130R
SÃO PAULO (desculpem o atraso) – Pingou nos comentários, acho que ainda está lá, mas não anotei o nome de quem mandou. Agradeço, desde já. É uma coletânea de imagens da 130R, uma das curvas mais espetaculares de Suzuka — talvez a mais. Começa lá em 1989, com Senna. Passa por Mansell, Alonso, Schumahcher, Alesi, Brundle, Villeneuve, Hakkinen, Rosberg, Kubica, Sato… E é muito bacana comparar os carros. Vejam e digam qual impressiona mais.
Ótimo aperitivo para a longa noite e a longa madrugada que teremos pela frente.
Uma das coisas que até hoje mais me impressiona, é o trabalho da suspensão ativa. O Hill vai entrando e faz a curva, e a suspensão subindo e descendo enquanto “absorve” o piso. Mas Senna, Alonso e Villeneuve foram as mais impressionantes!
O Ronda do Motor Ronda de 89 é foda bagaraiiii!!
Alonso dando um passão no Schumacher POR FORA em plena 130R. Monstro.
Alonso Who?
muito bom!! quem mais gostei dever fazendo a curva foram: Kubica, Alonso, Senna, Shumacher e R.Shumacher…
O que mais impressiona é o avanço da tecnologia, enquanto o Senna precisava reduzir a marcha hoje em dia os caras só dão uma “tiradinha” de pé
Algumas vezes acho que tô ficando velho e chato, por não gostar mais “tanto assim” de algumas coisas, mas vendo este vídeo, a diferença entre 1989 e 2013, me mostraram que o mundo é que ficou mais chato, e a F1, um vídeo game.
O melhor mesmo é o berro do Honda com o Senna. PQP
Putaria que o pariu, que saudade do ronco dos V10.
Takuma sato o que mais sobe na zebra do lado esterno da curva, Senna sem comentários, e de 2000 pra frente os carros nem tocam mais na zebra…parece que ficou fácil pros pilotos.
Off: Tópico
Flavio Gomes…Acompanho você todos os dias no fox sports rádio, e é legal ver como você manda bem no programa, nada haver com automobilismo, bem humorado o programa, dou boas risadas, e o Paschoal esses dias saiu do sério de verdade…kkkkkkk
ME IMPRESSIONOU A SE SENNA,PELO FATO DE ELE TROCAR DE MARCHA NO MEIO DA CURVA. COM SE NADA TIVESSE ACONTECENDO
Legal quando pararam de reduzir marcha e começaram a fazer ela flat. é preciso culhões brother…
Muitos estão falando da tangência, mas a mudança nela também pode ser creditada à redução da distância entre eixos dos carros.
E pra mim, a melhor tomada foi a do Senna. O cara reduz a marchca lá dentro!
reduziu pra ter mais potencia, e velocidade, da hora
Senna e Schumi!
Que dupla.
Saudades.
Guiava muito o Senna. O Hakkinen também, no fio da navalha. Mas a curva perdeu um pouco do tesão depois que “suavizaram” ela. A versão antiga separava os homens das crianças.
Bacana ver como a dinâmica dos carros vai mudando com o tempo. Até 95, é a tomada de curva clássica, com velocidade aliviada bem antes. A partir de 96 dá pra perceber que a redução é exigida, mas ela começa só pouco antes do apex. A partir de 2004 se retarda ao máximo, só se sente a aliviada no pé depois que se passa do apex, é uma coisa maluca que vai contra o instinto. E também a linha vai ficando bem mais aberta. Fora isso, Villeneuve quase se perde todinho, Alonso pirocudo às tampas, Senna reduzindo com maestria no meio da curva e Schumacher e Hakkinen com conduções exemplares, que beleza ver isso tudo.
No vídeo a partir de 2003 ela ficou mais “larga” digamos assim, a saída mais “gorda”.
Mas é um tesão de curva, e o vídeo, muito bom!!!
Kubica… foi um pecado esse cara ter parado… um pecado.
A Do Alonso ultrapassando a Jordan de Benetton ,foi a mais radical…
A melhor aí foi a do Villeneuve em 1997.
Independente de quem faz mais forte, apontar numa curva na casa dos 300 km/h deve ser uma experiência interessante.
Perceberam os 5 primeiros carros a suspenção dianteira como trabalha muito mais? ou a pista ficou sem ondulações depois?
Que bacana!
A cada ano que passa impressiona menos. Com carros que mais parecem um vídeo game do que outra coisa.
Fico com a do Alonso, de 2005, ultrapassando o Schumacher.
De 2006 pra frente todo mundo fez flat, aparentemente, com exceção do Rosberg.
Isso deve ser bom pro piloto, pela velocidade, mas ao mesmo tempo nivela os pilotos por baixo, um pouco.
Mais legal quando os caras freavam ou tiravam um pouquinho o pé.
Dá para ver com clareza que depois de 2003 o traçado foi modificado.
concordo, foi clara a mudança, ficou mais aberta e menos técnica/desafiadora.
Com certeza Adriano. Por isso ano após ano esse esporte vai perdendo a graça para mim. Essa semana li aqui no grande premio que os organizadores da F1 estavam preocupados com a velocidade que esta menor, que os carros não exigem tanto dos pilotos, isso e aquilo. Tá na cara que o grande problema são os circuitos. A 130 R não tem mais a MENOR graça, acabaram com ela. Mexico sem a Peraltada ano que vem?! Melhor nem ir correr lá. As 2 de lesmos em Monza, a Oure com a saída cada vez mais aberta, A1 Ring nem de longe lembra a original Osterring (Gp da Austria) e por aí vaí. Pior que vai continuar piorando, pq até agora não vi uma notícia sobre o erro estar nos circuitos.
Alô Gomov, qual a grande novidade do grandepremio? Site novo? Portal novo?
O Benetton foi lindo, talvez porque ultrapassando, os Jordan mandaram bem, achei o carro do Senna meio garagista, sei la, coisa de filme preto-e-branco.
O mais babaca? Patrese com Williams.
Parece que nos ultimos anos ficou mais facil contorna-la…. ,mas Senna e Kubica, chamaram atenção(como este polonês era bom) não aliviaram… ,depois Alonso e Hakkinen .
Achei a mesma coisa antes de ler o seu comentário.
De 2005 pra frente, quase todos os carros faziam de pé em baixo…..incrível a força aerodinamica que se desenvolveu através dos anos!
Na verdade, em 2005 até rolou isso, mas depois a diferença foi o motor. A partir de 2006 vieram os V8s. A velocidade final dos carros caiu um bocado por causa disso.
Coincidencia ou não, pelo menos no video, os unicos que passam sem “aliviar” o pé são campeões mundiais….
2010, o carro com maior downforce da RedBull.
Alonso na McLaren-Honda, esse foi o motivo da sua volta? Kkkkkkk E se o Vettel fizer pela Ferrari oq o Alonso ñ fez? Vai ficar esquisito, hein… E o lastro de 15kg a mais no carro do Raikkonen (e no do Massa até 2013, por tabela)? Será que com a demissão passou pro carro do Alonsito?
Vettel nao vai fazer nada com Ferrari pq o cara nao e tao doido assim a ponto de assinar sua sentenca de morte na cadeira eletrica italiana, e ademais, pra superar Alonso ali bastaria um Regazzoni, um Berger da vida , um Alesi. Pouca coisa.
Ate nossos desprestigiados conterraneos fizeram mais bonito na Ferrari que esse farsante cria de Briatore (filhote de cruz-credo tipo Nelsinho que desonrou o nome da familia).
Espere Alonso sair pra ver o que Raikonnen consegue desta Ferrari……depois conversamos!
É sempre bom comentar o genial Alonso, mesmo em carros ruins. E a mclaren vai ser a Williams de 2015.
Agora, se 2014 tem sido ruim para o Vettel, vai ser melhor ainda ver Vettel na Ferrari em 2015, com uma Ferrari feito sem metade da competência aerodinâmica que tem uma RedBull.
Repare o vórtice criado pelo carro da RedBull e o vórtice criado pelo carro da Ferrari, abaixo:
http://tianyizf1.files.wordpress.com/2013/12/ibtglzyrus9f6h.gif
Esse vórtice se chama Y250. Melhorar o fluxo de ar é isso e a RedBull está muito na frente da Ferrari.
Vai levar ferro do Kimi até dizer chega.
Senna. Mas tem outra onboard dele na 130R que ele faz com ainda mais “sangue no olho”. Esse jeito que ele tinha de (creio) descer uma marcha quase dentro da curva, até hoje me deixa arrepiado.
Em segundo lugar Kubica (não tira o pé !!), e Schumacher.
Maldade ter esquecido de Alonso, por fora, como os colegas bem repararam.