LEGIÃO URBANA

SÃO PAULO (cara-de-pau) – Tenho enorme simpatia por esse automóvel… Aliás, não só eu. Numa tarde de maio de 2006, quando a cidade estava sitiada por meia-dúzia de bandidos de alto escalão (que o candidato da oposição disse no debate de ontem que nunca existiram, segundo ele não há rebeliões em SP, a segurança pública é exemplar aqui), cruzei com Anísio Campos nas ruas desertas pelo medo. Tinha acabado de comprar um.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Notaram como aumentaram os roubos a banco e sequestros recentemente? Acho que alguém está precisando fazer caixa p’ra campanha… mas vamos ao que interessa! Sem scanagem, um dos carros mais bonitos que já se produziu por acá. Tomóvi Lindo.

Paulo Franco
Paulo Franco
13 anos atrás

Depois que postei a minha história do TL, voltei para foto e me lembrei do meu pai dirigindo esse carro em viagens à noite, ele sempre de boina para esquentar a careca que eu herdei (e que meu filho de 13 anos herdará por mais que tire uma da minha cara), conversando conosco, me dando dicas de como dirigir, as pistas únicas e as guerras de faróis, eu navegando nos mapas, o cheiro dos postos de gasolina à noite, a Anhangüera dos anos 70, os Mercedes 1113 e os 1513, o posto Lago Azul e a sua lojinha de quinquilharias, a balsa para o Guarujá, a Cubatão dos morros pelados e dos rios verdes de enxofre, a curva do KM 40 da pista sul da Anchieta, a estradinha vicinal para Aguas de Santa Bárbara e suas corujas…… putz, viajei legal, meu caro!
Muito obrigado pelo post!

Paulo Franco
Paulo Franco
13 anos atrás

O meu primeiro carro!!!
Era exatamente assim!
Enquanto foi do meu pai.
Já o roubava no Guarujá quando era pequeno.
Ganhei-o quando fiz 17 anos e ele tinha 22000 kms.
Depois eu tirei os frisos e todos os logotipos, alisei a carroceria, coloquei rodas de Brasília, pneus Pìrelli CN15 do Passat, uns Solex 36 (ou era 40?), um TKR, um amplificador sei lá o nome, falantes artesanais (muito bons!!) de 8′ atrás e de 6′ na frente, tweeters Selenium de corneta, uma plaquinha de “proibido fumar”.
Minha prima o apelidou de “Chantilly”, mas eu nunca fui de dar banho em carro, então era “Marron Glacê” mesmo.
E, virou o meu kart de rua, escorregando para tudo que é lado.
Os playboyzinhos tinham os seus Passat TS ou LS, os mais poderosos, Passats Dacon (Ohh!!), mas nas curvinhas apertadas do Pacaembú, punha o TLzinho de lado e ficava na frente deles.
Estourei os anéis com 35000kms!
Ah, me diverti muito com o Chantilly/ Marron Glacê!
Os candidatos que se f%d*m!
Eleição boa, do caraio, é essa aqui, desse site!!
Apoiado, camarada FG!!

Luiz (o outro)
Luiz (o outro)
13 anos atrás

Esses carros da VW eram muito legais… marcaram a história de muitos jovens dos anos 70… e o candidato da oposição é um pateta…

Marcelo/CPS
Marcelo/CPS
13 anos atrás

Seria indelicadeza falar da quadrilha do PTCC. Até porque, são bandidos “legalizados.”

Pedro do Opala e do Kadett
Pedro do Opala e do Kadett
13 anos atrás

Sabem qual o grande proble,a do TL? É “ter ele”.

E esqueçam política, pelo menos aqui, não é lugar pra isso, voltamos aos carros por favor.

pedro fonso scucuglia
pedro fonso scucuglia
13 anos atrás

Tive um, 36 anos atrás. Azul metálico. Parecia um besouro. Foi a primeira vez que andei a mais de 150 por hora, numa retona antes de chegar em Avaré.

Saloma
Saloma
13 anos atrás

Hummmmmmmmm………..

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Censura????

Quem viu o “partidão” lutar contra isso se espanta de ver um de “seus filhos” aplica-la sem a menor vergonha.

“Os fantasmas sabem para quem tem que aparecer”

Segue o jogo… nada como um dia apos o outro.

Imperador

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Tá falando do quê?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Censura… simplesmente isso…

Censura é o que voce faz quando um post fala coisas sobre o que voce não quer ouvir… ou muito menos acreditar… censura foi o que o regime de opressão fez nos aureos tempos da ditadura nesse pais… censura que voce repete em menor escala… mas não menos cruel e vergonhosa do que aquela que os militares praticaram.

Nem preciso repetir o que voce censurou… a censura por si só é a melhor vitoria do censurado…

“A censura, seja qual for, parece-me uma monstruosidade, algo pior que o homicídio; o atentado contra o pensamento é um crime de lesa-alma.”
Flaubert (1821-1880)

Segue o jogo… realmente parece que o pessoal do Planalto Central já tem gente a apoiar a censura que vem por aí de forma institucional e patrocinada.

Imperador

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Ah, não enche o saco, rapaz. Opiniões contrárias são publicadas diariamente. Mas que ninguém venha aqui falar merda ou mentiras. Isso não é censura. Aqui não é a casa da mãe joana. Ninguém entra no meu pedaço, seja ele real ou virtual, para espalhar calúnias ou disseminar preconceitos. Não publico e pronto. E se discorda, paciência. Ninguém é obrigado a gostar de mim, ou a ler o que eu escrevo. Assim como eu não sou obrigado a permitir que meu blog seja veículo de propagação de bobagens.

luis antonio da matta machado
Reply to  Flavio Gomes
13 anos atrás

Sensacional. Um dia quero ser assim.
abs de um grande admirador.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Ricardo, OBRIGADO!!!
Suas palavras e seu pensamento foram simplesmente definitivos e inquestionaveis, não importando se alguns concordam ou discordam!!

Andre Decourt
13 anos atrás

Somos dois, adoro um TL, talvez por ter andado tanto na mala de um 73 café-com-leite na infância, carro da mãe de um amiguinho. Gosto também de Brasília e Variant, onde nas malas andei nos carros do velho e do vô..

hugo
hugo
13 anos atrás

Porque tem sempre uns chatos dizendo que não se pode falar de política aqui???

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Chama o Indiana Gomes. para fazer uma material sobre o TL.

ALEXANDRE MAZZEI
ALEXANDRE MAZZEI
13 anos atrás

Adoro automóveis, detesto políticos! Leio o que gosto, pulo as linhas que vc dedica à política. Melhor assim! Nem peruca e nem careca…

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Realmente o melhor lugar para se morar é Rio de Janeiro, cidade do candidato da SITUAÇÃO!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Antonio
13 anos atrás

1) não é candidato, é candidata; 2) a candidata nasceu em MG e cresceu no RS; 3) vai te catar,

Ricardo Soares
Ricardo Soares
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Apenas para constar…morar no Rio de Janeiro é MUITO BOM SIM!!!! Independente de candidatos, ok?

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Ok, obrigado pela retificação!!!

Fabio
Fabio
13 anos atrás

O candidato careca está certíssimo! Em São Paulo não há rebeliões e o PCC não comanda os presídios. Mas se está tão bom, por que o candidato careca anda em um Toyota blindado com forte esquema de segurança? Com a palavra a tucanalhada maldita. E tem mais, neste ano dois militares da segurança da mulher do careca foram roubados no Klabin quando faziam um reconhecimento de área para no dia seguinte trazer a mulher do careca. Levaram a arma de um militar e um Toyota blindado que foi abandonado mais adiante.

Mário Buzian
13 anos atrás

Meu primeiro carro !!!!
Igualzinho ao da foto, comprado em 1987 no ano em que eu entrei na FAAP…Estacionava a barata na frente do Bar do Dadá e o povo me chamava de “excêntrico” por dirigir um carro tão diferente dos Passat Pointer, Gol GTS, Uno SX, Escort XR-3 e Paratis da moçada, carrinhos do ano…
E desde quando ser pobre (mas com estilo…) é ser “excêntrico”???
Saudades da minha TL 71/72 branco-lótus…Habita a garagem de algum bom colecionador por aí, com certeza !!

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
13 anos atrás

Meu pai( ah que saudade de ti…..) teve um, 1971, vinho (muito bonito !!!!) , o primeiro modelo aqui lançado ….
Motor 1600 cc, ” deitado ” e com dupla carburação….Painel com aplicação (fake) de madeira …….
Saudade….

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Fernando Carvalho
13 anos atrás

Meu Pai teve um na cor Azul Pavão.

Era bem bonito (na época).

Abraços

Imperador

Fernando
Fernando
13 anos atrás

É incrível como alguns conterrâneos meus paulistanos adoram se auto-enganar. Daqui a pouco, vão dizer que foi um piquenique combinado que fez com que milhões de pessoas voltassem ao mesmo tempo para suas casas, saindo mais cedo do trabalho, amedrontadas.

Bom, adoram se auto-enganar quando é o PSDB que está no governo do estado, bem entendido, isso já há 20 anos… Ainda veremos algum médico falar dessa “Síndrome de Estocolmo” Eleitoral… Quando pessoas que passam 2 meses debaixo de água e esgoto ainda votam no mesmo partido que durante todo esse tempo nada fez para amenizar a situação, algo está errado… Sim, facções criminosas existem no Brasil inteiro, mas quando é aqui em SP fazemos de conta que ela não existe. É melhor pra tucanada… e dá-lhe pobre queimado nas favelas!

Maurício MV.
Maurício MV.
13 anos atrás

O arqueólogo automotivo “Indiana Gomes” precisa fazer uma reportagem com uma dessas.

Gilberto H
Gilberto H
13 anos atrás

Putz. Comprei um TL há três semanas. Tava até para te mandar uma foto e fazer um pequeno relato emocional, porque é muito bacana isso desse blog, aliás, a parte mais bacana: um ponto de encontro de gente fanática por carros, ponto para troca de informações e experiências.

Então, sobre o meu TL: Azul calcinha, frente quadradinha (mais charmosa que essa bicuda), 71, inteiro de lata e motor, todo original, tem até o manual original. Tem um trabalhinho para fazer, To muito feliz, meu primeiro carro “antigo”, como dizem, mas eu prefiro chamar de velho mesmo, mais intimidade, sacumé.

Meu pai teve um. Aliás, acho que todo mundo que tem carro “antigo” deve falar a mesma coisa, né? Mas tem uma outra coisa que para mim é importante. Meu pai era fanático por carros também, teve revenda volkswagen. Comprei o TL no dia que completou um ano da morte dele. E coloquei um chaveiro e um adesivo da época, novos, que tinha guardado, com o nome da revenda. Acho que uma bela homenagem. Ele deve estar feliz.

Abs

Giovanni M. Afonso
Giovanni M. Afonso
Reply to  Gilberto H
13 anos atrás

Muito legal o comentário do Gilberto H, seu pai deve estar muito feliz com sua compra, ele tá curtindo lá de cima….

Meu pai teve um TL 4 portas, eu quase comprei um 2 portas em 2007, mas acabei comprando eu queria mesmo, um Fusca, ano 68. Atualmente ele está reformando, mas para ficar original…. abração!

Wolf
Wolf
13 anos atrás

até 1974 tinha frisos contornando os vãos dos para-lamas.

A partir de 75 mudava o painel, perdia esse friso do vão do para-lama, os bigodinhos da frente , forros de portas e a lente da lanterna deixava de ser tricolor para ficar bicolor.

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
13 anos atrás

Mudando para o assunto ” Lada”,,,,

Em uma das provas do programa Hipertensão da Globo neste domingo,Ladas foram içados e soltos de uma atura de 15 metros rumo a um alvo no solo….

Desculpe-me..mas eu precisava infromá-lo…

Emerson
Emerson
13 anos atrás

Aqui na minha cidade tem um azul calcinha, quatro portas, placa preta, lindo. O dono pede por ele doze mil dinheiros nacionais.

geraldo nunes
geraldo nunes
Reply to  Emerson
13 anos atrás

Onde????????????????????????????????????????

Ivo Mamede
Ivo Mamede
13 anos atrás

Flávio

Simplesmente não é da minha conta o que irei solicitar aqui. Entretanto, como o seu trabalho/lazer é público, esse meu pedido é consequencia disso. Assim, tendo você falado do candidato da oposição, seria interessante um posicionamento aberto seu de qual a melhor opção entre os candidatos à presidencia da república. Seria muito bom lê-lo a respeito disso.

Rudinei Agustini
Rudinei Agustini
13 anos atrás

Acho muito bacana o blog, com opiniões imparciais sobre automobilismo e até mesmo como forma de conhecimento sobre carros, que é um dos meus assuntos preferidos.
Opinião política todos deveriam ter, é um direito nosso votar e militar em prol de um candidato, ideologia, e afins, mas não creio que um site (blog) dedicado a um determinado assunto seja lugar para isso.

JFO
JFO
13 anos atrás

Faccção criminosa tem no Brasil inteiro , não importa se a cidade é governado pela opsição ou pelo governo . E só ler os jornais / revistas ,assistir noticiário na televisão , acessar notícias pela internet para constatar.
Quanto ao TL , na minha época era conhecido com Tesão de Louco.

sergio castro
sergio castro
13 anos atrás

Aqui temos bandido de alto escalão sim, infelizmente, como também tem pelo Brasil todo…Com relação ao belo TL, acho um carrinho muito legal e no mercado de antigos ele não é muito valorizado.

Juan
Juan
13 anos atrás

Belo carro. Um clássico.
Agora, “ruas desertas pelo medo” ???? Eu já vi ruas desertas por epidemias, cataclismas, etc., mas tudo no cinema.

Juan

Christian S.
13 anos atrás

Flávio, manda um post de politica aí, um daqueles. Heheha

O pai de minha primeira namoradinha tinha um azul metálico muito bacana. Na época eu tinha uma Garelli Kátia e ela um mini-bug Frapinha (dois menores de uns 12 anos andando pelas ruas …) coisa de burguês.

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

Entre serra e dilma ? fácil ! nenhum dos dois . . .

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

O sobre-aro dá uma requintada legal em qualquer carro! Pena que hoje não vejo ninguém usando esse belo acessório. Na minha época de juventude , a moda era pintar as rodas de grafite, colocar parafusos cromados e os sobre-aros. Ficava um luxo só!

Jacu do Mato
Jacu do Mato
13 anos atrás

Aqui, no interiorrrr: TL = Tomóvel Lindo

Dédalo
Dédalo
13 anos atrás

Serra anda igual a Maluf: “Eu néégôôô!”

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Lindo carro!! Flávio, sou de Marília/SP. Aqui na minha cidade, tem um Juiz que possuí uma coleção de carros, que aliás foi herdada do pai dele. Acho que daria uma ótima matéria para o Indiana Gomes.

Wagner L.
Wagner L.
13 anos atrás

Cuidado com seus comentários, senão a oposição vai acabar mandando uma onda de e-mails dizendo que você é a favor da total destruição de Ladas, TLs, DKWs e qualquer carro que tenha alma.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
13 anos atrás

Em 75 meu pai comprou um 1972, vermelho, que era do ator Paulo Gracindo, super inteiro. Eu tinha uma Variant 73, bati, acabei com ela e comprei um TL 1972 destes, laranja, em 1977.
Uma vez fui com ele na Oficina do Regis Schuck , em Botafogo, pegar o Passat Div. 1 de um amigo, pra levar pra alinhar, e deixei o TL dentro da oficina. Quando o chefe da oficina voltou do almoço, perguntou: “quem foi que abandonou essa porra desse jacaré aqui ?” Ai phodeu: todo mundo passou a chamar o meu carro de jacaré …o final o Jacaré foi customizado (sem frisos), rodas de Brasilia, pneus radiais, suspensão feita, e com um motorzinho std, mas muito bem “ajustado”, andava direitinho, e até dava algum trabalho, nos trechos de curvas…Pena que só me sobrou uma foto dele. eda Variant 73 não tenho nenhuma !!!

Antonio

luis antonio da matta machado
13 anos atrás

Tenho um 71 frente alta, mas esse daí é mais bonito.
Ontem, desculpem, fiquei enojado com essa pessoa que vc citou, o da oposição. Agora, calhordamente está colocando Lula em sua campanha, como se ele fosse a continuidade. E pasmem, falou em estatização descaradamente como plano de governo quando todos sabemos que a mira é vender logo o pré-sal, correios, e tudo o mais. É podre, asqueroso, mentiroso como toda essa tucanalhada. Será um puta retrocesso no Brasil, se isso acontecer.
Voltando ao carro, por aqui (Rio), o apelido do TL era “trem lotado”
abs

JT
JT
13 anos atrás

Acho difícil o candidato da oposição virar o jogo no segundo turno, mas uma coisa os militantes da situação (que as vezes se comportam mais como torcedores) devem concordar: a candidata não está a altura do partido.

O Lula já teria empacotado o Serra neste debate, que só teria alguma chance se incorporasse o espírito do Mário Covas, um político que sabia retrucar tudo com sagacidade.

O problema dos partidos brasileiros é esse: o tempo passa para todos. O PT depende muito do Lula e o PSDB não pode mais contar com FHC, que pendurou a gravata. Não existem novas lideranças autênticas e o que vemos por aí são exemplos de candidatos requentados de um lado e forjados de outro.

Em tempo, a história ainda vai passar a rebelião de 2006 em São Paulo à limpo. O governador era Claudio Lembo.

vitão
vitão
Reply to  JT
13 anos atrás

do DEM.

LBM
LBM
13 anos atrás

Tem uma a venda aqui em Brasília por nove mil dinheiros (barbada). Tá igual a da foto.

hendrix
hendrix
13 anos atrás

TL, minha avó tinha um no inicio dos 80.
eu “muleque”, achava o carro super aerodinâmico.
vendo hoje, kkkkkk.

Willians
Willians
13 anos atrás

Fala Flavio blz…
Pra mim politico que negocia com bandido(PCC) é bandido…
bom mas falando de carro, eu vi um senhor dirigindo um desses na marginal em uma tarde de sábado, quase cai dentro do rio olhando pra esse ou parecido com esse, minha namorada ficou p… rsrs… mas não tem como não olhar, só gostaria de saber se é mesmo de um senhor aqui de SP o dono desse carro…
Abraços

vitão
vitão
Reply to  Willians
13 anos atrás

vai por mim, mulher que não gosta de carro, principalmente antigo não presta. Uma hora dá enguiço. Troque enquanto dpa tempo, e procure uma com gostos semelhantes, assim como uma paixão incontrolável por ferrugem.

victor freire
victor freire
13 anos atrás

fg, curiosidade: você acompanha o blog do idelber, o “biscoito fino e a massa”? vale a pena.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
13 anos atrás

Pois é, gosto não se discute.

Meu pai teve um carro desses, comprado zero Km em 1.971, era daquelas frentes mais antigas.
Primeira constatação: nota zero para o porta-malas, a sacola de compras não passava pela tampa, para encaixar a bicicleta deitada, era preciso tirar o pedal, fora outros problemas que não me lembro.
Pouco tempo depois, foi trocado por uma Variant, também zero, já com essa frente da foto.
Passado algum tempo, meu pai soube que o carro havia sido revendido para um alemão. Aí que os reais problemas aconteceram. De uma hora para outra, o tal começou a apodrecer por todos os lados e, diante da falta de solução por parte da revenda, o caso foi parar na fábrica da Alemanha, deu o maior rolo…

Teo Paulista
Teo Paulista
13 anos atrás

É um TL ?