MILANESAS (6)

mila06SÃO PAULO (arrancada) – A melhor de Barrichello hoje depois da corrida foi dizer que alguns meses atrás estava desempregado, e agora luta pelo título. É a maior das verdades. Tudo muda muito rápido na vida. Rubens começou o ano com carteira assinada, enfim, o que já era mais do que lucro para quem era dado como acabado. Mas aí passou a ser esmagado pelo companheiro de equipe e renasceu o estigma de segundão. Agora o jogo virou de novo.

Depois da vitória em Valência, Barrichello fez o que não estava habituado a fazer: encaixou uma sequência de boas provas. Em Spa guiou bem, e se não fosse o erro/problema da largada, estaria ainda mais perto do inglês, que entrara num inferno astral inesperado. Assim, por romper um padrão, é lícito acreditar que ele pode acabar levando o título.

Há muitas boas notícias para o brasileiro neste fim de temporada. Está andando bem, forte, confiante, decidido. Fez uma prova brilhante hoje. O calor voltou, a Brawn se recuperou. A Red Bull se desmanchou. Ferrari e McLaren oscilam. Seu momento é melhor que o de Button.

6483406_barrichello_e_button_em_monza_320_500

As más notícias: a diferença é grande, e Jenson deu sinal de vida. Também fez uma boa prova em Monza. Teve uma largada agressiva, não se intimidou com o KERS da McLaren, se tivesse feito a primeira volta na frente do parceiro, possivelmente venceria. São 14 pontos a separá-los e  quatro GPs para o fim do Mundial. Barrichello teria de descontar uma média de 3,5 por prova para pelo menos empatar. O que se verá até o fim do ano é uma marcação homem-a-homem de Button sobre ele, que é franco atirador e não tem muito a perder. Jenson, se não for burro, leva.

Vai ser um fim de campeonato bem bacana, de qualquer forma. Depois de tanto tempo na F-1, Rubens tem a maior chance de sua vida de ser campeão, chance que parecia não mais existir depois da sexta vitória de Button. Não dá para negar a persistência e a obstinação de Barrichello. Ele não desistiu da luta, e depois de um mau início de temporada está provando que Ross Brawn acertou ao lhe dar uma oportunidade de continuar correndo.

Foi sua terceira vitória em Monza, o que é uma façanha para qualquer piloto. São 11 na carreira, duas no ano. Um belíssimo capítulo sendo escrito na história da F-1, pois se tratava, como ele mesmo disse, de um piloto desempregado que renasceu das cinzas que o sufocaram até a metade do Mundial.

Sendo campeão ou não, mesmo que não ganhe mais nenhuma prova até o fim do ano, já dá para dizer que Barrichello é o grande vencedor de 2009, e merece ser aplaudido de pé.

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pinheirinho - Brasília/DF. Brasil.
Pinheirinho - Brasília/DF. Brasil.
14 anos atrás

Rubinho em maré de boa sorte. Nova tática traz vitória e aproxima do sonho de conquistar F-1.
Faltando quatro provas para o encerramento do Mundial de Fórmula 1, o piloto Rubinho Barrichello está a 14 pontos do líder, Jenson Button. Brasileiro brilhou ao vencer pela terceira vez em Monza.
Os números recentes reforçam que Rubinho Barrichello vive seu melhor momento no campeonato. Além das duas vitórias nas últimas três corridas, o brasileiro é o piloto que mais marcou pontos entre os quatro que brigam pelo título de 2009 nas últimas seis etapas do campeonato.
Rubinho volta a sorrir. Em êxtase após vencer a terceira vitória no circuito de Monza, Barrichello busca o título inédito.
Vai que é tua , Rubinho. Rubinho ligeirinho! Barrichello pega vácuo do líder.
Rubinho do Brasil! Barrichello supera Hamilton e Button e sobe pela segunda vez este ano no lugar mais alto do pódio.
Belíssima vitória de Barrichello!
Rubinho está firme na briga pelo título.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. – E-mail: [email protected]

CorredorX
CorredorX
14 anos atrás

Parece que a tradição da Globo em repetir as coisas tá dando certo.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Flávio, será que a “virada” do Rubinho sobre o Button nas últimas provas pode ser expllicada por isto ? (fonte: UOL)

“A Brawn vive um clima tenso em seus bastidores. Tudo porque após o intervalo de verão da F-1, Rubens Barrichello teria optado por não mais fornecer as informações de seu carro para seu companheiro de equipe.
A decisão do brasileiro teria gerado um sério impacto no desempenho de Button: enquanto Rubens venceu duas das três corridas realizadas deste então, marcando 22 pontos, o inglês conseguiu apenas um pódio e marcou dez pontos.”

Abraços.
Marcelo

Will
Will
14 anos atrás

Sr. duble de piloto e estagiário de jornalismo………………….
Já que nunca põe meus comentários irei ser mais comedido desta vez.
CHHUUUUUPPPAAAAAA OTÁRIO……………KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Adilson Ventura
Adilson Ventura
14 anos atrás

Ninguém fala, em Spa, Barrica lá na frente, Button lá tras… Botão Limão , sem dúvida.. rsrsr

Heitor
Heitor
14 anos atrás

É, assim como não lembram do Jack Icky, do Ronnie Peterson, do José Carlos Pace, do Gilles Villenneuve, do Ricardo Patrese e tantos outros, que ganharam corridas acirradas e não tiveram a oportunidade de disputar um título …..

Myrthes Ann
Myrthes Ann
14 anos atrás

Engraçado, todos falam da possibilidade de Barrichelo não pontuar em duas corridas… o mesmo pode ocorrer para o Button.

Não adianta adivinhar, é esperar pra ver.

Zé-Taubaté
Zé-Taubaté
14 anos atrás

Rubens, o Lento, não será campeão porque acha isso sem graça. Gosta mais das sambadinhas, de fazer aquela cara de choro, e de parecer assim meio coiózão mesmo… Fazer o quê? Este é Rubens, o Lerdo!

Heitor
Heitor
14 anos atrás

Sempre considerei o Rubens Barrichello um grande piloto, e sempre torci por ele, mas como ai aluém já escreveu, se o Rubens Barrichello vencer mais uma corrida como estas duas deste ano, não vai importar muito se for campeão ou vice, pois estará confirmando seu nome na história do automobilísmo e da Formula 1.

Duque
Duque
Reply to  Heitor
14 anos atrás

Desculpe-me, prezado Heitor, mas na Fórmula 1 só se deixa o nome registrado na história com um TÍTULO MUNDIAL !!! A Fórmula 1 é cruel nesse sentido !!! Alguém se lembra do Carlos Reuteman, do Gerhard Berger, do Eddie Irvine ??? São pilotos que obtiveram um bom número de vitórias, mas nenhum título mundial !!! Na F-1 ou se é campeão ou não se é nada !!!

Roberto Keller
Roberto Keller
14 anos atrás

Boa, Flávio! É isso mesmo. Do inferno ao paraíso, em menos de um ano. Nada mau, ein?

John
John
14 anos atrás

Caro Flávio, é bom ver que vc reconhece a boa fase do Rubens e também que ele é um grande piloto.

DUQUE: faltando 4 corridas não é muito cedo para falar que o BUTTON já pode ser considerado campeão ? Lembra que o MASSA passou de campeão à vice em poucos segundos na prova de Interlagos ?

Duque
Duque
Reply to  John
14 anos atrás

Creio, meu caro John, que não é cedo não !! E não é só a matemática que diz isso !!! O Rubens Barrichello precisa ganhar no mínimo três das quatro corridas que faltam e torcer para que o Button não marque pontos ou faça uma pontuação mínima em pelo menos duas corridas, o que acho muito difícil, quase impossível !!! Uma coisa é certa, o título ficará com um piloto da BRAWN !!! A Red Bull virou poeira cósmica e a Ferrari e a Mc Laren, apesar da visível melhora, não tem mais como recuperar o tempo perdido !!!

Edmilson Fidelis
Edmilson Fidelis
Reply to  John
14 anos atrás

Suas contas não batem, camarada Duque!
Se o Cabeça de Melão não marcar em duas e o Barrica ganhar três, no mínimo aí já se foi a diferença de 14 contra e se tornou 8 a favor. Considerando que Cabeça de melão fique em segundo em uma.
E a outra corrida, já que faltam 4? Basta o Barrica chegar na frente do Cabeça de Melão ou manter a diferença em 7 pontos nesta corrida.

MARCOS ANDRÉ RJ
MARCOS ANDRÉ RJ
14 anos atrás

Fantásticas as sua palavras sobre Rubinho… sempre digo que ele é um excelente piloto, quando teve sua maior chance, foi obrigado a disputar com o alemão que na verdade era um extra-classe.

kenyama
kenyama
14 anos atrás

Aplaudo tb o Rubinho, que será um brilhante VICE campeão

Ivan
Ivan
14 anos atrás

“se tivesse feito a primeira curva na frente do companheiro, provavelmente venceria”.

Há coisas que não deveriam ser escritas, porque mostram parcialidade. Isto é óbvio. É quase como dizer: se tivesse chegado na frente, venceria.

Mas não chegou na frente nem fez a primeira curva na frente nem ficou na frente na classificação.

Morou?

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
14 anos atrás

Foi a melhor corrida do nosso “Cinderela man”…ele acredita …se ganhar mais uuma eu também vou acreditar….

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Na verdade, todos conhecemos as cenas dos próximos capítulos. Sem desmerecer o Barrichello, Jenson Button que não se cuide, vai tomar umas punições suspeitas para ambos chegarem disputando o título na última corrida…

Duque
Duque
14 anos atrás

Flavio, acabei de ler no lancenet: segundo o matemático Tristão Garcia, Jenson Button tem 95% de probabilidades matemáticas de ser o campeão da temporada !!! E o Rubens Barrichello teria apenas 5% !!! Sejamos realistas, BUTTON já é o campeão mundial de 2009 !!! Aliás, essa briga interna na BRAWN foi decidida no GP de Mônaco, quando o Rubinho estava praticamente com apole position e o Button, no melhor estilo AYRTON SENNA, deu uma última volta mágica e roubou a pole do Rubinho !!! Foi exatamente aí que o inglês faturou o campeonato !!!

Victor
Victor
Reply to  Duque
14 anos atrás

Eu tenho é dó de uma pessoa que precisa por palavras em caps pra ser lido ou entendido. E ainda encher de pontos de exclamação pra demonstrar urgência. Ou seria desespero?

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

Depois de todas as nossas discussões durante o primeiro semestre, que me deixaram cansado de você, Sr. FG Chato de Galochas, só tenho mesmo uma coisinha para lhe dizer: Enfia teu rabicho entre as pernas e CHUPAAAAAA!!!!

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

Depois de todas as nossas discussões durante o primeiro semestre, que me deixaram cansado de você, Sr. FG Chato de Galochas, só tenho mesmo uma coisinha para lhe dizer: Enfia teu rabicho entre as pernas e CHUPAAAAAA!!!!

RicardoVF
RicardoVF
14 anos atrás

Tirando o fato do Barrica deixar a Ferrari fazê-lo de marionete, ainda acho q ele fez o q podia lá…era um funcionário escudeiro e a Fórmula 1 não é como nossos empregos q vc manda o chefe pra casa do baralho e arruma outro. Eu já fiz isso!

Nunca achei correto tantas críticas contra o Barrica. A globo para não perder a audiência dos fãs de Senna tentou criar um novo ídolo. Lembram quando Barrica mandou um X no Shummi? E se fosse c carros e pilotos trocados ou seja, Shummi de Stewart e Barrica de Ferrari, todos diriam: ” Tá vendo? Barrica de Ferrari tentou mas tomou um X de Shummi de Stewrt. É ruim mesmo!

Poucos reconhecem o talento do cara! Que se f…os casseta & planeta…aquilo é que é humor pé de chinelo.

Mas muitos desses críticos ferrenhos se esqueceram de sua história e tantas belas manobras, como aquele fantástico “dribe” em Ralf Shummi.

Poucos nesse país torcem para o sucesso dos outros, ou vc acha q seu vizinho ficou feliz da vida pq vc comprou um carro melhor q o dele?

Pra mim Rubens sempre teve muito azar mesmo, mas sua persistência está sendo compensada agora.

Com essa vontade e o azar não voltar, ele ganha esse ano!

Pedro
Pedro
14 anos atrás

Ok, jornalista não pode torcer, você diz. Mas, que ninguém nos ouça, torce, né? Só que torce diferente… torce para que os resultados não o esponham aos ” chuuuuupas” da vida. Você está torcendo para o Button, né? Mas não se preocupe, eu não conto pra ninguém.

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

CHUPA FLAVIO…………………………………………..

zoinho
zoinho
14 anos atrás

chora flavio gomes e mauro cezar valeu rubinho

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
14 anos atrás

Interessante sua postura sobre Barrichello, porém justa.
Na hora de criticar, às vezes, o acho um pouco duro, mas factualmente correto.
Na hora de elogiar, parece um fã do Barrichello, o que não é!
Isto mostra justiça nos comentários.
O público tem uma relação de amor e ódio com este piloto, pois a pachecagem que a globo impõe goela abaixo de cada brasileiro faz com que as pessoas depositem esperanças em um “herói esportivo”, em vez de resolver diretamente os problemas de seu cotidiano. Parte dos torcedores, continua até o fim fã do piloto, outra parte, só aceita a vitória (mesmo que não faça nada para mudar suas vidas, o que muitas vezes depende de captar os dilemas da luta de classes).
Confesso que estive muito tempo no primeiro grupo, e talvez ainda esteja.
Mas acho que há um bom motivo para torcer por ele, e acho que está no exemplo de persistência em situações difíceis dele.
Bem, confesso que sou fã do Barrichello e talvez esteja exagerando, mas em resumo gostaria de dizer que percebo, que por mais duro que seja contra ele, é correto nas críticas, e também correto quando há o que ser dito de positivo sobre ele, sem exageros.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Gabriel
Gabriel
14 anos atrás

Todas as criticas sobre Rubinho foram quase sempre merecidas, não há como apagar o passado.
Mas não há mais dúvidas de que é um grande piloto, talvez no momento falte-lhe um pouco de sorte.
Mas Button também precisa de sorte, pois se não pontuar bem nas próximas provas, Barichello vai levar.
E se levar será muito mais emocionante do que se fosse na Ferrari

Julio Augusto
Julio Augusto
14 anos atrás

Flávio,
parabéns pelo texto. Gosto muito de ler suas colunas. Admiro muito vc… parabéns!!!!!!!!
vamos lá Rubão!!!! rumo ao título!!!!!!!!!!!!

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
14 anos atrás

Em Tempo : correção do texto anterior : rumo ao titulo de 2009…abs do Águia

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
14 anos atrás

Caro Flavinho
gistei muito do seu comentario sobre o meu grande amigo Rubinho,,,estamos na torcida,,,Vamos la Rubinho,,rumo ai titulo de 2008..abs do Äguia

RacyJ from Albert Park drive in Oz
RacyJ from Albert Park drive in Oz
14 anos atrás

Parabens Flavio, plenamente de acuerdo.
Vc eh um lider… sou fa do seu estilo e da sua isencao.
Go lusa!

J. Alves
J. Alves
14 anos atrás

Engraçado, o Button hoje fez uma corrida praticamente idêntica à do Barrichello e ninguém falou do “gênio” do rapaz… Por que será?

Tudo de que ele precisa agora é ganhar uma corrida na qual Button não pontue. Senão, esquece e é outro inglês ganhando o campeonato.

aspassos
aspassos
14 anos atrás

De agora em diante vale tudo pelo título, até chamar a mulher de Button de feia! Go RB! Go!!!

alexandre
alexandre
14 anos atrás

Campeão ? Só depende de vc, foco, pró atividade, profissionalismo, torcida “BR” sempre estará ao lado, DE QUEM MERECE, hoje mereceu,

Parabéns Rubinho !!!

Jose Guilhermo
Jose Guilhermo
14 anos atrás

Button so perde o titulo pra ele mesmo basta dois segundos e dois terceiros que sera campeao, mesmo que rubens vença todas as provas coisa muito improvável, a verdade que rubinho cresceu tarde demais se tivesse sido menos mediocre no inicio do campeonato teria grandes chances de titulo agora so milagre

JULIO DIAZ
JULIO DIAZ
14 anos atrás

barrichello campeão do mundo, vai ser maravilhoso comemorar com churrasco cerveja e tirando sarro dos que só sabem criticar. VAI RUBENS !!!

Marcos Luz
Marcos Luz
14 anos atrás

heheheheh… bom ler esse comentários sobre o barrichello… por muitos anos li muitas e muitas criticas de vc sobre a capacidade do cidadão… Será fantastico se ele ganhar!

vamos que vamos Barrica!!!

Polemico
Polemico
14 anos atrás

Parabéns Rubão ( Rubinho era antigamente ).Vá ser persistente assim na pqp.

fabio
fabio
14 anos atrás

parabens pelo texto flavio.

Wagner
Wagner
14 anos atrás

Caro Flávio,

Parabenizo-o pelo texto, pois o mesmo demonstra isenção e análise crítica.

Abraços

Oswald Martins
Oswald Martins
14 anos atrás

Eu tenho duas perguntas em uma:

– Cadê a Hortencia e o Maguila?!

Adalberto Salomão Mitne
Adalberto Salomão Mitne
14 anos atrás

Flávio, hoje me ocorreu uma coisa: ao contrário do que diz o Capelli, acho que aumentou a chance do Barrichello ser campeão. E o raciocínio é simples. Antes da vitória em Monza, para ser campeão ele precisava de uma vitória (10 pontos) mais um segundo lugar (8 pontos) para descontar os 16 de diferença em relação ao Jensão. Agora, nessa linha, ele precisa de uma vitória (10 pontos) e um 4° lugar (5 pontos).
E eu acho, pelo que li nesta semana que o inglês fez um grande esforço, apostou suas melhores fichas para tentar brecar a escalada do brasileiro nesta etapa. Mas felizmente não deu certo. Então, podemos pensar que o Butão está mesmo em maus lençóis nesta reta final.
Rubens Balborrichello vai ser (ainda mais) o protagonista principal e eletrizante desse fim de campeonato. Ganhando ou perdendo, ele vai levar a disputa aberta até a última volta do campeonato.
Mas se existe justiça nesse mundo em que vivemos, ao olharmos para história das carreiras dos dois concorrentes e principalmente para suas trajetórias na F1, Rubens Barrichello merece mais do que ninguém a consagração definitiva com esse título.

Duque
Duque
Reply to  Adalberto Salomão Mitne
14 anos atrás

Meu caro Adalberto, eu acho que vc está delirando !!! Na sua estranhíssima matemática, é preciso que o Jenson Button simplesmente não faça mais ponto nenhum !!! Esqueceu desse DETALHEZINHO, Adalberto ??? Tenha dó, né ??? Raciocina comigo: se o Rubens Barrichello vencer TODAS as corridas que faltam (quatro), basta ao Jenson Button um 2º lugar e três terceiros lugares !!! Deu pra entender ou quer que eu desenhe ???

Duque
Duque
Reply to  Adalberto Salomão Mitne
14 anos atrás

Complementando: acabei de ler no lancenet.com que o matemático Tristão Gracia deu 95% de probabilidades para o JENSON BUTTON se sagrar campeão e apenas 5% para o RUBENS BARRICHELLO !!! Sejamos realistas: BUTTON já é o campeão mundial de 2009 !!! Pode encomendar a champagne !!!

Edmilson Fidelis
Edmilson Fidelis
Reply to  Adalberto Salomão Mitne
14 anos atrás

Duque,

Quais eram as chances do Kimi ganhar em 2007?

E as chances do Hamilton neste mesmo campeonato?

Pode desenhar para lhe ajudar nas explicações.

Se o campeonato fosse somente matemática e estatística poderia ser feito no PS3.

Duque
Duque
Reply to  Adalberto Salomão Mitne
14 anos atrás

Prezado Edmilson Fidélis, vc sabe bem o que aconteceu em 2007, não é ? A Mc Laren foi pega vergonhosamente praticando espionagem industrial !!! Então, houve um acerto entre ela e a Ferrari para que o título não fosse para o Hamilton !!! O próprio Hamilton concordou e “entregou” as três últimas corridas, inclusive a do Brasil !!! A BRAWN é uma equipe inglesa e fará de tudo, tudo mesmo, para que o inglês Button seja o campeão mundial !!! Nessa briga o Rubens Barrichello não tem chance !!! Há mil maneiras de se ferrar um piloto dentro da própria equipe: pane hidráulica, “trapalhadas” na troca de peneus e reabastecimento, etc !!! Como se vê, a questão não é só matemática !!!

Edmilson Fidelis
Edmilson Fidelis
Reply to  Adalberto Salomão Mitne
14 anos atrás

Desenhar pode, inventar não!

Quer dizer que o Hamilton entregou o título? Então tá.

Sendo assim, nada mais a declarar. Viva Button! O campeão.

Fernando Passos
Fernando Passos
14 anos atrás

O Rubinho mandou muito bem! É um ótimo piloto! Hoje, todos falarão bem, basta dar outro pau na embreagem na próxima corrida que já irão chamá-lo de burro… Como dizem que devemos viver o momento, boooa Rubinho!

Carlão BSB
Carlão BSB
14 anos atrás

Valeu Flávio, belo texto dedicado ao excelente e esforçado Barrichello. Esse pilotaço mostrou que está na ponta dos cascos e tendo um carro legal chega lá. Vivas, e que ele pegue a taça.

mirella
mirella
14 anos atrás

Flavio Gomes,
dessa vez vc deu o braco a torcer ao assumir o grande talento de Rubens Barrichello.Parabens…

milton
milton
14 anos atrás

grande texto Flávio, as usual.
Parabéns e abraços
Milton

Ron
Ron
14 anos atrás

Alguém sabe como está o “placar” dos motores e caixas de câmbio?
Supondo que o Rubens ganhe as últimas corridas e haja um empate em pontos com o Button, quem leva e por qual critério?

Go Rubens!

J. Alves
J. Alves
Reply to  Ron
14 anos atrás

Até onde me lembro, se empatar nos pontos ganha quem tiver mais vitórias. Se empatar em vitórias também, quem tiver mais segundo lugares. Se empatar em segundos… acho que já deu pra entender.

José Leal
José Leal
14 anos atrás

Parabéns FG.

MSM
MSM
14 anos atrás

A corrida foi interessante do começo ao fim. As Brawns andaram bem, e mesmo tendo os carros pesados para fazer 1 parada, tiveram um bom ritmo sem deixar os carros da frente abrirem muito tempo.
Barrichello andou muito bem, dessa vez andou rápido e aproveitou a estratégia da equipe. Essa de 1 parada somente, matou as concorrentes. Button finalmente fez uma corrida boa, ainda tem pontos guardados devido ao começo esmagador do campeonato e depois de vários sustos em corridas seguidas voltou ao pódio, e o que é melhor, abrindo mais pontos para a Red Bull.
Serão 4 provas emocionantes, mas o inglês não tem que se arriscar, basta fazer o básico para ser campeão, enquanto Barrichello terá que continuar com a faca nos dentes em todos os gps.

Arthur Cerri
Arthur Cerri
14 anos atrás

Grande texto.

Mateus Domingues Da Silva
Mateus Domingues Da Silva
14 anos atrás

Sendo campeão ou vice, realmente Rubens foi o vencedor do ano. Parabéns Rubinho!

Fabio
Fabio
14 anos atrás

E vamo que vamo lutar até Abu Dahbi!!!! EU acredito!!!! 2009 é o ano da redenção!!!!