GLEN, 40

SÃO PAULO (freezing) – Hoje será um dia cheio, possivelmente de poucos posts. Mas este vale por muitos. Afinal, hoje, dia 4, faz exatamente 40 anos que Emerson Fittipaldi venceu pela primeira vez na F-1. Foi em Watkins Glen, GP dos EUA, com a Lotus #24. Vitória que acabou dando o título póstumo ao seu então companheiro Jochen Rindt. A corrida teve 108 voltas no histórico traçado de 3,7 km. Emerson liderou apenas 9 voltas. As que importavam…

Vamos celebrar Emerson. Como sempre digo, o mais importante piloto que o Brasil já teve.

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio
Claudio
13 anos atrás

À parte do piloto que foi, ele e o Wilsinho foram MACHOS pra c… de montar uma equipe de Formula 1 no Brasil. Se hoje já é um desafio pra gigante, eu imagino naquela época. Podem falar o que quiserem, me chamar de babaca, puxa-saco (e estou c…gando e andando), mas quando caras como eles alcançam seus objetivos, eu fico satisfeito de verdade. Pena que nesse país tudo só as próprias piadas não viram motivo pra mais piada.

Mario H Sanctos
Mario H Sanctos
13 anos atrás

Linda foto…Com a pintura do Gold Leaf Team Lotus.
Bons tempos onde Interlagos separava os homens dos meninos…Os carros de F-1 eram todos diferentes na aerodinâmica….Os capacetes eram fácilmente identificados e as corridas eram disputadas. Quem viu , viu. Quem não viu,não verá mais.

rubens
rubens
13 anos atrás

A primeira vitoria de Emerson é o capitulo mais importante da historia de nosso automolismo,Parabéns pai de todos!!!

José Maioral Júnior
José Maioral Júnior
13 anos atrás

Parabéns pela lembrança desta data tão marcante para todos que acompanharam a carreira do Emerson e também para aqueles que mesmo vindo depois compreendem seu papel no automobilismo brasileiro.
Mas um parabéns ainda maior para o comentário : “Como sempre digo, o mais importante piloto que o Brasil já teve”
INDISCUTÍVEL…..é um divisor de águas, nosso automobilismo antes e depois do Emerson.

Henry
Henry
Reply to  José Maioral Júnior
13 anos atrás

Bem isso. Tipo a.E. e d.E. Tipo antes de Cristo e depois de Cristo. Nesse caso, antes de Emerson e depois de Emerson.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Meu idolo de hoje e sempre………

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Emerson esteve recentemente no programa da CBN do Dan “Tom Hanks” Stulbach e se emocionou ao relatar a estada em Monza como comissário. Relatou ter recebido o livro sobre a vida do companheiro Jochen Rindt e de como aquele circuito lhe traz lembranças, boas e más. Disse que o neto está correndo nos EUA, que se aproximava o dia do 40o aniversário desta vitória e como não podia deixar de ser, transpareceu todo seu amor pelas pistas e corridas ao se emocionar ao vivo, diante tb de uma platéia. Eu no carro, engarrafado tb me emocionei, VIVA O EMERSON!!! Vida longa a você!! PARABÉNS!!

Luiz
Luiz
13 anos atrás

Só para corroborar, ele deu o primeiro título para a Mclaren!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Todos os louros e vivas a este grande piloto e pessoa. Parabéns, Rato!

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
13 anos atrás

O carro mais bonito da F-I na época, e talvez um dos mais bonitos até os dias de hoje.
Linda foto. Parabén EMERSON por tudo o que você fez pelo automobilismo e agradecemos voce por ter nos dado tantas alegrias e trazido ao Brasil o que há de melhor do automobilismo mundial.
Gravei todas as provas, sendo que as primeiras na F-I nem em cores eram transmitidas – ou eram e não tínhamos as televisões apropriadas aqui no Brasil. Tinham algumas com uma tela adicional com faixas coloridas que davam a sensação de serem a cores…
Parabéns novamente pelos 40 anos de vitórias, ganhando corridas ou não !

VIVA o EMO !!!!!!

antonio ferreira gomes filho
antonio ferreira gomes filho
13 anos atrás

existe um dvd “emerson fittipaldi 72 e 74 bicampeâo na f1 “, com cenas das corridas junto com uma série de fotos raras dos arquivos dele. depoimentos, detalhes dos carros e das pistas . dvd este produzido pela revista quatro rodas . há uns cinco ou mais anos .

Nelson Gerent
Nelson Gerent
13 anos atrás

Viva Emerson Fittipaldi !!!!
Para mim o maior de todos……..

ACG
ACG
13 anos atrás

Excepcional piloto que foi, merece todas as homenagens, quase tudo foi lembrado aqui,
_ Ganhou na F1 e na Indy.
_ Teve longuíssima e vitoriosa carreira do primeiro título em 72 a última vitória em Indianapólis 93, são 21 ANOS!!!!
_Quando começou era com Rindt , Peterson, Hill, Brabham! E venceu.
_No último pódio estava lá ao lado do iniciante Piquet em sua primeira vitória, correndo com um carro bem inferior.

Mas foi esquecido ou não tem fãs. Não sei se é a falta de interesse do brasileiro ou se foi a passagem do Marqueteiro da Silva pela F1, que parece ter apagado da memória do brasileiro, graças a influência da Globo, tudo que foi feito antes dele.
Nos cinquenta anos do Senna, na imprensa e aqui mesmo neste blog , foram semanas de recordações. Para o Rato uma nota e cinquenta breves comentários (melhor que nada mas muito pouco), e no JN apareceu algo?
O automobilismo brasileiro vai perdendo seu passado e ficando sem futuro.Nos cinquentenário desta corrida ninguém vai nem se lembrar quem foi Fittipaldi.
Seria muito legal se quem tem os direitos ( a Globo provavelmente) reprisasse as temporadas passadas, talvez um compacto de 30 min antes das corridas , já ajudaria muito.

Felipe
Felipe
13 anos atrás

Os fans daquele carinha de capacete amarelo que me perdoem mas Emmerson sim foi o verdadeiro orgulho do brasil no automobilismo.

Doctor House
Doctor House
13 anos atrás

Se já não bastasse os3 campeonatos que conquistou ( 2 F1 + 1 F-Indy), as 2 vitórias naquelas famosas 500 milhas, aquele SEGUNDO LUGAR do Copersúcar já valeria por tudo.
Ele foi grande dentro das pistas, e fora delas ainda pode contribuir muito. Longa vida ao nosso CAMPEÃO. : )

MSM
MSM
13 anos atrás

Não tive a felicidade de vê-lo correr na F1, mas acompanhei-o na época da F-Indy, e foi fantástico vê-lo campeão da categoria, guiava fácil, era um professor na pista. Além disso, é uma ótima pessoa, de bom caráter.
Fiquei feliz em vê-lo correr aqui no RIo na GT3 em 2008 de Porsche 997, chegando em 2º lugar, mostrando que ainda tinha pé pesado.

Fabio Farias
Fabio Farias
13 anos atrás

Emerson Fittipaldi, alem de ser o piloto que abriu as portas para o Brasil no mundo, é um campeão humilde prá caramba….VIVA EMERSON.

Zé Alonso
Zé Alonso
13 anos atrás

Parabéns Emerson Fittipaldi ! Caraca e essa Lotus é um dos carros mais bonitos da F1.

Marcelo(returns)
Marcelo(returns)
13 anos atrás

Não acompanhei Emerson na Formula 1, mas vi todas as corridas dele na Formula Indy, nessa época piloto brasileiro vencer na Indy também provocava duvidas aos americanos, mesmo o piloto sendo campeão na F1 (para se ter uma idéia, os americanos nunca deram valor a um Senna ou a um Schumacher), ainda mais dentro do USA onde eles dominavam os ovais, mas Emerson também “assombrou” na Indy, época que corriam feras e lendas do automobilismo norte americano:

Mario Andretti
Michael Andretti
Rick Mears
Bobby Unser
Gordon Johncock
Tom Sneva
Danny Sullivan
Bobby Rahal
Al Unser
Al Unser, Jr.
Arie Luyendyk
J.Villeneuve
Robby Gordon
Scott Sharp

Essa Formula Indy dos anos 80 até 1995 era de arrepiar(muita gente se machucou nesses anos, fora as mortes), depois a Indy se separou em duas categorias e perdeu a graça! Alguém tem duvida que Emerson foi o mais importante piloto do país? Lembrando que aqui no Brasil a família Fittipaldi ajudou muito o esporte a motor, com certeza o Jumento Bueno deve discordar que Emerson foi o mais importante, mas Emerson não precisou de marketing e nem animador de torcida para fazer história…foi tudo pelo mais difícil, conquistou tudo de fato e direito na pista! Não existe essa história: “sou apenas um brasileirinho naquele mundão”, quando o piloto é ímpar ele vai e conquista tudo, Emerson foi o primeiro a fazer história na Europa e no USA, sucesso total!

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

O mais importante piloto brasileiro, ele foi o único a fazer “a história” para o Brasil, pois foi o primeiro a vencer um mundial de Formula 1, os outros vieram depois, fizeram apenas “números”. Em termos de história, ganha fácil de Piquet e Senna. Um brasileiro vencer o mundial no início da década de 70 aos ouvidos dos europeus soava como uma grande piada, mas Emerson foi lá e provou o contrário! A Formula 1 dos anos 70 provocava arrepios, morreu gente pra caramba nessa época, Emerson venceu até a morte:

11 pilotos morreram nessa época:

Piers Courage, 28 anos. GP da Holanda, 1970.
Jochen Rindt, 28 anos.Treinos do GP da Itália, 1970.
Bruce McLaren, 33 anos.Treinos, Inglaterra, em 1970.
Joe Siffert, 35 anos.Prova de campeões, Inglaterra, 1971.
François Cevert, 29 anos.Treinos do GP dos EUA, 1973.
Roger Williamson, 25 anos.GP da Holanda, 1973.
Peter Revson,35 anos.Treinos, África do Sul, 1974.
Helmut Koinigg, 25 anos.Treino do GP dos EUA, 1974.
Mark Donohue, 38 anos.Treinos do GP da Áustria, 1975.
Tom Pryce, 28 anos. GP da África do SUL, 1977.
Ronnie Peterson, 34 anos. GP da Itália, 1978.

Parabéns Emerson Fittipaldi!!!

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
13 anos atrás

Corrigindo: recorde por 33 anos, não 30.

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
13 anos atrás

Esse é o pequeno GRANDE Emerson… sem nenhuma dúvida, o mais importante piloto que já apareceu no Brasil e um dos mais importantes do mundo.

IMPORTANTE LEMBRAR que, por 30 anos, desde 1972, ele se manteve como o campeão mundial mais jovem da história da F1 (25 anos, oito meses e 29 dias) recorde que só foi quebrado em 2005, pelo Alonso. Aliás, Alonso tem 29 anos, mais novo que o tempo que duroiu o recorde do Emerson!

chico camargo
chico camargo
13 anos atrás

E viva o Rato!!!

Fittipaldi Forever!!!

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Emmo! Simply the Best!

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
13 anos atrás

Emerson deixa saudades, com uma pilotagem clássica,tática,com muita competência,limpa,aonde passou foi vitorioso, F-1,F-Indy,depois Piquet e Senna, o resto que apareceu somente fazem números pequenos.

Batista Haddad
Batista Haddad
13 anos atrás

Falem o que quiser…

Um piloto que ganha as 2 maiores categorias de monopostos do mundo e ganha 2 vezes as 500 milhas de Indianápolis deve ser colocado junto aos Deuses do Automobilismo. Disparadamente o melhor piloto de F-1 que o Brasil já teve. Se nós assistimos F-1 hj na Globo é por causa dele. Se temos 8 títulos mundiais na F-1 é por causa dele.

MUITO OBRIGADO EMERSON FITTIPALDI!

José Brabham
José Brabham
13 anos atrás

Valeu Emerson! Aquele que transformou o nome Fittipaldi em sinônimo de andar rápido quando eu era menino.

Bela foto, já virou meu desktop!

O NÚMERO UM do Brasil… sempre!

Dionisio Pastore
13 anos atrás

Boa Flavio !

Wilson
Wilson
13 anos atrás

Graaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnde Emerson !!!!!!!!!

Celso Guzella
Celso Guzella
13 anos atrás

O cara é dez ! Apesar dos feitos grandiosos , continua acessível e simpático e sempre disposto a dar uma atenção.
Gosto de automobilismo por causa dele e tenho a vontade de perguntar (se um dia encontrá-lo)como era correr em nordschleife.

Sergio Monteiro
Sergio Monteiro
13 anos atrás

E que carro lindo, vixe!!!

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Eou sou fã do Emerson Fittipaldi. Um dos poucos a terem sucesso na 1 e na Indy, acho que só ele e Mansell conseguiram até hoje. Ah sim, e Mario Andretti.

Mauro Rodrigues Junior
Mauro Rodrigues Junior
Reply to  Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Bem lembrado!

Emerson Fittipaldi e Mario Andretti…
Vi apenas as corridas destes dois na Fórmula Indy, mas valeram muito para ter uma pequena noção do que estes dois pilotaram!

E como alguns já destacaram acima: Os dois estão VIVOS para contar a história!

Parabéns Emerson!

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Falar que o Émerson é uma lenda, além de ser um clichê fraquíssimo, é pouco pra definir esse super piloto. Falou tudo Gomes, liderou só as voltas que importavam, muitas de suas conquistas foram assim. Esse cara venceu em uma época em que o pau quebrava o tempo todo, o carro era uma lata de gasolina e morriam 3 ou 4 por ano.

Coragem e competência, além de tudo é simpático.

Vida longa ao mestre Emerson.

Caio Lucci
Caio Lucci
13 anos atrás

Detalhe estranho….. tem uma bandeira do Reino Unido do lado do nome do Emerson no carro

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
13 anos atrás

Grande Emerson. Que além de tudo não é hipócrita,nem falso moralista. Um grande exemplo foi a confirmação por parte dele que o jogo de equipe existe,e que é natural na F1. Conhecia o ambiente,correu e venceu por ele mesmo. E nos orgulhou por isso. O maior piloto brasileiro,dentro e fora da pista.

luiz trindade
luiz trindade
13 anos atrás

Émerson é e sempre será o piloto mais importante que o brasil já teve.

Alessandro
Alessandro
13 anos atrás

Emerson Fantástico.
Minhas primeiras lembranças dele já eram na belíssima Lotus negra JPS.
Parabéns!!!
Linda Foto!
Posso roubar?

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
13 anos atrás

Se dá para chamar alguém de herói no automobilismo é esse cara.
Admiro muito tudo que fez e também o seu caráter.
Passar por tudo que ele passou e ainda estavr vivo é coisa para poucos.

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
13 anos atrás

Esses carrinhos antigos eram bonitos. Pouca carenagem e com o motor a mostra.

André Peragine
13 anos atrás

Só uma correção Flávio… o maior piloto que o Brasil tem! e gostaria de convidar para ver a matéria e um compacto da corrida no meu blog, falandodecorrida.blogspot, para quem viu rever e quem não viu (assim como eu) saber como foi exatamente aquele fantástico dia para o automobilismo nacional!

Juliano Rissa
Juliano Rissa
13 anos atrás

concordo com valmir chicaroli: Emerson foi o mais importante do continente. Aliás, do mundo, se a Alemanha não contasse, pois aí Emerson – e qualquer um do passado ou futuro – perde para Schumacher.

Juliano Rissa
Juliano Rissa
13 anos atrás

Com certeza o mais importante do Brasil, Senna seria apenas o 5º nessa lista, atrás de Piquet, Chico Landi e Helio Castroneves.

E o piloto mais importante que o mundo já teve, é Schumacher!

Abraço!

Paulo Emilio
Paulo Emilio
13 anos atrás

Se não foi o mais rápido , Emerson Fittipaldi foi com certeza o mais importante piloto de nossa história, por tudo que fez no Brasil, na Europa e nos USA !
40 anos de sua primeira vitória na F1 ! Todas aqueles, nos quais me incluo , que tivemos o privilégio de acompanhar a carreira dos irmãos Fittipaldi e do Pace na F1 , é fato, estamos realmente ficando velhos !

Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Grande Emerson!!

Sempre foi e sempre será o nosso maior Pilotos de Corridas de todos os tempos.

Abraços

Imperador

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
13 anos atrás

Grande Rato, sempre abriu caminhos e mostrou sua competência nas pistas… a história sempre lhe reservará um ótimo lugar…

ags
ags
13 anos atrás

NOSSAS REVERENCIAS AO NOSSO ETERNO CAMEPÃO…………….QUE TENHA MAIS LONGOS ANSO DE VIDA………..BOM EMERSON……(PENA QUE NÃO ME DEU UM EMPREGO..QUANDO AINDA NÃO TINHA GANHO O PRIMEIRO CAMPEONATO NOS EUA) MAS SOU SEU FAN..PILOTO……..

Opaleiro MG
Opaleiro MG
13 anos atrás

Concordo com você Flavio. Emerson é o piloto mais importante que houve para o automobilismo brasileiro.

Claudio Luccisano
Claudio Luccisano
13 anos atrás

O Emerson merece todas as glórias e homenagens.

Parabéns ao nosso eterno Campeão !!

Abs.

Adriano Reis
Adriano Reis
13 anos atrás

108 voltas, 3,7 km cada, hummm, dá bens mais que 300 km. Interessante aquela época mais, digamos, flexível em relação às corridas. Hoje podia ser assim (aliás, em Mônaco a corrida já tem menos de 300 km): a corrida de Monza podia ter 500 km, umas duas horas de prova… Bahrein poderia ter 0 km (ô lugarzinho ruim pra F1!)!

Mauro Rodrigues Junior
Mauro Rodrigues Junior
Reply to  Adriano Reis
13 anos atrás

Mais um detalhe:
Esta prova teve estas 108 voltas e durou 1 hora e 57 minutos!

A volta mais rápida foi de Jacky Ickx: 1’02.740

Era um circuito de ALTÍSSIMA VELOCIDADE!!!!!!
Coisa pra MACHO!!!!!!

Andre Decourt
13 anos atrás

Concordo em número e grau, o grande desbravador de dois horizontes para os pilotos brasileiros, e um cara com talvez a melhor visão de corrida de todos os tempos