DE CESARIS

decesaris55

SÃO PAULO – Chocado, fico sabendo agora da morte de Andrea de Cesaris num acidente de moto em Roma. Aos 55 anos, o ex-piloto da Alfa Romeo, McLaren, Ligier, Minardi, Brabham, Rial, Scuderia Italia e Jordan disputou 208 GPs. Salvo engano, é o piloto que mais correu sem ganhar nenhuma vez na F-1. Fez uma pole e subiu ao pódio cinco vezes.

Filho de um dos maiores distribuidores de cigarros da Europa, De Cesaris teve o apoio da Philip Morris em praticamente toda sua carreira, correndo com a marca Marlboro. Era considerado um grande destruidor de carros, um pouco mais maluco do que recomenda o bom-senso.

Mas era figura simpática e afável, apesar das trapalhadas na pista. O Rodrigo Mattar escreveu um ótimo perfil dele em seu blog.

Que fim de semana, putz.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jotaefe
jotaefe
9 anos atrás

Não tenho certeza porém eu me lembro de outro piloto com muitos e muitos GPs e nunca venceu, Chris Amon na década de 60.

Gus
Gus
9 anos atrás

De Cesaris era um “clássico” dos anos oitenta – um nome icônico à sua maneira…

Rodolfo
Rodolfo
9 anos atrás

Não me recordo muito dele como piloto , mas me recordo bem da pintura do capacete dele , era um dos mais fáceis de reconhecer !

Ron
Ron
9 anos atrás

Credo! Que dia ruim.
Que De Cesaris possa descansar em paz.
Força, Bianchi.

Clayton
Clayton
9 anos atrás

A alegria dele no podio era incomparavel!

Caipira
Caipira
9 anos atrás

Dura, a vida. Me lembro de Regazzoni, depois de quase morrer na Indy, acho que paraplegico, morreu em acidente com caminhao na estrada. Pironi, tambem lesionado nas pistas, morreu numa lancha de corridas no canal da mancha. E Schumi, claro, que nao morreu mas morreu esquiando. Como De Cesaris, todos meio “”tomados””. Ja Ayrton nao teve tempo de saltar de para-quedas ou bungee-jump, nem de escalar o Everest.

Roberto
Roberto
Reply to  Caipira
9 anos atrás

Eu, sinceramente, não gosto do Schumacher no campo esportivo, pelas diversas atitudes antidesportivas dele. Se para ser campeão na F1, você tem que ser “canalha”, Schumacher foi o “canalha” dos “canalhas”. Entretanto, depois do acidente, que me deixou atônito, fiquei muito chateado com a situação do Schumacher. Um cara novo ainda, que finalmente tentava curtir a vida, os filhos, a esposa. E, de repente, fica inválido. Muito triste…

André C.L
André C.L
9 anos atrás

Nome fácil de ouvir quem acompanhava a F1 nos 80 e 90! É triste justamente por ter feito parte dessa geração de pilotos em uma época tão nostálgica!
Na lista de equipes que ele guiou, faltou citar a Dallara (foto do post), que era justamente a equipe que eu mais lembrava dele.

Pablo
Pablo
Reply to  André C.L
9 anos atrás

E a Sauber também, foi lá onde ele fez suas ultimas corridas de F1 em 1994 substituindo Karl Wendingler

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Pelo número de GPs disputados e pela longa carreira de piloto coadjuvante na F1, ficou faltando pelo menos uma vitória na carreira. Agora De Cesaris entra para o Olimpo dos coadjuvantes da F1 no céu.

perna quebrada
perna quebrada
9 anos atrás

Que dó.
O Piquet transformou o De Cesaris em referência de piloto ruim.
Como disse um cara que conheci: carro tem dois para-choques, moto tem um, seu corpo.

Rodrigo Mattar
Reply to  perna quebrada
9 anos atrás

O Piquet, ao contrário do que muitos pensam, gostava do De Cesaris e era amigo dele.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Rodrigo Mattar
9 anos atrás

Não sabia, como o Piquet fazia piadas com ele, achava que os dois não se bicavam.

Juliano C.
Juliano C.
Reply to  Rodrigo Mattar
9 anos atrás

Mattar, o extinto Tazio publicou, em dez/2012, uma entrevista com o De Cesaris. Honestamente, eu não lembro de qualquer declaração sobre essa amizade.

https://www.facebook.com/sitetazio/posts/373589186068178

Como o site não existe mais, eu não faço idéia se a entrevista completa ainda pode ser localizada em algum lugar.

Rodrigo Mattar
Reply to  Rodrigo Mattar
9 anos atrás

Juliano, o Andrea não falava mal de brasileiro nenhum. Era gostado por muita gente. Tenho certeza que o Nelson tinha apreço por ele, como tinha pela grande maioria dos pilotos italianos.

Regis
Regis
Reply to  perna quebrada
9 anos atrás

Pois é eu também vi o Piquet falar mal do De Cesaris, quando estava na Lotus, o Piquet tinha largado lá atrás ao lado do De Cesaris insinuando muita maldade e ironia…, na época o De Cesaris chiou, o De Cesaris deu o troco em entrevistas onde elogiava muito um outro desafeto brasileiro do Piquet.

Paulo
Paulo
Reply to  perna quebrada
9 anos atrás

O Piquet tem mania de largar piadas, esta foi uma das causas do desafeto com alguns italianos, o Alboreto, por exemplo, gostava do Piquet, mas depois ficou brabo com ele tudo porque o Nélson falou que o Berger era 1 segundo mais rápido que o Alboreto e a partir daí piadinhas…, o Nélson falou a verdade, mas ficou inimigo do Alboreto, a mesma coisa com o Enzo Ferrari… O Piquet sempre disse perco o amigo, mas não perco a piada.

Fabiano
Fabiano
9 anos atrás

E amanhã faz sete anos que um motorista barbeiro no Japão fazendo uma conversão proibida matou o Norick Abe, piloto da MotoGP que o Valentino Rossi era fã. Norick também estava pilotando uma moto no acidente.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

triste, pena mesmo… coisas como a vitória da Lada no WTCC, perdem o sentido…

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
9 anos atrás

Se a minha memória não me fizer passar vergonha ( e ela tem feito isso muito ultimamente), eu me lembro de uma entrevista de um piloto brasileiro que acho que era o Chico Serra que correu com ele em uma das fórmulas na Europa e se impressionou com duas características do de Cesaris, sua quantidade de tíques e sua velocidade…..ele era muito rápido.

hausensson
hausensson
9 anos atrás

Putz, o cara se envolve em tudo quanto é tipo de acidente na vida, alguns bem espetaculares, e vai morrer numa queda de moto…

Coisas da vida… desejo força aos familares…

Saima
Saima
9 anos atrás

Quando li aqui, não acreditei. Mas infelizmente aconteceu mesmo. Ele não era um piloto tão mau assim, fez corridas como Bélgica-91 e 87 e andava muito em Monaco. Que dia de merda.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Bruxa solta…

Andrea de Cesaris crash, GP Áustria – Osterreichring 1985
http://www.youtube.com/watch?v=WA1qAmz30mw

F1 1989 – Andrea De Cesaris & Nelson Piquet crash – Mônaco
http://www.youtube.com/watch?v=8GiFfcClDnY

Depois do bate-boca com Piquet em Mônaco, De Cesaris ficou um bom tempo sem falar com o brasileiro, mas em um teste em Paul Ricard, Piquet foi atrás do italiano e os dois se reconciliaram. Piquet com seu jeito irreverente encerrou briga dando um beijo na bochecha de De Cesaris, disparando:

“Nossa amizade é mais importante que aqueles pontos que você ia marcar em Mônaco”

Recordes de De Cesares:

Grande prêmios sem vencer:
http://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote/gp/sans-victoire.aspx

Abandonos:
http://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote/divers/abandon.aspx

Abandonos consecutivos:
http://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote/divers/abandon-consecutif.aspx

Descanse em paz De Cesaris…

Paulo Pinto
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

De Cesaris possui mais um recorde, Marcelo. É o piloto de F-1 que pontuou no maior número de equipes: nove.

Alfa Romeo, Brabham, Dallara, Jordan, Ligier, McLaren, Rial, Sauber e Tyrrell.

Saima
Saima
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Quem lembra de Imola-90? Ele jogou o Nannini pra fora a 300 km/h. E quase tirou o Mansell da corrida (aliás, acho que era o único piloto de quem o Mansell tinha medo, desde quando quase ficou paralítico na F-3 depois que bateu com o De Cesaris rsrsrs)

Sandro
Sandro
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Existe “um erro” na estatistica de abandonos consecutivos: De Cesaris terminou em terceiro lugar na corrida de Spa-Francorchamps!!! A Brabham-BMW turbo sofreu pane seca perto da bandeirada final! Como ele fez (mais de) 90% das voltas completadas ele ficou na tabela dos pilotos que “completaram” a corrida mesmo não recebendo a bandeira quadriculada.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
9 anos atrás

Pela quantidade de barbeiragens que fez, tá no lucro.
Mas um doido desses sempre faz falta.
Ainda bem que tem um Verstappen de volta no grid.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Me vem à cabeça a voz do Galvão quando ele fazia alguma besteira: “De Cesaris!”
Parece que o nome dos pilotos que corriam antes dos anos 2000 nunca se apagam.

josé marinho
josé marinho
Reply to  Eduardo_SC
9 anos atrás

putz adorava assistir as corridas e ver de cesaris no grid, fantastica aquela vez que ele empurrou a jordan na linha de chegada, Ave De Cesaris!

Saima
Saima
Reply to  josé marinho
9 anos atrás

Foi a Brabham, Spa-87

Giovanni
Giovanni
Reply to  Eduardo_SC
9 anos atrás

Verdade. Lembro de muito mais coisas de antes dos anos 2000 do que de agora, mesmo sendo criança na época. Deve se pq até antes dos anos 2000 tínhamos menos informação e assistíamos mais TV. E praticamente não tinha internet, e vivíamos mais… enfim…

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Eduardo_SC
9 anos atrás

Putz! Também sinto isso, os nomes dos pilotos daquela época ficaram gravados na minha mente até hoje! Eu era muito jovem quando assistia, que não entendia porque um homem se chamava Andrea! kkkkkk. Que Deus lhe receba de braços abertos!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

E pelo jeito destruidor de motos.

Hoje o dia está negro no automobilismo.

Speeder_76
9 anos atrás

Que dia de bosta. Só sei dizer isto.

Eltontoptec
Eltontoptec
9 anos atrás

The Crasheris… …que dia! ACABA LOGO!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Que merda! Vou falar uma coisa, ser ex piloto é perigoso.