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segunda-feira, 18 de outubro de 2010 - 14:36F-1

ASSIM É YEONGAM*

SÃO PAULO (preguiça monstro) - Estou totalmente assessoria de imprensa hoje… É que quando elas mandam coisas legais, apesar de uma derrota ou outra de seus times do coração, merecem ser lidas pelo maior número possível de pessoas.

É o caso da descrição bem detalhada da pista de Yeongam, que estreia no calendário da F-1 neste fim de semana. Bruno Vicária, histórica viúva do Ademir da Guia e do Baroninho (eu tinha confundido com o Márcio Fonseca, corrigido está!), preparou o material que segue, depois de conversar com o Luiz Razia (piloto-reserva da Virgin). É bom para a gente saber mais ou menos o que pode acontecer na próxima corrida do Mundial.

Vamos para uma volta lançada: a primeira curva é muito lenta e fácil de perder o controle do carro e ir para a grama. Com calma, o importante é frear o mais tarde possível e buscar a potência na saída para a curva 2 rapidamente. Após uma reta bem longa, chegamos na curva 3, que também é de velocidade muito baixa. Por isso, o importante é se concentrar na frenagem e no torque. Provavelmente veremos carros como McLaren, Ferrari e Renault bem velozes no primeiro setor, por conta das retas longas.

No caminho para a curva 4, alcançamos a sétima marcha. É uma curva lenta para a esquerda, mas é muito importante para se preparar visando as curvas 5 e 6, uma sequência muito importante para manter o ritmo e não perder tempo, uma vez que é muito fácil isso acontecer nas partes mais lentas do circuito, pois você passa mais tempo nelas do que nos setores velozes.

Agora, iniciamos o melhor setor do circuito: as curvas 7 e 8 são como um grande “S” de pé embaixo, seguidas pelas curvas 9 e 10. A curva 9 nós fazemos em quinta marcha, com velocidade mínima de 200 km/h, seguida por uma área de frenagem traiçoeira para a curva 10, já que você precisa cortar para a esquerda, de olho na melhor linha para esta curva, feita em terceira marcha.

Chegando perto das curvas 11 e 12, é preciso o foco em uma linha suave, sem excessos, ou você estará em uma posição muito ruim para a curva 12. São setores muito rápidos, mas bem difíceis, uma vez que você quer carregar uma boa velocidade na 11, mas a 12 é apenas poucos metros depois. Já a 13 é praticamente ‘flat’, em quinta marcha, levando para o setor final.

A sequência de curvas 14, 15 e 16 são de média velocidade, e é preciso um ótimo ritmo aqui. A última dica é: quando você está na tomada para a curva 15, é crucial se preocupar com a saída de curva, pois, a partir de então, é aceleração plena até a linha de chegada. Será interessante ver como a pista evoluirá no fim de semana, já que, todos sabem, terminaram o circuito dez dias atrás.

* A ilustração diz que a corrida será em 3010, mas este blog acredita piamente que até lá não haverá nenhuma mudança significativa no traçado. Obrigado ao blogueiro que me alertou nos comentários.

25 comentários

  1. Felipe Trench disse:

    Joguei o F1 2010 no PS3 e lá já tem a pista.
    Um lixo, consegue ser sem graça até no videogame.
    Vai por mim, será uma porcaria de autódromo.

    PS: a pista de Abu Dhabi, que é um pé no saco na vida real, é sensacional no jogo. O tal do Tilke tá fazendo autódromo que é chato até na simulação. Benza Deus.

  2. LBM disse:

    Di Grassi disse: “Pelo trabalho do simulador, a pista parece bem difícil e técnica. Acredito que seja a maior reta da F-1, um trecho de altíssima velocidade, e outros com muitas curvas fechadas, mudanças de direção, ‘esses’ e freadas fortes. É um traçado bem completo e mistura características de autódromos como os de Suzuka, Barein e Sepang”.

  3. Fabio S. disse:

    24 de outubro de 3010!!!!…. será q até lá a pista estará pronta?

  4. ALEX B. disse:

    Vai ser legal, se sair! E depois o caduco do tio Bernie ve implicar com o templo todo o ano! Ahhh, parei! (by Trajano)

  5. LBM disse:

    Muito técnico, retas longas, trecho de curvas com baixa, alta e medias em seqüencias difíceis. Prevejo muitos carros fora da pista e muitas ultrapassagens por erros de pilotos. Acho que vai ser legal (será que 3010 é do calendário chinês?)

  6. Mauricio Camargo disse:

    Péssimo traçado.

  7. Neanderthal disse:

    prá que aquela sequência das curvas 5 e 6?

    e, convenhamos, no mínimo é pobreza de imaginação essa quantidade de Esses. só aparece uma de raio longo na 17.

  8. Vanderlei Julio disse:

    Caramba, realmente o circuito é futurista, outubro de 3010…

  9. RCRG72 disse:

    A solução para os circuitos novos pode ser a proibição do difusor duplo para o ano que vem. Menos aerodinâmica, mais dificuldade para pilotar. Aí os mais habilidosos vão sobressair frente aos mais fracos.

    Acho que a F1 tomou o caminho errado quando decidiu proibir desenvolvimento mecânico e a F1 acabou por se pautar quase que somente em aerodinâmica. Com menos aerodinâmica os mais habilidosos se sobressaiam pois os carros tinham menos downforce e escorregavam nas quatro se o piloto arriscasse mais. E somente os melhores nos proporcionavam grandes momentos quando conseguiam dominar suas máquinas nestas situações.

    E ainda tem a regra da mudança de configuração da asa traseira para o ano que vem.

  10. José Brabham disse:

    Sei não. Apesar de todas as críticas acima, essa reta (de quantos metros?) pode proporcionar bons pegas.

    Mas, uma coisa é verdade, são circuitos todos muito iguais (Sakhir, Istambul, Shanghai, Neu Hock…) acabou a era das pistas com personalidade. Tá tudo virando uns “Corollas”…

  11. Bianchini disse:

    Vou ter de tomar energético, pois essa corrida vai ser de matar de sono.

  12. ba disse:

    Zzzz… zzzzz… Deus queira que Kobayashi tenha um carro decente. Caso contrário… zzzzz… zzzz

  13. hanle disse:

    gostei da pista. encosta nas curvas de baixa e passa nas retas.

  14. Raphael Mendes disse:

    Resumindo: uma merda de pista.
    Reta interminável com grampo no fim, depois um monte de sequência pra lá e pra cá de curvas anguladas. O Tilke adora isso. Só servem pra encher o saco do piloto e possibilidade zero de ultrapassagem.

  15. Christian S. disse:

    Outubro de 3010??
    Vou esperar sentado!

  16. Rogério Magalhães disse:

    Acho que essa data era a estimativa inicial de entrega do circuito… pelo jeito, os coreanos aceleraram o processo e terminaram bem antes, hehehehehe…

  17. Mauro Rodrigues Junior disse:

    Eu tava rezando para que a pista fosse no sentido “anti-horário”…
    Infelizmente é no sentido “horário”…

    Das curvas 4 até a curva 16 (praticamente todo o circuito) será uma sequência de direita-esquerda de dar pena dos pilotos. Não dá chance para ultrapassagem, na minha opinião. A salvação do traçado serão as duas boas retas.
    Puxa vida…
    Poderia fazer o final da curva 1 com um arco maior para ser feita em pé embaixo com a 2 e entraria na segunda reta com mais velocidade e deixaria apenas os pilotos de arrojo apostarem tudo na curva 3.

    Mas aí seria pedir demais (ficaria um traçado muito parecido com pista de corrida de verdade)…
    Isso não pode hoje!!!

  18. Paulo Franco disse:

    Ahh, não sei não!
    Como ele mesmo disse, a partir da curva 7, as coisas ficam bem mais interessantes.
    Pena que os carros atuais dependam tanto de down force, senão ver dois F1 embutidos, um na caixa de cambio de outro, só esperando uma atravessadinha nesses trechos em S de média/alta para passar, seria maravilhoso!
    Não vai ser uma super pista a la SPA ou Suzuka, mas assim como Istambul, ela parece ter alguns trechos mais legais.
    E se tiver alguma diferença de altitude, a pista pode se tornar até uma boa surpresa.

  19. Arnold disse:

    Anotem aí : curvas 4, 5, 6 e 10..ali o “pau vai comer”

  20. Caco disse:

    Pelo traçado, parece ser uma pista bem chata….
    Mais uma dessas novas da F1….

    O que vai virar isso tudo?????? Pistas chatas, em países sem interesse pela F1, poucas corridas na europa, daquia a pouco sem corrida no Brasil….. Tá a merda feita….

  21. ernesto disse:

    Mais uma pista de autorama…

  22. PC Crusca disse:

    Mais um tilkódromo.

    Curvas lentas, Pista fácil. Pisa tudo, freia tudo, faz a curva e pisa tudo de novo. Para os pilotos covardes, um deleite. Sem perigo de errar.

    Aquela fatalidade que ceifou a vida do Senna acabou deixando a F1 chata, mesmo.

    Se o Ayrton pudesse palpitar “post mortem”, ia pedir pra fazerem mais curvas como a Tamburello original.

    Suzuka, Spa, Monza, Interlagos, Silverstone, Magny-Cours, Hockenheim original… Isso é corrida.

    Esses tilkódromos só produzem procissões.

  23. Muito interessante, mesmo.

    Pelo que vi nos vídeos, video-game e texto, o circuito parece lento, com muitas curvas de baixa e poucos pontos de ultrapassagem.

    “Provavelmente veremos carros como McLaren, Ferrari e Renault bem velozes no primeiro setor, por conta das retas longas”. Entre esses, acresço a Red Bull. É a equipe que tende a ser a melhor em Yeongam, circuito do jeito que os rubrotaurinos gostam.

  24. 24 de outubro de 3010. Tem um bom tempo até lá.

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