DO OLHO DE VIDRO
SÃO PAULO (aqui tá assim) – Olha aí o Lucas di Grassi num teste da Pirelli em Spa, com pista molhada. Até aí, tudo normal. Mas segundo a descrição do piloto, a câmera foi colocada na altura dos olhos. E um deles ficou tapado. Que carro a Pirelli está usando mesmo?
Não acho que seja a posição exata do olho dele, pois se reparar no retrovisor, só da para ver o asfalto, acho que é pouca coisa mais para baixo.
Em 2010 a Renault já não era mais Renault, era Genii. Por isso devem ter atualizado o logotipo antes de entregar o carro pra Pirelli.
Pela visão do retrovisor percebe-se que a posição da câmera na é exatamente a dos olhos, mas é muito próximo mesmo. Mas isso significa que a visão da pista é ainda mais limitada.
Os caras são machos mesmo. Dirigir isso aí mais rápido ainda, com outros 22 e o Maldonado não é brincadeira.
Já coloquei uma câmera parecida, posicionada bem na frente do capacete e bem na altura dos olhos. Fiz isso com kart indoor(com borrachão), andando lentamente(nem tomada de tempo, apenas volta de brincadeira) só para fazer um vídeo promocional e um babaca da Federação(Paranaense) para ser do contra disse que a câmera entraria no meu cérebro, sendo que ela estava parafusada, segura e que eu saiba federação não deve se meter em indoor, a menos que seja um evento dela, sendo que todo mundo estava ciente que eu daria umas duas voltinhas com a câmera alí, e todo mundo assina um termo de responsabilidade,..
Flavio, taí uma coisa que me intrigou estes dias em que estava a acompanhar uma corrida de F1. A qualidade das cameras on-board. Acho que seria uma matéria legal de se fazer.
A qualidade e estabilidade das cameras esta par a par com a trasmissão of-board.
Se fizeres uma especial na tv, me avisa ;)
Lembrando que não é a primeira vez que o Di Grassi posta um vídeo desse tipo. Ele fez algo semelhante em Barcelona, no início do ano.
http://www.youtube.com/watch?v=97rrME9eQHA
Spa e Spa. Cacete, que circuito lindo.
Fiquei com uma dúvida. Se fosse realmente na altura dos olhos os espelhos deveriam estar “ajustados”, e facilmente dá pra ver que não estão. Acho que a camera ficou um pouco acima..
O carro é mesmo um Renault R30 híbrido. O Di Grassi já tinha usado essa câmera em Barcelona ano passado. Muito legal. Falta agora inventarem algo mais compacto pra ser usado como câmera de capacete sem atrapalhar a visão do piloto. A que se tem no momento é aquela que o Coulthard usou no GP do Brasil de 2008, que não é exatamente na altura dos olhos do piloto.
Seria um…Marussia?
Catapulta com rodas dos infernos!
Tinha um vídeo do Rubinho andando de Williams em Spa, com ótima qualidade de som e imagem, em uma volta rápida e limpíssima, uma beleza. Nunca mais achei o bendito vídeo no Youtube…
O carro pouco importa. O posicionamento da câmera agrada muito, mas o lance dela ser ângular, deixando a imagem como um funil, com as bordas arredondadas, prejudica a noção de profundidade do telespectador. Se eu fosse responsável pelas cameras, colocaria duas laterais (como as que existiam até o final dos anos 90, mas nao tenho visto mais) convergindo para o mesmo ponto. Aí, sim, teríamos uma imagem panorâmica muito bacana sem prejudicar a visão dos pilotos!!!
O video é muito bom! Da uma boa idéia da visão real. Só que para conseguir ter uma visão ampla devem ter usado alguma lente de angulo aberto, por isso os retrovisores aparecem com um angulo estranho. “Felizmente” uma camera nunca é igual aos nossos dois olhos… Mas parabens a pirelli e ao Lucas pela inovação!
O carro é mesmo o Renault de 2010 e está com o volante da lotus porque a ultima vez que usaram o carro foi com o Kimi no teste de Valência e a equipe já nao era Renault. Certamente nao tem DRS, mas é possível que tenha Kers. A principal diferença nos carros é o tanque, no toyota a Pirelli nao podia simular uma corrida sem reabastecer…
Ta anotado! Renault … Beleza de vídeo. Bom que o DiGrassi ta na ativa!
Spa sempre!
Puta que o pariu, isso arrepia!
Renault R30
O carro da Toyota estava lá todo obsoleto e tals…
Mas me lembro de ter lido que eles compraram os Renault. Mas agora vejo o simbolo da Lotus no volante, então deve ser um “mistão” entre Renault – Lotus Preta – Lotus atual
Impressionante o que empurra a usina e o que trepida a barata. Notaram que era o velocimetro ligado ao invés do contagiros ? na freada da Les Combes bateu 304 km/h . E quando troca a marcha o coice que o pilota sofre ? cara tem que ser macho com 3 bolas para conduzir a máquina no limite.
vc é fã do Edgard Mello Filho?
seria um laika 2105?
E o cordão dos puxa saco cada vez aumenta mais!
foda-se vc, tenho um laika tb
Puxa saco e boca suja….
Acho que correr sozinho em Spa (sem chuva, câmera nos olhos, etc) deve ser mais divertido do que numa corrida… É o melhor circuito que existe, na modesta opinião de alguém que nunca correu em nenhum de verdade.
Concordo. E o que poucas pessoas percebem é a diferença de altura entre os extremos do circuito. É como subir e descer uma pequena serra a cada volta. E a Eau Rouge é o início de uma pirambeira altíssima. Circuito espetacular.
É uma Lotus. Têm o simbolo no volante, mas saber o ano, a placa e o cpf ai é foda.
Putis grila.. i eu andando de 660r achando que ia bem..video como eese é probido..FG..a gente fica até humilhado..ô vontade de ter meus 15 anos e quem sabe sentar numa barata como esse..essa mesmo…acho que ia colocar tempo no tupiniquin da SF..
que sommmmm..carai di aza…
Que diabo! Fiquei com vertigem vendo esse vídeo!
O último carro da Renault, o 2010.
Terei q mudar a altura da câmera no rFactor. Não sabia q dava pra enxergar praticamente todo o bico do carro.
Eu também vou mudar no rFactor. Achei real mais alta do que imaginava.
Para quem “corre” com simuladores, este é o vídeo ideal para ajustar a posição do observador e o ângulo do field-of-view.
essa câmera aí deve ajudar no desenvolvimento dos jogos de videogame.
Com certeza. O F1 2011 tem a visão idêntica…
Dois comentários e duas perguntas:
1. O ronco de um F1 arrepia. Difícil comparar com outros;
2. Os caras (pilotos) são machos, mesmo!
3. Será que a única utilidade da gravação nesse modelo foi promocional ou seria útil um registro desse para alguma outra atividade de regulagem?
4. FG, vc já dirigiu no circuito de Spa? Ou foi carona em alguma volta promocional de algum patrocinador?
Já.
Dirigiu um Clio..
Que nada!
Foi um corolla………hehe
Ele escreveu um texto há algum tempo dizendo que tinha feito a Eau Rouge “flat”. Não lembro com qual carro.
É possível andar neste circuito com carros de rua, basta alugar em um lugar específico para este fim. Um dia eu faço isto.
Toyoba…Corollao.
Não é mais, é Renault de 2010.
Se é o Renault 2010 eu não sei, só sei que tem o símbolo da Lotus no volante e não sei se na época era Renaul-Lotus, Lotus-Renault ou qualquer coisa do tipo…
Estranho uma câmera no nível do olho e não conseguir ver nada além do próprio carro nos retrovisores…
Vi uma boa explicação no vídeo, ele diz que a câmera está instalada no visor, em frente ao olho dele. Então provavelmente o que faz o retrovisor parecer estar apontado para baixo é o fato da câmera estar no nível do olho, mas alguns bons centímetros a frente, o que muda totalmente o ângulo em relação aos espelhos. Além disso tem o fato de nossos olhos serem “articulados”, podemos olhar pra baixo sem baixar a cabeça, a câmera não. Ah, ele mede 1,80m, bem alto para um piloto.
Na verdade é porque ela não estava no nível dos olhos, mas um pouco acima… se estivesse mesmo no nível dos olhos provavelmente veríamos um pouco da asa traseira, a pista, e o spray dos pneus.
Parece que no volante há o simbolo da Lotus….será que o carro também é?
É o Renault R30 da temporada 2010.
Pelo logotipo da Lotus no volante, provavelmente o chassi estava sendo usado para eventos e também para o Raikkonen treinar para a volta a F1.
Lembro que a Pirelli disse que poderia implantar umas atualizações nele, será que conseguiram colocar KERS e DRS?