É RUSSELL!

SÃO PAULO (uia!) – A coceirinha na cabeça da turma da Mercedes acabou hoje cedo. George Russell será o substituto de Hamilton no GP de Sakhir, domingo. Ele é piloto da montadora e de Toto Wolff. A negociação com a Williams foi tranquila. Só quem vai perder o sono nos próximos dias é Bottas. Se Jorginho andar na frente do finlandês, vai ficar feio. É cruel, a F-1. Bottas que se vire.

A escolha foi boa. Vandoorne está em outra “vibe”, como se diz, fazendo testes na Fórmula E. Russell está ativo na F-1, já fez testes pela Mercedes antes e tem a chance de mostrar do que é capaz, realmente. Até aqui, tem se revelado um ótimo piloto em classificações e um pouco menos em corrida. Mas tem sempre a desculpa de guiar o pior carro do grid.

Agora, terá o melhor nas mãos. Será a primeira vez em 225 GPs que a Mercedes, que voltou à F-1 em 2010, não terá um campeão mundial num de seus carros. Lembremo-nos de que em 2010 Michael Schumacher era um de seus pilotos. Quando ele saiu, veio Hamilton, já campeão de 2008. É a história sendo escrita, amiguinhos. No mesmo dia em que o nome Schumacher é lembrado por essa curiosidade, seu filho Mick foi confirmado como titular da Haas para o ano que vem. E poderá até correr em Abu Dhabi na última etapa do Mundial, se Grosjean não se recuperar. É uma possibilidade bem concreta.

Mick Schumacher faz o banco: pode estrear já em Abu Dhabi

Mick teve autorização para ir ao paddock do Bahrein hoje para fazer o molde de seu banco, inclusive. E no fim de semana, ele pode conquistar o título da F-2 em Sakhir. Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, não? Grosjean, a propósito, teve alta do hospital hoje.

Para o lugar de Russell, a Williams convocou Jack Aitken, inglês de 25 anos que também corre na F-2 sem muito brilho e é piloto reserva do time desde o início do ano. Aitken também não é um estranho no ninho. No GP da Estíria, no começo da temporada, chegou a participar de uma sessão de treinos livres na F-1.

Mas Aitken será um mero coadjuvante, por motivos óbvios. Todos os olhos estarão voltados mesmo é para Russell neste fim de semana, no esquisito traçado “oval” do Bahrein. As voltas serão completadas em menos de um minuto, algo incomum na categoria. Aliás, preciso pesquisar se alguma vez na história isso aconteceu. Depois trago essa informação.

Outro que será observado atentamente, mas por outras razões, é Pietro Fittipaldi. O brasileiro corre no lugar de Grosjean sabendo que pode até ganhar a corrida que nada muda em relação à Haas, uma vez que o time americano já confirmou sua dupla para 2021 — Nikita Mazepin será o outro piloto, confirmado ontem. Dupla de estreantes, um risco sempre. Mas o time precisa de grana, e o pai de Mazepin está cheio dela. Pietro será o quarto Fittipaldi a disputar um GP, e não se sabe quando terá uma chance dessas novamente. Dele não se devem esperar milagres. Mas às vezes, na F-1, temos corridas bem loucas em que acontecem coisas mais loucas ainda. Vai que o menino consegue emplacar um pontinho, já imaginaram? Seria mais uma loucura de um ano bem louco.

E teve mais, hoje. A FIA autorizou e Alonso participará do teste dos novatos em Abu Dhabi logo depois do encerramento do campeonato, daqui a duas semanas. Dependendo de negociações, Vettel também poderá participar desses treinos com sua nova equipe, a Force Point, que ano que vem será Aston Martin. Se isso acontecer, Sainz Jr. também poderá ser liberado pela McLaren para andar de Ferrari, assim como Ricciardo pode aparecer na equipe laranja pela primeira vez, uma vez que está deixando a Renault para a chegada de Alonso.

Considerando o momento único que vivemos, e as muitas limitações de testes imposta pela F-1 nos últimos anos, acho que seria sensato permitir que esses pilotos, que trocarão de equipe no ano que vem, começassem a trabalhar em suas novas casas. Sim, o tal “teste de novatos” ganharia aspas — Alonso, Vettel, Ricciardo e Sainz são tudo, menos novatos — e perderia sua essência. Mas em circunstâncias especiais, soluções especiais. Espero que FIA e equipes se entendam e que possam dar a largada para 2021 antes de terminar 2020.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CRSJ
3 anos atrás

Russell pulou de uma carroça para um foguete, ele que aproveite muito bem esse momento que pode tirá-lo do zero nesse campeonato, além de poder mostrar sua qualidade.

Bebop Playlist
Bebop Playlist
3 anos atrás

Já foi o mais rápido no FP1, vai ganhar a corrida.

Valmir Lopes
Valmir Lopes
3 anos atrás

Russel ganha fácil domingo. Bottas larga mal, Verstapen é doido. Então é só acerta umas curvinhas e manter o pé embaixo. E digo mais, Bottas tomara uma volta de vantagem do inglês zoião.

Felipe Rodrigo
Felipe Rodrigo
3 anos atrás

Russel está com a faca e o queijo na mão para repetir a façanha de Max Verstappen no GP da Espanha de 2016, que venceu logo em sua primeira corrida pela Red Bull. E com algumas vantagens em comparação ao holandes em 2016: Seu carro é disparado o melhor do grid, seu companheiro é mais fraco de que era o de Max e a pista é nova para todo mundo.

Bruno Schroeder Pacheco
Bruno Schroeder Pacheco
3 anos atrás

A pole do Grande Prêmio da França de 1974 foi de 58s790, de Niki Lauda. Foi a única vez que um circuito proporcionou uma volta abaixo de 1min.

https://www.statsf1.com/pt/1974/france/qualification.aspx

Paulo Moreira
3 anos atrás

Espero, mas espero mesmo que o Russell faça uma boa corrida e adorava, mas adorava mesmo que ele ganha-se. O rapaz até merece.
Se isso acontecer, ou se o Russell ficar à frente do Bottas, mesmo não ganhando, como vai ficar o finlandês?

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Saima
Saima
Reply to  Paulo Moreira
3 anos atrás

É a crueldade inerente à F1. Quem está lá não pode ser bonzinho. Deve ser egoísta, frio, querer destruir moral e psicologicamente o companheiro de equipe, quase um psicopata.
E é por isso que Lauda, Prost, Senna, Piquet, Schumacher, Alonso, Vettel e Hamilton se tornaram o que se tornaram.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

A coisa tá Russel para o Bottas.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
3 anos atrás

Tem uma historia que o Alonso contou uma vez, quando ele fez o primeiro teste com a Renault, depois de um ano correndo de Minardi, ele ligou pro Tarso Marques e disse: você não tem noção de como isso é fácil!

Talvez o Russel tenha a mesma impressão, depois de duas temporadas apanhando de carros ruins.

Mas acho que o Bottas vai andar na frente.

lima
lima
3 anos atrás

Andar de fusca no pelotão da bosta é uma coisa, andar de mercedes lá na frente é outra….

Pedro
Pedro
3 anos atrás

poxa vida, como as coisas são. o bottas, tadinho, bom piloto, cumpridor, não incomoda, tá arriscado a ir pro limbo se o russell andar na frente dele. e todo mundo quer mais é que isso aconteça! espero que o garoto não trema na base e faça o que sabe, talento ele tem.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Pedro
3 anos atrás

Verstapen fez isso na RedBull ao ganhar a 1a. corrida que ganhou pela equipe. São coisas da vida. Se fosse o Bottas estaria felizão da vida, em teoria não existe etapa na temporada mais fácil de ganhar do que acontecerá no próximo domingo. Ninguém conhece o carro como Ele… e o carro que Ele conhece é disparado o melhor do Grid. Para que se preocupar???

José Roberto Pedreira
José Roberto Pedreira
3 anos atrás

Com o Russel vai ser tranquilo para o Bottas, o menino será comedido e não o humilhará. Se o substituto fosse o Nico Hülkenberg teria hat trick.

FRANCÊS MAL HUMORADO
FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

Resumidamente so foi escolhido por ser Inglês.

Amaral
Amaral
Reply to  FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

Numa equipe alemâ? Se fosse por isso o escolhido deveria ser o Hulkemberg.
Russell é da Mercedes desde a F-2. Colocaram ele na Williams porque não fazia sentido tirar o Bottas naquele momento. O que trouxe a ironia de que num campeonato fortíssimo da GP2, entre Russell, Albon e Norris, o campeão sentou no pior carro da F-1.
Não foi do nada que saiu essa decisão. Toto não é só um dos chefes de equipe mais vitoriosos. Ele é um dos mais sagazes também.
Até o fato de ser Bottas o escolhido quando Rosberg deu uma rasteira em meio mundo teve seus méritos. E até a insistência dele também. Se colocasse o Russell nesse ano e ele tomasse uma surra do Hamilton queimaria o garoto. Bottas é o eterno segundão. Mas é rápido na grande maioria das qualificações, traz muitos pontos pra equipe e ajuda a ganhar o caneco de construtores. E dificilmente bate no coleguinha. O vice de pilotos é outro papo.
Essa corrida aí é uma provinha que veio bem a calhar pro garoto mostrar pro chefe se vale a pena ele ter um 63 prateado (ou preto, sei lá!) em 2022. Não vai mudar o futuro das bolsas de valores, mas vai ser um belo indicativo. Vai ajudar o patrão a fechar o raciocínio.
Dependendo dessa corrida e de como o garoto vai se desenvolver na Williams Doritos de 2021, ele vem com o 63 prateado, e o 77 vai pra equipe elétrica, no lugar de quem tiver mal por lá.
Ou o 44, sabe-se lá… Hamilton vai parar na F-E quando se cansar da F-1. Tem tudo a ver com ele. E vai jantar todo mundo quando chegar lá.

Fernando
Fernando
Reply to  FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

Grosjean tried to get out of the cockpit three times, meaning he became the first French not to immediately surrender under fire.

Bebop Playlist
Bebop Playlist
Reply to  FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

Mas que besteira de afirmação, não? O cara é piloto da marca desde as categorias de base, sempre foi muito rápido por onde passou, nunca se classificou atrás de um companheiro na F1, já liderou o FP1 e parece ser bem claro que luta pela vitória.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Bebop Playlist
3 anos atrás

Não dê muita atenção ao Eduardinho francês. Ele tem uma visão distorcida da realidade e uma enorme inveja do Hamilton e dos ingleses!

Gus
Gus
3 anos atrás

Bottas vai pilotar mais do que nunca nesse final de semana – rsrsrs; Russel conseguirá o 3.lugar na classificação e chegará em quarto na corrida; vitória de Bottas com Max em segundo e Perez em terceiro.

Amaral
Amaral
Reply to  Gus
3 anos atrás

Resultado bastante possível, visto que Bottas não terá a pressão do Hamilton, Max vem babando querendo vitória e Perez está numa ascendente querendo impressionar o véio caolho pra virar saco de pancadas do Vespa. E Russell quer sair do zero, no final das contas.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
3 anos atrás

Analisando friamente a situação:
1) Na classificação, George Russel Crowe defende a invencibilidade contra os companheiros de equipe que teve. O ingl´^es é rápido em voltas lançadas e tem tirado coelho da cartola na última volta da primeira parte da classificação para avançar para a segunda parte. Com o Mercedes, tem a chance de ir para a fase final do treino classificatório. Se fizer o que sabe fazer bem, tem a chance de se classificar em primeiro lugar.
2) Valtteri Gatto de Bottas não é tão bom em volta lançada. Consegue acertar o carro em algumas vezes, outras não. Contra o heptacampeão Lewis Há-mil-ton, não acertar é derrota na certa. Fora quando acerta, mas o companheiro acerta mais ainda. O finlandês se classificar atrás do inglês (o mais jovem, não o multicampeão) não será uma grande surpresa, nem um grande demérito.
3) Na corrida passada, ambos os pilotos fizeram a largada como se estivesse na autoescola: numa lentidão de dar dó. Gatto de Bottas caiu de segundo para sexto lugar e Russel Crowe caiu de 13 para penúltimo lugar. Se eu estivesse no lugar do Totó Lobo, faria com que ambos treinasse largada bastante vezes.
4) Russel Crowe tem a chance de lutar por pódio e até vitória com o carro da equipe Mercedes. Se é fraco favorito em fica na frente em classificação, na corrida a tendência se inverte. Ele não deve ter muito tempo para se adaptar ao carro e para entender a dinâmica, principalmente o desgaste dos pneus (o comportamento deste carro é diferente da Williams). Talvez faça uma parada a mais que o Gatto de Bottas, já que a areia do deserto voa para a pista e é abrasiva (lembrando que este traçado é novo e terá de ser “limpo” pelos pilotos na sexta-feira e no sábado).
5) Gatto de Bottas tem quase que a obrigação de vencer esta corrida. A pressão estará toda sobre ele porque, ao lado, terá um jovem novato que nunca fez uma corrida com este carro. Ficar atrás de Russel Crowe é motivo para chacota, piada e questionamentos sobre a renovação do contrato para 2021.
Ficarei na torcida para algo acontecer com a Red Mula, com a Se Ferra-ri, com a Errault e com a McLata (só até este ano; no ano que vem será McLaren Mercedes) – mas nada de grave: um motor estourado aqui, um pneu furado ali, uma parada péssima para troca de pneus, um problema de câmbio, estas coisas leves. Assim, sobrará pontos para os pilotos zerados e os pilotos novatos. Imagina se o primeiro ponto da Williams vem do piloto reserva? Seria muito engraçado.

Amaral
Amaral
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
3 anos atrás

Se o Aitken pontua pra Williams seria o término da humilhação pro Latifi. Que só está à frente do Russell na classificação porque, de tão lento, abandona menos.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

GP da França, de 1974, em Dijon-Prenois: alguns leitores estão confundindo o tempo da Pole com a volta mais rápida.

Pole – Niki Lauda – 0:58:79

Volta mais rápida – Jody Scheckter – 1:00:00

Portanto, somente a pole foi abaixo de 1 minuto.

Sandro
Sandro
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

No “oval” de Sakhir em menos de 1 minuto! Eita!
Méritos para Lauda em Dijon Prenois com a pole em impressionantes 58”79! Em… 1974! Caramba!

Macario
Macario
3 anos atrás

Acho o Russel um enorme talento, mas não acho o Bottas tão ruim como a maioria considera. O Bottas nunca foi exatamente brilhante, mas sempre foi muito consistente em sua carreira. Acontece que o Hamilton é jogo duro mesmo, não ´é qualquer um e a equipe e o carro se ‘moldaram’ para ele. Se eu tivesse uma equipe e tivesse que escolher entre Russel e Bottas, escolheria Russel porque é mais jovem e não atingiu seu limite. Mas neste final de semana, nestas condições, acho que Bottas vai andar na frente e Russel vai fazer bonito, que é ficar em segundo ou terceiro, atrás do Verstappen, que na minha opinião é o único que realmente faz frente a Hamilton. Me preocupa essa história de quase oval depois desse final de semana potencialmente trágico. Espero que todos estejam atentos e que não tenhamos nenhum acidente pavoroso.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G :Corrida deF-1, semi-oval, interessante, o melhor é a dupla Russel e Pietro, dois garotos prontos para mostrar que merecem uma oportunidade. Testes de Novatos , sim acredito que todos poderiam terá chance de fazer o teste El Fodon, Daniel R. e os meninos que no futuro vão estar na pista em provas oficiais.

Carlos
Carlos
3 anos atrás

Russel terá uma torcida enorme neste final de semana.
Mas convenhamos, Bottas não é tão horroroso assim. Em algumas qualificações dá um calor no inglês heptacampeão. Em uma ou duas corridas por ano, supera Hamilton. Além disso, um F1 é complexo demais para Russel dominar a máquina em um final de semana.
Se der a lógica, ao término da corrida, teremos Bottas em primeiro, Verstappen em segundo e Russel em terceiro.
Mas a maioria vai assistir a corrida domingo esperando algo especial.
Eu sei que eu vou.

Felipe Rodrigo
Felipe Rodrigo
Reply to  Carlos
3 anos atrás

Verstappen pegou a mão no carro de primeiro e venceu logo na estreia pela Red Bull. Tendo um carro redondinho, é mais fácil se adaptar, e com uma disparidade grande em relação ao resto do grid, tem tudo para vencer.

Bits em Alta Velocidade
Bits em Alta Velocidade
3 anos atrás

Correção: Hamilton foi campeão em 2008…

Perez
Perez
3 anos atrás

Torço para ele entubar o Bottas porém, sendo realista, deve ser 2º no qualify e 3º na prova.

Valmir Passos
Valmir Passos
3 anos atrás

Torço pelo Russel. Tomara que aproveite a chance e mostre do que é capaz. Vai ser muuuito engraçado se andar na frente do Bottas.

Simão
Simão
3 anos atrás

FG
Longe de querer ter razão, não vou ficar no será…
Acho que o Russell vai fazer besteira.
Abraço

josé
josé
3 anos atrás

A sorte do Bottas é que é oval.
Vai ficar menos escandaloso o quão ruim que ele é.

Jonny'O
3 anos atrás

Perfeito! tem que jogar o garoto na fogueira, os bons não precisam ficar chocando.

murilo
murilo
3 anos atrás

Palpite: Russel faz corrida sólida, chega na frente do Bottas e assume a vaga do Hamilton que anuncia aposentadoria da F1 (por isso não renovou contrato ainda).

Zé Maria
Zé Maria
3 anos atrás

Volta em menos de 1 minuto aconteceu apenas 1 vez, GP da França em Dijon-Prenois/74.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Quanto aos testes de “semi-novatos” acho que seria legal a organização liberar geral. Queria ver os tempos de volta do Vettel e ser uma mosca para ouvir o que o Sainz tem a dizer do desempenho da carroça da Ferrari em relação a Mclarem (pena que isso nunca ninguém saberá). Seria mais ou menos isso: “O carro não é tão rápido, a frente é muito solta, a retomada podia ser mais consistente e o gerenciamento do pneu é bem difícil…”

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Que se divirta e seja muito feliz!

Como diria o Tio Ben: “Grandes poderes… grandes responsabilidades”

Vamos brincar de colocar pressão: “Se acabar a corrida tem que estar no pódio, qualquer coisa que não seja isso será decepcionante (pressão básica como a que o Bottas está cansado de receber).”

Brincadeiras a parte, seria legal se vencesse a prova (como fez o Vertapen na primeira corrida com a RedBull). Uma Vitória seria espetacular, sendo a constatação que ele é um piloto de muito talento guiando uma Williams nada competitiva.

Vitor Viegas
Vitor Viegas
3 anos atrás

Acho que Bottas deve superar com relativa tranquilidade o Russel por estar mais habituado ao carro, mas se ficar atrás do garoto vai ficar feio para a Mercedes justificar a renovação do finlandês.

Daliton
Daliton
3 anos atrás

Flavinho, pensa ai!!! Hamilton está no lenga lenga pra renovar o contrato, certamente pedindo um muro de berlim de dinheiro pro alemães, vem Russel (que na minha opinião tem uma pilotagem do mesmo nível que Verstappen) e detona nos tempos, fazendo pole e vencendo de ponta a ponta… pode acabar dando ruim pra Hamilton. Eu sei é uma realidade improvável mas não é impossível, toda negociação é um jogo de cartas e agora a Mercedes pode ter consegui um coringa pra deixar na manga!

Alessandro
Alessandro
3 anos atrás

Se ele andar na frente do Bottas, vai colocar a Mercedes em uma saia justa. Vai escancarar para o mundo que o filandês está onde está somente para não incomodar o mimizento do Hamilton.

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

A torcida pira.

Roberto
Roberto
3 anos atrás

Espero que o George Russell consiga fazer uma boa prova. Não consigo mais criar muitas expectativas, mas deve dar trabalho para o Valtteri Bottas durante a corrida se conseguir fazer uma boa adaptação com o carro. Pesquisei e não encontrei como foram os tempos dele durante a pré-temporada quando estava pilotando para a Mercedes. Há uma grande possibilidade de ele correr também a última prova do ano, pois o tempo de recuperação da Covid-19 é algo próximo a 14 dias.

Que George Russell consiga bons resultados e que Lewis Hamilton se recupere bem e logo!

Andre
Andre
3 anos atrás

Hamilton não podia ficar de fora da corrida do quadroval. Com menos de um minuto por volta, colocaria 10 voltas no segundo lugar. Kkkkkk

Tales Bonato
Tales Bonato
3 anos atrás

Russel para mim demonstrou ser muito bom desde o começo, na sofrente Willians. Se tiver tranquilidade suficiente pode talvez comprovar sua qualidade de piloto de primeira linha andando com o foguete do Hamilton. Oportunidade de ouro que ele não pode disperdiçar.

Romulo
Romulo
3 anos atrás

Grande Flavio! Teve volta em menos de um minuto no GP da França de 1974, no traçado antes da extensao de Dijon.

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Sapattos é capaz de virar pé de Chinello!

Miguel
Miguel
3 anos atrás

Se o Bottas tomar pau do Russell (que na Williams está acostumado a espancar o Latifi), será melhor (pra ele) inventar uma mistura de Covid com caganeira e ser dispensado de correr em Abu Dhabi…

Perez
Perez
3 anos atrás

Pódio garantido, ganhar do Bottas? Não sei, vou torcer mas acho improvavel

Fábio
Fábio
3 anos atrás

Sem querer ser chato, Hamilton foi campeão em 2008 e não 2007.

Juan
Juan
3 anos atrás

Ótima escolha da Mercedes. Pobre Bottas, vai ter trabalho.

E só um detalhe, Hamilton foi campeão em 2008.

FRANCÊS MAL HUMORADO
FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

Previsível. Carro alemão, piloto inglês. $$$$$$$. Já pensou colocar o Hulckenberg ali e ele vencer uma corrida? Hamilton não iria gostar. Carro alemão vence, piloto inglês vence. é o acordo com a Sky Sports. Previsível, e lastimável infelizmente. Ok a F1 é inglesa. eu aliás estou me divertindo muito assistindo a F2. A decepção da narração oficial com a atravessada do Iliot em cima do Schumy, na corrida sprint do Bahrein, foi impagável. eu ri muito. Eles querem ganhar tudo. MAs Mick vem aí. Se cuida Leclerc . Começa a correr que tu tem mais 2 ou 3 anos só pra mostrar serviço. Pelo menos empatar os 2 vices do VEttel e o numero de vitórias dele. Lógico que não vai fazer.