MENU

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015 - 1:45Futebol, Gomes

MATARAM MEU TIME

rigesa1981

SÃO PAULO (canalhas) – Esse menininho aí de azul, cabeça raspada, faixa no peito, sou eu.

Tinha 17 anos, e acabara de passar no vestibular. Cortaram meu cabelo. Foi meu último jogo pelo Rigesa, clube que defendi de 1978 a 1981. A foto é de 14 de março de 1982, um amistoso para receber a faixa de campeão valinhense juvenil do ano anterior. Eu era reserva do Gilmar, o outro goleiro de azul. Perdemos da Ponte por 5 a 4.

Na época, já tinha voltado para São Paulo para fazer faculdade. Joguei alguns minutos, apenas, porque era festa. Se bem me lembro, tomei o gol da derrota.

Gilmar era bem melhor que eu, mas fui titular em outras categorias em alguns campeonatos. Era um bom goleiro, não muito baixo naqueles tempos — era normal um moleque de 14 ou 15 anos ter 1,64 m, estatura que ostento ainda hoje, aos 50. Para compensar o fato de ser baixinho, treinava loucamente com um colete de areia de 3 kg, para melhorar a impulsão. Mesmo assim, vivia tomando gol por cobertura.

Toninho Evangelista era nosso técnico, já escrevi sobre ele. Na foto, é o quarto de pé, da direita para a esquerda. O melhor treinador que um garoto poderia ter nos anos 70, defendendo um esquadrão fundado em 1943 como Papelão F.C., depois Rigesa E.C., finalmente A.D.C. Rigesa, time da fábrica onde meu pai trabalhava.

Joguei no Brinco e no Majestoso, em Valinhos, Vinhedo, Campinas, Louveira, Sousas, disputei muitos torneios, ganhei medalhas e faixas, porque o Rigesa, desculpem o termo, era foda, muito foda. Jamais me esquecerei dos 3 x 1 no Guarani depois de tomarmos de 4 x 0 no primeiro turno. Nem do 0 x 0 heróico com a Ponte no Moisés Lucarelli, numa preliminar de um jogo de quarta à noite.

Só jogava de azul, sempre gostei de jogar de azul, mas às vezes vestia a camisa amarela, também, ou vermelha, dependia do material disponível, e meu melhor campeonato, em 1979, disputei com uma camisa verde, calção e meias azuis, não combinava muito, mas joguei muito bem naquele ano.

Rigesa-EC-259x300O Rigesa acabou ontem, dia 4, me avisou um leitor de Valinhos. A fábrica, uma multinacional americana, resolveu encerrar as atividades do clube, provavelmente alegando “realinhamento de prioridades” ou alguma merda parecida. O campo, a sede do clube, a lanchonete, os vestiários,a bocha, tudo aquilo deve virar algum empreendimento premium com varanda gourmet.

É o mundo corporativo, vão dizer, as coisas são assim. Mas jamais perdoarei esse mundo corporativo com seus balanços e prioridades e realinhamentos que não respeita minha infância, minha adolescência, os anos mais doces da minha vida e da vida de todos que um dia vestiram essa camisa, sangraram e suaram pelo vermelho, preto e branco do Rigesa.

Quando se mata um time de futebol de garotos, morre a humanidade toda.

 

83 comentários

  1. Sergio Matiuzzo Jr disse:

    Orgulho de ter feito parte de clube…. joguei pelo Rigesa em 1997 e foi incrivel. O ambiente era muito bom, estrutura muito boa… a gente brigava de igual pra igual com qualquer clube da época. Fomos campeões do Valinhense de Futebol Infantil e da Liga Campineira de Futsal.
    Saudades dessa época.

  2. Jorge Santos ( Tino ) disse:

    Oi Flávio!! Trabalhei 39 anos na Rigesa à partir de 1974. Conhecí seu Pai , Julio Gomes. Parabéns pelo seu texto, fui campeão amador do Estado em 1977 pela Rigesa . Meu técnico e amigo??? Toninho!!!! Fui nos bons tempos alem de atleta , dirigente do clube por anos !!! Aqui em Valinhos conhecido como “TINO” . Joguei com Écio Capovila , Toninho , entre outros!! Um orgulho.!!! Muito legal seu texto sobre a saudosa e inesquecível A.D.C.RIGESA !!!!!!! Eterna !!!!! Abraço..Tino..

  3. Rose Evangelista disse:

    Flávio Gomes, BOANoite, Sou esposa do Toninho e quero agradecer as lindas palavras que disse sobre ele, realmente, sempre se preocupou demais com as crianças e até hoje continua a mesma coisa, só que , a cidade mudou, a Rigesa fechou sem dar satisfação , simplesmente uma palavra, fechou….Espero que alguem tome uma atitude pois, campo de futebol, ginásio de esportes, piscinas, área de lazer, quiosques, com tanta utilidade para um cidade que cresceu demais e de repente, Seria um imenso lugar de lazer para as crianças e adultos poderem passar algumas horas, Será que isso vai se resolver? Tomara!!!!! Espero que venha à Valinhos, vamos providenciar , será muito benvindo!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *