IMAGENS DO JAPÃO (5)

bianchi1

SÃO PAULO – No momento em que escrevo, Jules Bianchi é atendido no Hospital Universitário Mie, em Tsu, a cerca de 15 km de Suzuka, para onde foi levado inconsciente de ambulância, e não de helicóptero. Este primeiro parágrafo será atualizado assim que novas notícias surgirem. O Grande Prêmio está de plantão permanente acompanhando a situação do piloto da Marussia.

Para quem não sabe, na 42ª volta do GP do Japão, já com chuva mais forte do que a que caiu durante a maior parte da corrida, Adrian Sutil aquaplanou, rodou e bateu na curva 7. Logo depois Bianchi, 25 anos e 34 GPs disputados, escapou no mesmo lugar e seu carro entrou debaixo do trator que estava removendo o Sauber do alemão. Não há imagens da batida. Melhor dizendo: claro que há, sempre há imagens de tudo, mas certamente elas foram vetadas pela chefia da categoria.

O safety-car foi acionado. O carro médico foi para a pista, assim como uma ambulância. Na volta 46, foi dada bandeira vermelha. Como já estava ficando escuro e chovia demais, em poucos minutos a direção de prova decretou o fim da corrida. Hamilton venceu, com Rosberg em segundo, na previsível dobradinha da Mercedes. Vettel fechou o pódio. Valeram as posições da volta 44.

Já no pitlane Hamilton foi avisado da gravidade do acidente. Ele, Nico e Sebastian foram receber seus troféus numa cerimônia absolutamente dispensável diante da apreensão e das notícias nada boas que vinham do centro médico, de onde Jules era levado por terra para o hospital em Tsu.

Há duas versões para a não utilização do helicóptero, que chegou a ser ligado e, por algumas fotos que recebi, decolou, inclusive — por quê, não sei. A primeira, de que por causa da chuva não era seguro o voo; a segunda, de que foi uma opção médica, mesmo. E também aqui, duas versões: a ambulância seria mais bem equipada tecnicamente para monitorar o estado da vítima; ou o estado de Bianchi não recomendava voo, algo que acontece em casos de lesões que levam a aumento de pressão intracraniana.

Quanto à corrida, discordo dos que acharam uma aberração ela ter acontecido. Choveu, está certo, mas não muito mais do que em muitas provas que já vimos na história distante e recente da F-1.

O tufão Phanfone, que atingiu a costa leste japonesa, fez virar o tempo, como era previsível, e com bastante chuva e muita água na pista a corrida começou atrás do safety-car. Depois de duas voltas, pilotos berrando pelo rádio que não dava para enxergar nada, bandeira vermelha e todo mundo de volta para o grid para esperar a chuva diminuir.

Isso aconteceu e cerca de meia hora depois a direção autorizou o reinício da prova, novamente atrás do safety-car. Nessa, Alonso ficou, com pane elétrica. Foi só na décima volta que, agora com pilotos berrando para começar logo aquela droga, o safety-car se mandou e o GP do Japão começou para valer.

Estavam todos com pneus para chuva forte, os “wets”, mas um piloto, logo de cara, foi para os boxes colocar intermediários: Jenson Button, da McLaren. Na volta seguinte, a 12ª, nada menos do que 13 pilotos seguiram a dica do inglês e se dirigiram ao mesmo tempo para os boxes, numa zona danada. Na passagem seguinte, pararam os demais, exceção feita à dupla da Mercedes, Rosberg e Hamilton, que lideravam a corrida com folga.

Nico faria seu pit stop na volta 14. Lewis, na 15ª. Quando ambos voltaram à pista, mantiveram as colocações, com o espertinho Button em terceiro — por ter parado antes que todo mundo, Jenson ganhou cinco posições. Bottas, Massa, Vettel e Ricciardo vinham atrás. Na 16ª, Sebastian passou lindamente pelo brasileiro. Ricciardo fez o mesmo na volta seguinte. A Red Bull tinha apostado na chuva e acertado seus carros para o molhado — comprometendo a classificação, mas levando vantagem na corrida. Nas voltas 18 e 19, Vettel e Ricciardo passaram Bottas, também em manobras muito bonitas.

Lá na frente, Rosberg e Hamilton seguiam juntinhos, com a diferença entre ambos raramente resvalando nos 2s. Para Button, o terceiro, uma enormidade: quase 20s. Na volta 24, com a chuva dando uma trégua, foi liberado o uso da asa-móvel. Então, Lewis apertou o ritmo para atacar Rosberg de verdade. Na volta 29, depois de ensaiar algumas vezes, foi para cima do rival na reta dos boxes e, no final dela, a mais de 330 km/h, assumiu a liderança numa belíssima ultrapassagem. E foi embora.

Na volta 30, Vettel abriu a segunda janela de troca de pneus — ou terceira, considerando que na primeira bandeira vermelha, lá no comecinho da corrida, todo mundo que quis colocou pneu novo, também. Button também antecipou sua parada, foi para os boxes na 32ª, mas se atrapalhou para engatar a primeira marcha e voltou atrás do alemão da Red Bull. Ricciardo assumiu a terceira posição.

Rosberg parou na volta 34, Hamilton foi para sua troca na 36, Ricciardo também parou, voltou atrás de Button, os dois travaram um belo duelo, a chuva apertou e alguns começaram a colocar pneus “wet” novamente. Quando a turma da frente começava a pensar no que fazer para encarar o aguaceiro na fase final do GP, aconteceu a batida de Sutil, e depois de Bianchi, e aí a bandeira vermelha e fim de papo.

Sutil, a testemunha ocular do acidente, se recusou a descrever o que viu em detalhes. Falou apenas que Bianchi escapou no mesmo lugar que ele e bateu de lado no trator. Sua aparência era de grande consternação. Criticou o fato de o safety-car não ter sido acionado na hora da sua batida. No local foram mostradas apenas bandeiras amarelas, enquanto o guindaste retirava seu carro. Somente quando Bianchi bateu a direção mandou o safety-car para a pista.

Massa, amigo de Jules de longa data (o menino faz parte do programa de desenvolvimento de talentos da Ferrari), falou duro sobre as condições da pista. “Eu fiquei gritando feito louco pelo rádio por cinco voltas antes do safety-car, porque tinha muita água e estava muito perigoso”, desabafou.

Foi a oitava vitória de Hamilton no ano, 30ª na carreira. Os três pontos que tinha sobre Rosberg na classificação viraram 10: 266 x 256. Depois da dupla da Mercedes chegaram, na zona de pontos, Vettel, Ricciardo, Button, Bottas, Massa, Hülkenberg, Vergne e Pérez.  No Mundial de Construtores, a Williams se distanciou da Ferrari na briga pelo terceiro lugar (201 x 178), já que o time vermelho zerou em Suzuka. A luta pela quinta posição está boa, com a Force India apenas um ponto à frente da McLaren (122 x 121).

Isso, no entanto, não tem a menor importância nesta hora.

Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Segafredo
Segafredo
9 anos atrás

Corridaça do Hamilton……tem que ser campeão!!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Qualquer um, desde que não seja o espanhol.

Mauro
Mauro
9 anos atrás
Banana Joe
Banana Joe
9 anos atrás

Parem com essa história de corrida na chuva.
Essas máquinas foram feitas pra rodar no seco.
Choveu, pára.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Verdade é que a Marussia da um azar do cacete…primeiro a Maria Vitola e agora o Jules Bianchi eu que não assinaria contrato com eles, que zica !!!

charles
charles
9 anos atrás

Assisti o VT no Sportv (sem saber do resultado), e o grande “locutor”, não entendeu por que havia 02 safety car na pista na hora do acidente.

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Lembram do Wendlinger? Pois é, torcendo para que o Bianchi saia bem dessa, dificilmente recupera a condição que um F1 exige. Uma pena, num momento de dança das cadeiras…
Lembram do Webber? Torço pelo Rosberg como torcí pelo Webber em 2010, mas começo a pensar que esse campeonato mudou de dono

Jr.
Jr.
9 anos atrás

Não há como não lamentar, rezar e torcer muito para que o Bianchi se recupere o mais rápido possível e fique bem. Agora, a questão do trator: já imaginaram se fosse no Brasil essa patacoada??? O mundo inteiro estaria descendo o cacete em nós!

Longines
Longines
9 anos atrás

Realmente lamentável a não entrada do safety-car, poderiam salvar uma vida. Pois se sobreviver, muito provavelmente será com sequelas, que o jovem Bianchi ficará! E pensar que uma simples barreira de pneus poderia ter poupado Senna em Ímola.

Paulo Pinto
9 anos atrás

Lamentável.
O acidente poderia ter sido evitado, como já disseram aqui, se o safety-car fosse para a pista, logo após a escapada do Sutil.
Agora, só nos resta torcer pelo Bianchi.

hausensson
hausensson
9 anos atrás

É isso.

Áreas de escape asfaltadas, autódromos sem curvas rápidas, carros menos potentes, etc, etc… Tudo bem que isso tudo é pra aumentar a segurança-e realmente aumenta-,mas em corridas, o fator azar sempre vai existir!

A cabeça sempre correrá risco de ser golpeada, e se fecharem o cockpit, o risco vai passar a ser a dificuldade de remoção, intoxicação, etc

Pra ser 100% seguro, só automatizando tudo. Pilotos, fiscais…

Torço para que Bianchi se recupere, e, se for sua vontade, volte a correr. Mas mesmo apesar dos riscos, dos sustos , continuo amando as corridas.

Sigamos em frente…

Yoshiya Kusamura
Yoshiya Kusamura
9 anos atrás

Se é a segurança que tem que estar acima de tudo, porque então não deixam mexer no setup?? Uma regra que com certeza, a segurança não é prioridade. Hipocrisia.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Essa corrida foi a mais perigosa do ano sem sombra de dúvida, e a sensação para o piloto numa chuva intensa foi de correr dentro de uma roleta russa em que chegar ao final inteiro já valeu como uma vitória. O Jules Bianch se acidentou numa corrida pilotando uma carroça que geralmente não chega a lugar nenhum, mas o seu nono lugar em Mônaco esse ano já valeu como um campeonato. Deus te abençoe!

Márcio Rocha
Márcio Rocha
9 anos atrás

O Montoya também bateu em um caminhão, se não me engano ano passado, na Nascar, só que a prova estava em bandeira amarela

Fernando Passos
9 anos atrás

Não vejo problema correr com chuva. Automobilismo é perigoso.

Porém, é inadmissível deixarem aquele trator entrar numa área de escape naquelas condições de aumento de chuva. Realmente Massa tinha razão, estava perigoso pois a iluminação já não estava aquelas coisas e eles vinham com pneus intermediários.

Tudo já estava decidido. Hamilton já seria o primeiro, Rosberg segundo e Vettel em terceiro, era só gastar combustível, pneus e abusar da sorte.

Deu no que deu.

Repito, o imbecil que mandou aquele trator entrar tem que ser duramente punido.

Se fosse um acidente de corrida convencional, a gente ficaria triste, mas saberia que é do esporte, mas por negligência??? É inaceitável… e tudo para atender “interesses comerciais”… dobrem as notas de cem dólares bem dobradas e enfiem lá… Malditos.

Só resta torcer para Jules sobreviver e com o mínimo de sequelas possível.

Muito foda…

Quejo
Quejo
9 anos atrás

Claro que ninguém quer acidentes, mas ficar resmungando de correr na chuva mostra falta de confiança.

Ou então chuta o balde logo e proíbe de ter corrida com pista molhada como nos ovais. Não vai precisar desenvolver pneu de chuva, e assim, diminuem-se os custos.

Fonseca
Fonseca
9 anos atrás

prezado F&G,
Assisto F-1 desde 1970, o GP do Japão sempre na maioria das vezes foi com chuva,disputa de títulos incríveis LAUDA para no boxes HUNT , chega na zona de pontuação e leva o título . PROST X SENNA, também efetivamente brigaram , jogo sujo e o título também foi disputado. N.Mansel perdeu um título , cheguei assistir Vitório Branbilla a liderar a prova e faltando três voltas bater o carro. O acidente de hoje foi muito triste, gosto dos jovens talentos, o estado de saúde é gravíssimo é muito doloroso,. Hoje a direção da prova falhou.Simplesmente lamentável.

Gabriel 1
Gabriel 1
9 anos atrás

Flavio.
Posso estar enganado, mas é a 1ª vez que vejo um carro de corrida bater num trator que retirava outro do mesmo ponto.
Isto já aconteceu alguma vez ?

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

A corrida foi bôa dentro da condições . Dez para Hamilton e zero para o diretor
de prova, pois Massa ao passar pelo acidente de Sutil , gritava para dar bandeira vermelha, e na volta seguinte houve o terrível acidente do Bianchi.
Alonso o azarado da vêz com o volante maria mole dos F1, ficou de fora.
E que deus ajude o Bianchi a se recuperar.

JP
JP
9 anos atrás

As notícias são muito ruins. Se esse garoto morrer, será uma morte muito estúpida. F-1 tendo seu dia de F-Indy.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Segunda morte em uma Marússia, depois de Maria de da Vilotta.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Eduardo_SC
9 anos atrás

Perdão, segundo “acidente” grave

CARLOS
CARLOS
9 anos atrás

Na transmissão da TV Globo foi uma confusão daquelas, devido à omissão das imagens do acidente do Bianchi. O Cléber Machado não entendeu a bandeira vermelha. A Mariana Becker insistindo com a mulher do Sutil. E a transmissão focando na equipe Marussia. Muito estranho omitirem as imagens. Clima tenso no final. Depois disso tudo me surpreende que o Bianchi esteja vivo. Será que está mesmo?

Samu
Samu
Reply to  CARLOS
9 anos atrás

Cara foi Luiz Roberto de Mucio não Cleber Machado que tava narrado!

Pedro
Pedro
Reply to  Samu
9 anos atrás

O cara foi reclamar do Cleber Machado e acabou dando uma de Cleber Machado.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
9 anos atrás

Foda, apavorante, Deus que ajude o Bianchi!!!

Marcos José
Marcos José
9 anos atrás

O mais estranho é que antes se eu não estiver enganado tinha guindastes neste ponto da pista nos anos anteriores. Porque que a FIA não coloca a ideia da Slow Zone que foi impregada nas 24 Horas de Le Mans deste ano nos setores de acidentes para garantir segurança aos pilotos e também aos comissários na remoção do carro da pista? Deu certo nas 24 Horas porque não aproveitar a ideia e levá-la também para a F1, evitando assim este tipo de acidente que aconteceu hoje com o Bianchi.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcos José
9 anos atrás

Ótima idéia!

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  Marcos José
9 anos atrás

Muito boa observação!

Valdemir Braga
Valdemir Braga
9 anos atrás

Confesso que fiquei muito preocupado diante da apreensão de todos, muitos evitando falar em frente às cameras, cerimonia de podium triste, muita consternação, tomara que o menino se recupere dessa…

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
9 anos atrás

porque a direção dos “orgulhosos” e antipáticos da direção da f-1 nao adotam os mesmos “carros” de socorro e de segurança usados na NASCAR??? A empáfia deles de quererem ser sempre os “maiorais” em todas as áreas do automobilismo irá matar o interesse pela categoria da f-1….. Tu achas que iria acordar de madrugada para assistir f-1?? Preferível mil vezes provas da V8 Supercars Australiana…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
9 anos atrás

Situação difícil. Tomara que tudo corra da melhor forma para o garoto e sua família.
Não entendo isso de vetar as imagens. Não se trata da intimidade de alguém nem de nenhum segredo de estado no sentido próprio do termo. Sinceramente, odeio qualquer tipo de manipulação.
Abs.

Leo-RS
Leo-RS
9 anos atrás

A situação foi extrema, deem uma olhada na foto postada pelo blog Continental Circus http://continental-circus.blogspot.com.br/2014/10/a-foto-do-dia_5.html

Renato
Renato
9 anos atrás

Tenho dificuldade para ler em meu celular pois aparece alguma imagem na frente da notícia.

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Realmente, Flavio, nada disso importa agora, há um piloto com a vida por um fio. Torçamos para que o jovem Bianchi saia dessa. Força, rapaz!

Ron
Ron
9 anos atrás

Deveriam ter colocado o Safety Car e não só dado bandeira amarela.
Agora os pilotos deveriam se reunir e reivindicar medidas mais cautelosas nessas situações de entrada de veículo estranho à prova, principalmente em corridas com chuva: põe o SC mesmo e não tem conversa.
A FIA também tem que rever esse negócio de usar esses tratores para resgatar os carros acidentados: mantém (mas só entra depois que o SC desacelerar todo mundo) ou volta a preferência pelos guindastes que ficam fora da pista.
Força, Bianchi.

Fernando Passos
Reply to  Ron
9 anos atrás

Ron, os caras tem dinheiro de sobra na FOM.

Custaria tanto colocar guindastes que ficariam para trás dos guard rails? Não, não custaria. Pra eles isso seria dinheiro de pinga.

Absurdo o que aconteceu. E inaceitável!

Pedro Gomes
Pedro Gomes
9 anos atrás

me lembrou o acidente da maria de villota esse ai

GUIRDS
GUIRDS
9 anos atrás

A F1 nunca teve e não seria agora que começaria a ter transparência para tratar do real estado de saúde dos envolvidos em acidentes em GPs e treinos. É só lembrar o caso do Ratzemberger, que morreu na pista, o que foi encoberto para que não fosse cancelado o GP de Imola no dia seguinte. Deu no que deu: Senna também morreu, o que não teria ocorrido se fosse honestos. Para mim esse piloto já era, apesar de estar respirando.

LucioSp
LucioSp
9 anos atrás

Eu vi a corrida agora pelo Sportv….um pouco antes do acidente, mostrou o trator com o carro do sutil erguido, e sei lah por qual razao, o trator nao saia da area de escape da curva……..,.na hora ateh achei estranho…..aih interrompeu a corrida e vim ler aqui no blog e fiquei sabendo q o bianchi bateu no trator pqp!!

Forca pra ele!!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

e o louco do Bernie chegou a cogitar molhar a pista de propósito pra ter mais emoção!

anotem, em breve a F1 vai virar uma indy, qualquer vírgula fora do lugar vai ter SC agora.

espero que ele saia dessa e bem! só isso importa mesmo. uma morte hoje em dia na F1 causaria muito mais impacto do que aquele 20 anos atrás

Thago Jhonathan
Thago Jhonathan
9 anos atrás

A direção de prova que fez o grid todo dar 10 voltas atrás do Safety Car abaixo de resmungos mostrando um ultrazelo é a mesma que deixa uma Sauber atravessada na pista, se não me engano, por umas cinco voltas no GP da Alemanha desse ano. Também é a mesma do infeliz acidente de hoje.
Sinceramente não entendo: Uma hora eles estragam o espetáculo pelo rigor com segurança como as 10 voltas atrás do Safety Car (sem falar nas 19 voltas em Fuji em 2007) e em outras beiram a total irresponsabilidade como no caso da Sauber do mesmo Sutil atravessada na Alemanha, bem como o caso de hoje que deveria ter o Safety Car já no momento da batida de Sutil.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

A ultrapassagem do Hamilton sobre o Rosberg “por fuera A La Nelson Piquet”, na famosa curva 1 de Suzuka, molhada, foi sensacional, uma obra prima.

Claudio aun
Claudio aun
9 anos atrás

A FOCA precisa ser responsabilisada por acidentes desta natureza , faz anos que estes tratorzinhos entram na pista deixando todos em perigo , nada teria acontecido se usassem grua

Sidney Andreato
9 anos atrás

O tio de Jules, Luciano Bianchi, também era piloto e faleceu durante os testes para as 24 Horas de LeMans de 1969.

THIAGO GREGÓRIO
THIAGO GREGÓRIO
9 anos atrás

Na realidade a F1 vai ter que se dobrar as bandeiras amarelas, o que, do meu ponto de vista, deixam a corrida mais competitiva, pois o grid é realinhado..
Nas corridas norte americanas até sujeira na pista é motivo de bandeira amarela, mas o “se” na existe e acidente ninguém ninguém quer que aconteça…

Christian S.
9 anos atrás

O lance de ter podium é que caso fosse de ambulância facilita o transito. Claro que depende de quando definiram isto. Mas já vi em corridas de moto isto. continuam com tudo para facilitar para as ambulâncias.

Thiago Giordano
Thiago Giordano
9 anos atrás

Nao existe nenhuma contra-indicacao de voo em helicoptero por conta de trauma cranio encefalico! So lembrar que o senna foi levado de helicoptero pra bolonha…
Existe essa contra indicacao apenas pra alguns casos de Pneumotorax…
Motivo oi outro….ou a ambulancia era muito mais bem equipada (uti movel) ou helicoptero nao tinha teto

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Thiago Giordano
9 anos atrás

Em qualquer caso de concussão cerebral com aumento de pressão intracraniana, o vôo deve ser evitado. Com Shumi não teve jeito, ele estava numa montanha, mas Senna morreu na pista.

Gideon
Gideon
Reply to  Thiago Giordano
9 anos atrás

Um familiar teve um AVC e os médicos não permitiram que ele fosse levado de avião para se dirigir ao hospital na capital justamente pela diferença de pressão atmosférica que poderia elevar a pressão e aumentar o hematoma (hemorragia) causada pelo “derrame”.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Suzuka pista desafiadora, molhada em condições extremas. Quem brilha? O melhor piloto = HAMILTON!!! Simples assim.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Fernando
9 anos atrás

Perdão mas ele só brilhou quando o pneu do outro acabou,o mérito pode estar em ter sabido cuidar melhor do pneu,Há muitas variáveis que podem influir no desgaste de pneu precocemente,desde o estilo de pilotagem do piloto até uma pressão inadequada de um ou de todos os pneus ,más a julgar pela cara do Rosberg,acho que ele sabia que o dano deve ter sido pelo seu modo de pilotagem,com o pneu de chuva extrema ele até que estava bem ,mas com o intermediário nem tanto,como eu não tenho dados telemétricos para julgar, para não passar por um simples e ignorante torcedor só posso parabenizar o vencedor que soube aproveitar a situação r caminhar para ,quem sabe,talvez vir a ser o campeão de 2014(com muitos méritos,diga-se de passagem, sem histerismos ,próprios de torcedores de futebol)

Marcelo. Silva
Marcelo. Silva
9 anos atrás

Interesses comercias acima de tudo!! Todos sabem,todos concordam,pilotos inclusive!!! Infelizmente!!!

Pedro
Pedro
9 anos atrás

Uma pena. Estejam certos que é fim de carreira para esse talentoso piloto. Tomara que sobreviva sem sequelas, para que possa ao menos levar uma vida normal.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
9 anos atrás

Eu não vi a corrida. Mas pelos comentários em geral, parece que o Sutil aquaplanou e no mesmo lugar o Bianchi também, só que ele colidiu com o trator que tirava o carro do Sutil.
Vi também que o Massa pediu o fim da prova há 5 voltas antes do acidente antes da entrada do safety car.
Bem. o automobilismo é um esporte perigoso (já vi gente se machucar seriamente até de kart). Então, imagina num carro de F1.
A F1 tem uma politica de continuar e de não parar corridas, diferentemente da INDY; talvez até de propositalmente.
Digo tudo isso, pois acho mitigada a culpa dos comissários e/ou diretores da prova, pois é comum essa conduta… sempre foi assim!!! São raras as provas que eles param devido as condições da pista… a única que me vem na cabeça foi a de mônaco na polêmica vitória do Prost sobre o Senna. Pois é… o Senna sempre reclamou, mas, de fato, a pista estava péssima devido a quantidade de água que caia. Enfim… hoje teve um acidente que coloca em risco a vida de um piloto. Mas quando não tem acidente e se para, sempre haverá reclamações.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Marcelo Martinez
9 anos atrás

E o Prost deve se arrepender até hoje,pois por aquela PATRIOTADA(ou talvez Européiada) dada pelo belga mau caráter(*me refiro ao belga*sê ele;coisa que duvido muito, tiver consciência , saberia que foi responsável pela morte de um jovem e promissor piloto*) ,pois perdeu o campeonato por meio ponto já que a corrida foi encerrada antes da metade,se tivesse passado da metade,mesmo que chegasse em segundo teria sido campeão .o orgulho e a vaidade dos “civilizados” europeus não aceitaram um campeão ser derrotado por um estreante num carro que também não tinha nenhum “PEDIGREE”,a humilhação seria grande demais ? Então pagaram o preço da sua empáfia,nada foi mais justo ;Uma vitória inglória,por um campeonato!

José
José
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

Sabe tudo de automobilismo, hein Pacheco? Parabéns!

Thiago
Thiago
9 anos atrás

Já houve um acidente parecido em 94, na mesma curva, quando estavam atendendo a um carro e o Martin Brundle (McLaren) escapou ali e bateu. Por sorte, nada sofreu.

Um comentário: se nada tivesse acontecido, iam chamar todos de maricas, que tem excesso de zelo, que antigamente não era assim, e etc.

Uma brecha no excesso de zelo, e acontece um puta azar, que pode virar uma tragédia.

Quanta conveniência.

Esporte a motor é perigoso. Aumentar a segurança é necessário.

Muita força ao Jules Bianchi!

Vitor
Vitor
9 anos atrás

Eu prefiro bater em um carro parado na área de escape do que bater em um trator! Coisas que nunca vou entender na Formula 1!

Osmar Cassão
Osmar Cassão
9 anos atrás

Com exceção de Massa, pilotos entrevistados dizem que, no momento do acidente, a pista estava dentro dos padrões de segurança, apesar de molhada.

https://www.youtube.com/watch?v=UuzmW1U7C5I

Renan
Renan
9 anos atrás

Assim que ocorreu o acidente do Sutil, eu critiquei a falta do Safety Car, pois poderia ocorrer… na volta seguinte aconteceu…

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Os carros de F1 são extremamente seguros, tanto que não ocorrem mortes desde Ratzemberger e Senna, porém um detalhe que chama a atenção é que todos os acidentes recentes mais graves da F1 , e aí incluo o acidente do Senna , tiveram desdobramentos ruins devido a falta de proteção a cabeça em monopostos, cito os acidentes, Senna, Massa, Vilota, Bianchi, concluímos que já passou da hora de se criar uma proteção.
Cito também o acidente fatal na fórmula 3 do filho de John Surtees , atingido na cabeça por um pneu de um carro envolvido em outro acidente.
Não são coincidências , a repetição dos acidentes envolvendo traumas cranianos , ocorrem exatamente por ser a cabeça do piloto a área mais falha e exposta na proteção dos carros.
Existem barreiras para se criar esta proteção , como limitação da visão dos pilotos, e dificuldade de de retirar do carro um piloto após uma quebra ou acidente, porém algo tem de serfeito