IMAGENS DO JAPÃO (1)

imagensdojapao1SÃO PAULO(vai que dá!) – Suzuka verá duas corridas domingo. De uma forma mais eloquente do que em outros circuitos. As duas Mercedes vão desaparecer depois de duas ou três voltas. Se Hamilton e Rosberg não fizerem nenhuma bobagem na classificação, largam na primeira fila e vão cuidar da vida. Os demais que se contentem com a outra corrida, entre Red Bull, Ferrari, Williams e, novidade, McLaren. Sim, a McLaren deve entrar nessa brincadeira pelas migalhas deixadas pela dupla mercêdica.

São três pontos separando o Comandante Amilton de Rosberguinho, e creio que essa diferença, ao final do GP de Japão, seguirá pequena. Vai ter dobradinha.

E por que aposto tão apostado? Porque hoje nos treinos livres deu pena das outras equipes. Hamilton ficou em primeiro, 0s2 na frente de Nico. E Bottas, o terceiro, apareceu a mais de um segundo. Covardia.

Mas tudo bem, Suzuka é uma pista linda e merece um duelo épico, que é o que vai acontecer na corrida. Os dois colados o tempo todo, boxes podendo decidir a parada, exercício de paciência para quem estiver atrás. Faíscas estão proibidas na equipe. Mas quanto tempo um piloto aguenta atrás do outro com carros idênticos? Veremos.

E tem mais: risco de tufão. Bom, todo ano tem risco de tufão e o tufão nunca passa por Suzuka. Mas já teve corrida por lá com treino de sábado cancelado e grid definido domingo de manhã. O dia todo as imagens do tufão, por satélite, são mostradas na TV. É um barato.

Tempestade, mesmo, é de boatos no autódromo. Bem, consideremos que Alonso já fechou com a McLaren. E já fechou mesmo. O Américo Teixeira Jr. cravou, tá cravado. Na esteira da informação publicada pelo blog do furador oficial da temporada, começaram a pingar outras notícias na órbita da que o Américo publicou. A “Autosprint”, por exemplo, anunciou o divórcio entre Alonso e Ferrari, e disse que será amigável. Ninguém vai pagar multa a ninguém. E já avançou: o nome para substituí-lo é ninguém menos que Sebastian Vettel. De acordo com a revista italiana, as coisas estão muito adiantadas.

Teve ainda a estreia do teen Max Verstappen, e foi bastante convincente. Muitas voltas, nenhuma bobagem e o 12° tempo, perto de Kvyat. Bom batismo.

Fiquem ligados no Grande Prêmio. O dia está corrido, volto mais tarde.

Comentários

  • Taca-le pau na corrida Domingo Felipe Massa…fica a torcida pra ter prova completa, de preferência em piso molhado e com muita confusão.

    Vamos comemorar, o país esta maravilhoso, o “meu” Brasil esta em alta na Formula Um!!! Preciso aprender urgente a cantar ‘aquarela do Brasil’, mais patriota do que nunca…

    Comprovem no vídeo abaixo, o Brasil esta ou não maravilhoso?
    http://www.youtube.com/watch?v=00LY4nKBbL4

    • O Massa venceu 11 corridas pela Ferrari, Alonso também… O Massa fez 16 poles correndo pela pela Ferrari, O Alonso apenas 4…. O Massa tem 1 vice-campeonato correndo pela Ferrari, o Alonso tem 3 vices correndo pela Ferrari…. Agora, perguntem para o Rubinho se os 2 vices dele correndo pela Ferrari valem alguma coisa! Pelos critérios de desempate (poles) entre o Massa e o Alonso correndo pela Ferrari, o Massa é superior ao marketeiro Alonso, que mesmo tendo 100% da atenção da equipe, equipamentos superiores e o Massa sendo seu piloto de testes titular durante os treinos e corridas, Não foi capaz de fazer porra nenhuma nesses últimos 5 anos. Portanto, Alonso se mostrou o piloto fraco e incompetente que é!

    • Foram 11 anos do Massa na Ferrari contra 5 anos do Alonso na mesma Ferrari. As poles e vitorias do brasileiro foram anteriores a 2009, período que a Ferrari dominava. A comparação entre os dois pilotos é direta, já que foram companheiros de equipe, aí não há o que discutir.
      http://www.4mula1.ro/compare/driver#d1=898&d2=884&year=1950&yearto=2014
      Então, Massa teve que pilotar durante o dobro de tempo e um carro melhor para ter mais poles e mais vitorias que o espanhol, mas mesmo assim fez muito menos pontos.
      Se lê muita coisa hoje em dia, as vezes sem conteúdo.

      • E tem gente que ainda insiste em não ver o óbvio,seria burrice ou falta de inteligência.
        Os chefes de equipes,que quase sempre são do ramo, sabem a quem privilegiar para que a equipe tenha melhores resultados.E um piloto que podendo ganhar cede a posição para outro,sem luta,não merece o menor respeito por parte da comissão técnica(por simples falta de espirito de luta.fundamental para um “GANHADOR”,os simples participantes se contentam em só estar presentes,não sonham e muito menos lutam por serem campeões(e isto inclui não obedecer ordens estúpidas de engenheiros que em sua maioria dos que trabalham com automobilismo,são pilotos medíocres e frustados)

      • O problema do Vicellez não é o amor incontido pelo espanhol trapaceiro. É o ódio contra os anti-Alonso, que explode toda vez que o Herdeiro dá um “sacode” no amado.

        Aí, não tem jeito. É se refugiar na Matrix.

      • Negativo, Pinto. O que acontece é que algumas vetteletes não conseguem argumentar, apelam e começam a xingar. Mas são os recalcados de plantão, verdadeiros domingueiros acéfalos.

      • Ele ainda não anda de Ferrari, de RedBull é fácil, ele deveria estar na frente do Ricciardo, não do Alonso. E quantas corridas o Alonso tem que ficar de fora para ele passar o Alonso no mundial?

  • Na terra de Fujirosnakombis, sempre as coisas acontecem, além da pista ser sensacional , com essa dança dos cokpits fica a pergunta: ElfodonDoquintolugar / Mclaren , Bastião Veprapricachinitel / Ferrari ,e na RedTouro que te da aasssaaaasss?

    • As bruxas não sei mas os duendes de Colonia talvez, basta o alemão dizer a palavrinha mágica “sovieso” e, tchanã, tudo certo. Se ele tivesse lembrado das estórias infantis não teria problemas com o carro na corrida passada!

      • Concordo com vc,a alemãozada esta doida para ter carro e piloto alemão como campeões,na era Shumi não havia equipe alemã na F1 ,por isso ele correu pela rossa di Maranello,não porque ele morresse de amor pela equipe,como alguns supõe(se bem que para mim o grande piloto que se numa equipe boa teria sido campeão foi Stefan Bellof,morto por uma manobra estupida de um belga idiota,que não queria ser ultrapassado por um jovem piloto em sua terra natal)

  • Gomes, creio plenamente em Vettel na Ferrari. Faz sentido.
    Há algum tempo vi uma publicação que a Renault tá completamente perdida com o motor, e o Vettel sabendo disso não fica. Para ele, é melhor arriscar na Ferrari do que ter a certeza de um carro fraco por causa de motor.

    Outra possibilidade na Ferrari é Hulkenberg, mas só se Vettel não fechar.
    E ainda, caso Vettel feche com a Ferrari, Vergne pode ir para a RedBull em vez de ficar sem emprego…. de 8 para 80….

    • Pois é ,na Ferrari ele iria ter carro ruim e motor que não é muito melhor que o da Renault,seria ele tão burrinho assim?????????????????? E uma equipe ,alem de tudo ‘ACÉFALA”,sem comando,sem diretriz !
      Pelo menos na Red Bull quem manda é do ramo, e quando piloto fez boas participações na F 1 e no esporte protótipos só pilotou pela Porsche entre outros,tendo vencido em Le Mans em 1971 com o mito 917.na minha opinião entre ter um chefe burocrata e um que é do ramo eu ficaria com o que é do ramo,pois vai saber entender uma possível dificuldade de pilotagem..
      E motor ,meu caro uma hora vai acertar,afinal quem primeiro acreditou na força do motor turbo foi a Renault,quando todo mundo usava o 3,5 l..para quem já teve o mais potente motor de competição em formulas,não ficará tanto tempo perdida,pode acreditar !

  • Nem mereceu mesmo cometário do treininho pífio do Massa……acho que essas atuações nas 2 últimas corridas foram um suspiro do final da carreira dele….andou mal pra caramba ontem…..quase tomou pau do Verstappen…e ao final, pra variar aquelas desculpas de sempre….agora o carro tava saindo de frente…

  • O Verstapen começou nem mesmo, se tiver cabeça vai ter uma boa carreira na f1, vale a pena aguardar pelo moço. Nenhuma novidade no front: merc p1 e p2, e o resto que se f……….. como bem disse o FG, vao se esganar pelo miseravel 3 lugar no podio e demais posiçoes no grid, a nao ser que algo saia errado entre os pilotos mercedonicos é claro! tipo acidente, quebra, erro, etc…… seife-carro, chuva, tufão, torcedor pelado, etc…….. Alonso na maclaren é estranho para mim, parece um casal que armou o maior barraco e agora ambos querem reatar…!!!!!????, mas talvez seja a grana da hOnda na jogada, o alonso ainda é o piloto que mais chama a atenção na midia formulaunica, Vettel na Ferrari……., pensei que ele poderia ir para a Mercedes ou até mesmo a MC Laren, mas tanto a Ferrari quanto o VETTEL ( pra mim o segundo melhor piloto da historia depois do Schumy, pois alonso precisaria pelo menos mais 2 titulos pra conseguir empatar com o SEB….) devem ter suas razões, deve ser uj caso de amor bem correspondido, a ferrari oferece uma máquina pra acelerar e uma grana e o VET oferece um pezão no acelerador ( FG permita-me uma piada eleitoral: dizem que no RJ o Pezão vai ser preso por pedofilia pois ele f.deu um Garotinho….) e o resto vai se acomodar do jeito que der….. se EB nao for pra MERC acho que a MERC não mexer em nada então, vai ficar com a dupla de babacas….. To torcendo pelo furacão para a corrida ser antecipada com um grid bem atipico…… ai sim vai dar graça de assistir…..

  • Supremacia da Mercedes, Deutscheland Ubber Alle, me parece normal quando os rivais sao Renault Twingo e F14T Mille, que sao economicos porque sao lentos, muuuito lentos. Engenharia nunca foi o forte dos latinos, mesmo. Quem sabe os Japas da Honda conseguem peitar os tedescos.
    Poderiam tambem lancar a campanha “”Volta Cosworth””, motor que ja moeu de pancada a concorrencia ate cansar.

    • No caso do Japas no WEC a Toyota já esta incomodando um bocado os alemães das argolas e o pessoal de Stuttgart ,no caso da Cosworth,os gênios que criaram este motor já não estão mais no ramo,e motor bom não se faz com somente nome mas sim com Genialidade criativa ,e na era turbo não foi,assim ,um grande motor,perdeu feio para concorrência.

  • Se o Vettel sair da Red Bull, pode ser o fim da era dos touros vermelhos…apesar da excelência na pilotagem do Ricciardo, falta-lhe ainda experiência…e Vettel está tendo dificuldades esse ano, mas não desaprendeu…gostaria de vê-lo em mais um ano de embate com Ricciardo, prá equilibrar as coisas…

  • Sei não hein, acho que o Ricciardo larga na posição 3 e vai ficar à espreita do que acontece na largada, que na minha modéstia opinião, vai ter confusão entre as mercedes. Ele, Ricciardão, tinha tudo para ficar em terceiro nos treinos livres, se não tivesse batido, e assumindo seu erro, mostrou que tem muita personalidade. Torço por ele. Acho que as duas mercedes não terminam a prova com acidente entre seus dois pilotos. Como disse antes, sei não hein…