30 ANOS

RIO (os dois) – Eu era editor de Esportes da “Folha” em 21 de outubro de 1990, quando Ayrton Senna ganhou seu segundo título mundial e o Brasil conseguiu sua última dobradinha na F-1. Claro que quase toda a cobertura foi concentrada no bicampeonato. Motivos havia de sobra, ainda mais pela maneira como aconteceu.

O caderno de Esportes da segunda-feira, dia 22, teve 20 páginas. Treze delas foram dedicadas à cobertura do GP do Japão. Uma delas a gente abriu com Piquet, a terceira, página nobre. Foi uma edição bonita.

Claro que, na época, ninguém imaginava que seria a última dobradinha brasileira na categoria. Como se diz, a história leva alguns anos para ser compreendida, e o jornalismo nada mais é do que um rascunho dela, a história. Hoje, 30 anos depois, me parece que esse pódio com Piquet e Moreno tem um peso tão grande quanto a conquista de Senna.

Mas é algo que a gente só consegue entender com o passar do tempo. Foi um grande dia para o automobilismo brasileiro, aquele 21 de outubro. Daqueles que não acontecem duas vezes.

E vocês, o que lembram daquela madrugada de domingo?

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Shaber
Shaber
3 anos atrás

Prost x Senna
Dois trapaceiros?
As viúvas piram, mano
Kkk
Xumáquer, Alonzo tbem trapaceiros?
Kkk

#PiquetEterno
E seu idolo…
#BrabhamIncomparável

Por que Dick Vigarista sempre chega antes na frente dos demais, mas não ganha as corridas?

https://rdrf.org.uk/2011/06/15/lewis-hamilton-mercedes-the-nazis-and-road-safety-2/amp/

CRSJ
3 anos atrás

30 anos se passaram, mas para quem assistiu parece que esse GP do Japão 90 foi anteontem.
O Senna bateu no Prost na hora certa porque sua McLaren-Honda naquele momento era um carro não confiável mesmo largando onde ele queria na parte limpa da pista, com isso Prost, Balestre e Senna acabam ficando empatados no Jogo Sujo.
O Senna acaba Bicampeão depois da batida, mas quem carimbou bonito esse GP foi a dupla brasileira da Benetton Piquet e Moreno, só não sabíamos que era a última dobradinha brasileira numa pista de F-1.

Sandro
Sandro
3 anos atrás

Caramba! 30 anos!
Piquet & Moreno: 1-2! Quem poderia imaginar que seria a última dobradinha brasileira na F-1!
E o polêmico acidente entre Senna e Prost! Uma tremenda irresponsabilidade de Senna! Felizmente nada de grave aconteceu!
Mas em 1992 na F-3000 japonesa Hitoshi Ogawa morreu após uma colisão com Andrew Gilbert-Scott.

Godzila
Godzila
3 anos atrás

Quando o Senna forçou a batida me lembro que, para mim, foi como.uma declaração de que na pista ele nunca ia superar o Prost

Saima
Saima
Reply to  Godzila
3 anos atrás

Por essa lógica, vale o inverso em 89, quando Prost fechou Senna.

Peter Zero
Peter Zero
3 anos atrás

Muito bacana esse pódio, e com o Aguri Suzuki em terceiro , em casa e com chassi Lola, não tem preço. Abraços

Sandro
Sandro
Reply to  Peter Zero
3 anos atrás

No post do Rodrigo Mattar (“30 anos”) uma informação surpreendente: o pódio com Piquet, Moreno e Suzuki foi a única vez que o pódio não teve piloto europeu (500 Milhas de Indianapolis entre 1950/1960 só fez parte da F-1 para que não fosse um “Campeonato Europeu de Fórmula 1”). Eu não sabia disso!

Gustavo Cola
Gustavo Cola
3 anos atrás

Boa noite Flávio!

Lembro bem, muito bem!
Estava no balneário de Jacaraípe, no município de Serra-ES. Acabou a energia, ouvi pela RB 840 AM num radinho Dunga (preto) alguma coisa, da Motoradio. Mas essa estação “confundia-se” com a estação Gazeta AM 820 da cidade vizinha Vitória, As vezes a narração da corrida “sumia”. Vizinho da época, que DEUS o tenha,. Sr Pedro, Dr. Pedro Mansur, assistiu à corrida, transmissão da TV Globo, creio que naqueles televisões pequenas em preto e branco, cinco polegadas, muitas vindas do Paraguai, à época, dentro de sua Elba azul. Volume estava alto, e eu aproveitava, quando som da BAND AM sumia e ouvia o som da TV Globo. Não consegui ver sequer uma volta da corrida, Escelsa restabeleceu fornecimento normal, apenas após a bandeirada. Possuia um video cassete quatro cabeças da JVC, mesmo estando em outra casa, em outro munícipio, esqueci de deixar a corrida gravando, que pena!
Meu irmão, então um menino de nove anos recém completados, meu companheiro de quarto naquela época, me acompanhou na jornada.
Não lembro quem narrava na BAND, mas acho que nos comentários, estava mestre Edgar, estou certo?

Fábio
Fábio
Reply to  Gustavo Cola
3 anos atrás

Gustavo, você é parente do Dr. Camilo Cola, ex-proprietário da saudosa Viação Itapemirim (eu digo saudosa porque, embora ela ainda exista, não é mais a mesma empresa dos áureos tempos)?

Wilson Carpini
Wilson Carpini
Reply to  Gustavo Cola
3 anos atrás

Gustavo, depois de 30 anos, não sei se você assistiu, mas em todo caso: https://www.youtube.com/watch?v=f9CheuqB_vE

glauber
glauber
3 anos atrás

Eu me lembro de menino, estar morrendo de sono!!! mas soltei um: A ha!!! belo troco!!!!

Nícolas Borges
Nícolas Borges
3 anos atrás

Eu me lembro da sensação de alma lavada! Pelo troco dado pelo Senna, por mais que não tenha sido a coisa mais bonita do mundo, e (na mesma medida) pelo pódio do Moreno, um cara que eu já admirava desde o começo dos anos 1980. Aliás, aproveito pra agradecer ao Grande Prêmio pelos Cadeira Cativa com ele, além das outras edições (já no aguardo da segunda temporada) e de toda a nova programação criada durante a pandemia.

Dimaz
Dimaz
3 anos atrás

aquela historia ta fresca na memoria graças as excelentes entrevistas/ bate-papos com o Moreno recentemente… ta na hora da proxima parte…. ;)

aqueles episodios foram os melhores da historia…confesso q fiquei triste quando acabou… podia escutar + 10horas de histórias do moreno fácil fácil

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

Época Mágica da F1 pra quem viveu … e no Brasil tempos de confisco do Collor ( olhando o governo atual, era um paraiso.. kkk ), Fiat Tempra, Omega e afins .. e Playboy da Luma

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
3 anos atrás

Pelo nosso presente automobilístico e o prognóstico do futuro “tupiniviking” na categoria essa dobradinha é como um título mundial pra gente.

Jbchaves
Jbchaves
3 anos atrás

Nunca torci tanto para um carro quebrar! Sonhei com uma vitória do Moreno, um prêmio para um dos grandes, dos maiores, e que é pouco lembrado. Merecia vencer!!!

Joao Pedro
Joao Pedro
3 anos atrás

Me lembro perfeitamente. Na sala, eu e meus saudosos pais. Estava com o ano anterior entalado na garganta, Balestre, Prost, etc.. Quando o Senna foi reto levando o Prost junto, eu comecei a gargalhar. E eu, como Piquesista juramentado, recebi a cereja do bolo com a dobradinha. Tempos em que nossos pilotos eram pilotos. Pois é…

André
André
3 anos atrás

Uma curiosidade:
FG, na matéria da Folha foi dito que este foi o primeiro podio de um piloto japones na história da F1?
Podio este que viria a ser o unico da equipe Larrousse na F1!

Albert
Albert
3 anos atrás

Sei que o Moreno já comentou lindamente sobre o pódio, mas o “timing” é o ideal para o 3º cadeira cativa com ele, não?

Marcos POF
Marcos POF
3 anos atrás

Eu me lembro de ter ficado indignado com o Galvão dizendo que o Prost tinha causado a batida…
E como Piquetista, achei demais a corrida e a dobradinha!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Sempre assisti as provas do Japão. Estava em um jantar na casa de nosso Amigo “Zepa”. Estávamos em 4 casais. Eles ficaram frustrados com a primeira curva e Eu achei legal pacas o meu Piloto ganhar a Prova com o Moreno em segundo.

Tem uma coisa que separa o Prost e o Senna para o Vettel e o Hamilton… esses dois ultimos não tem sequer um titulo com a mínima mancha de jogo sujo.

Daqui uns vinte anos acho que alguém vai falar como esses dois caras sempre decidiram na pista sem sacanear ninguém

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Multi 21, Seb!

GP Malásia 2013.

Fim!

Cristiano
Cristiano
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

E o teste secreto de pneus da Mercedes

Leo
Leo
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Foi egoista, nao sujo…

Agora sim, Fim!

Abs

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Errado!

Foi sujo com seu companheiro e desrespeitou uma ordem de equipe.

Começa de novo passando um paninho.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Peço desculpas em discordar Mclarem-12, mas isso não se compara ao que Schumcher, Senna e Prost fizeram com quem estava em disputa com eles, que em uma ação unica, deliberada e decisiva roubaram o titulo de seu adversário.

Segue o jogo… cada um com sua torcida… com sua dor… com sua inveja… e pelo numeral com o seu eterno luto…

Tire aquela vitória (para voce indevida do Vettel) que certamente a a pontuação de 397 para Vettel e 199 para Webber vai desbalancear o resultado final do Campeonato… da mesma forma que o Prost o fez ao ferrar o Senna em 1989… o Senna ao ferrar o Prost em 1990 e o Schummy ao sacanear o Hill em 1994… igualzinho…

Palavras comovem… números convencem… e 397 a 199 mostra o quando um foi mais “sacana” que o outro.

Segue o jogo.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Não adianta espernear, viúva ML-12, o teu amado não passou de tri.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Eu assisti um documentário na Matrix mostrando que o meu amado ganhou 15 títulos!

Você que não viu!

Alexandre Cheque
Alexandre Cheque
3 anos atrás

Lembro que nas corridas da madrugada (Austrália e Japão) meu saudoso Pai me pedia para acorda-lo antes da largada, enquanto eu aguardava início da transmissão pela Globo.
Foi uma expectativa por uma disputa de posições que encerrou-se de forma prematura, porém o P1 e P2 com Nelson Piquet e Roberto Puppo Moreno foi de emocionar, chegando às lágrimas durante a festa do pódio.
Lembrança dos bólidos limpos em relação aos atuais (parecem um Landau com apêndices aerodinâmicos), com suas cores inesquecíveis (sendo a própria Benetton uma delas) sem dizer dos pilotos, bons tempos que estão na memória!

S.
S.
3 anos atrás

Meu pensamento sobre este GP está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Z_ouTeR8xPk

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  S.
3 anos atrás

É isso aí, Segafredo! Mostre a essas schuckruzetes como se ganha um título na primeira curva!

Marcos Bassi
Marcos Bassi
3 anos atrás

As lembranças são muitas. Primeiro essa das cobertura dos jornais. Comprei tudo que achei no dia seguinte. Meu avô tinha falecido e sido enterrado naquele dia. A história também não sabia mas seria o início de uma sequência de 7 provas por brasileiros. Depois dessa, Piquet ganhou a seguinte, a última da temporada, Senna ganhou as 4 primeiras do ano seguinte e Piquet voltou a vencer depois (quando Mansell passou dando tchauzinho quando abriu a última volta e parou o carro no meio dela). Só sei dizer que tudo me faz falta: Meu avô, Piquet, Senna, Mansell, aqueles incríveis anos da Fórmula 1 e aquelas maravilhosas coberturas dos jornais no dia seguinte.

Sandro
Sandro
Reply to  Marcos Bassi
3 anos atrás

Incrível! 7 vitórias consecutivas!
E a corrida posterior (Adelaide) foi o GP 500!
A honra da vitória ficou para Piquet!
Além da histórica foto para a posteridade com Fangio, Brabham, Hulme, Stewart, Hunt, Piquet e Senna; Prost se recusou a participar do clique em protesto pelo acidente na corrida anterior, em Suzuka.

Carlos Tavares
Reply to  Marcos Bassi
3 anos atrás

Lembro, quando da vitória se Piquet no Canadá ‘91, da matéria no Fantástico, dizendo: “Há 8 meses, só brasileiros vencem na F1”

francolinno
francolinno
3 anos atrás

Desculpe mudar de assunto, mas olha isso aqui, Carrilanas Esteiro, cidade de Galícia: https://youtu.be/eJLUzuaSixM

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
Reply to  francolinno
3 anos atrás

Cara que coisa de louco, me faz lembrar da minha infância os carrinhos de rolimã

Saima
Saima
3 anos atrás

Ficar acordado até as 4 da manhã. Minha mãe pediu pizza pra mim antes, que comi de novo na hora da corrida. Lembro do Mansell arrebentando mais uma embreagem. Quase tão legal quanto a dobradinha foi o 3o lugar do Suzuki.

Evandro Airton Santos
Evandro Airton Santos
3 anos atrás

Lembro do choro do Moreno e do sorriso do Piquet abraçando ele

Nilton
Nilton
Reply to  Evandro Airton Santos
3 anos atrás

Foi uma das coisas mais emocionantes que eu já vi na Formula 1.

Ander
Ander
3 anos atrás

De ficar acordado até tarde com meu pai eu tinha 8 anos, após o acidente continuamos assistindo o grande Piquet e o incansável guerreiro Moreno. Não parece que faz tanto tempo.