MENOS UMA

SÃO PAULO (o último apague a luz) – A coisa está feia. O mundinho da F-1 espera para amanhã, no Japão, um anúncio da Honda sobre seu futuro na categoria. Que, ao que tudo indica, é: estamos fora. Resultado de dois anos desastrosos somados à crise financeira mundial. A equipe pode até não fechar, se alguém comprar, ou se quem ficar à sua frente arrumar patrocínios para sustentar o brinquedo. Mas a montadora, pelo que se especula, vai cair fora. Em vez de gastar 400 milhões de verdinhas por ano para andar lá atrás fazendo propaganda ecológica, é melhor produzir Fits e Civics e tentar vender essas coisas o mais rápido possível. O que está difícil de fazer, principalmente nos EUA, onde os consumidores deixaram de honrar seus carnês das Casas Bahia.

Barrichello, que testaria na semana que vem em Jerez, já teria sido avisado de que nem precisa ver se o passaporte ainda é válido. Bruno Senna, a esta altura, está procurando na agenda o telefone de “Didi” Mateschitz para saber se aquela vaguinha na Toro Rosso ainda tem jeito.

O Mundial de 2009 pode começar com 18 carros. O que é ridículo para uma categoria como a F-1.

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Geraldo Mesquita Silva
Geraldo Mesquita Silva
15 anos atrás

Concordo com o Peter Sellers. Uma equipe reminiscente da Honda, com Ross Brawn a frente, com certeza não poderia dispensar a capacidade de acertador que só Rubinho tem a oferecer, pois agora é que não podem prescindir de bons resultados o mais rápido possível. A Honda queria o Senninha por causa da ligação do nome do Tio com a marca. Agora, então, é que não se justifica. Acho que é boa notícia para o Rubinho.

Ronaldo Santos
Ronaldo Santos
15 anos atrás

Caro FG,

Acho que a Honda está certa em acabar com a mamata de tanta gente incopetente. Aliás incopetência é a palavra de ordem nas montadoras, principalmente do pessoal de marketing veja um exemplo. “Essa semana a IVECO levou nada menos que 1500 pessoas para um cruzeiro em um navia de Sp, Angra e Buszios, a desculpa como sempre era mostrar o novo caminhão. Eu particularmente acho que é mais para satisfazer o ego do pessoal do marketing que está afim de passear as custas da empresa e pasmem no final de semana agora estão levando uma leva de pessoas para a Fórmula Truque com tudo pago. Acho que os caras ainda não cairam na real. Algo que também parecde que não aconteceu na ESTOQUE, pois os caras falam em 2 Milhões a participação de cada piloto na próxima temporada, coisa de maluco , só mesmo os laboratórios que precisam divugar seus genéricos para bancar a brincadeira. Quanto a Petrobrás, acho que estaria na hora de rever a grana toda gasta na F1 e saber se isso da retorno pois seria melhor investir no automobilismo nacional, mas não nos caras de sempre e sim na base. Acho que vamos ter um ano de 2009 dificíl, espero que os caras acordem.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
15 anos atrás

Esta Honda é a mesma que vende aquela coruja que acha que é carro de luxo (Honda Fit) a 63k lascas?

E tem otário que compra?

Uma equipe que “diz que tem” todo o know how e cada ano faz um carro de F1 pior…

Me desculpem mas tem mais que fechar mesmo.

Agora o Brawn volta rapidinho para a Ferrari ganhando metade do que antes, e as c@g…. no box e erros de estratégia acabam.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

É, ruiu a residência…

rosemeyer
rosemeyer
15 anos atrás

Vai falatar vaga na Indy.Isso se ela não for para o brejo tambem.Dtm e Wtcc com grid de 60 carros.Vai ter piloto sobrando.

Quanto as montadoras,passam decadas arregaçando de ganhar dihneiro,dai de repente,descobrem que o lucro tinha sido todo manipulado ou roubado por executivos safados em conluio com politicos.Vale para todas as outras corporaçoes. E dai sai todo mundo de fininho,enquanto governos anunciam pomposamente e sorridentemente ,que o meu e o seu dinheirinho sera’ usado para salvar todas essas empresas ,constituidas por bandidos,e tudo começa de novo ,com a gente olhando ,beatamente.

Ta tudo muito ,muito estranho.

JONAS
JONAS
15 anos atrás

Flávio,

Uhmm… o mercado dá jeito.

JONAS
JONAS
15 anos atrás

JONAS PARA JONAS DA UNICAMP,

Naum precisa usar rolimã, use rodinhas de skate dá mais velocidade. Por fim, coma bastante para ficar gordão, o carrinho ganha mais velocidade. TURBO ROLIMÃ

charmeston scheller
charmeston scheller
15 anos atrás

de fato a situacao e critica , pois com a debandada da honda, a f1 ja comeca a entrar naquele periodo de vacas magras,ja que faz tempo que nao se ouve falar em novas equipes e principalmente montadoras interessadas em entrar na categoria.portanto e bom o seu bernie abrir bem os olhos, pois do jeito que esta seus ultimos anos na terra serao os piores

Marcelo Costa
Marcelo Costa
15 anos atrás

“A CULPA É DO RUBINHOOOOOO!!! ELE ENTROU E AFUNDOU A EQUIPE!!!”

jorge roberto alves pereira
jorge roberto alves pereira
15 anos atrás

Será praga do TAKUMA SATO com a benção do LUCAS DI GRASSI??????????? Será que no livro que o Barrichello vai lançar, contando os bastidores da Ferrari e da F-1, ele vai contar que já sabia que seria sacaneado pelos japoneses??? Afinal, é só um brasileirinho contra este mundo capitalista!!!!!!!

Mateus Daitx
Mateus Daitx
15 anos atrás

Pedro Kelen: me mostra um rico que perdeu tudo então. Agora trabalhador assalariado que perdeu emprego tem de monte, e pobre sofrendo com feijão a R$ 5 o quilo nem se fala. Já disse e repito: no dia que os pinguins voltarem a zarpar de cima dos prédios de Wallstreet eu começo a pensar que os ricos afinaram um pouco. Antes disso, haha, faz me rir. Tão é mamando na teta do governo mesmo. E já, já vai ter Honda, Toyota, Nissan e afins fazendo isso também.

Lionel
15 anos atrás

SOLUÇÃO PARA A HONDA NÃO QUEBRAR ……
.É SÓ MANDAR O “FUINHA ” EMBORA……………
Japoneses precipitados…..o mundo está em crise não é só Êles…..BASTA FAZER ECONOMIA …em vêz de gastar 440 milhões …gasta 150 até as coisas melhorarem …..mas PARAR NUNCA…parabéns à Frank Willians ….que faz economia e vai tocando o barco….
Lionel

Peter Sellers
Peter Sellers
15 anos atrás

O silêncio de Barrichello
Ele não comentou nada sobre essa história de chamarem ele para os testes,

Vai ver não botava fé, ou está sabendo de algo mais, está esperando, mexendo os pauzinhos… (lembre-se, ele mesmo disse que está em contato direto com os mecânicos de lá).

O que acha?

Pablo Habibe
Pablo Habibe
15 anos atrás

A rigor creio que os japoneses (assim como outras grandes montadoras) podem se dar melhor apenas fornecendo motores associando-se a times privados que demonstrem uma maior capacidade de adaptação e gestão independente. A Williams seria a minha primeira opção, mas ela provavelmente vai se manter com a Toyota, talvez na esperança de ser a equipe oficial dos mesmos quando estes tambem sairem. De uma maneira ou de outra é urgente que se liberem a venda de chassis e outras partes entre as equipes para viabilizar o campeonato trazendo mais “garagistas” atualmente refugiados em categorias como a GP2.

Será que Barrichelo compraria a Honda?

Rodrigo R. M. Junior
Rodrigo R. M. Junior
15 anos atrás

Fora? E a Petrobras?

Seria uma jogada de marketing para Petrobras investir dinheiro junto?

Seria uma jogada para a Honda leva um piloto com patrocinio forte?

Acho estranho essa noticia de surpresa.

Márcio Rocha
Márcio Rocha
15 anos atrás

18 carros no grid ano que vem, pô que saco!!!!

Saudades da temporada de 1991, 26 carros no grid, 32 disputando a classificação e muita disputa nas corridas!

fabio
fabio
15 anos atrás

Flávio, será que a RED BULL fatura mais que a Honda e a Toyota? – Não?, então, vem bomba por ai. Será que o Mallya da Force India tem mais dinheiro que a Honda? – Não?, então é outra bomba querendo estourar. Todos nós sabemos que no mundo capitalista o que conta são numeros e dos bons, senão, cabeças rolam mesmo. Esses japoneses não são diferente, a coisa foi para o vermelho, deu prejuizo, corta- se o mal pela Raiz, e fim de papo.

Lúcio
Lúcio
15 anos atrás

É… uma pena mesmo. Fico aqui pensando até que ponto é interessante a Formula 1 ser composta por montadoras. Acho que se fosse como antes, apenas com equipes independentes teríamos hoje 22, 24 carros no grid facilmente. Outra coisa realmente são estes custos astronômicos que envolvem a categoria e a resistência que tantos têm em não reduzí-los. E agora como fica?

Nadson
Nadson
15 anos atrás

Justamente no momento em que voltaram as disputas e, com a expectativa de mais ultrapassagens no próximo ano com as novas regras, a F1 começa a se definhar. Infelizmente, a ganância está acabando com o prazer dos mortais, como nós, que só gostam de apreciar uma boa corrida. Uma pena.

Peter Sellers
Peter Sellers
15 anos atrás

E Flávio, vc não perdoa heim!!! Não fali que vc está zoando, falei no sentido de que podem rever isso, e mesmo assim, teriamos 2 opções:

No caso de alguém comprar a equipe, o “novo dono” iria querer resultados logo, então contratar um novato não seria a melhor pedida, pois até ele se acostumar, aprender e dar resultados, não daria resultados.
Assim, acho que as chances de Barrichello cresceriam. É mais lógico, técnicamente embasado e financeiramente seguro.

Se ninguem comprar e ela fechar mesmo, Alem de Barrichello e Bruno, Button entraria na fila do píres.

Talvez seja a hora de Barrichello dar aquele telefonema para a Penske…

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Outra sugestão: 3 carros por equipe.

O que acham?

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
15 anos atrás

É a nova ordem mundial.
Segura que é tempo de transformação galera.
Isso acontece com todo mundo. O ruim é que sempre dói para alguém.
E lá se foram os joãoponeses sem dim dim tb.

ricardo
ricardo
15 anos atrás

Neguinho fica falando que adoraria corridas de carros mais simples, com menos tecnologia e mais baratos, tipo “garagistas”. Mas no Brasil existem algumas categorias desse tipo, e todas estao as moscas por falta de publico.
Ja a “entediante” F1 faz todo mundo se matar pela chance de pagar de 500 a 5000 reais por um ingresso para assistir seu GP no Brasil. Assumam: F1 é demais. Categoria de automobilismo é igual mulher: quanto menos presta, mais sem carater e mais cara, mais a gente gosta

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Com isso, Jenson Button arruma o lugar de piloto experiente que tanto a Toro Rosso quer.

Tá na hora do Bernie, Max e Fom, Foca, Fia, etc etc etc sentarem ao redor de uma mesa e discutirem com seriedade.

Acredito que as categorias como WTCC, DTM, WRC, em que os carros são vistos nas ruas, serão privilegiadas, pois é há uma identidade entre o consumidor/torcedor.

A crise é grave, e Honda e Toyota dependem demais do mercado estadunidense. A Toyota divulgou um cronograma de fechamento das fábricas por alguns dias.

Uma amiga aqui recebeu um projeto para criação de um software para demissões em massa que uma empresa de auto-peças instalada em SP solicitou.

Enfim, sinceramente, a “água bateu na b.u.nda” faz tempo, é hora de cortar gastos sim, e a Formula 1 sempre foi uma gastança sem limites.

Assim como a GM anunciou que seu presidente terá o salário de 1 dólar por ano, entre outras medidas de redução dos custos, tá na hora de ver quem é apaixonado pelo automobilismo e quem está aí por grana, apenas, e então cortar salários de pilotos-estrela, diminuir preço de ingresso, aumentar o número de provas na Europa (Portugal, Holanda, Rep. Checa, sei lá), diminuindo períodos de “férias” de julho, etc., aumentar o número de anunciantes (que fiquem igual aos carros da Nascar, oras, cheio de propaganda, paciência).

Sinceramente, acho que os garagistas apaixonados vão voltar à F1. Montadora só quer dinheiro, vamos ter uns 3 ou 4 marcas de motores, pneu slick e biscoito, e só.

“Para evoluir, precisamos regredir”. Atingimos o exagero do consumismo, tá mais que na hora de revermos nossos conceitos.

Abraço

Pedro Kelen
Pedro Kelen
15 anos atrás

Mateus Daitx, justamente ai q vc se engana. Essa crise tao sendo tao mediatizada assim poq ta ferrando muito mais a classe alta do q a classe media pra baixo. O bicho ta pegando pros ricos e novos ricos. Todos eles tao voltando a ser classe media ou ate mesmo pobres, pois estao perdendo trabalho e ninguem ta contratando. Bonus em empresas? Nao existe mais… sem contar nas acoes q hj em dia qse todas desabaram… muita gente rica, mas muita mesmo, perdeu tudo ou qse tudo.

Juliano
Juliano
15 anos atrás

Por que a Lada não aproveita essa marolinha e compra logo essa nhaca da Honda e monta uma Escuderia de verdade, com carros de verdade, com motores de verdade, com patrocinadores de verdade e com pilotos de verdade???

Um carro todo vermelho, com a foice e o martelo escrito CCCP nas laterais, tendo Vladmir Putin como Presidente da bagaça!!!!

Que tal Scuderia Lada Meianov F1 Team???? Como se escreve isso em russo???

ALEX LACERDA
ALEX LACERDA
15 anos atrás

Bom pra quem não se sabe ao certo. Mas ruim mesmo é para quem gosta da F1, e vê que se equipas com grana como a Honda chegaram a este ponto imagine a FORCE INDI, talves até a TORO ROSO.
Para quem gosta de ver F1, é um perda e tanto

Daniel Alves
Daniel Alves
15 anos atrás

Se isso acontecer mesmo, a F1 será entubada e respirará por ajuda de aparelhos..

Filipe W
Filipe W
15 anos atrás

no mundinho da f1 os caras gastam os tubos com qualquer coisinha , o tio max fica fazendo um monte de regra esdrúxulas para “cortar custos” mas que na verdade só os faz subirem ainda mais, tio bernie cobra oque pode e oque não pode colocando a f1 em lugares esquisitos, daí bate uma crise mundial e pronto … o circo está armado !

Peter Sellers
Peter Sellers
15 anos atrás

Se for verdade, o “novo dono” iria querer resultados logo, então contratar um novato não seria a melhor pedida, pois até ele se acostumar, aprender e dar resultados, não daria resultados.

SE ISSO FOR VERDADE, acho que as chances de Barrichello cresceriam. É mais lógico, técnicamente embasado e financeiramente seguro.

RESPOSTA DO FG:

É claro que não é verdade. Eu estou só zoando, para saber a sua valorosa opinião.

JUCA
JUCA
15 anos atrás

1- Audi ou Wv bem que poderiam comprar a Honda.
2- Com o automobilismo inglês em alta, o Jenson ganha asas na toro rosso, fácil.
3- E o Di grassi pode enfim, rir das desgraças alheias hehehe
4- Bruno fará companhia para o Pântano ( nó, só trocadalho do ruim pra cadilho hehe)
5-E o Ross ? Volta pra Ferrari? Vai pra Renaut? Brown, eu não sei. Who knows?
6- dont fry nick!
7- E o Rubinho já num tava parado desde 2006?? Como assim se aposentar agora??

Mateus Daitx
Mateus Daitx
15 anos atrás

Precipitado falar em venda da Ferrari por parte da Fiat. Os vermelhinhos ainda dão lucro, e convenhamos, quem tá se dando mal nessa crise é de classe média pra baixo, ricaço tá é ganhando com a especulação no mercado financeiro e comprando mais iates e Ferraris da vida. O dia em que os pinguins começarem a pular dos prédios que nem em 1930 é que a crise vai começar a fazer cosquinhas nos ricos, antes disso, é só pra banco ganhar mais com os juros e empresa incompetente e mal gerida mamar na teta dos governos à nossas custas. Já a Volvo não é lá o braço mais lucrativo da Ford (que, pasmem, é do da América do Sul) e tem um belo passivo trabalhista a ser encarado em caso de demissões, então é “melhor” vender mesmo. De resto, que gastem esses 400 milhões em carros melhores e menos poluentes, muito melhor que usar hipocritamente na F1 com sua pujança e gastança pra se fazer de eco-empresa. E tão reclamando do grid menor por quê? Quando as independentes começaram a ser chutadas da F1 ou compradas por montadoras teve gente arrotando arrogância e dizendo que assim seria melhor porque tudo ia ficar mais “profissional” e competitivo. Saudades dos tempos de Williams, McLaren (não McLaren-Mercedes), Brabham, Minardi, Tyrrell e por aí vai.

Fábio Mendes Santos
Fábio Mendes Santos
15 anos atrás

Se isso for verdade, é ridículo!!
Numa empresa das maiores do mundo, falar tanto e sair assim pelas portas dos funda da Fórmula 1
Sem falar do desrespeito aos fãs, pilotos e funcionários da equipe!!
Sem falar quem Button e Barrichello podem se despedir de vez da F1, e ainda tem o Ross Brawn.
Isso sim é um desperdício, absurdo isso!!

Felipe Passos
Felipe Passos
15 anos atrás

Infelizmente acho que é o início da ribanceira que está na frente da F1! Se por causa desta crise tiver que cortar custos (passar pra motor padrão de 4 cilindros, carros feios e sem desenvolvimento) e ainda mais ao fato de que a tendência é termos menos carros no grid, a F1 não vai ter vida longa…

jose agart
jose agart
15 anos atrás

Calma HONDA é só uma marolinha…..

Fernando Passos
Fernando Passos
15 anos atrás

Concordo com o Victor Serrão… tá na hora de enfiar o terceiro carro… afinal, com mais um carro tem mais espaço de propaganda e o maior custo é pra desenvolver o projeto, um carro a mais com um piloto a mais e mecânicos a mais é um custo a mais, é claro, mas mais espaço de patrocínio seria melhor ainda…

Falando em patrocínio, podia parar com essa coisa dos carros da mesma equipe iguais… faz patrocínio por carro, fica mais fácil de conseguir mais patrocínios menores…

É minha opinião…

Marcelo Cruz
Marcelo Cruz
15 anos atrás

Acho tudo muito sensacionalista, não sei, prefiro aguardar até amanhã, muito difícil de fechar, de uma hora para outra? Muito parecido com o que o ex dono do Mappin e Mesbla tentou fazer com o Bradesco, muito estranho…

Jason
Jason
15 anos atrás

Já vai tarde.

JONAS
JONAS
15 anos atrás

Acabo de receber por e-mail 2 CV’s de projetistas da HONDA, se oferecendo para projetar os meus carrinhos de rolimã que eu uso em finais de semana numa ladeira da Unicamp, em Campinas.
Lósgico que vou responder com um educado NÃO…prefiro os desenhos do Zezinho soldador da oficina do bairro Taquaral.

Lucius
Lucius
15 anos atrás

Nos próximos anos a F1 deve ter apenas a Ferrari como montadora diretamente envolvida. As demais equipes comprarão o tal motor padronizado.

YPVS
YPVS
15 anos atrás

Quem disse que Nissan não está na F1?
Quem é a dona da Nissan? Renault!!! Minha mãe tem um Nissan Megane. Sem graça que dá dó!!

Sérgio Laurentys
Sérgio Laurentys
15 anos atrás

E olha que aqui no Brasil, a galera AINDA está pagando os carnês do crediário!!!! A venda de carros no Brasil caiu mais de 25% em outubro…… Já nos STATES e na EUROPA, além de cair mais de 30%, a inadimplência explodiu…….. O barril do petróleo caiu em 3 meses de U$ 140,00 para 50……… A GM, FORD e CHRYSLER estão estudando uma CONCORDATA!!!!!! Ou seja, CALOTE de dois anos!!!!!!!! A F1 será SERIAMENTE afetada por esta crise…… E por mais que o Max e o Bernie tentem reformular as regras, a F1 está hoje fora da realidade mundial, a nível de retorno de investimento em mídia…… Em 3 meses, o valor total das empresas listadas em todas as bolsas do mundo caiu pela metade!!!!! Ou seja, a HONDA virou HON, a TOYOTA……. TOTA…. Não há saída para as montadoras senão diminuir custos, perder os anéis para manter os dedos…… E o primeiro anel a voar é o de investimentos e marketing….. INFELIZMENTE!!! Se a HONDA, que é a HONDA, que no meio desta tremenda crise consegue no Brasil manter o Nº de vendas do CIVIC (o único carro que manteve o patamar de vendas, e hoje é o 4º mais vendido no Brasil, mesmo não sendo um carro dito popular!), é por que VEM MAIS!!!!!!! Se esta notícia se confirmar, este poderá ser o começo do FIM da F1………… Lembrem-se que a MERCEDES é alemã (a Alemanha já anunciou uma forte retração em sua economia, a primeira queda real do PIB em 8 anos), a RENAULT é francesa (a França está numa pindaíba de dar gosto), a FERRARI é italiana (a Itália é o pais mais endividado da Europa, com mais de 140% do PIB de dívidas, e com o sumisso e encareciento da captação de recursos…….vixi), e onde a HONDA vai…….. A TOYOTA vai atrás……… O mundo está empobrecendo a velocidades nunca experimentadas….. E a F1, que só tem FIGURÕES…. sei lá….. Não conseguirá se adequar na velocidade de uma diretoria da HONDA…….. Fiquem ligados aos próximos capítulos desta novela…..

Jeronimo
Jeronimo
15 anos atrás

Como fica a cara do Tiozão Eclestone, enquanto ele ambolsa milhões com os direitos da F1, as equipes estão falindo, sem apoio nenhum, circuitos estão dando adeus ao calendário.

Seu Bernie vive num mundo particular onde para ele só interressa o seu lucro, danem-se corridas no Canadá, nos EUA, ou na França, vamos as ilhas Malvinas correr por que lá tem um petroleiro que vai pagar bem pra min. As equipes? Ah, elas que se virem. Honda faliu? Super Aguri faliu? Willians faliu? Grandes coisa, tem o resto ainda aqui comigo…ehhhee…Ferrari, Red Bull, alo.. cade voces? Sobrou alguem ai…Shiii acho que sobrou so eu… Ta na hora de inventar outra categoria..

Alguem tira esse cara da F1 ou vai tudo pro brejo.

Luis Antonio Mendes
Luis Antonio Mendes
15 anos atrás

Acho que agora está na hora de alguém lá dentro dizer, SE LASQUEMO……

Cássio Missiroli
Cássio Missiroli
15 anos atrás

E o Ross Brawn?

Arcadio
Arcadio
15 anos atrás

Por isso que o Max Mosley, odeia as montadoras e prefere as equipes independentes como a Willians, ele sabe que as montadoras podem sair de la a qualquer momento e deixar categoria na mao. A Ford ja fez e agora a Honda vai fazer.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Fala pros dirigentes da f-1 de não terem o preconceito de os times terem um terceiro carro. Quem tiver grana, pode botar os carros pra correr! Tentam dar uma de bonzinhos, e todo mundo sabe que eles não são!

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
15 anos atrás

O que é impressionante é a quantidade de factóides entre a última corrida do ano e a primeira do ano seguinte. Desde que me lembro é sempre assim.
Espero que seja mais um factóide de advertencia, pois do jeito que torram dinheiro (todas as scuderias), e com a crise generalizada, ou botam o pé no freio e caem na real, ou então o grid vai minguar pra 60%. honda, toyota, wyllians, indian, Toro Rosso – xiiii, deu 50% -, vão guardar as verdinhas pro tempo das vacas magras, se ficarem com as portas meio abertas…. sei lá o que pensar… veremos os próximos capítulos…

Jefferson Moreira
Jefferson Moreira
15 anos atrás

Flávio, apesar de todo o aspecto ruim desta crise, acredito que a Fórmula 1 voltará para o que era na década de 80. Uma categoria mais romântica e equilibrada. Equipes particulares com propulsores fornecidos por fábricas, como a remanescente Williams de hoje. Uma equipe de propriedade de Frank Williams com propoulsores fornecidos pela Toyota. Creio que voltaremos a essa modelo.

JONAS
JONAS
15 anos atrás

Em tempo,
Conhecendo o “mão de vaca” presidente da Renault/Nissan, não duvide se não será a próxima.