afonso Giafone, Reinaldo Campello entre outros, os Opalas vinham de lado tinha que segurar no braço. Um certo dia fui participar de um evento da BMW na pista de teste da Pirelli em Sumaré, lá estava o Sr Ingo levando os convidados para dar uma volta rápida pela pista com uma BMW M3, foi muita emoção andar no carro pilotado pelo Ingo o cara guia muito suas manobras são precisas muito bom. Ingo um grande abraço a Stokcar não será a mesma sem você.

  5. Mara Furtado says:

    Valeu, INGO!!! Obrigada pelas corridas maravilhosas que pudemos assistir. Ultrapassagens fantásticas!!!
    E reforçando o que disse o Osmar acima: não pare de escrever não!
    Seus textos são emocionantes!
    Continue a escrever!

    Parabéns por tudo!

  6. vando monteiro says:

    que o alemão siga dando shows de pilotagem na gt3, em ralis, ou quem sabe numa categoria em outra galáxia, na lua, sei lá…
    sorte e muita saúde é o desejo meu e de toda a blogaiada.

  7. Dudu_RS says:

    É um prazer enorme saudar a um tão vitorioso campeao.
    Mas, ainda até hoje lembro-me de ter ido a Tarumã/RS, para assistir a 1ª corrida da Stock-car, pois meu pai estava me levando pela 1ª vez ao autodromo para ver uma corrida, pois tinha recebido um convite pessoal do pai do Ingo, do qual ele era muito amigo, e também para ver pessoalmente um piloto da Formula 1, pois já acompanhava pela TV a muito anos.
    Foi realmente uma pena que esta corrida não teve a presença do Ingo, somente a partir da segunda corrida.
    Lembro-me de pessoas que disseram na epoca que ele estava no autodromo, e o tinha visto, mas eu não consegui ver.
    Voltei logicamente outras vezes a Tarumã/RS, e ai sim tive o privilégio de acompanhar o “alemão”, “paulão” e cia…

  8. cesapar says:

    Eu trabalhava na Vasp e lembro quando o Ingo esteve lá para ver se conseguia patrocinio, logo depois de ter saido da Copersucar. Não conseguiu. A Vasp acabou, ele não. Minhas homenagens ao grande piloto e e o incrivel resiliência de que é dotado!!!

  9. Rick Lucas says:

    Muito obrigado, Dr. Ingo!

  10. Conde says:

    Obrigado , Ingo . Vc é merecedor de muito mais .
    Vc faz muito mais do que admiradores , pelo que vc faz dentro e principalmente , fora das pistas .
    FG falou tudo . Parabéns !

  11. Zé Eduardo says:

    Sempre gostei do Ingo pelas grandes disputas nas pistas e pelo grande exemplo de caráter. No ano passado fui para um evento da BMW em Interlagos, acho que era um BMW Experience da vida, e no final ganhei uma volta de carona numa M6, com o Ingo ao volante. Foi um verdadeiro show. Não queria perder nenhum detalhe, e acho que nunca vou esquecer a grande aventura.

    Por essas e outras, MUITO OBRIGADO, INGO!

    Abraços,
    Zé Eduardo

  12. Djalma Fogaça says:

    Ingo,

    Vc é o idolo da velha geração(eu) e da nova(meu filho Fabio).
    Obrigado pelo show todos esses anos!

  13. Alberto Lenine says:

    Sempre torci para o Ingo quando o via correr. Na minha opinião, uma lenda como Senna. Embora não o seja em escala mundial, como Senna foi, ele é maior nacionalmente falando.

  14. Nilton Ribeiro says:

    A imagem que eu vou guardar do Ingo, é um video que tá no site da Stock onde ele acelara o opala 17 que ganhou do Lico. Ele está sem capacete e sorri como um menino ao ouvir o ronco do seis cilindros. É um sorriso franco e feliz que só quem tem certeza que tudo que fez foi bem feito e com paixão. Nós que somos admiradores não devemos esqueçe-lo(hifen?).

  15. Marcelo Câmara (1 carioca em SP) says:

    Ingo,
    apesar de não conhecê-lo pessoalmente, sempre admirei você na pista. Tanto na atual Estoque quanto na antiga Divisão 3 quando na época eu sempre freqüentava as corridas em Jacarepaguá. Hoje, morando há 11 anos em SP, sempre compareço às corridas de Estoque em Interlagos.
    Em todos estes seus anos de carreira, a “massa” da galera deste país que acompanha automobilismo só tinha olhos para a F1 (você afinal é contemporâneo da época de ouro do Brasil na F1, “rivalizando” a atenção da galera com Emerson, Piquet, Senna) .
    Agradeço muito a você por ter feito eu ter a alegria de acompanhar as corridas de “carros de verdade” desde o início dos anos 80.
    Obrigado!!! E que permaneça em sua trajetória de sucesso, fazendo e pilotando o que for.
    Parabéns pela carreira brilhante. Terminar no pódio foi emocionante.

  16. jpveronese says:

    Valeu, Ingo !
    Obrigado por todos esses anos de dedicaçao ao automobilismo . Valeu pelo que vc fez e faz nas pistas, principalmente fora delas. Que criem outra coluna pra você.
    Grande abraço!

  17. Leo says:

    “O cara!!!”
    Obrigado Alemão, tu fez acontecer na Stock!!!

  18. gildo says:

    Ingo,
    obrigado!
    emocionantes disputas ensinando as novas gerações!!!
    Vamos te ver muito ainda em novas disputas!
    Gildo34

  19. Doutor Marin says:

    Caro Ingo

    Você é Demais!!!

    Incrível mesmo, nosso Rick Petty tupiniquim!!!

    Obrigado e apareça com esse seu novo brinquedo 6 canecos na Superclassic, para competir, Hors Concours, claro!!!

  20. Carlos says:

    Gomes, blogueiros e leitores do site em geral:

    Outro Ingo ??? Não !
    Podemos ter um MELHOR ou um PIOR piloto que o ALEMÃO, mas outro ALEMÃO, NUNCA.

    Parabéns ao INGO pela brilhante carreira.

  21. Valeu alemão.obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. Adilson DIas says:

    Muito obrigado Alemão!!!
    Com muito orgulho digo que tive o prazer de dizer que assisti a sua primeira corrida da opala Stock Car em SP, em 1979. Embora eu não soubesse que era a sua primeira…eu tinha apenas 12 anos. Assisti a quase todas as corridas enquanto eram os “Opalão “. Confesso que não vi quase nada quando era os Omegas, porque fiquei indignado com o fim do Opala.
    Tive um ótimo domingo graças a vc Ingo, tendo o prazer de assistir a sua última na Stock e te aplaudindo muito no pódio.

    Muito Obrigado!!!!

  23. Dener says:

    Putz… um simples parabéns pro Ingo.

    que ele continue dando show brincando na GT3!

  24. Aliandro Miranda says:

    Engrossando o côro:

    Valeu Ingo!

  25. Ricardo Diesel says:

    Obrigado, Alemão!

    Por tudo que fez, faz, e fará pelo nosso modesto automobilismo.

    Sucesso nas novas pistas!

    Abraço!

  26. Ciro Mota says:

    Foi um imenso prazer ler as suas histórias no Diário de Despedida, assim como foi um prazer acompanha-lo por este tempo todo nas pistas.

    Muito obrigado por ser esta pessoa maravilha que você é, muito obrigado por ser este piloto sensacional que você é.

    MUITO OBRIGADO ALEMÃO!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *