DICA DO DIA

SÃO PAULO (escondida?) – A dica de hoje foi enviada pelo meu amigo Rogério Gonçalves, que trabalhou na construção do viaduto Paulo de Frontin. Este site lista as 80 pontes mais bonitas ou curiosas do mundo. Tem uma porção de pontes brasileiras. E essa aí embaixo, que não me conformo de nunca ter ouvido falar: a ponte Mauá, na fronteira entre Brasil e Uruguai, ligando Jaguarão a Rio Branco. É isso mesmo? Vocês, do Sul, confirmem. E me digam, por favor, se é fácil de chegar. Tenho uma viagem para o sul do sul programada para daqui a algumas semanas, sabe como é…

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Alves
Fernando Alves
13 anos atrás

Ponte Internacional Mauá (liga Jaguarão – RS à Rio Branco – Uruguay). 400 Km ao sul de Porto Alegre, BR 116. Free Shops em rio branco e a qualidade e bom atendimento do Restaurante e Parrillada La Fogatta em Rio Branco.

Kyna
Kyna
13 anos atrás

Entre Pelotas e Jaguarão tem Pedro Osório, onde tem a ponte de ferro do trem. Acho que ainda hoje pode se ver no arroio os ferros retorcidos da ponte antiga, que caiu em uma enchente.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Esse ano conheci a ponte ondulada, em Punta del Este. Vale a pena conhecer.

Gerson Antonio Padoan
13 anos atrás

Moro distante 950 km dessa ponte mas estarei passando por ela no próximo domingo para comer a excelente carne uruguaia e tomar 1 taça de vinho tanáh!

O povo de Jaguarão – onde começa o Brasil – é maravilhoso, muito hospitaleiro e educado. Você, certamente, vai gostar muito desse cantinho tranquilo do Brasil.

Caso vá dormir por lá, Hotel Sinuelo é a dica – localizado na região histórica – tem um atendimento nota 10! Almoço e jantar no La Fogatta, La Punta e outros 2 restaurantes muito simpáticos, bons serviços, preços justos e carnes saborosas para se comer qualidade e não quantidade.

Você perceberá que está chegando nessa região quando começar a ver Corcel em perfeito estado e rodando nas estradas… e ficará doido ao ver carros antigos praticamente apodrecendo nas ruas e terrenos da cidade de Rio Branco-Uruguai.

Enfim, será muito bem recebido por lá, passeará na cidade histórica de Jaguarão – a Cidade das Portas – atravessará essa ponte linda e histórica, comerá e beberá bem e barato, fará compras no free shop, encherá o tanque da boa gasolina uruguaia, e vai querer voltar logo, logo…para matar as saudades daquele povo.

Abraços!

Gerson Padoan, Pato Branco-PR.

Kyna
Kyna
13 anos atrás

sim, esta ponte é em Jaguarão, fica a 1h e pouco de viagem daqui de Pelotas. Estrada é pura reta, bem chatinha, mas como vou lá pelo menos uma vez ao mês para “contrabandear” queijo dambo e bocaditos, já acostumei. Estão querendo construir outra ponte, pois esta já não esta aguentando tanto movimento. acho muito legal a continuação dela, que vai ate a Coxilha, onde tem o restaurante Taquary. No Restaurante Batuva do Rio Branco, a vista da ponte é muito show. Ah, e se pode estacionar abaixo da ponte, ainda mais se a alfandega te pegar acima da cota!

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Flavinho, é de Jaguarão mesmo, mas a coitada ta precisando de reparos! Tá castigadinha a véia! De Pelotas até lá dá uma media de 1h e 15min, 1h e meia! Numa boa, sem apelar! E, é claro, Rio Branco no Uruguay é o nosso shopping da região! Muito “Free” e grandes parrilladas!

Leonel Cunha
Leonel Cunha
13 anos atrás

Flávio, é em Jaguarão mesmo esta ponte, e é assim mesmo!! Tem até um restaurante “parrilla” que tem vista para a ponte. E nada como um final de tarde tomando uma cerveja uruguaia, contemplando esta ponte e o rio. Abraços

Marcio K
Marcio K
13 anos atrás

Sim, essa ponte é na divisa entre Jaguarão e Rio Branco, passo por ela umas 3 a 4 vezes por ano, sempre que vou visitar a família em Pelotas.

Se for a Rio Branco, além de aproveitar para comprar vinhos, cerveja, perfumes e roupas por excelente preço, vá ao “centro” de Rio Branco (parece uma viagem no tempo) e almoce na Taquary, uma casa de parrilla com carnes de gosto insuperável. Vá com fé no asado de tira e no entrecot completo, e cerveja Patricia novinha – muito melhor que as garrafas que chegam no Brasil.

Feriado do Natal, passo por lá de novo.

Sergio Pacheco
Sergio Pacheco
13 anos atrás

Oi Flavio, moro em Jaguarão e a ponte é muito linda mesmo,foi construída nos anos 30.Fica à 385km de Porto Alegre via Br116,passando por Pelotas,do outro lado da ponte fica cidade de Rio Branco bem característica do interior uruguaio,com a vantagem do comércio ¨free¨e da cerveja Patricia.Se vier é só me avisar que te hospedo numa boa.

Estevão
Estevão
13 anos atrás

Curioso, caso essa eleição esteja correta, é o número de pontes em Portugal. Um país tão pequenino tem mais pontes que o Brasil, proporcionalmente falando, lógico.
Abs.

Mario Aquino
Mario Aquino
13 anos atrás

A Paulo de Frontin não é aquele elevado que caiu em 1968 e matou um tantão de gente?

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

O viaduto Paulo de Frontin não foi um que caiu lá no Rio, na década de 1970? Abraços!

Raul SN
Raul SN
13 anos atrás

é mio longe, mas a estrada é boa. e dá pra comprar umas tranqueiras do outro lado da ponte.

Ricardo - OR
Ricardo - OR
13 anos atrás

Moro em Portland, e garanto que a ponte #26 Hawthorne downtown portland nao e nem de longe essa da foto.
sei que existe outras 2 cidades com o mesmo nome portland nos EUA, mais procurei no google e nao achei outra com o mesmo nome.
Ponte historica com mais de 100 anos, foi a primeira elevadica na vertical.
Picardo – OR

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
13 anos atrás

Em 2008 passei nesta ponte ao volante do brioso Fusca 69, levando no banco traseiro quatro rodas de Prefect, compradas em Colonia del Sacramento.
Bela e complexa ponte – o posto da Receita Federal fica bem no meio dela.

marcelo
marcelo
13 anos atrás

E barbada de chegar la, saidno de Porto Alegre pega-se a Br 116, em direção sul apos passar por uns 200 pedagios a 7 pilas cada voce chegara a esta ponte que divide Brasil do Uruguai, ah detalhe ja leva umas mixarias a mais pois do outro lado da ponte compra-se o que tem de melhor em vinhos, queijos, massas etc… nao se preocupe com o limite pois os guardas so prestam atencao em carros que vem se arrastando com tanta bugiganga, e pela cara do motora, sendo assim ali perto tem um morro com uma antiga enfermaria do tempo da porva barata, dizem ser um lugar para recobrar-se de antigos feitos. Na volta nao esqueça de passar em Pelotas e pegar uma camisa do Brasil de Pelotas, um dos clubes mais queridos por estas plagas.

Ahmulequi
Ahmulequi
13 anos atrás

É isso mesmo, meu amigo…
Éssa ponte é muito legal, tchê!
De POA dá uns 5oo Km
Passa lá

Fabio Tust
Fabio Tust
13 anos atrás

Realmente essa ponte é muito bonita. Aproveita a passada por Pelotas para comer uns bons doces e depois segue o retão até o Uruguai. Porém se for final de semana deves pegar muito movimento em Rio Branco pois a gauchada ta comprando muita coisa lá nesses tempos de vacas gordas e dolar baixo.
Abraço e bom passeio!

V. Maghetti
V. Maghetti
13 anos atrás

Muitas pontes portuguesas, o que me chamou a atenção. Por acaso os organizadores desta lista eram de Portugal?

Paulo Rodrigo Bünecker
Paulo Rodrigo Bünecker
13 anos atrás

Flávio, todos os anos visitamos Jaguarão em meados de janeiro, quando ocorre um evento motociclístico chamado de Moto Fest. A cidade fica cheia de gente vinda de todos os cantos do Rio Grande, além de receber muitos motociclistas de países vizinhos, principalemte uruguaios, com suas motos antigas e clássicas, bem diferentes das que encontramos no Brasil. Nesse evento, tomamos muitas Patrícias geladas e damos muitas risadas. É uma boa opção de passeio.

Daniel Arnaud
Daniel Arnaud
13 anos atrás

Cada coisa linda… aquelas do Japão e da China são incríveis!
Mas tem algumas bobas, pra substituí-las sugiro a Ponte do Sesquicentenário, aqui de Teresina
http://farm5.static.flickr.com/4108/4952707595_094d74f419.jpg

Nilton "Boca"
Nilton "Boca"
13 anos atrás

inclui na rota: serra do rio do rastro ao sul de sc !!!

henrique
henrique
13 anos atrás

Aproveite e divulgue que, se pudessemos, Rio Grande do Sul seria anexado pelo Uruguay vindo depois, Santa Catarina, tendo como capital a fascinante e tranquila Montevideo!! Que tal???? sonhar e livre!!!!

henrique
henrique
13 anos atrás

Aproveita e divulgue a vontade de milhões de gauchos q

Ives
Ives
13 anos atrás

É fácil de chegar, por uma estrada muito boa e é o caminho mais curto para chegar ao Uruguay vindo de Porto Alegre, quanto à ponte vale a pena conhecer, com torres nas cabeceiras, onde ficam os guardas de fronteira, realmente muito bonita.

edirleymachado
edirleymachado
13 anos atrás

FG. Já conheço de longa data. Montei duas torres em Jaguarão. É antiga pacas. A ponte é rodoferroviaria, mas não passa mais trem, já deve fazer uns bons anos. Chegar lá é facíl. BR 116. De Pelotas uns 150 km de estrada pra lá de sossegada.

alex
alex
13 anos atrás

Faltou a Ponte Niterói, que acho linda

O. Guilherme Decanini
O. Guilherme Decanini
13 anos atrás

No site, só falta a Karlov Most, de Praga. De longe, um das mais bonitas do mundo.

Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Bem legal o site… realmente conseguimos encaixar algumas belas pontes na lista.

Imperador

Danilo Candido
Danilo Candido
13 anos atrás

Sensacional. Mas tem uma particularmente sem graça e inútil (construída em cima de uma praça, com avenidas paralelas que levam e trazem do mesmo jeito): a metálica de Osasco. Nada digna de constar nesta lista como um destaque…

Francisco Luz
Francisco Luz
13 anos atrás

Jaguarão fica, mais ou menos, no meio do caminho entre Rivera/Livramento e Chuy/Chuí. É barbada de chegar por Porto Alegre, via 116, e depois pela estrada local.

César
13 anos atrás

É lá mesmo. Aproveita e tenta marcar uma hora com um excelente guia turístico que tem lá por aquelas bandas… o nome dele é Alcyr Schlee.

allan dawis
allan dawis
13 anos atrás

Flávio, estive lá em fevereiro… a fronteira fica a uns 150 km de Pelotas, a estrada é quase um retão infinito, muito bem pavimentada e tranquila. Jaguarão é uma cidade bem parecida com Pelotas com casarões antigos e arquitetura típica do final do sec XIX e começo do XX. Já Rio Branco é uma cidadezinha engraçada… após atravesar a ponte vc chega em uma rua cheia de free shops, com produtos originais e preços muito bons. Entrando nas lojas vc se sente em Miami, mas fora delas e fora dessa tal rua, a cidade lembra uma cidade fantasma. Abrs,

Fabio Bertoldi
Fabio Bertoldi
13 anos atrás

Dependendo de onde fores, barbada. Sem recorrer ao google, Jaguarão deve ficar a uns 380 km de Porto Alegre. Jaguarão e Rio Branco são coladas, separadas apenas pelo rio, e é só atravessar a ponte para começar a ver o antigos uruguaios (carros/ônibus/caminhões, óbvio).