OS 40 DO BI
SÃO PAULO (tem tempo…) – Dia 6, segunda. Fará 40 anos do bicampeonato de Emerson Fittipaldi. A ele o nosso Rodrigo Mattar dedica sua coluna “Parabólica” desta semana. A ele o Rodrigo tem dedicado textos deliciosos, contando passo a passo daquele título, em seu blog. É o que de melhor e mais completo você vai encontrar na imprensa mundial sobre a façanha do Rato. Abra as páginas, coloque nos seus favoritos, leia com calma quando puder. Tipo agora, enquanto Suzuka não chega.
Esse é o “Cara” que me fez gostar de automobilismo e F1, desde 1971, quando pilotava aquele Lotus vermelho e dourado da Golden Leaf!
Merece todos os louros!
Se não me engano esse carro, ou seria uma replica, encontra-se em um museu na cidade de Curitiba.
Piloto talentoso, elegante e cerebral. Só não foi mais longe na F-1, poque embarcou na aventura da equipe Copersucar.
Essa polêmica decisão foi consertada, quando Emerson resolveu encarar a Indy, onde se tornou, também, vitorioso.
O Emerson era bom, mas diziam que seu irmão, Wilson, era bem mais piloto, mas tiveram que optar em apenas um deles ir para a Europa, por motivos financeiros e foi o Emerson. Essa me foi contada por um cara que corria com os dois em Interlagos e disse que o Wilsinho era bom pra cacete!! Parabéns ao Emerson, que soube aproveitar a chance e abriu a porteira para o Brasil!!
Não tem nem comparação os 2, inventam cada coisa que faz favor
Flávio.. não vai comentar??? Huff aproveita pole-position na corrida 2 e faz história ao garantir primeira vitória da LADA no WTCC….
Foi um ano muito competitivo e equilibrado, mas o Emerson venceu no Canadá na hora certa e no momento certo chegando aos Estados Unidos empatado com o Clay Regazzoni da Ferrari e conseguindo um quarto lugar suficiente para ser Bicampeão na Novata McLaren que conquistava o seu Primeiro Campeonato.
Piquet e Senna ganharam título, Fittipaldi fez história…
Qual o peso de um piloto desconhecido chegar na F-1 no final dos anos 60, mostrar um álbum de corridas a Frank Williams e ter como resposta: “mas Emerson, existe corridas de carros no Brasil?”. Para um europeu, América do Sul não passava de uma segunda África…anos mais tarde Fittipaldi chegava ao primeiro título mundial pela Lotus, não satisfeito com a equipe, o piloto se transfere para Mclaren e repete o feito. Qual o peso de ganhar dois títulos na F-1 em uma época onde pelo menos, um piloto morria por temporada.
Adrenalina pura…
Não satisfeito com sua aposentadoria das pista, Emerson se lança a outro desafio, a não menos perigosa Formula Indy dos anos 80, mais uma vez Fittipaldi fazia história, venceu duas vezes a Indy 500, mais o título da categoria em 89.
Em termos históricos, Fittipaldi coloca Piquet e Senna no bolso, mas quem liga em fazer história no Brasil? O que manda aqui é criar “heróis” através do marketing…
Fittipaldi disputou as categorias mais insanas do esporte a motor, Formula Um dos anos 70 e Indy nos anos 80. Piquet e Senna não chegaram nem perto disso…
Agora observem abaixo a carreira do lendário A. J. Foyt:
Heptacampeão da Indy(USAC) – 1960; 1961; 1963; 1964; 1967; 1975; 1979.
Tetracampeão Indy 500 – 1961; 1964; 1967; 1977.
Bicampeão 24 Horas de Daytona – 1983; 1985.
Campeão 24 Horas Le Mans – 1967.
Campeão Daytona 500 – 1972.
Reflitam, porque ninguém lembra de Foyt quando o assunto é o melhor de todos os tempos? A. J. Foyt enfia qualquer lenda da Formula Um no bolso, o americano correu em uma época extremamente desafiadora. O próprio Fittipaldi fez um comentário sobre correr na Indy nos anos 60/70: “Isso é coisa para loucos”.
Perdi as corridas de Emerson na Formula Um, mas tive o prazer de ver o piloto vencendo na Indy, uma categoria que na época, fazia frente a F-1…
Imaginem o que fizeram Rudolf Caracciolla, Bernd Rosemeyer e Tázio Nuvolari a 70 anos atrás. Essa coisa de “melhor de todos os tempos”, tem muito marketing-de-boca envolvido…não caiam nessa, cada piloto foi grande em sua época…
Isso era a Formula Indy nos anos 80
http://www.youtube.com/watch?v=8LKtgEUTYqY
Fittipaldi, e tome ‘vida loka’!
Retificando: o garoto Jules Bianchi já está respirando sem a ajuda de aparelhos. Está melhorando…
Boa noticia. Já estão informando que após cirurgia, o garoto já está respirando por aparelhos. Ele é forte, é um atleta, é jovem, vai sair dessa…
Dia 6 também seria o aniversário de 70 anos do Moco, que a turma da minha geração quase não lembra, infelizmente.
E teve um livro lançado agora, bela homenagem.
http://www.amazon.co.uk/Emmo-Racers-Soul-Emerson-Fittipaldi/dp/0957532040
Aliás, pra quem pilota alguma coisa, recomendo a arte de pilotar, do Emerson.
Por fslar em coluna, o André Jung não escreve mais?
Depois de cada GP.
Vai ter corrida?
Qualquer comentário sobre a corrida fica em segundo plano, o acidente foi seríssimo, pelas imagens ainda pior que o da De Villota:
http://youtu.be/I_ZU02JiWSI
Eu sou fã do francês, realmente muito triste quando acontece um acidente, acho que até você que não gosta do Alonso não gostaria que um acidente sério acontecesse com ele ou qualquer outro piloto. Vamos rezar para que nada de sério tenha acontecido. Que merda, Kubica, agora Bianchi…
Eu perguntei isso 1h antes da corrida.
E? Só pra ver se você segura a sua onda e não fica Alonso abandonou, bem feito, por isso a corrida foi boa, sei lá…
Vc definitivamente é um idiota.
Tão idiota que está mais preocupado em preservar o nome do Alonso, que nem sequer correu, do que qualquer outra coisa.
Aliás, o único a citar o nome do Alonso aqui nos seus 2 posts, foi vc. Ninguém mais em nenhum outro post do blog comentou nada.
Cresce e aparece menino bobo e vai encher o saco de teus amiguinhos no jardim de infância.
Agora quer dar uma de cara legal? Segura sua onda, trolha! Aprenda a ser mais educado, você está sempre xingando ou desejando mal a alguém aqui no blog. Alguém te chamou de idiota? Cresça você é tente deixar de ser babaca, algo impossível com esse seu nome. E, principalmente, aprenda a ter mais respeito e educação.
Todos os que trabalham na F-1 (incluindo a imprensa), torcem ou apenas curtem, estão passando por um momento de apreensão muito forte.
E vocês (Allez e Matteoni), discutindo egos feridos.
Podemos até discutir os lances da corrida e suas consequências, de modo mais centrado e sem ofensas.
Aos dois, um abraço.
Força Jules!