NAS ASAS

SÃO PAULO (canalhas) – A Comissão Nacional da Verdade, que apura crimes da ditadura militar, concluiu esta semana seus trabalhos e entregou o relatório final com mais de 4 mil páginas que, num mundo ideal, resultaria em milhares de processos, julgamentos e condenações daqueles que, de 1964 a 1985, violentaram o Brasil e acabaram com ele — pagamos essa conta até hoje, ainda pagaremos por gerações.

Uma das atrocidades do regime militar foi acabar com a Panair do Brasil de forma autoritária e infame, entregando suas linhas aos amiguinhos dos generais e perseguindo seus proprietários.

A história toda, para quem não conhece, está aqui, em link enviado pelo blogueiro Virgo. Com o resultado do relatório da CNV, o Estado brasileiro reconhece, 50 anos depois, que foi o responsável pelo assassinato da Panair, pela desgraça de seus funcionários, pela morte de uma empresa saudável, importante e querida pelos brasileiros. É um consolo, essa admissão de culpa. Mas não passa disso, um consolo.

O que os militares fizeram de putaria durante a ditadura é algo inimaginável — além das prisões, torturas e assassinatos, a roubalheira, corrupção e iniquidade foram as grandes características do Brasil de Castelo a Figueiredo. Quem acha que os escândalos de hoje (que são investigados, inclusive) são chocantes deveria pesquisar sobre esse período trágico da história brasileira para entender a miséria, a desigualdade e o atraso em que vivemos.

Grande Panair. Que descanse em paz, agora.

maxipanair

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alvaro
Alvaro
9 anos atrás

Eu li aqui “Maduro eleito democraticamente”

Depois dessa perdeu toda a credibilidade, só lamento

Quanto a Panair, realmente foi rapinada pelos militares, e ainda tem quem defenda a
finada e funesta Varig. Mas como foi bem colocado mais abaixo, ninguém é santo nesse negócio de aviação.

Jonas Jorge
Jonas Jorge
9 anos atrás

Não só a Panair, teve a IBAP também, morta ao sair da maternidade. Podia pingar algo sobre o carro Democrata. Você chegou a andar em um, Flávio? P.S.: me divirto muito com o Fox Sports Radio.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Caro Flávio, gosto muito do seu trabalho mas acho que você deveria se limitar apenas ao que sabe, ou seja, carros..história de carros, cultura de carros, esportes a motor… apenas isto.
Quando você envereda por caminhos políticos, você não tem base e nem conhecimento suficiente para fazer alegações como as de hoje.
Só para sua informação, a dívida dos militares já foi paga há muito tempo… com tudo aquilo que eles deixaram para usufruirmos. Só faz divida quem está investindo e a dívida deixada por eles, foi pelas melhorias que foram introduzidas no país.
Se você olhar só o nosso parque industrial automotivo; e isto deveria ser do seu conhecimento; é invejável perante a 99% dos países existentes no planeta, e toda a renda que isto gerou, seja em impostos, empregos, ,melhorias sociais, já pagou no mínimo dez vezes a dívida que eles, os militares, deixaram.
Agora quem fod… o país foi o seu PT, que acabou com tudo que existia, e o principal, colocou a falta de dignidade, de respeito à vida e ao “bem alheio”, na vida de todos os cidadãos brasileiros e que criou mais bandidos do que os militares poderiam imaginar que um dia poderiam habitar este país.
O único erro deles na verdade, dos militares, foi não ter exterminado todas as sementes, porque bastou uma ficar livre e sabemos bem quem, para criar em bandalheira que assola o país!

LUIZ
LUIZ
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Sensacional….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

rodrigo mota
rodrigo mota
9 anos atrás

e dai? empresas de aviação são mais do que empresas. viraram símbolo de orgulho nacional…

o governo de Cuba tomou da Cubana de Aviacion para si durante a revolução. a Aeroflot sempre foi e sempre será do governo Russo. Lufthansa vai continuar sendo o orgulho da Alemanha, Air France, British Airways, American Airlines etc…

a Cubana de Aviacion era PRIVADA, chegou a ser subsidiaria da poderosa PAN-AM e voltou para empresários Cubanos. durante a revolução o governo Cubano fez a mesma coisa que a ditadura no Brasil fez. mas como não havia outra empresa a altura o governo de Castro pegou a Cubana para si. se livrou dos Aviões ocidentais e encheu a frota de aeronaves Russas…

e alguém liga? alguém enche porque a Cubana foi tomada por Castro? que a mesma Cubana de Aviacion já pertenceu a PAN-AM?

Não existem santos na Aviação caro Gomes…

A Panair do Brasil foi apenas mais uma que serviu de peão no jogo de xadrez da politica global. a própria Panair que nasceu como “Nyrba do Brasil” e foi uma subsidiaria da PAN-AM na America do Sul…

a VARIG foi a bola da vez porque favorecia os militares e os mesmos estavam de saco cheio de ver uma filial da PAN-AM mandar no Brasil. os milicos queriam uma empresa Brasileira no comando. obviamente que a VARIG foi fundada por Alemães mas nunca foi subsidiaria de ninguém (a Cruzeiro do Sul foi)…

que os funcionários da Panair exijam o que é de direito. a empresa tem nome, tem história. consigam investimento e coloquem ela pra voar de novo…

novamente. Gomes, não existem santos na Aviação. e em se tratando de empresas Aéreas. muito menos. vence quem sabe jogar o tabuleiro do governo…

Ju
Ju
9 anos atrás

FG…de verdade, não consigo te entender. Menino inteligente, jornalista dos melhores, mas quando o tema esbarra na história, derrapa com seu ladinha, rs, abraço de quem te admira!

Flávio Rodrigues
Flávio Rodrigues
9 anos atrás

Vou ler outro blog de “automobilismo”…porque este aqui é comandado por um “petista” fanático.
FG nem precisa publicar meu comentário, não perca tempo em me responder, só peço um favor: Para de fazer campanha pra Dilma e defender o PT cara, não queima o teu filme com essas “merdas”, você é um jornalista respeitado e esta bem acima disso.

Mariachi
Mariachi
9 anos atrás

Vale a pena ler Pouso Forçado do Daniel Leb Sasaki para entender as atrocidades que fizeram com a Panair do Brasil. No dia em que o DC-8 da Panair é impedido de voar pelos militares, a Varig “aparece” com um 707 abastecido e prontinho para tomar a sua rota para Europa.

Daniel Leb Sasaki
9 anos atrás

Caro Flávio,

Como tem passado?

A notícia é de dezembro. Escrevi para a Época Negócios a reportagem reproduzida nesse link. Publiquei outra dia 10 de fevereiro, quando o caso completou 50 anos:

“Caso Panair completa 50 anos, ainda sem desfecho judicial”
glo.bo/1A9ndof

Abraço!

Caipira
Caipira
9 anos atrás

Entraram en mi casa Comeram mi mama Mijaron e mi aguardente,
E como se no bastasse, comieram el **** da gente……………………………..

Francisco
Francisco
9 anos atrás

Concordo que a ditadura foi um capítulo dramático na história do nosso País, mas defender o atual Governo é de uma ignorância ímpar.

Mello
Mello
9 anos atrás

A Panair – assim como a Fábrica Nacional de Motores, a Petrobrás, a Eletrobrás, a Embratel, a CSN a Vale do Rio Doce e outras tantas empresas genuinamente brasileiras – foi um orgulho nacional. A sua liquidação ilegal, promovida pelo Marechal Castelo Branco, é um caso extraordinário de perseguição política a uma pessoa jurídica.

A Panair era para o transporte aéreo o que eram Tupi e Excelsior para a radiodifusão. Suas extinções deram lugar aos impérios Varig e Globo. O primeiro já caiu, o segundo há de cair!

Leon Neto
Leon Neto
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Era o que a ditadura militar fazia no Brasil. chamava genericamente todos os oposicionistas de “agitadores”, “comunistas”, “golpistas” e prendia sem mandato, sem julgamento. igualzinho ao Maduro.

Leon Neto
Leon Neto
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

certo. vou procurar. abs.

Rogerio
Rogerio
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Te recomendo a IR à Venezuela ao invés de assistir propaganda no youtube!

Diogo
Diogo
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Flavio, essa sua conversa me lembrou um professor de Oxford dando um esculacho no aluno por falar que Chavez era ditador (na epoca, ele estava vivo)
https://www.youtube.com/watch?v=V11pJ8b2KQA

Arnor Brandes
Arnor Brandes
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Considerando que, diferentemente da média dos esquerdistas, burro e cego FG definitivamente não é, resta para ele o termo “cúmplice” ao defender o atual regime criminoso da Venezuela. A História não perdoa.

emerson
emerson
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

discordo de ambos, mas obrigado por publicar o comentario de qqer forma.

Roberto
Roberto
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Flavio, é perda de tempo discutir com quem vê JN e lê Veja, Folha, etc , e se dizem “bem informados”… se eles acreditam na isenção deste tipo de “jornalismo”, imagine como é fácil manipulá-los.

Jonny'O
Jonny'O
9 anos atrás

Não queremos ditaduras de volta e nem esses governos populistas que estão brotando na America do Sul.

Este continente não vai desenvolver com a miséria histórica que temos, nossa falsa independência foi o inicio de tudo, e os grandes visionários que apareceram neste pais foram geralmente sendo excluídos da rota maligna de nossa politica, em geral, todas elas.

As favelas estão ai aos montes e aumentando, a miséria da preparação de nossos adolescentes é algo assustador.

Os ricos (ou os idiotas que se acham) com carros com rodas que mais se parecem com rodas de carruagens (essas rodas são a maior engana trouxa que poderia surgir) e os pobres se prostituindo nos pancadões ……que belo futuro teremos.

olavo
olavo
Reply to  Jonny'O
9 anos atrás

Assino embaixo.

Oi?
Oi?
9 anos atrás

Vim só para acompanhar os comentários.

Paulo
Paulo
Reply to  Oi?
9 anos atrás

Hahaha, qnd tem um pingo de politica eu tb fico curioso, cada opinião alucinante que o povo tem, só rindo.

Bruno Manhães
9 anos atrás

Acompanhei de perto toda a história e sofrimento da panair e seus funcionários uma verdadeira sacanagem sem tamanho que os tamancos fizeram simplesmente faliram a panair da noite pro dia suspenderam as linhas repassaram a varig e a cruzeiro do sul sucatearam as aeronaves doaram outras a varig e a cruzeiro tomaram posse de tudo que era da panair como aeroportos no Brasil e escritórios fora do país e agora é só desculpa alguém sabe dizer se haverá indenização? se não assistiram o documentário da panair vale a pena ver e entender como tudo passou foi muito triste e merece um final que seja realmente feliz só desculpa é muito pouco a panair seus funcionários e sua história merecem muito mais!

Claudio
Claudio
9 anos atrás

A falta de Instituições fortes e independentes fez com que nosso País tivesse em vários momentos da história sob ou na iminência de golpes . Somente um Ministério Público forte, uma Polícia Federal forte, um Judiciário rápido e competente, entre outros, contribuiria para que a corrupção fosse varrida e tivéssemos uma geração melhor de politicos. Seria como uma “peneira” onde só os bons permaneceriam. Os partidos também seriam mais fortes, livrando-se do fardo de carregar corruptos em suas fileiras. Quem sabe, na geração de nossos netos, talvez…

Gustavo
Gustavo
9 anos atrás

Para quem se interessar sobre o assunto e quiser conhecer um pouco mais sobre a época, recomendo fortemente uma visita ao Memorial da Resistência de São Paulo, que fica na Estação Pinacoteca – Rua Mauá – e próximo a Estação da Luz.
Um pouco sobre como o Brasil e outros países da América Latina lutaram contra as ditaturas militares e civil-militares que ocorreram por aqui.

Jean
Jean
9 anos atrás

Milicos, vermelhos, tucanos, petralhas… tudo farinha do mesmo penico.
Melhor falar de carros mesmo!

askjao
askjao
9 anos atrás

Então a diferença está apenas no tipo de governo, onde naquela época, se abrisse o bico levava pau, e agora, nada acontece. A roubalheira está escancarada, e não enxerga quem não quer. O problema não está no lado do governo, mas no povo que se cala.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
9 anos atrás

É tudo a lesma lerda, como costumo dizer, para ser “educado”.
A grande vantagem atual é você poder dizer isto!
No período 64/85, ai de quem pensasse isso alto…
Nem isso precisava: bastava a “Gestapo” nacional “achar” que você estava pensando!
Quem viveu o período – como eu – sabe!

Daniel
Daniel
9 anos atrás

Concordo que ainda pagamos a conta. Ditaduras deixam contas enormes, pagas por algumas gerações de suas populações. Fico imaginando a conta que deixarão os bolivarianos da Venezuela. O Prefeito de Caracas acabou de ser preso, acusado de “crimes contra a paz”, seja lá o que isso quer dizer. Pobre Venezuela…

Rogerio
Rogerio
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Krlho. Acabei de ler sobre a prisão do prefeito e fiquei indignado! Ae venho aqui e leio que vc é a favor disso!!! Que vc defende o governo autoritário do Maduro! Estive lá ano passado e a situação está feia meu amigo. Feia! É racionalmente impossível apoiar isso.

teles
teles
9 anos atrás

Prefiro falar de automobilismo.

mario aquino
mario aquino
Reply to  teles
9 anos atrás

Ave Maria ou Avestruz?

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
9 anos atrás

E assim vão aparecendo outros que não deixam o bastão cair e vão dando continuidade no processo enquanto a população aumenta na mais santa ignorancia,”rotos e rasgados”,daria um bom filme!
Isso aqui é igual carro antigo,pra ficar bom tem que desmontar inteiro e remontar com tudo novo, o que sobrar é lixo.

charles
charles
9 anos atrás

Treta, treta, vem aqui, garota!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
9 anos atrás

Ainda bem que a ditadura acabou.
Mas os militares ainda estão aí.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Flavio Bragatto
9 anos atrás

E alguns – poucos, graças a Deus – querendo voltar.
E um monte de civis idiotas dando força…
Vade retro, aos quartéis!

Luis Felipe
Luis Felipe
9 anos atrás

Tem o documentario sobre a PanAir e ja se desconfiava disto… Se tivesse imprensa livre a epoca saberiamos de ta ta atrocidade…mas acho que em termos de corrupação estes tempos atuais estao imbatíveis

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Luis Felipe
9 anos atrás

Ledo engano seu!
A merda sempre foi a mesma…
Parece maior agora pois é divulgada – mesmo de forma viciosa – como nunca foi.

Paulo
Paulo
Reply to  Roberto Fróes
9 anos atrás

E julgada! As pessoas esquecem que, salvo engano, pela primeira vez um governo dá condições para que ele próprio seja julgado e tenha seus membros condenados. Incrível como poucos conseguem enxergar um avanço desta magnitude. O governo de SP, enqto for tucano, nunca vai permitir que isso aconteça! Pobre São Paulo, Pobre Paulista.

A.Vandelay
A.Vandelay
9 anos atrás

Fica um tanto esquizofrênico manter alguma simpatia pela Varig à luz desses fatos.

Bem, já sei qual vai ser o meu próximo plastimodelo.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  A.Vandelay
9 anos atrás

A Varig recebeu o troco que mereceu.

.
.
9 anos atrás

Imbecis querem a dita dura de volta!!! Governo tucano é como ditadura, ninguem investiga e a roubalheira é livre. Graças a deus o povo sábio deste país nao elegeu aecio never

Toni Klemtz
Toni Klemtz
Reply to  .
9 anos atrás

O pior é que também há imbecis loucos por uma ditadura de esquerda.

Valter Franco
Valter Franco
Reply to  .
9 anos atrás

As únicas diferenças entre a ditadura militar e os governos democráticos recentes, neste país, é que não há torturas, pois roubalheiras, assassinatos e prisões são normais, ainda que falte muita gente para ir para cadeia,

Leon Neto
Leon Neto
9 anos atrás

TODAS as ditaduras sao despreziveis.

Lucas Albuquerque
Lucas Albuquerque
9 anos atrás

Voei numa empresa cheia fe viuvinhas da Varig/ditadura. Insuportáveis! Larguei a profissão.

Claudio Bassi Elias
Claudio Bassi Elias
9 anos atrás

No “pacote” da Panair também constava a TV Excelcior do mesmo grupo, que teve o mesmo destino.

Fernando Pessoinha
Fernando Pessoinha
9 anos atrás

Descansem em paz, Mario Wallace Simonsen e Celso da Rocha Miranda. Vocês foram corajosos, visionários e geniais. Fizeram de uma peuqnea companhia aérea dos trópicos em uma das grandes de sua época. Orgulharam o Brasil. Mas descanse na Gehena, Rubem Berta. Você foi baixo, medíocre e mesquinho. Mais sujo que pau de galinheiro, diria. A “sua” Varig só foi o que foi graças às linhas aéreas e instalações que eram propriedade da Panair, mas que foram dados de presente pelos seus amiguinhos generais e coroneis. O crescimento espetacular da “sua” Varig pós-golpe deveu-se apenas a isso e não por mérito próprio.

Joca
Joca
9 anos atrás

Fora as atrocidades contra a vida e a liberdade de expressão etc.. não vejo muita diferença no governo atual e a ditadura. Vivi a ditadura pelo que me lembro, as escolas funcionavam e a violencia não era tanta, não sou defensor da ditadura longe disso, mas me parece que hoje ocorreu uma perda de controle por parte do governo.

Mim
Mim
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Também achei um primor, e não estou sendo irônico.

.
.
Reply to  Joca
9 anos atrás

E pensar que hije tem imbecis que a querem de volta porque nao aceitaram a derrota do aecio. Só podem ser doentes..

Estevão
Reply to  Joca
9 anos atrás

Concordo.

Virgo
Virgo
Reply to  Joca
9 anos atrás

Curiosamente, quem me despertou o interesse pelo assunto foi exatamente o Flavio, numa de suas crônicas disfarçadas de post já faz algum tempo. E também não sei exatamente por quais motivos, acabei tropeçando mais de uma vez em relatos sobre a Panair, e sempre mandava os links para o Flavio, até chegar nesse link referido acima.
O que deu para notar nestes tempo é que tem muita gente, mesmo quem não vivenciou aquela época, que é curiosa sobre este assunto ou nunca engoliu o que aconteceu com a nossa gloriosa Panair.

Rogerio
Rogerio
9 anos atrás

Volta tudo e devolve pros índios administrarem!!!

Mr. Inforrock
9 anos atrás

É bom saber que as pessoas não esqueceram tudo isto!
E só para acrescentar, leiam sobre o presidente da camara, o tal de Eduardo Cunha…
De ativo/passivo do PC Frias até o Lava jato…
E os ignorantes com saudades de Malufs, Figueiredos, Medicis, Eraasmos Dias e cia ltda…
Outro dia, Aécio dando entrevista coletiva, ao lado do João Agripino, Tasso e Ronaldo Caiado… oposição bisonha

fernando
fernando
Reply to  Mr. Inforrock
9 anos atrás

E a “situação” ta do lado de quem? Collors, seu Malufs, e Sarneys…

Estamos rodeado d elixo por todos os lados meu caro, não é só de um lado ou do outro.

Edu
Edu
Reply to  fernando
9 anos atrás

Meu amigo, a situação foi democraticamente eleita, de acordo com regras que a sua oposição quer por que quer subverter. Caminhamos céleres para um golpe paraguaio, pois que nosso judiciário, nas figuras de Moro e Mendes, entre outros, já tomou partido, e só é cega para crimes cometidos por aves e afins.

JOÃO PEDRO
JOÃO PEDRO
9 anos atrás

Grandes atrocidades e há quem a quer de volta! O que fazer com essa classe média ressentida? Fica o consolo, como você disse.

Rogerio
Rogerio
Reply to  JOÃO PEDRO
9 anos atrás

Não entendo porque ricaços como vossa senhoria implicam tanto com a Classe média trabalhadora.

JOÃO PEDRO
JOÃO PEDRO
Reply to  Rogerio
9 anos atrás

Se engana Rogerio, sou classe pobre, vivo com + ou – 3sm

Sergio
Sergio
9 anos atrás

Ditadura é uma merda. Vive la liberté.

Costa
Costa
9 anos atrás

De certo modo o governo também foi responsável pela quebra da Varig, Transbrasil e Vasp, através do controle de preços. Mais ou menos como é feito hoje com a petroleira.

Marcus LIma
Marcus LIma
Reply to  Costa
9 anos atrás

A Panair não quebrou. A Panair foi fechada. OS ditadores tomaram as linhas, mesmo a empresa estando com plena capacidade financeira. Essa comparação não é válida por isso: uma coisa é as empresas quebrarem. Outra coisa é uma empresa sadia, operante, grande, ser fechada, simplesmente porque os ditadores decidiram que não gostam do dono. E darem rotas para uma empresa MENOS QUALIFICADA, INCLUSIVE EM SERGURANÇA. O que aconteceu com a Panair foi isso: mesmo ela sendo saudável financeiramente, tendo excelência em operação, estando em crescimento, em dia com suas obrigações, foi fechada. Por que? Porque numa ditadura, o ditador faz o que quer. Não que a falência das outras não seja triste: não sei é se pode ser posta assim na conta do governo, especialmente a Vasp, conduzida por um escroque. Já a da Panair, é símbolo do que é uma ditadura.