FOTO DO DIA
Não sei bem onde meu amigo Fred Della Noce anda correndo com sua Alfa, mas pelo jeito está se divertindo. “Pra tentar andar na frente das merdinhas inglesas de menos de 600 kg com motores Cosworth de 200 hp é preciso fazer força, o que nem sempre é possível para um sexagenário”, escreveu. Grande Fred!
Saberia qual a cavalaria da Alfa ?
Isso aí é Laguna Seca. Linda foto!
Baita foto, energia, controle, aquele pneu no ar, extremamente babável.
Abraço, Efegê! Faz tempo que não nos falamos diretamente, agora que jea falei posso passar mais um tempo sem. hahaha
Eu vi essa Alfa correndo os 500 km de Interlagos de 1971, pelo circuito externo. Saí do Rio de madrugada, com amigos, de Opala, fui direto pro Templo, vi a corrida, jantei, pé na estrada, de madrugada tava no Rio de novo. Bons tempos…
O Abílio e o Zambello faziam a curva 1 saindo de lado e acelerando bonito. Bom vê-la inteira e linda, 42 anos depois!
Che spettacolo!!
Se quiser ver o carro correndo na semana retrasada,está no YouTube CSRG Charity 2013.Larguei em segundo e cheguei em segundo,com 3 Cobras e 5 Corvettes entre outros,ficaram para trás.Foi um ótimo resultado.
Perfeita Alfa… esse é um carro que valeria morrer por umas voltas…..
Grande Fred, faz tempo que não o vejo, mas fico feliz em saber que ele continua fazendo o que gosta.
Fred, se estiver lendo isso, me avisa para fazermos contato. O Flavio tem seu email?
Abraços
Flávio tem tudo.Abração
Flavio, que carro é esse com o número 3? Está me parecendo uma Ginetta G 4.
Ginetta G4R pertence a Robert Forbes e está a venda por US$95,000.00 em excelente estado.
Obrigado pela confirmação. Assisti aquelas Mil Milhas, corrida com muita chuva, inclusive à noite. Parabéns pela bela Alfa.
Fred,
Essas “merdinhas” inglesas de 600 kg tem menos 400 cm3 de cilindrada que o seu 2 litros, de duplo comando e dupla alumagem. O que não tira o brilho da performance do carro, nem do piloto, muito pelo contrário, porque os ingleses que estão na sua cola devem ser infernais no miolo. Parabéns pelo carro.
E 320 kgs a menos.
Trata-se de uma Alfa Romeo GTAm ,uma das 14 feitas na Autodelta entre 1970 e 1971.Essa Alfa foi importada para o Brasil, por Alcides Diniz através da Jolly de Piero Gancia,e ganhou a sua primeira corrida que foi a das Mil Milhas de Interlagos de 1970.
Essa foto foi feita durante a corrida Rolex Motorsport Reunion,que tem lugar todos os anos ,
na pista de Laguna Seca,há 38 anos,no terceiro fim de semana do mês de agosto
Fred,
Que eu saiba as GTAm eram normalmente equipadas com injeção mecânica Spica, mas como no Brasil sempre houve uma certa demora em se adotar injeção, suponho que quando estava no Brasil este carro possa ter corrido com Webers ou Dellortos. Por favor informe se atualmente ela está equipada com injeção ou carburadores.
Quando vejo uma foto desta, não sei porque gosto da atual F1 !!!
temos uma Lotus e…. e… ?
Creio que é uma Ginetta G 4. Pedi confirmação ao Flavio.
Quais os carros atrás da Alfetta?
são um Ginetta e um Lotus Europa.
O último da foto é um Lotus
Lotus 47 em último e no meio, muito provavelmente, uma Ginetta G 4.
Ginetta G4R e Lotus 47
É um Giulia 1750 GTA?
Trata-se da GTAm (2000 cm3) que pertenceu aos irmãos Diniz.
As GTAs tiveram cilindradas diversas:
-> 1300 (GTA 1300 Junior)
-> 1600 (Sprint GTA)
-> GTA 1900 (derivada do 1600) várias GTAs que correram no Brasil andaram com motores de cilindrada elevada a 1900. Quando a GTA que pertenceu ao Zambello foi vendida para o exterior, teve seu motor 1900 substituído, voltando aos 1600 cm3 originais.
As GTAs têm a frente das primeiras Alfas Sprint GT, com dois vincos inclinados à frente do capô. E dois faróis.
As GTAm já possuem a frente igual à das GTVs. E quatro faróis.
A GTAm parte de uma Alfa Romeo 1750 GTV.Bloco diferente da GTV 1600 e também da GTV 2000. A cilindrada é aumentada para 1985,sòmente pelo diamêtro,usando as 4 camisas geminadas e fundidas numa só peça.
As GTA 1900cc,eram motores experimentais da Autodelta que faziam as GTA correrem na categoria Protótipo,segundo o Anexo J da FiA,que era a regulamentação vigente na época.Desconheço o uso de kits 1900 pela Jolly.Apenas vi êsse kit há muitos anos,com um italiano que havia comprado parte do espólio da Autodelta,que como tôda emprêsa pública,foi assaltada e tudo vendido por dois tostões .
Sobre o motor 1900 na Alfa GTA (Chassis No. AR 613599) de Zambello:
1) A GTA de volta à Europa
http://www.alfabb.com/bb/forums/741226-post52.html
“Zambello retired from racing together with his Alfa Romeo GTA, but kept the car as a beloved souvenir of his glorious racing days. The car was stored dry and used on various occasions as demonstration runs and later at a few historic races by his son Silvio. Emilio Zambello, today the President-elect of the Brazilian Automobile Club, decided to sell his car in 2007, for the first time after more than 40 years.
AR 613599 has been imported to Europe in late 2007. The car arrived in very sound and original overall condition, but the mechanics of the car were a bit tired. We decided to fully preserve the exterior of the car which was now on its second layer of white, but still with its original stickers from the 1960ies. Tom Shepard of GTS Motorsport in the UK was chosen to carry out the symphatic and careful restoration. The car has been fully stripped and carefully been brought back to its former glory. During the 15-month restoration in excess of €40.000 all mechanical and safety devices have been overhauled or replaced. When we received the car from Brazil, it was fitted with a 1.900cc engine, also known as the „big bore kit“ (see Tony Adriaensens GTA book „Alleggerita“). The old engine now sits next to the car as a completely new and fully correct 1.600cc twin-spark is in the car. Additional to that, the GTA accompanies an interesting spare package as well as a full documentation of its tremendous history. The file also includes old period films which show the car in action, period magazines, race result lists, as well as many photos and articles.”
2) Brazilexporters
http://brazilexporters.com/blog//index.php/2007/10/17/12_horas_de_interlagos_de_1971?blog=7
12 Horas de Interlagos – 1971
Primeira Etapa – 21/03/71 (CBVE)
1 – Abílio Diniz/Alcides Diniz – Alfa Romeo GTAm 2000cc
2 – Leonardo Campana/Ubaldo Lolli – Alfa Romeo GTA 1840cc
3 – Lian Abreu Duarte/ José Renato Catapani – Royale F-100 1600cc
4 – Mauricio Chulan/ Jorge de Freitas – Prot. Patinho-Feio 1600cc
5 – Wilson Sapag/Ronaldo Berg – Volkswagen 1600cc
6 – Sergio Withers/Libânio Cardoso – Puma GT 1900cc
7 – Miguel Lafer/Aldo Pugliese – Puma GT 1700cc
8 – Ênio Rabelo/Arthur Bragantini – Alfa Romeo GTA 1750cc
9 – Cleide Vieira/Antonio Carlos Pina – Volkswagen 1600cc
10 – José Melkan/Cesar Menghi – Puma GT 1600cc
11 – Giuseppe Ferruglio/ “Calígula” – Corcel 1440cc
12 – Plínio Riva Giosa/Ney Faustini – Puma GT 1700cc
13 – Freddy O’Hara/ “EDO” – Stacchini-Volks 1600cc
14 – Fausto Pereira/José Walter F.Prado – Volkswagen 1600cc
15 – Nelson Marcílio / Juan Gimenez – Carretera Ford 4500cc
16 – Valdir Elói / Iwaldir Lance – Volkswagen 1600cc
17 – José A. Gomes / Jacinto Tognato – Puma GT 1700cc
18 – Franco Camozzi/José Serra – Alfa-Tornado 2000cc
19 – Carlos Alberto Sgarbi/Stanley Ostrower – Opala 4000cc
20 – Vicente Domingues/Carlos Eduardo Domingues – Heve P-4 1900cc
NT – Antonio Carlos Avallone/Antonio Carlos Porto Filho – Lola T-70 Mk 3 B 5000cc
NT – Pedro Victor DeLamare/Silvio Montenegro – Furia-Chevrolet 2500cc
NT – Jaime Silva/Ugo Galina – Fúria-FNM 2150cc
NT – Sergio Mattos/Fritz Jordan – Bino Mk II 1440cc
NT – Salvador Cianciaruso/Domingos Papaleo – Maserati 300 S 3000cc
NT – Camilo Christófaro/Eduardo Celidônio – Carretera Chevrolet 4500cc
NT – Emílio Zambello/Marivaldo Fernandes – Alfa Romeo GTA 1900cc
NT – Jan Balder/Robeerto Dal Pont – BMW 2000 TI 2000cc
NT – Marinho Antunes/ ? – AC-Porsche 2000cc
Atacando a zebra assim não vai sobrar muita coisa do sexagenário….
essas zebras ai são bem parecidas com as de Laguna Seca.
Foi o que pensei, o areião também parece. Vai ver que é lá mesmo e agente não sabe.
Laguna sim, certeza.