NELSÃO FALOU | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 24 de setembro de 2009 - 18:42F-1

NELSÃO FALOU

SÃO PAULO (el furón) – E falou a Reginaldo Leme, que está lavando a égua este ano. Com todos os méritos, claro. A entrevista, já gravada há alguns dias, será levada ao ar no “Fantástico” deste domingo. Entre outras coisas, Piquet-pai disse que prefere perder a trapacear, e que não resolveu contar tudo só depois da demissão de Nelsinho. Revelou a falcatrua à FIA já no fim de semana do GP do Brasil do ano passado.

Ponto, enorme ponto para Nelson Piquet. Não se calou, pelo menos no primeiro momento.

Ah, e por que a coisa só veio à tona depois da demissão do filho? Porque a FIA precisava pelo menos de alguém envolvido dizendo o que tinha acontecido. E Nelsinho, pelo que estou entendendo, só resolveu falar depois de perder o emprego. Forçado pelo pai.

A tendência natural seria, agora, retirar todas as críticas que fiz, e muita gente faz, a Piquet-pai. Mas não vou retirar, não. Ter entregue o caso à FIA e ficar quieto depois não é a atitude mais louvável. Continuo achando que se Nelsinho não perdesse o emprego, essa história toda seria varrida para debaixo do tapete da família. Piquet pode até ter restrições ao que o pimpolho fez. Dizem até que ficou dois meses sem falar com ele. Mas, como pai, não podia permitir que o filho ficasse na mesma equipe, muito menos negociar o silêncio em troca do emprego.

Resumindo, a indignação de Piquet é digna de elogios. Mas ter empurrado o caso com a barriga, não. Era o caso de, depois da negativa da FIA de investigar a denúncia, chamar o menino, conversar com ele e tornar tudo público. Ao contrário, tudo indica que ele usou o fato para que Nelsinho ficasse na Renault. A isso se chama de conivência.

No fim das contas, a motivação para fazer o filhote abrir o bico foi vingança pura e simples. E a FIA também pecou feio. Ao receber uma denúncia desse porte, teria de abrir as investigações imediatamente. E preferiu esperar que o caso morresse, ou usá-lo como munição quando fosse conveniente.

O comportamento de todos foi bem feinho nesse episódio.

107 comentários

  1. VISITEM O BLOG DESTRUIDORESDELARES.BLOGSPOT.COM
    NAO DEIXEM QUE GOVERNANTES MAL INTENCIONADOS
    CULPEM VOCÊS.
    HISTÓRIA VERÍDICA DE RICARDO PEREIRA DA COSTA.

  2. Luiz com z disse:

    hahahahaha….tem uma turma de piquetistas aqui q não se conforma….o filho do ixxxperto Dick Vigarista virou a PENÉLOPE CHARMOSA…..tão frágil, tadinha

  3. e agora Galvão???? Fudeuuuuuuu!!!!!!! disse:

    Senna era muito mala. Piquet sempre Piquet……

  4. Roberto disse:

    Tem uma turma aqui de viúvas do Senna aproveitando esse episódio para malhar o Piquet. Mas eles convenientemente “esquecem” a batida proposital com Prost que deu o título a Senna em 90. Quem é o desonesto agora?

  5. celso disse:

    o NELSON PAI disse que o BRIATORE é o cara da F1, o cara é poderoso muito influente..será que o pai não sabia da indole do briatore…o nelson é igual o CARA….e só falou tudo porque o filho perdeu o emprego de tão ruim que é..não adianta colocar o filho p/ guiar carro se ele não gosta..

  6. João Kohl disse:

    Para registrar… O Nelson-pai orientou o filho e deve ter querido que ele tivesse atitude de homem e não de moleque, ao menos uma vez. Não aconteceu e ele não só interferiu na vida do filho como contou a FIA o ocorrido… Mas daí ele assumir tudo e expor o filho sem que queira fazer, não é certo… A posição de assumir e se expor deveria partir do Nelsinho e foi o que acabou acontecendo… Só ocorreu após a demissão por questões óbvias e sem honras e nenhuma ética… Ética teve o Nelson-pai para com o esporte, o público e principalmente com o filho, por respeita-lo e esperar o momento de induzir aos fatos. O resto é fofoca…

  7. J.DOMINGOS disse:

    Concordo, “quase “que completamente com você.
    “QUASE” simplesmente pelo fato de o piquet-pai ser o PAI, por mais que ele reprime o filho pór mais que ele soubesse e entendesse que seria melhor e mais honesto “meter o pé no balde” ELE (PAI) além de orientar, chamar a atenção e indgnar-se com o filho, NÃO PODERIA TRAIR A CONFIANÇA DO FILHO, MESMO SENTINDO O CORAÇÃO E SUA HISTÓRIA APUNHALADOS PELA ATITUDE DO FILHO QUE, CERTAMENTE, NÃO FOI ALICERÇADA NA HISTÓRIA DO PAI.

  8. Pedro Jungbluth disse:

    tá certíssimo, tem muita lama aí. Mas Piquet considerando que não é apenas ladino da justiça, mas pai, teve suas razões. Se ele queria o melhor para a carreira do filho, não era por si, mas apenas pelo filho. E se não denunciou publicamente antes, foi pelo filho exclusivamente.

    Não devemos também julgar o controle que ele tem sobre Nelsinho.

  9. Humberto Alberto disse:

    Como parece, tem muita gente querendo desqualificar o Piquet e usa o famoso tanque de água do GP Brasil.

    Um esclarecimento.

    O regulamento da época dizia que os recepientes poderiam ter seus liquidos repostos após a corrida para pesagem.

    A Brabham, (Do Bernie patrão, e Murray projetista) interpretou de um jeito único e fez um compartimento de água que não servia para nada (a não ser aumentar o peso do carro para a pesagem, pois a água era jogada fora durante a corrida). Quem disse que esta idéia foi do Nelson? E se foi, e daí?

    Interpretar os regulamentos “trapaceando-os” sempre foi uma prática das EQUIPES de F-1 desde o começo, até os tempos atuais.

    O difusor da Brawn foi uma destas interpretações, todos os oponentes consideraram esta interpretação uma “trapaça”, mas não a FIA. Com a moral que a FIA tem, quer dizer que teremos campeão e vice deste ano pilotos trapaceiros?

    Para quem quer denegrir o caráter do Nelson, acho que devem insistir na única coisa errada que ele fez em toda a carreira, ao responder a uma provocação feita pelo Senna através da imprensa: “Eu vou ficar calado, tenho que dar algum espaço na mídia para o Piquet afinal ele acabou de conquistar um título”. A resposta bem ao estilo boca-suja do Piquet foi: “Use seu espaço na mídia para explicar porque não gosta de mulher”

    E com isso ganhou o ódio eterno dos fãs do Senna.

    Posso dizer que acho que o Piquet deveria ter ficado calado, afinal “ele acabara de conquistar um TRI e o Senna não era nada até então, só um cara que comprava a mídia”. Mas confesso que ri muito na época e diante da provocação do Senna, até hoje ao lembrar ainda solto algumas risadas.

    Devo ser mal-caráter (com o l que tanto os detratores insistem em escrever em lugar do correto “u”) também.

  10. Antonio disse:

    Pra mim foi só sentimento de vingança. até parece que Nelsão não conhecia o Briatore e entrou nessa de inocente.
    Quem foi banido de fato da Formula 1 ? Briatore ou Nelsinho ?

    Pra mim foi Nelsinho, um piloto que não se garantiu no braço e apelou para a delação. mas foi uma lição para a família que não era muito chegada a humildade.

  11. marcio disse:

    Criticar é facil…
    quantos não se omitiram para manter um emprego?
    quantos não tiraram um dinheiro do bolso para o policial q o pegou sem carteira?
    quantos não sonegam imposto?
    quantos não usam dinheiro publico para se beneficiar?
    quantos não ficariam quietos para não prejudicar seu filho?
    quantos q escreveram aki tem moral para crucificar um pai?
    imaginem como não foi dificil para ele saber q seu filho cometeu um erro de tal dimensão?
    q o Nelsinho fez cagada ele fez, agora usar isso contra o Piquet…
    é melhor o pessoal marcar uma confissão com o Padre mais perto.

  12. jramos disse:

    concordo do ITALO AZEVEDO O FLVIO NAO ESTA CERTO ATE PARECE QUE E SANTO E TEM BIRRA COS PIQUETS

  13. ALEX B. disse:

    Emendou e ficou muito pior! Este mundo da F1 é mesmo podre!

  14. Andre disse:

    Creio que o Nelson pai fez o que achou possível e necessário: contou o que sabia. Mas não poderia dar “falso testemunho” e dizer que tinha ouvido do Briatore. Quem ouviu foi seu filho. Que é um ser independente (pero no mucho) e com suas próprias vontades. Eu acho que deve ter sido mais fácil o Nelsinho ter usado o caso como moeda de barganha que o o Nelsão. Nelsão é um cara muito respeitado no automobilismo e não se chega a este patamar sendo “sujo”. Se fosse sujo, em pouco tempo acabaria “perdendo” os amigos. Eu creio que o Nelsinho sim fez duas idiotices: uma de ter feito o que fez ano passado e outra de não ter se arrependido ANTES da demissão e ido à FIA contar tudo que sabia. Até porque, o que ele imaginava que iria acontecer com aqueles resultados pífios que ele vinha tendo?? Uma pena para o esporte, que nos ultimos anos anda sendo lembrado muito mais pelas “sacanagens” do que pelos bons pilotos. Só para citar alguns: as corridas que o Barrichelo deixou o Schummy ganhar, o caso de espionagem McLaren e agora o caso Renault. Tá punk: indy é só aquele carrosel de carros (ooohhhh corrida chata!!) e na F1 é só bandidagem. O esquema é assistir DTM. Só espero que entrem mais fábricas. Só Merca e BMV tá menos emocionante!! Até WRC tá um porre com aquele finlandes maldito. E meu, ninguém me tira da cabeça que o Caca Bueno faz alguma coisa no carro dele. Não acredito mesmo que ele seja este piloto brilhante não, pra estar tão na frente assim. Porque não transmitem prova de kart da cadete menor? Maior louco ver aquela molecada de 6, 8 anos acelerando tuuuuuudo. Isot sim é automobilismo puuro.

  15. Carlos Marques disse:

    Continuo achando que o Piquezinho fez besteira do tamanho da que fazia o Barrichello ao tirar o pé para o Alemão ganhar.
    Mas, como o Barrichello é chorãozinho, todo mundo tem dó dele e como o Piquet pai era/é desbocado, anti-heroi, todo mundo é contra.
    Tanto Piquezinho como Barrichello alteraram, de modo irregular, o resultado de corridas.
    Aliás, certas colisões que ocorriam entre Prost e sabem quem, nos ultimos grandes premios de certas temporadas, também não estavam longe disso…

  16. Michel disse:

    Só quem é pai e sabe se colocar no lugar do outro vai entender um pouco a coisa.
    E concordo, se fosse em outro momento tudo podia ser escondido, deletado e só o Nelsinho iria se ferrar.
    Briatore na Lona merece Oscar, Emy, Pepito de Ouro, etc…

  17. Pedro Freire disse:

    Flávio,

    Ainda não vi a entrevista o que torna difícil comentar. Agora, acho que foi um grande mérito do Piquet ter falado logo no GP Brasil com a FIA. Se a FIA não tomou uma atitude, a Renault achou que tava tudo certo, não é de se esperar que um pai tão dedicado a carreira do filho como é Nelsão seja o 1º a perseguir o pimpolho.

    Abraços

  18. MSM disse:

    Todos os envolvidos tiveram uma conduta lamentável. Infelizmente, a F1 tornou-se uma categoria de negócios e interesses financeiros.

  19. DURVAL PEREIRA disse:

    Flavio, não concordo com você pelo simples fato que como acontece em nossas vidas, muitas vezes ao irmos de encontro a uma situação principalmente estando sozinho, quando o orgão competente não dá a devida atenção nos sentimos pedidos,idiotas, apelar para quem? subir no elevqador lacerda e gritar?subir no cristo redentor e se jogar?…é complicado, veja o que acontece no nosso futebol, para quem não é do eixo rio-são paulo é óbvio que está acontecendo allgo muito grave em nossa arbitragem,muita tendencia para dois, três times brasileiros, falamos, falamos, as imagens estão aí e nada, breve aparecerá uma notícia que devido a gravações autorizadas pela justiça…aí sim as coisas virão à tona

  20. lucas disse:

    o flavio não entendeu que o nelson agiu como pai!

  21. Mário Mesquita disse:

    Falar dos outros é fácil, muito fácil… Enfim, dane-se, Nelson fodeu Briattore e ja´merece um Oscar. Só falta reconduzir a carreira do filho. Boa sorte pra ele. Num mundo sujo como a F1, se não jogar o jogo, nem entra nos boxes. Sempre foi assim e sempre será… Feio é roubar dinheiro de hospital, escola… Se o cara usa o dinheiro dele pra cheirar, dar o rabo, etc, assunto dele…

  22. Italo Azevedo disse:

    Flavio, você é Pai? Quantos anos tem seu filho?
    Esperamos que você possa delatar aqui no blog tudo que ele fez ou fará de errado.
    Para não ser CONIVENTE como você colocou a respeito de Nelson Pai.
    Ler teu blog é uma atividade quase diária e acho que nessa você foi infeliz.

  23. Klaus de São José dos Campos disse:

    O Piquet pai e o Pìquet Juninho agiram pelo visto com o sabor amargo da vingança e só. Ficariam quietinhos até o dia em que Piquezinho tivesse interesse e foi o que ocorreu. Piquet Jr. foi demitido por ser um piloto ruim, sem expressão alguma, seu desempenho é fraco e por isso foi mandado embora. Daí a vingança dos Piquets, delataram o antigo patrão ao órgão gestor da f-1, tudo isso é uma vergonha o resto é papo furado, conversinha para boi dormir.

  24. JR disse:

    Piquet pai prefere perder do que trapacear???
    Será que é outro Piquet? Deve ser… então agora entendo: existe outro Piquet então, que tinha como engenheiro Gordon Murray que aprontaram algumas vezes, foram desclassificados em vistude reservatórios de água servindo como lastro etc etc.. Depois de tantos anos , entendi finalmente. Era um Piquet clone hehehe.

  25. Mauro disse:

    Flávio,

    Se os Nelsons contassem tudo que sabiam sem o devido apoio da FIA(Max) e do Bernie, vc acha que o Briatore seria punido de alguma forma?
    Se antes de a FIA confiscar os computadores da Renault, a história nãp poderia ser “deletada”?

  26. Ricardo disse:

    Também acho que o Pai só falou porque o filho (que não pilota nem a metade do pai) foi demitido.
    Agora vai para os EUA correr, e lá é que ele vai ver o que é profissionalismo.
    Não creio que emplaque nos EUA e o destino dele vai ser Stock Car no Brasil. Quem viver verá.

  27. Ser disse:

    vc esqueceu de uma coisa Flavio:

    O Piquet pai, não manda no Piquet filho

    depende da vontade dele não é????????

    se o cara aceitou fazer isso, é porque estava pressionado e é fraco psicologicamente, logo, é fácil chegar a conclusão que ele queria ficar na fórmula 1 e não contar o que ocorreu.

    vc respeitaria seu filho numa dessas??

  28. MICHAEL disse:

    Mas o mais legal de tudo é ver o Galvão Bueno, que acha que sabe tudo de todos os esportes, ficar que nem marido traído, sendo o último a saber da história.

  29. Rogério Gonçalves disse:

    REGINALDO LEME – O cara que deu o maior “furo” de reportagem do ano. Merece um prêmio de jornalismo!

  30. Flávio,
    Eu sou pai e você tambem, se meu filho faz algo errado, sou o primeiro a criticá lo e ensiná lo ou ao menos mostrá lo que o correto seria não ter feito algo errado.
    Porém quem sabe se o Piquet Pai não quisesse um tempo para pensar ? Ou que muito magoado com o filho esperasse que ele fosse honesto de assumir a culpa.
    Agente não pode querer julgar isso ou aquilo.
    O grande trio de culpados foi Piquet Filho, Briatore e o Symonds.
    Bom, minha opinião é essa.
    Abraços !

  31. Rodrigo Azeredo disse:

    Dois pontos:

    Primeiro, ainda que o Nelson exigesse do filho que saísse, este não precisaria se submeter a vontade do pai. O Nelsinho não é adulto?

    Segundo, se o filho quis permanecer na equipe a revelia da vontade do pai, você acha que é papel de um pai entregar o filho à ira da opinião pública – que é mil vezes mais cruel que a justiça?

    Eu acho que se o Nelson denunciou a história à Fia já no ano passado, fez o máximo que poderia e mais do que a maioria faria. Uma coisa é reprovar a atitude de um filho, outra é ser seu carrasco. Não é papel de pai fazer isso. Não é o que se espera de um pai. As pessoas estão esperando que a pessoa pública, ídolo para alguns, tome partido de sua indignação em detrimento da relação com o próprio filho. Se fizesse isso não seria humano.

  32. daniel disse:

    Parabéns mesmo ao Reginaldo Leme, grande jornalista e merece esse reconhecimento. Ao contrário de uns colunistas chatos e mal educados que se acham. no máximo deveriam estar comentando a Stock Car, para eles já está muito bom.

  33. Pedro Maciel disse:

    Flávio,
    Nelson Piquet (pai) agiu como PAI. E nessa condição não há só razão, mas também paixão, por isso temos de contextualizar sempre.
    Para entender as açoes humanas temos de recorrer a Weber (racionalidade vs passionalidade).
    abraços,
    Pedro
    e.t. Se vc for amigo do Fabio Seixas diga para ele estudar mais História e Filosofia antes de escrever tanta bobagem.

  34. Pedro Roberto Ragnolli disse:

    A Renault quebrou com Grosjean na mesma curva que Nelsinho bateu no ano passado. Assim, devido aos incidentes envolvendo a fábrica francesa e a repetição do local, sugiro que daqui por diante esta curva em Cingapura passe a chamar-se “Curva Renault”

  35. Norson disse:

    Mas já é sabido que o Nelson contou o caso ao Charles Whiting logo no GP Brasil. Quem empurrou com a barriga foi a FIA.

  36. Márcio Heide disse:

    Flávio,

    Vc está coberto de razão em criticar PIQUET PAI, afinal ele deveria ter ligado para vc e contado tudinho… como não o fez, “empurrou com a barriga”.

    Vamos informar a todos que deverão informar, primeiramente, a vc, que dará a solução.

    Sds

  37. André C. P. Martins disse:

    O Piquet Jr. foi, pela ordem, desonesto, chantagista e dedo-duro. O Piquet Sr. foi conivente com tudo isso e agora quer posar de ético. Deviam ter ficado quietos.

  38. fernandocarvalho disse:

    “…não gosto de trapacear ???? e o caso do tanque(lastro de àgua ) da Brabham quando ele corria. ..???
    Dirão alguns: ” haaaa, isto não tem nada a ver.. Tem sim !!! É uma questão de coerência ( faltou dele nesta declaração ” ) e de atitude ( como comentado no post )
    Agora ” titio Bernie ” e ” capo Luca ” já estão mudando até de discurso….Será que há mais alguma coisa ( tolo eu !!! ): É claro que tem !!!! E os iguais se equivalem … em tudo!!!

  39. jovino disse:

    O Nelson Piquet pai continua passando a mão na cabeça do Nelsinho para as coisas que ele faz. Como todo pai, deu todo o apoio ao filho, mas ele, Nelsinho, tem que começar a assumir suas responsabilidades. Porque o Nelsão é quem está dando esta entreista! Para mim é o Nelsinho é quem deveria estar dando a entrevista.
    As vezes, acho que todo este escândalo serviu mesmo foi para colocar a F1 em evidência e na realidade, o Nelsão já custurou a muito tempo um lugar para o filho e o Briatore, logo logo volta para a formula 1, e o torcedor esquece mesmo, mesmo porque, teremos eleição para a FIA e o Mosley vai sair. Então, não acho nada improvável o Briatore ganhar na justiça comum e retornar a F1, como vem dizendo.
    A rigor, uma das novas equipes, tem por trás o Mosley.
    Jovino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>