MENU

quarta-feira, 27 de outubro de 2010 - 15:19F-1

ESCOLHAS DE SOFIA

SÃO PAULO (um pouco de velocidade) – Me parece que na McLaren não haverá muita discussão. Os dois pilotos têm chances remotas de conquistar o título, e Button tem menos ainda, com seus 189 pontos diante dos 231 de Alonso. Hamilton está com 210, a coisa não é tão feia, mas o desempenho da equipe nas últimas corridas não tem sido muito animador. Assim, considerando as possibilidades de cada um, remotas e remotíssimas, é claro que o time vai ficar com as remotas e, se preciso, Button adesce do carro e deita atravessado na pista para ajudar o parceiro.

Mas na Red Bull…

A matemática é implacável. São 11 pontos de Alonso para Webber e 25 para Vettel. Ocorre que o alemãozinho, ao menos no discurso externo, nem cogita desistir da luta para favorecer o companheiro. E o mais lógico, claro, seria oferecer ao australiano todas as condições para brigar ele pela taça, e não o outro.

Como domar Vettel, porém? E como domar Helmut Marko, guru do menino, eminência parda da equipe?

Façamos uma conta besta. Se a Red Bull conseguir duas dobradinhas com Vettel à frente, em Interlagos e Abu Dhabi, Webber fecha a temporada com 256 pontos e Tião Alemão, também. E se Alonso terminar ambas em terceiro, somará 261.

Uma única inversão de posição, com Sebastian abrindo para o canguru, levaria o placar a 263 para ele e o troféu de digníssimo campeão do mundo para a fábrica de latinhas energéticas.

A Red Bull vai ter de fazer sua escolha. Senão, passará a ser conhecida como Red Burra.

73 comentários

  1. pardo disse:

    Eu nem li esse post, mas só falo uma coisa: a formula 1 morreu em 1º de maio de 1994, nem falo mais nada…

  2. Roberto Boszczovski disse:

    O Emerson saiu da Lotus em 73, chateado pelo chefe não ter autorizado o Peterson inverter posição com ele ( dando chances a ele continuar disputando o título). Bem, se naquela época o Emerson queria isso, parece-me bem sensato ele continuar achando isso. O Peterson na época era mais rápido que ele também. Agora , que é chato um campeão ao estilo Schumaker (sem rival) , é chato. Sobre o assunto da Red Bull, vou torcer p/o Weber, mas sem essa de ajuda de companheiro. Ganhe o melhor , por méritos próprios.

  3. Ronaldo disse:

    Na Ferrari nunca existiu dúvida. E vai ser assim em 2011-2012-2013. Sempre que o Massinha estiver por lá a preferência será Alonso. Pena que o piloto brasileiro não consegue seguir no ritmo dos pilotos da Red Bull, McLaren e Ferrari. O Alonso só vai ter ajuda do 2o. carro da Ferrari se ele guiar os dois.

  4. Ricardo Bassani disse:

    Acho que estão esquecendo o ‘fator’ Felipe Massa. Como ele não andou bem a temporada inteira, a única possibilidade de se redimir é participar bem no Brasil. Ele deve se embolar no meio das Red Bull, e o Alonso com isso ganha o título…

  5. Alemão disse:

    Vettel não acatará ordens de equipe…será muito doloroso ter que abrir para o Webber…acho que ele prefere ver o Alonso levar o caneco!! Torço pelo espanhol, que com um carro inferior, poderá ganhar o título…isso sim é competência. Se o Kimi estivesse tocando uma redBull dessas, já seria o campeão!!! Massa depois do acidente ficou mais lento, não tem como negar…sua prova de fogo será em Interlagos, que sempre anda muito bem. Acho que o Barrichello vai surpreender em Interlagos!! Button já era e o Hamilton só leva com um milagre, mas parece desconcentrado!!!

  6. Viva G.Villeneuve disse:

    É por aí… tomara que dê Hamilton mesmo. B.mole que não faz uma ultrapassagem sequer, não merece ser campeão. Alonso e Webber não passaram absolutamente ninguém que não fosse na largada, nos pits e ordem(Massa). Hamilton, Kubica e Vettel deveriam ser o futuro da F1, pois esses sim competem pra valer, metem o carro nas freadas e promovem alguma competição, o resto é só covarde enchendo os bolsos.

    • Alex disse:

      Comentário foda. É isso mesmo! Bundão não merece ganhar campeanato nenhum, nem de palitinho, nem de bafo. Alonso só ganha com tudo a favor. Agora, ao lado do Kubica e do Hamilton, eu ponho o Kobaiachi e o Webber como futuro da fórmula 1. No caso do Webber, mais como exemplo a ser seguido, pois ele já tá quase pendurando o capacete. Pelo que lembro, o australiano passou muita gente sim senhor e às vezes supera até a falta de sorte, que parece que vai toda para o espanhol chorão. Já o Vettel, esse também só ganha corrida quando tá de cara pro vento. Na hora de ultrapassar, mostra qua ainda tem muito que aprender.

  7. Paulo Barros disse:

    Eu acho que a Red Bull vai vacilar e o Alonso leva o caneco. Se chover em São Paulo então, mais provável ainda que eles façam besteira e que o Alonso saia campeão.

  8. Pedro disse:

    Jogo de equipe na F1 é para fraco, tem que ganhar o titulo o melhor piloto e não a melhor equipe, esse é um dos motivos de Schumacher mesmo sendo hepta campeão do mundo, detentor de todos os recordes da categoria não ser reconhecido como único, melhor e maior de toda a história da categoria.
    Enfim, se Webber quer o titulo deve provar que o merece restando ao Alonso terminar o campeonato 7 pontos a frente do vice campeão, pois se assim não for será como o “mundialito” ganho pelo Corinthians em 2000.

  9. Nilton disse:

    Exercício de lógica:
    Nas CNTP (Condições normais de temperatura e Pressão)
    É perfeitamente possivel dobradinha da Red Bull com Alonso em terceiro.
    1-Vettel + 25 = 231
    2-Webber + 18 = 238
    3-Alonso + 15= 246

    O que significaria Vettel ter que abrir para Webber na ultima corrida:

    1- Webber +25= 263
    2-Vettel + 18= 249
    3-Alonso +15= 261

    Situação muito complicada e apertada, eu aposto que no Brasil se estiverem na ordem que citei acima, Vettel deverá abrir para Webber vencer, se Alonso estiver em posição ruim ou mesmo abandonar, Vettel poderá vencer e continuar na briga.

    Muita coisa pode acontecer, a Red Bull não vai descartar Vettel de cara.
    Mas dúvido que eles sejam burros de jogar o mundial fora assim, ainda mais que a popularidade de Webber no mundo está muito alta.

  10. Fernando disse:

    Bom dia, se Vettel estiver em 1º no Brasil, Webber em 2 e Alonso em 3, a Red Bull terá de escolher, o risco extremo para a útlima corrida ou a garantia de ficar a 1 ponto do título de pilotos, olhando para a corrida de Webber na Coreia, fica dificl de decidir, ou seja, JÁ PASSOU O TEMPO DELES ESCOLHEREM AGORA É TARDE, priorizando Webber desde Cingapura a historia seria outra o problema é que Vettel não é piloto para abrir para ninguém e vai mandar a equipe para a pqp, se tiver que ceder a posição, pois, sabe que se ele piscar não será dificil arrumar outro cockpit para o ano que vem.

  11. Sancho disse:

    Os Touros farão como Celso Roth e deixarão para decidir somente em Abu Dhabi. Em Interlagos, segue como está.

  12. Orlando Salomone disse:

    Webber terá a oportunidade de provar sua força mental e compensar o erro infantil da Coreia. Estou torcendo por ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *