BUS STOP
SÃO PAULO (fico doido) – Um Ciferal 1966 foi restaurado por três anos por um empresário de Minas e ficou lindo demais. É um clássico das estradas brasileiras. Às vezes tenho vontade de comprar um ônibus antigo. Quem sabe um dia. E o que não falta é modelo legal. Esse aí é de deixar qualquer um maluco.
Faltaram detalhes, na matéria, sobre a mecânica. Se vocês souberem, contem aqui.
ola tudo bem por curisidade o roxinol teria sido da empresa expresso rod. atlantico , e mtuito parecido ..inclusive qdo crianca andava muito neles e e parecidissimo com o ciferal do atlantico ..obrigado abracos
A Auto Viação 1001 aqui de Niterói/RJ tem um desse muito bem preservado (fotos de minha autoria):
http://onibusbrasil.com/foto/2026209/
http://onibusbrasil.com/foto/2686975/
Flávio Gomes, no último sábado dia 18 a Viação Gato Preto que também possui um ônibus antigo abriu as portas de sua garagem e recebeu um grupo de busólogos para uma visita e também cedeu o veículo modelo Monobloco Mercedes-Benz O364 11R para um passeio pelas ruas do centro da cidade de São Paulo. Abaixo segue um link com fotos.
http://www.revistaportaldoonibus.com/bancodeimagem/thumbnails.php?album=94
Que ônibus! Muito bacana! Bravo!
A Cigeral faliu mas depois de alguns anos foi comprada pela Marcopolo que produz ônibus urbanos no Rio em suas instalações
Francisco me perdoe se eu estiver enganado mas eu acho que ela não faliu. Ela foi adquirida pela compra majoritária de suas ações pela Marcopolo anos atrás. Ela faz parte do Grupo Marcopolo (que manteve a marca Ciferal até o começo deste ano) fabricando ainda os seus próprios modelos chamados : Minimax (a sua versão do microônibus Senior da Marcopolo) e o Citmax (sendo o irmão-gêmeo do Torino também da Marcopolo). A Marcopolo decidiu entre Janeiro e Março deste ano em encerrar a produção dos modelos da Ciferal, encerrando com isto também o uso da marca, pois precisava utilizar a fábrica do Rio de Janeiro (a da Ciferal) para auxiliar na produção do Torino que antes só era fabricado em Caxias do Sul-RS. Hoje ela é conhecida pelo nome de Marcopolo Rio sendo a responsável da produção do Torino destinado para as Regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.
Abraço!
A fábrica da Ciferal no Rio faliu e hoje pertence a Marcopolo produzindo ônibus urbanos.
Venha então no VVR, no Memorial dias 08 e 09 de Novembro. Vais ver várias destas belezuras: http://www.primeiroclubedoonibusantigo.com
O antigo “Expresso Rodoviario Atlântico” usava na ligação entre Ubatuba, Caraguá, Paraibuna, Taubaté e São José dos Campos , lá pelo final dos anos 60 e inicio da década de 70.
É esse da foto, além do motor dianteiro “depilando” a perna do motorista, ainda é “canela dura”, em resumo, como disse várias vezes a Xuxa pro Pelé, “Eu tô vendo a coisa preta!”
Só pra constar: Quando eu era guri em 1975, aqui em Vitória-ES tinha uma empresa de ônibus chamada Penedo que tinha alguns veículos com carroceria da marca Ciferal. Estes ônibus sempre passaram a senssação de robustes. Bons tempos aqueles!
maravilhoso,, tem um aqui perto de ubá que o sujeito ta pedindo 25000…
Quando resolver comprar, procure um com carroceria Nicola, são os mais legais.
Andei muito nesse modelo, da Expresso Rodoviário Atlântico, na década de 70, quando morava em Paraibuna e estudava em SJ Campos.
Todos os dias, ida e volta nos 37 km que separam as duas cidades.
Eram todos mecânica Mercedes, motores dianteiros (tinham aquele capô arredondado e revestido em “couro” (napa) no interior do ônibus.
Fazia um barulho de motor dos infernos lá dentro!
Lembro-me que dois motoristas ( já falecidos), colocavam “banguela” (ponto morto) regularmente em algumas descidas da antiga Rodovia dos Tamoios. Era uma velocidade “desimbestada” morro abaixo que só vendo! …. passavam de 120/130km/h com certeza! Desciam acelerando para disfarçar.
Adorávamos, porque se chegava bem mais rápido, a média era de 55 minutos da saída de SJ Campos, trevo do ITA, até a entrada de Paraibuna! Com banguelas, esse trecho era percorrido em 40/45 minutos.
Essas fotos resgatam da gente memórias do nosso “volume morto”!
Se tivesse “tempo”, compraria um Dinossauro – daqueles que a Cometa restaurou!!! Ficou lindo. Fui na Rodoviária vê-lo de perto, mas não tive a oportunidade de passear nele!!!
Lindaço!
http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2014/10/16/interna_noticias,50037/empresario-restaura-onibus-classico-ciferal-1966-nos-minimos-detalhes.shtml
Bom dia Flávio,
Ciferal Papo Amarelo, Chassi: Mercedes Benz LP-321.
Abs.
Flavio,
Você fez até um post. Legal!
Abraço
O busão da prefeitura que levava os alunos da zona rural para aula na cidade era um desses (ano 1969). Foram 4 anos andando nele todo dia. A mecanica era a mesma dos Mercedes Benz 1113.
Eu andei muito de Scania Ciferal Urbano da CCTC aqui em Campinas quando moleque, e de vez em quando vejo esses ônibus fazendo transporte rural no interiorzão. Eu teria um, fácil!
CIFERAL grande marca das estradas brasileiras, a maioria ja fez alguma viagem a bordo dum CIFERAL, e me lembro que era Ciferal Paulista….. grandes marcas da historia dos transportes no Brasil, e originalmente tupiniquim.
A Ciferal não existe mais desde o ínicio desse ano. A Marcopolo, que é a proprietária da marca, mudou o nome de Ciferal para Marcopolo Rio! Os últimos modelos da Ciferal foram o Minimax e o Citmax descontinuados no ínicio de 2014. Por enquanto só fabricará o modelo Torino (ônibus urbano da Marcopolo) no Rio de Janeiro, que antes só era fabricado em Caxias do Sul-RS.
É Mercedes, chassi LPO.
O cubo das rodas dianteiras comprova.
LP-321. Em 1966 não havia o LPO ainda, que por sua vez tinha o eixo dianteiro recuado com a porta à frente do mesmo. Já o cubo são iguais nos dois. Abraço!