MENU

terça-feira, 28 de outubro de 2014 - 19:31Foto do dia

FOTO DO DIA

SÃO PAULO (histórico, histórico!) – Enviada pelo Ricardo Divila (que está na foto, claro) com o título “Primeira vez no chão – FD01″. Não temos a data precisa, mas foi em algum dia de 1974. Há 40 anos, o nascimento da Copersucar. Vocês identificam mais gente nessa foto?

copermelhor

48 comentários

  1. Copersucar Fittipaldi F1 disse:

    Queridos amigos veja la nessa pagina do Facebook um pouco desta historia maravilhosa….

    https://www.facebook.com/pages/Copersucar-Fittipaldi-F1/357692267604996?ref=hl

  2. Muita euforia em 1974, mas a realidade da frustração e decepção chega logo em 1976 com o Emerson ao volante pescando três míseros sextos lugares com um saldo final de Três Pontos. Com o Emerson ao volante a pressão da equipe brasileira ficou Dez vezes maior. É uma foto de Família que tinha um sonho basicamente impossível de construir um carro de F1 num país completamente deficiente em tecnologia de ponta. O FD01 ainda bateu na estreia no GP da Argentina de 1975 virando uma Bola de Fogo.

    • GILBERTO SOUSA disse:

      A INTENÇÃO DO EMERSON E WILSINHO,ERA DESENVOLVER UM CARRO DE FORMULA 1 ,BRASILEIRO,MÁS O INVESTIMENTO DE FORMULA 1 É ALTO,E QUANDO PARECIA QUE ELES IAM CONSEGUIR A COPERSUCAR,QUE FAZIA O INVESTIMENTO NA EQUIPE,DEIXOU DE INVESTIR,E INFELIZMENTE TIVERAM QUE PARAR.EXISTE UM CASO SEMELHANTE NA ARGENTINA,BERTA,FABRICANTE DE MOTOR,QUE TAMBEM QUERIA MONTAR UM CARRO ARGENTINO,MÁS TAMBEM NÃO CONSEGUIU,

      • O maior prejuízo dos Irmãos Fittipaldi foi o Copersucar Fittipaldi F6 que tinha uma aparência revolucionária e até de carro vencedor com um investimento alto da Copersucar, mas já no primeiro teste o Emerson saía decepcionado avisando que o carro era uma carroça. A partir daí foi um prejuízo total pra todo mundo e a Copersucar com toda razão em cair fora porque já tinha dado o seu máximo em cinco anos de patrocínio.

  3. Thiago Sabino disse:

    Cara, como isso merecia um filme, um documentário, um curta-metragem (termo que nem tem mais aplicação, mas que é de um saudosismo involuntário….), alguma coisa….

    Porra, tem dois FD restaurados, tem foto pra kct, os protagonistas diretos ainda estão vivos (e vivíssimos), quer dizer: todos os ingredientes…

    Entrevista com o Emerson, Wilsinho, Divila, Darci, Odilon….. enredo, fotografia, põe o FD01 dando um role em Interlagos, um passeio no que ainda resta da pista antiga…….sei lá se ainda tem guard-rail perdido por ali também…..

    Vai no túnel de vento do CTA, senão me engano, o modelo do F5 tá por lá, quando visitei a uns 10 anos atrás…

    Caramba, a imaginação voa alto, e tem de voar mesmo, afinal uma efeméride dessa, sobre algo que tem a relevância que tem ainda, e que resvala no puro delírio em 1974, e que foi realizado….. porra, um filme é pouco!

    Daí eu caio da cama, e vejo um pôster do filme da “Bruna Surfistinha” na parede….

    Ao menos restauraram os FD…. pelo menos isso.

    Curiosidades, se alguém puder e souber me responder, ao que ficarei grato:

    1- Quem são os atuais proprietários dos FD?
    2- Existe algum outro chassi que ainda tem recuperação, aqui no Brasil?
    3- O March-Politoys do Pace ainda tá lá no cotonifício?

    Valeu galera!
    Parabéns Ricardo, Wilsinho, Darci, Odilon e todos os visionários que colocaram esse carro no chão. De pé, presto reverências.

  4. RicoHP disse:

    Alguém sabe o paradeiro dos carros da Copersucar?

  5. João do Rio disse:

    Bem, acho que são Cristian, Wilsinho, Suzy, Ricardo Divila, Hiroshi Ito que trabalhou com Emerson na Lotus, .

  6. Helton Fernandes disse:

    Cara, que coragem esses fulanos tinham!!!
    Isso é incrível nos dias de hoje. Hoje se “a conta não fechar” ninguém coloca um real, Ninguém corre risco.
    O Emerson largou a McLaren pra embarcar nessa equipe. Sei lá se ele tivesse ficado por lá quantos títulos teria ganhado. Mas que nada, foi para a Coper Fucking Sucar tentar algo novo,
    Quando vejo essas coisas, ou o filme do Anísio Campos, os Puma, os Gurgel e outras coisas incríveis que surgiram de empreitadas individuais ou de pequenos grupos fico feliz, mas tb fico triste em ver como o brasileiro médio de hoje é um bunda mole que tem medo de correr riscos e está mais preocupado em reclamar do que em ajudar, prefere fazer birra do que mudar.
    Alguém poderia fazer um filme sobre a Copersucar -Fittipaldi.

  7. Driver Rj disse:

    Muito obrigado por compartilhar essa FANTÁSTICA foto Flávio Gomes!!!!!!!

  8. Machinist disse:

    Bill Gates na roda traseira direita.

  9. Marcelo disse:

    Flávio boa tarde, é um comentário completamente fora do post e, apenas uma sugestão. Bem que você poderia escrever um post como o do Fórmula 1 com relação as eleições de domingo, (algo do tipo “sobre domingo a noite’) porque além de ser fã incondicional do site, adoro seus textos sobre política e cidadania quando aparecem (e ser partidário de seus ideais políticos). Abs

  10. Felipe disse:

    Acho que o loiro agachado de óculos é o Ray Manzarek, tecladista do The Doors….kkkkkkkk

    Foto Histórica!!!!!!!!!!

  11. Julio Cesar Gaudioso disse:

    E pensar que o Brasil fazia F1!
    E sufocou o empreendimento com as críticas! A pressão sobre toda a equipe, projetista, pilotos, mecânicos etc. era de dar inveja na Ferrari de hoje. Nem patrocinador escapava! Qual empresa iria querer colocar grana e muito menos o nome na chacota nacional.
    Os caras mal estavam começando e o país inteiro EXIGINDO vitória(s) na F1 !!

    A Eagle de Dan Gurney foi a única de fora dos EUA a conseguir uma vitória, ficou na F1 pouco tempo, se mandou e os norteamericanos louvam até hoje.
    Os nossos aguentaram no ossos anos e não foram reconhecidos.
    A essa sonhadores, o meu preito de gratidão e respeito.

  12. Welington disse:

    Bom dia.
    Creio que o garotinho na foto seja o Christian Fittipaldi. E o cara de calça vermelha (do lado esquerdo, agachado) seja o ex-piloto Carlos Reutemann.

  13. Mauricio Camargo disse:

    O cara de óculos parece o tecladista do The Doors!!!

  14. Guilherme disse:

    Fantástico

    Será que algum dia teremos um livro escrito pelo Divila?

  15. Peter Losch disse:

    Ray Manzarek ao lado direito do carro, agachado.

  16. jorge luis disse:

    Flavio da um ligue no DKW MONSTRO que aparece em 6: 16, se que curte os 3 cilindros urrando alto vai pirar ai!! xD

    https://www.youtube.com/watch?v=9HS4Ok-XW1U

  17. Rodrigo disse:

    Se eu não estiver enganado, aquele carregador de bateria laranja à direita da foto era um carregador rápido MAGAR, fabricado na época pelo meu avô Mateus.

  18. Jonatas disse:

    Gugu Liberato agachado à esquerda, de calça vermelha.

  19. Zé Zanine disse:

    De pé de camiseta preta, meu amigo Gilberto Simões (Gancho) recrutado na Embraer, quando Wilsinho vinha a SJCampos, SP utilizar tecnologia aeronáutica para o protótipo do primeiro F1 Brasileiro, ele utilizava o túnel vento do C.T.A para fazer ensaios aerodinâmicos do modelo em escala.

  20. Marcelo Couto disse:

    Já ouvi de mais de uma pessoa que viu o carro à época que a caixa de direção era do Chevette. Será?

  21. Marcelo disse:

    Reconheci o japonês, Hikaru Kurosaki! Procurem no google pra saber a identidade do herói, muito marmanjo curtiu o rapaz na tv.

    http://i1126.photobucket.com/albums/l620/NerdAlt2/Por%20Onde%20Anda/hikaru_kurosaki.jpg

  22. Fernando disse:

    Meu tio trabalhou com o Darci na Stock, morava no bairro, la no 15 da Raposo, eles tinham uma oficina la e quando tinha corrida em interlagos eu ia com eles, colocavam o carro no caminhao, na sexta a noite depois as placas da ortobom na pista sabado bem cedinho, eu tinha uns 11/12 anos. Ele era uma lenda, eu dizia pra todo mundo na escola que meu tio trabalhava com o cara que era da equipe do emerson.
    Esses coopersucar ficaram guardados um tempo nessa oficina, nos anos 90, cheguei a ve-los lá, entrei neles e tal. Pelo que lembro nao estavam restaurados, somente guardados.

  23. Fabio M. disse:

    chuto que o garotinho de casaco vermelho é Christian!!

  24. Robertom disse:

    A asa dianteira era uma tábua…
    Wilsinho, Suzy, Cristian (em coma do motor), Darci Baiacú, Ito…

  25. Jeferson Araujo Pereira disse:

    Christian Fittipaldi deve ser o moleque com blusa vermelha.Em 1974 ele tinha 3 anos.

  26. Manoel Sena disse:

    O Aécio Neves, agachado, sorrindo, à esquerda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>