…MAIS NUM BREKA
SÃO PAULO (nem capota…) – O Laércio Costa mandou este vídeo engraçadinho pelo Twitter. O cara perde o freio e bate numa picape… Felizmente ninguém se machuca. Detalhe: é um #69! Barbeiro denegrindo o número! Mas o interessante é a corrida, em Angola. Alguém sabe mais dessa categoria, desse circuito de rua?
No meio da cidade, sem guard rails, o povo logo ao lado, a reta insanamente longa e cheia de lombadas, é ou não é coisa pra macho isso?!
Já repararam que essas picapes Toyota são muito comuns nas cidades africanas? Deve ser porque são indestrutíveis!
Vi alguns videos desses na internet e constatei que esses caras são igualmente ou mais loucos do que o pessoal do TT na ilha de Man.
Viu Gomes, Toyotas não são tão ruins como você fala…
Angola já teve um automobilismo agitado, na época de colônia. Vide o link abaixo sobre as corridas disputadas lá. Com a independência e os posteriores 30 anos de guerra, a atividade praticamente parou por lá. Na última década Angola foi o país que mais cresceu no mundo (mais de 10% todo ano), mais ainda que China, com o surgimento de uma classe média impensável a alguns anos atrás. Espero que com esse crescimento a atividade automobilística volte a ter força no país.
http://motorsportinangola.blogspot.com.br/
O que eu mais gostei foi o cokpit para gordinho, eu peso 110 kg, e tenho certeza que fico confortável ali!
Não contente em denegrir o número ainda colocou na bunda!
Eu sei…
Tou a ver que vocês andam a ver mais um video com as aventuras do Daniel Vidal. Pois bem, deixem-me dar umas luzes sobre o que se passa por ali. Primeiro que tudo: Angola é apaixonada por automobilismo, mas falta-lhe tudo, mesmo tudo. A sua federação, a FADM (Federação Angolana de Desportos Notorizados) só foi constituida no ano passado.
Quanto ao campeonato: como alguém já disse – devem ter visto os meus posts sobre o campeonato – lá correm de tudo: Radicais, Turismos, GT’s e até um antigo chassis de formula Renault 2.0. As classes andam todos misturados, mas têm grelhas de 20 carros, em média.
O Daniel Vidal, o sujeito do Radical #69, filma estes videos por sua própria conta e risco. Talvez seja para nos mostrar como é que se corre por lá. Descobri-o no ano passado, quando vi uma corrida dele em Benguela, onde os pilotos e espectadores estão separados por fitas métricas. É como se recuássemos 50 anos no tempo.
Quanto às pistas… Angola têm duas permanentes, em Luanda e Benguela. Como sabem, o primeiro foi desenhado pelo Ayrton Cornelson, e até foi visitado pelo Emerson Fittipaldi antes da sua inauguração, em 1972. Isso era em tempos coloniais. Hoje, depois de uma guerra de 30 anos, ergue-se, mas falta muito. Imenso, até. O asfalto de Luanda ainda é desse tempo! Quanto a Benguela, as condições estão tão degradadas que já não correm mais por lá. Logo, eles correm na cidade, e o perigo de morte é real. O acidente de maio passado não foi o primeiro, nem o último.
Para além disso, há corridas no Sumbe, Huambo e Namibe, todas em circuitos urbanos. A pista de Huambo chegou a ser conhecida nos tempos coloniais, com as “Seis Horas de Nova Lisboa”, onde o Jan Balder correu por lá em 1972, ao lado de, por exemplo, Hans-Joachim Stuck.
Para fechar, coloco-vos o link de uma corrida em Luanda. apesar de ser num autódromo, não têm, por exemplo… guard-rails.
http://continental-circus.blogspot.pt/2013/09/youtube-motorsport-onboard-uma-corrida.html
Nao sei se esse foi o unico motivo mas reparem que ele tenta reduzir a marcha mas ela nao entra ( travou na 5) ai deve ter rolado o desespero rssssssss
Se prestar atenção e pausar por volta dos 24 ou 25 segundos de vídeo, dá pra notar que um menininho levou uma porradinha do carro e saiu voando uns poucos centímetros. Sorte que não teve nada, porque logo depois se levantou e saiu correndo.
Quanta irresponsabilidade.
Aqueles sacos de areia ali são demais! Padrão FIA.
Agora, o povo saindo correndo da frente do carro é uma daquelas coisas que seriam cômicas, não fossem trágicas. Eu ri pra caralho.
Que relaxo! Parece até coisa da CBA…
Uma coisa é certa: segurança zero.
Meus Deus, que loucura, que coragem
Laércio, dos tempos dos Campeonatos da GP3? És tú, Infiel ?????
Voltando ao vídeo: ficou sem freio ou deslizou na farinha?
É impressão minha ou o capacete tem umas linhas parecidas com o do Grosjean.
Obs: Eu gosto do Grosjean, não me crucifiquem!
Interessante notar o terror das pessoas quando os policiais se aproximam. Africa…
Falando em não brecar…
Vejam este aqui do Ralf, que não foi nem a half do seu irmão mais velho…
http://www.youtube.com/watch?v=evwB22JqRsU&feature=player_embedded
Numa dessas corridas na cidade de Benguela, um “piloto” atropelou e matou 2 crianças, teve sorte de não ter sido linchado.
É literalmente um esporte de uma elite extremamente corrupta num país aonde 85% da população não tem absolutamente nada.
O nome deste campeonato deve ser “Morrer ou matar em Benguela”. Muito parecido com as corridas de rua clandestinas de kart ou moto que têm feito suas vítimas aqui na república das bananas.
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Mano…e vcs falando daquela corrida de Kart clandestina no Brazil que o cara morreu! Vcs viram os saquinhos de areias na lateral da sarjeta????
Caraca: a guria escapou por muito pouco!
Imagino o Angolano debaixo do capacete.
– Ai meus travões!!!!! Sai, sai, saiiiiiiiiii da freeennnte!!! Ai meu Deus, oras….!!!!
Dica:
Volta e meia o Blog luso brasileiro Continental Circus posta um vídeo deste campeonato. Sempre tem acidente acontecendo e os circuitos de rua são muito precários com muita gente assistindo de pé na calçada.
O dono da Hilux querendo tirar satisfação após a batida foi foda…
esse é o piloto luso-angolano Daniel Vidal, que filma as suas corridas em Angola.
para quem reclamava do circuito de Brasília…
Acho que o problema foi barra de direção quebrada. Repare que ele esterça tudo para direita e o carro não responde.
Tbm acho q foi a barra de direção que quebrou…
ao que me parece a parada é o organizada pela Federação Angolana de Desportos Motorizados (on.fb.me/1f5JmYW), tem esses vídeos tbm:
http://www.youtube.com/watch?v=po3KlSj08cA#t=53
http://continental-circus.blogspot.com.br/2013/05/youtube-motorsport-onboard-correr-nas.html
putaria generalizada: carros de todos os tipo juntos (fórmula, protótipo, turismo, etc), torcedores na calçada, asfalto irregular e até linha de trem eles atravessam
o video eh legal, engraçado mas… quaaaaaaaaaaaaaaase ele arrancou as pernas de uma menina… rsrsrs
Aquilo ali é um guard rail no parachoque da predestinada picape?
I’m back, baby! And Kickin’! Agora, esses #69, humnn..sei não! Abraço de Latopes, Flavinho!
E a Hilux passou no teste. Seja míssil teleguiado ou míssil (des)guiado, as hilux enfrentam todos!