FALOU BOBAGEM

SÃO PAULO (aula!) Gerhard Berger acusou Webber de tentar bater em todo mundo ao deixar o carro voltar para a pista depois de acertar o muro em Yeongam. OK, Berger foi piloto, sabe mais do que todos nós, blogueiros, juntos. Mas é um enorme exagero fazer uma ilação dessas. Uma injustiça, até. Webber nunca sacaneou piloto algum na pista. Seu passado já seria suficiente para que ninguém imaginasse algo desse tipo.

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
pierrex
pierrex
13 anos atrás

na minha opinião o webber sacaneou o vettel na turquia.

luis
luis
13 anos atrás

Não tenho experiência em pilotagem, por isso não julgo. Mas tive a mesma impressão do Berger quando vi a batida.

Silvio Viana
Silvio Viana
13 anos atrás

Até parar de rodar, Webber passageiro queria controlar o carro e voltar para a corrida. Imagina o cara se jogando na frente de um piloto que em nada contribuiria com a sua posição no campeonato. Berger, gosto muito de você como piloto e do seu livro, mas nessa desandou a massa (ops!).

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Fiquei prestando atenção às rodas do carro após o impacto no muro e elas estava girando (as traseiras, porque a dianteira direita estava no ar, devido à quebra de suspensão do lado esquerdo), o que significa que os freios não foram acionados. Sei não, talvez o Berger tenha razão.

junior
junior
13 anos atrás

Na hora eu tive a mesma impressão do Berger, acho que após beijar o muro ele poderia ter pisado no freio, talvez até não parasse o carro, mais ele nem tentou…

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
13 anos atrás

Realmente, ele perdeu a oportunidade de ficar quieto.

Paulo Franco
Paulo Franco
13 anos atrás

Mas no replay dá para ver que a suspensão estava quebrada e ele não tinha mais controle sobre do carro.

Paulo Franco
Paulo Franco
13 anos atrás

Nada no passado o desabona, mas na hora, eu tive a mesmíssima impressão!

Getulio Goncalves
Getulio Goncalves
13 anos atrás

Concordo com o Berger, esse australiano sempre foi de carater duvidoso, desde os tempos da jaguar quando vivia puxando saco de chefe de equipe. Para ser campeao ele faz qualquer coisa. Essa historia de que ele nao fez isso e aquilo, não vale, pois só este ano ele bateu de proposito no campanheiro de equipe, tirou o Hamiltom da corrida de Singapura – se fosse o contrario – o negão teria sido punido. Se o Shumy bateu de proposito no Hill em 1994 o mesmo podemos dizer do Weber na Coreia, ele queria pegar alguem, sorte foi do Hamiltom que havia sido ultrapassado pelo Rosberg. Sobrou pro alemao. Gomes nao meta a mão fogo por esse caras, principalmente Weber e Alonso sao dois caras de pau. Por que o acidente dele nao foi nem para investigacao? o camando estava nas maos de ALAN JONES, australiano como ele. Além disso o velho Berger conhece esses caras mais do que a gente possa conhecer.

MSM
MSM
13 anos atrás

Vimos nas imagens que ele não jogou o carro de volta a pista, simplesmente perdeu o controle em cima da zebra e foi para o muro. Berger podia ter ficado de boca fechada desta vez.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Inicialmente eu achei que o Webber tinha deixado o carro voltar pra pista de propósito, revendo o video, mudei a opinião por 2 fatores:

1 – Quando ele bate no muro, ele solta o volante para não se lesionar e o impacto faz com que o volante esterce todo ao contrário, fazendo com que ele retorne para o meio da pista.

2 – Podem reparar as duas rodas dianteiras estão travadas até o momento de bater e quebrar a suspensão.
Após a quebra da suspensão esquerda o pneu esquerdo volta a mexer mas o direito continua travado, ou seja ele estava sim, pisando no freio.

Link do video http://www.youtube.com/watch?v=HtmHJEghlUk

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Fernando
13 anos atrás

Bom link, esclarece legal, que de fato ele não foi mal-caráter.

Julio Moreira
Julio Moreira
13 anos atrás

Quando vi o Weber voltar pra pista daquele jeito e vi também que não estava sonhando ou dormindo, senti na hora que ele tentou levar alguém junto.
Não vi em nenhum momento as rodas travadas e duvido que tenha algum problema com os freios pois a batida foi na lateral. Sempre torci para o Weber, pois sou contra as tendências mas dessa vez o Berger viu o mesmo que eu vi.

Fargnolli
Fargnolli
13 anos atrás

DEFESA: Perguntem para Senna, Schumacher entre outros sobre coragem de jogar o carro para cima de outro adversário quando se está em primeiro e segundo…
(PRÁ POLEMIZAR!!)

Rui P. Piva
13 anos atrás

Tem coisa que nem vale a pena comentar. Perdeu uma grande oportunidade de ficar quieto.

Thiago Marques
13 anos atrás

100% certo, olha ele virando o volante logo depois do encontro ao muro !!! note o carro só volta pra pista depois que ele vira o volante!! MARKETING WEBER, acabou com a carreira do pizonia!!!

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Ë discipulo do Alemao Vigarista, e companheiro de classe do Nelsinho PIquet.

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Quando li a coluna a primeira coisa que pensei foi “Ih, rapaz, o Gomes deu a deixa pros Pachecos falarem que ele ‘sacaneou o Pizzonia'”. Dito e feito, impressionante como ainda tem quem leve isso a sério :)

A sacanagem do Webber foi ser mais rápido (e muito) que o Jungle Boy, e isso tanto na Jaguar quanto na Williams. Se isso é motivo pra questionar o caráter de um piloto, então o mais mau caráter do grid é o Rosberg :)

Luiz
Luiz
13 anos atrás

Então voces entendem mais de carros de corrida, do que o Berguer?Então vejam o que o Rosberg disse, que não entendeu porque o Webber voltou, quando dava pra ter ficado onde bateu. Outra opinião de piloto, não esse achismo de vocês que dizem que o Berger falou besteira. Sempre falei bem do Webber, mas dessa vez vou jogar espinafre nele.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

É… ele perdeu a traseira do carro e tentou consertar e continuar da pista virando o volante pro lado contrário. Acho até que errou, pois se continuasse reto, talvez não batesse do outro lado do muro (tinha até uma boa área de escape de asfaldo) e voltaria numa boa e faria seus pontinhos.

Agora o PROBLEMA da F1 é o que eu sempre menciono: MUITOS querem que virem um verdadeiro desfile de carros. Não pode tentar ficar na pista; nã pode bater; não pode defender posição; não pode se rebelar as ordens da equipe; não pode ir mais rápido que seu companheiro etc etc etc.

Por isso que falo, repito quantas vezes forem necessárias que a F1 tá sem graça. Eu não vi a corrida, só tô comentando pois vi no youtube a saída do Webber – http://www.youtube.com/watch?v=HtmHJEghlUk – Sabe tá muito chata a F1 e o mais chata é que muita gente defende a atual forma de se ver as coisas nessa categoria.

leonardo
leonardo
13 anos atrás

ja sacaneou sim, assista cingapura, foi ultrapassado e deu um toto.

não digo que na última corrida ele quizesse acertar alguem, acho que queria apontar a dianteira novamente e continuar na prova, mas foi irresponsável, Santo ninguem é.

Flavio Cocati
13 anos atrás

Desculpe, mas dá para ver claramente no vídeo que o australiano tira as mãos do volante no instante da batida, com isso o volante vira violentamente para a direita, com ele segurando o volante na forma que pega depois. E o carro nao ia parar de jeitro algum. Pise no freio numa pista molhada e veja se seu carro para depois de uma rodada! O carro estava completamente desgovernado.

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
Reply to  Flavio Cocati
13 anos atrás

correto Flavio, alem do mais é uma reação de segurança soltar a direção por causa do risco de uma fratura ou algo assim, acredito que isso so valha para antigamente quando a direção era mais dura, mas fica-se o reflexo, já ví o Schumacher fazer tudo para voltar a pista e não foi contra o Villenuerve nem contra o Damon, mas no caso de Webber é um absurdo.

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Flavio Cocati
13 anos atrás

Mas não tem roda nenhuma travada… é até por segurança, vc não quer voltar pra pista daquela forma… não é?

ernesto
ernesto
13 anos atrás

É muito fácil falar, na frente da TV ou do computador; só quem já pegou volante de carro de corrida sabe que tem hora que o reflexo não dá conta. Se fosse fácil, já teríamos vislumbrado trocentos sucessores brasileiros do Senna.
E quanto ao Berger, falou besteira. Parece que é mal de austríaco – ele o o Lauda deviam dar de braços e sair por aí, a falar idiotices. Esse último, pelo menos, ainda foi campeão…

J.C
J.C
13 anos atrás

Ataaaaa.. o cara nao freia e vc acha isso normal?

Olha de novo por favor o video.

Mário Campos
Mário Campos
13 anos atrás

Berger está 100% certo. Webber não só soltou o carro, como virou o volante para ir até o traçado. FG, você é um cara legal, e compete sim, mas é bem menos competitivo do que a maior parte. Em uma decisão de título, ele faria o possível, como a maior parte dos caras teriam feito, para minimizar o prejuízo. Esteja certo de que o Webber fez isso de propósito.

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Mário Campos
13 anos atrás

Putz! Pior que concordo 100% com vc e Berger. Só fui dar atenção a essa notícia hoje… que loucura! Ele solta mesmo o carro e vira messsmo o volante!

Surpreendente vindo do Webber…
…que era um dos mais cagões antes de começar a corrida, vide conversa com Alonso antes da largada.

Não muda meu conceito sobre ele… mas foi feio!

cilas
cilas
13 anos atrás

É so ver pela câmera a bordo, momento antes de bater no muro ele tira a mão do volante para não se machucar, o volante gira na batida e o carro vai para a pista.

Pablo Habibe
13 anos atrás

Rosberg também insinuou algo neste sentido. De uma maneira ou de outra, não acho natural o carro ter voltado como voltou (salvo em caso de quebra da direção).

Estamos falando de F1, mesmo um piloto medíocre para os padrões da categoria como Webber é um dos melhores do mundo só por estar lá.

Tanta coisa é investigada hoje em dia. As barbeiragens de Bruno Senna tem passado em branco, mas são investigadas…

Usar a suposta ficha limpa de Webber para evitar uma investigação ou desautorizar Berger não me parece uma atitude responsável ou coerente…

edu
edu
13 anos atrás

webber definitivamente não é candidato ao premio dick vigarista do ano

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
13 anos atrás

Será que alguém é tão louco a esse ponto?

Doctor_House
Doctor_House
13 anos atrás

O Berger é 100% pró-Vettel. Não estou nada surpreso… ; )

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
13 anos atrás

Berger perdeu a grande chance de ficar quieto!

Luiz felipe
Luiz felipe
13 anos atrás

Não se pode esperar nada de diferente de um piloto agênciado pelo briatore, é só rever as corridas da austrália, Cingapura e Coréia para se entender quem é Mark Webber.

E ainda tem o histórico dele em tentar destruir o companheiro de equipe, para q tenha 100% de atenção.

Arthur
Arthur
13 anos atrás

Flávio, como um cara que já pilotou F1 pode falar assim de outro? É bem verdade que Webber não é nenhuma flor que se cheire, mas pera ai… Se o belga disse isso do australiano, o que o cara da terra do canguru poderia dizer assistindo esse video?
http://www.youtube.com/watch?v=qnhiK5b1A-w

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
13 anos atrás

Aí o Vettel partiria livre para a vitória, consolidando sua preferência dentro da equipe… Façam-me um favor.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Mas que foi estranho, foi.
Não chego ao ponto de dizer que foi intencional, mas que foi uma puta barbeiragem, foi.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

O Webber não é o piloto mais correto do mundo quando briga por posições, principalmente quando a defende.

Carlos Alberto Petry
Carlos Alberto Petry
13 anos atrás

Ta certo, eu acho que o Webber era passageiro depois da pancada no muro. Concordo que o Berguer falou bobagem. Mas as asinhas de anjo que tu plantou no Webber não estão no lugar certo, Se ele fosse este educado rapaz de conduta ilibada não teria praticamente posto o Massa no muro em atitude que custou ao Schuimacher uma punição quando fez igual com o Rubinho.

Marcio Rodrigues
Marcio Rodrigues
13 anos atrás

Discussão boa, embora realmente nunca se saiba qual a real intenção dele.
Pelo que vi no replay, ele larga o volante no momento da pancada e este vira para a direita, sozinho. Fração de segundo depois ele recoloca as mãos no volante, já com o carro voltando desgovernado para o meio da pista. Ou seja, no meu entender, o tempo todo ele pensou na pancada e como sair dela da melhor forma possível.
Acho descabida a afirmação de que ele queria levar mais gente junto. Não falo de caráter nem nada. É uma situação em que acho difícil o sujeito pensar nisso. E seria de uma burrice tremenda pois o maior prejudicado poderia ser ele, levando uma pancada na lateral, onde os carros são mais frágeis.

Brown
Brown
13 anos atrás

“Mas é um enorme exagero fazer uma ilação dessas. Uma injustiça, até. Webber nunca sacaneou piloto algum na pista. Seu passado já seria suficiente para que ninguém imaginasse algo desse tipo.”
Acho que você está sendo irônico. Só pode estar…

Este ano ele tirou Lewis de uma prova e quase conseguiu no começo do ano. Ano passado, ele tentou tirar o Barrichello na prova da Alemanha.

Esse cara- como diz o Ciro sobre o Serra – para vencer ou não ser ultrapassado, passa até com o trator por cima da própria mãe.

Junior
Junior
13 anos atrás

Vi o video umas 10 vezes:
Ele tira as mãos do volante ao bater. Depois o volante devido ao impacto fica sozinho virado para a direita, na posição de “strike”. No momento em que o Weber coloca as mãos no volante novamente, ele percebe que está voltando para a pista e até tenta girar o volante para a esquerda, para evitar o retorno, porém ele gira um pouquinho e tranca, provavelmente devido a quebra da suspenção.
Na minha opinião, se ele mexe no volante, é com a intenção de evitar o retorno para a pista.

Cal Souza
Cal Souza
13 anos atrás

Depois da declaração do Berger, revi o acidente várias vezes, pois, durante a corrida, também tive a mesma impressão, achei muito estranho o Webber atravessando a pista daquele jeito.
E cheguei à conclusão de que Webber, realmente, deixou o carro voltar à pista de propósito, pois ele estava rente ao muro, não freou e, claramente, virou o volante para que o carro voltasse em direção à pista.
Como sua corrida “já tinha ido pro espaço”, talvez ele tenha tentado prejudicar o Alonso (que vinha logo atrás), mas o espanhol conseguiu passar limpo pelo acidente.
Webber só freou já quase do outro lado da pista… Tarde demais! Acabou com a corrida promissora do Rosberg.
Não sei o que deu no Webber… Normalmente, ele não é assim. Talvez tenha sido uma reação instintiva.

Cal Souza
Cal Souza
Reply to  Cal Souza
13 anos atrás

Mea culpa!
Olhando a câmera onboard e um outro replay (de outro ângulo) mudei minha opinião.
Realmente, não é o Webber que vira o volante em direção à pista. Ele solta as mãos do volante e a batida com o muro é que faz com que o carro se vire para a pista e, ainda, com a suspensão traseira esquerda quebrada, piorando a situação. Também, não sei se os freios funcionariam naquelas condições. Portanto, acredito que Webber não teve culpa.
Enfim, senti um alívio, pois estou torcendo muito para o australiano ser campeão e não queria acreditar que ele tivesse agido de forma antiética e perigosa, afinal, como já disse acima, não é do feitio dele agir desta maneira.

rogerio coelho
rogerio coelho
13 anos atrás

eu me lembro de pelo menso duas vezes em que na minha opinião Webber foi desleal, jogou o carro em cima de Barrichelo na largada do gp da alemanha de 2009, até tomou uma punição, e em 2007 creio, não lembro a corrida ele espremeu Massa no muro pior do que Schumacher com Barrichelo na Hungría, ocasião na qual o alemão foi amplamente criticado, na minha opinião Webber já foi sujo sim, porém isso não quer dizer que tenha sido de novo agora, mas.. o Berger deve saber o que está falando

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
13 anos atrás

Depois de escorregar na zebra, bater no muro e voltar para a pista sem rumo é difícil achar o botão do pisca alerta…

Ivo
Ivo
13 anos atrás

o fato é que ele devia ter freado depois de ter tocado o muro, o próprio rosberg reclamou…só se justificaria por problemas no freio.
Não creio que seja tanta bobagem assim o que o Berger falou…

Fabrício
Fabrício
13 anos atrás

Acho o mesmo q o Berger. O Webber vinha perdendo terreno para o Vettel, se afobou e bateu. Pq não parou? Virou o volante e cruzou a pista. Naquela velocidade um F1 com uma roda só freiando seria o suficiente para pará-lo. Não gosto do Webber e não é de hj. Até hj não me desce a história da Turquia e acho q ele deixou bater de propósito.

Iceman
Iceman
13 anos atrás

Acho q Berger falou bobagem. Como vcs, tambem vi o filme trocentas vezes e minha conclusão é que pouco Weber poderia fazer para evitar a batida com Rosberg. O canguru se vendeu no primeiro impacto com o muro. Quebrou a suspensão dianteira do lado esquerdo. Qdo a traseira bateu e voltou, acho que:

1º. O motor apagou (sem hidráulica).
2º. Quebra da suspensão traseira esquerda, ele afunda e levanta a roda dianteira direita.
3º. Como o ângulo de impacto foi muito aberto, a traseira é jogada para a pista. Na saída do muro, a dianteira esquerda está virada para a direita e a dianteira direita está no ar.

Quanto ao movimento de direção para a direita (brusco), fiquei com a impressão que foi reflexo do primeiro impacto. Weber alinhou a direção depois de falhar em corrigir o estrago da zebra. Bateu alinhado, o resto da “pilotagem” foi mérito do muro.Ele ainda virou o volante para a esquerda, para ficar no muro mas sem resultado. A comunicação volante-rodas já não existia.

Concordo com o conceito de que nesste negócio de F1, os santos não bebem champagne. O que está em jogo é muito caro, muito importante e as disputas são ferozes. Dentro e fora da pista, inclusive. Mas admitir intencionalidades em situação de acidentes, muda o patamar do dircurso. Isso é doloso, juridicamente falando. Crime passível de castração sumária. Não!! Acho q as coisas estão indo longe demais, não? Muuuito além dos inocente jogos de equipe.

julio
julio
13 anos atrás

quantos titulos ele disputou?

Otto Jenkel
Otto Jenkel
13 anos atrás

Também acho que Webber não faria isso, mas se fez o tiro saiu pela culatra. Mirou em Alonso ou Hamilton e acertou em Rosberg…o pior é que se a corrida acabasse assim o alemão teria vencido e tirado pontos do espanhol e do inglês…kkkk

Lima
Lima
13 anos atrás

“Uma injustiça, até. Webber nunca sacaneou piloto algum na pista. Seu passado já seria suficiente para que ninguém imaginasse algo desse tipo.”

Você está sendo irônico, certo?
O passado do Webber é mais sujo que pau de galinheiro

Francisco Assis
Francisco Assis
13 anos atrás

Quando ele vê que vai atingir o Rosberg, pisa no freio, sim. É só assistir ao vídeo e prestar atenção no quanto o carro diminui a velocidade logo que se afasta do muro e o quanto está muito mais lento prestes ao ser atingido pelo Rosberg. Lamentável.

Neanderthal
Neanderthal
13 anos atrás

Bem ,se o cara perdeu uma suspensão traseira, o carro no mínimo vai ficar apoiado em apenas duas rodas, aí não há como frear.

De todo modo, foi com grande alegria que vi o canguru tropeçando na zebra e beijando o muro.
Agora, aguardarei por Interlagos: se chover no domingo, grande chance de vermos o canguru bailante espalhando pneus pela pista, como fez aquela vez no Café (de novo, pisou na zebra ou na faixa branca que delimita a pista), no que sobrou pro Alonso.

[ é André, tem ainda uma fechada que ele deu no mesmo Alonso em Suzuka 2005 ou 6, quase manda o espanhol pro laguinho no interno da curva 1, mas sem sucesso; bem, aí não teve “má-fé”, ele tentou o que Schumi fazia, só que ele é M. Webber, não M. Schumacher]