ALEX, PARTE 2

SÃO PAULO (já vou de macacão…) – Antes de sair em desabalada carreira para Interlagos, dá tempo de deixar aqui um breve post para a blogaiada comentar a segunda parte da grande entrevista de Alexandre Barros a Marcus Lellis, do Grande Prêmio.

Uma curiosidade: há cinco fotos de Alex em motos ilustrando o texto, e em quatro delas o patrocínio de suas equipes era de marcas de cigarro (Lucky Strike, West, Gauloises e Camel). Hoje, como se sabe, publicidade tabagista está proibida em quase todo o mundo.

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Rodrigo Zauli
Rodrigo Zauli
15 anos atrás

Essa entrevista só vem a confirmar uma suspeita minha muito antiga: que de uns tempos pra cá campeonato de motovelocidade são marmelada. Pior: Transformar 500cc em “MotoGP” (com toda promiscuidade implícita na forma leviana de usar o termo GP) é nada mais do que dar legitimidade à essa marmeladinha que acaba por acontecer em um esporte que se viu dominado por idiotas corporativos. Ainda bem que eu nunca falei mal do Max Mosley, eu estaria envergonhado se um dia tivesse discordado dele em alguma questão filosófica.

Paulo Franco
Paulo Franco
15 anos atrás

Se algum dia vcs resolverem fazer uma parte 3 dessa belíssima reportagem, eu queria sugerir uma pergunta.
Eu gostaria de saber mais detalhes sobre o episódio em que Alex saiu para “puxar” o Troy Bayliss, quando eles eram companheiros de equipe na MotoGp.
Ouvi dizer que o Bayliss, que depois se tornaria o “grande campeão” da WSBK, não conseguia se acertar com as MotoGp sem muita eletrônica da época e o Coelhão, super na boa, deu uma força para o aussie.
E, anos depois, quando Alex tinha uma chance de ir para a equipe oficial da Ducati, o mesmo Troy Bayliss o vetou como companheiro de equipe…
Só rola sacanagem nesse meio!
Parabéns,
Paulo Franco

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Eu já sabia, mas cada vez que escuto que tudo hoje em dia gira em torno de política e dinheiro, eu fico meio chateado.

Lucas - Jundiai
Lucas - Jundiai
15 anos atrás

Faltou perguntar ao Alex sobre a temporada na SBK e se ele volta ou não. Até hoje existe especulação sobre isso.
Ele ia pra Honda de fabrica e foi tesourado pelo piloto que ja estava na equipe pq tinha medinho de perder pro Coelhao.
As melhores corridas que já assisti foi com ele na SBK, as curvas que ele fazia, tirando 3, 4 segundos do líderes…ele só nao foi campeão pq pra vairar estava numa equipe satélite, que nao tinha controle de largada, ele perdia 250 posições na largada e ia recuperando durante a corrida…aí perdia tempo demias.
Segundo consta por aí, a moto dele na SBK era verde e amarela por conta de um patrocinio da Petrobras, inclusive no site dele ou da equipe, nao me lembro, a foto da moto tinha o logo da BR na carenagam

mike
mike
15 anos atrás

deveriam manter propagandas tabagistas. na realidade nao sao nem propagandas é simplesmente o nome do produto, coisa q ao meu ver nao incentiva a fumar. se n fosse proibido muitas equipes n teriam problema com os orçamentos

Luiz Antonio Rocco
Luiz Antonio Rocco
15 anos atrás

As primeiras corridas que o Alex fez já com a moto de 4 tempos (na transição) ele travou duelos históricos com Rossi… e fez mais pontos que ele nessas 5 corridas finais do campeonato.

@dren@do
@dren@do
15 anos atrás

Grande Alex Barros!!!!! Orgulho nacional não reconhecido.

Dú
15 anos atrás

O cara.
De bem com a vida.
FG, o maluco monta uns carros de fazer inveja a qualquer neguinho de arrancada.
Grande Alex Barros, deveria correr na Classic.

Jader Goergen
Jader Goergen
15 anos atrás

A entrevista deixou a impressão de que ele não venceu pelos mesmos motivos que o Barrichello não venceu.

Ricardo Medeiros
Ricardo Medeiros
15 anos atrás

Flavio, seria a STR a nova potência da F1?
A julgar pelos primeiros testes sim… parece que o Vettel deveria ter ficado onde estava…hehehe
abr.

jota
jota
15 anos atrás

Muita coisa do que o Barros disse, pode ser aplicada na relação Rubinho x Schumacher … Nelsinho x Alonso… Ou alguém acredita que nesses casos os brasileiros tinham equipamentos e apoio técnico (engenheiros, mecanicos, etc) do mesmo nível dos companheiros de equipe ?

Oswald Martins
Oswald Martins
15 anos atrás

Grande Alex.
Grande entrevista! Só achei que faltou perguntar uma coisinha sobre a Superbikes…

zezinho
zezinho
15 anos atrás

Dá-lhe Mr Bean!

Muito legal a entrevista, parabéns!

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
15 anos atrás

A sua ultima frase poder até parecer comum, mas, apesar de todas as leis e regras sobre o tabagismo atual, o número de fumantes em algumas regiões aumenta e o patrocínio dado por eles a vários e vários esportes, que inclusive os sustentavam foram extintos. Com certeza muitas categorias abandonaram o esporte por conta dessa falta de patrocínio, o que me leva a crer que os fabricantes de cigarro estão cada vez mais ricos, pq descobriram que não precisam de propagandas de esportes para vender.

Virgo
Virgo
15 anos atrás

“Desabalada carreira” só pode ser força de expressão! Nnguém anda em desabalada carreira de Lada… Nem na rua e nem na pista :)

Carlos
Carlos
15 anos atrás

O sujeito fazendo o que mostra essa foto aí em cima, na principal categoria de moto, é ruim ??? QUERO SER RUIM como ele.

Bela entrevista !!! Valeu FG !!!

Bugre
Bugre
15 anos atrás

É triste ver que o dinheiro e a propaganda falam mais alto do que a paixão pelo esporte. E mais triste ainda é saber que quem está enchendo os bolsos de bufunfa não gosta e nem entende nada de corridas.

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
15 anos atrás

“desabalada carreira”….fazia tempo que não ouvia essa.

Christian S
15 anos atrás

Quando penso que a petrobras põe uma grana monstro na F1 e nunca patrocinou o Barros fico P. Gastaram uma fortuna para quê? Andar lá atrás na F1 com a willians, poderiam ter sido campeões do mundo com o Barros. Ainda podem, na superbike pega a grana que ia para a honda e monta um timão de SBK para o Barros. Tá em cima da hora mais ainda da tempo!
SE LIGA PETROBRÁS.

Sérgio
Sérgio
15 anos atrás

BEM AMIGOS DA REDE GLOBO!!!!!!! Grande entrevista!!!!!! Por isso o Alex é um grande cara….. Sem lenço e sem documento, sem padrasto, sem apoio de grandes patrocinadores, e vindo de um país sem nenhuma tradição no esporte, fez uma carreira BRILHANTE no motociclismo…… Por não ser um “queridinho” da MOTO GP, foi sacaneado a torto e a direito….. Ele não disse, mas em 2003 a YAMAHA foi extremamente SACANA, sabia que não teria chances de desenvolver a M1, deu um verdadeiro ABACAXI para os pilotos, TODOS OS PILOTOS, Alex se quebrou todo, Melandri ídem, Jacque abandonou a temporada na corrida do Rio, depois de um sem número de tombos, Nakano idem, só o Checa, que não acelerou forte não se machucou gravemente……. Em 2004 a HONDA reprojetou toda a geometria da moto, e por incrível que pareça, ERRARAM feio, tanto que a equipe satélite, a MOVISTAR HONDA, que tinha a liberdade de usar quaisquer peças, usava o quadro de 2002 e o motor de 2003, auferindo resultados muito melhores do que a moto 2004……. A REPSOL HONDA desandou em 2004…….. Em 2005, como o Alex disse, ele testou exaustivamente um composto diferente para o pneu dianteiro, e conseguiu junto com a equipe técnica da MICHELIN desenvolver um composto espetacular (para quem não sabe, o Alex sempre foi um dos pilotos de testes mais conceituados da MICHELIN). Assim que ganhou em Portugal, dando uma NABA sem tamanho na concorrência (liderou todos os treinos, fez a pole, ganhou a corrida, fez a volta mais rápida), este composto de pneu simplesmente SUMIU da moto dele…….. E adivinhem onde apareceu o tal do PNEU………… NAS EQUIPES OFICIAIS!!!!!!! Em 2007, já na DUCATI, que tinha como característica principal o potente motor, que levava a moto italiana a velocidades de reta muito maiores do que a concorrência, depois que ele passou o Stoner na curva um em Mugello, templo maior da DUCATI, onde tinham 110.000 italianos vendo um brasileiro dar um FREADÃO (característica do Alex – A melhor freada da motovelocidade) e passando o Stoner faltando duas voltas para o fim da corrida, e roubando-lhe um podium na casa da DUCATI…… O mais engraçado que neste dia estávamos EU, o Dudú, e o Aurélio, tio do Alexandre Barros, assistindo a corrida na minha casa, e o Aurélio falou que a DUCATI, depois da passada HUMILHANTE que o Alex deu no Stoner, iria “desligar um cilindro” da motoca do Alex……… DITO E FEITO….. A Ducati do Alex nunca mais teve uma velocidade final compatível com as outrasd DUCATIs do GRID…… POLÍTICA!!!!!!!!! Pior de tudo é saber que o Ale é adorado na Espanha, tem um grande fã clube lá, e aqui no Brasil, tanto a YAMAHA quanto a HONDA em nada ajudaram o Alexandre quando ele mais precisou…… Fora a PEROBRAS, que prefere patrocinar a F1, obtendo resultados PÍFIOS na equipe WILLIAMS, e não patrocinando o Alexandre, piloto brasileiro, da casa, quando ele foi correr de SUPERBIKE!!!!!!!! Este Brazilzão é FIODA!!!!

Roberto Ellery
15 anos atrás

FG,

muito se falou da atitude da Ferrari com o Rubinho, mas como atestado pelo Alex Barros, isso ta em todos os cantos do “esporte”(será que podemos chamar isso de esporte) onde tem muito dinheiro envolvido. ë muito triste achar saber qeu perdemos horas do nosso domingo assistindo as corridas e depois saber que tudo ta no contrato!!!

Érico
Érico
15 anos atrás

Excelente entrevista, muito obrigado!
O Barros é um cara e tanto e foi piloto excpcional. Mesmo sem conquistar o título da Moto GP, ele deixou sua marca ao ter uma carreira longa e vitoriosa e se mostrar rápido e competitivo ao lado de grandes campeões e pilotos. Sua sinceridade e postura são louváveis. Traçando um rápido paralelo dadas algumas coincidências, é isso que falta ao Barrichello, mais sinceridade e dignidade no lugar de rancor e mágoa. Não é sem razão que o Barros ainda hoje é um casa tão bem visto e respeitado no paddock da Moto GP.

Nelson Luiz Carneiro
Nelson Luiz Carneiro
15 anos atrás

Incrível a história de politicagem nos resultados, como ele cita na corrida em Muggelo. Desse jeito, não dá mesmo pra ser feliz.

Jackie (Futura Fã do # 69)
Jackie (Futura Fã do # 69)
15 anos atrás

FG e que tal parar de FUMAR !!!