SCHUMACHER E A GOPRO

goproesqui

SÃO PAULO (devagar, bem devagar) – Tem bem uns três meses que ouvi falar pela primeira vez da possibilidade de as lesões de Schumacher em seu acidente de esqui terem sido provocadas por uma GoPro instalada em seu capacete. Quando essa pessoa, importante, tocou no assunto, havia testemunhas, inclusive. Éramos seis na sala, três homens e três mulheres.

Não escrevi nada sobre isso por razões muito simples. Primeiro, não tinha como provar — embora, repito, a fonte fosse alguém muito confiável e importante. Certas informações a gente precisa cruzar com várias outras fontes, pela dimensão que podem assumir, e não encontrei mais nenhuma evidência que me desse alguma segurança.

Depois, era apenas uma possibilidade em meio a tantas, num cenário até hoje muito mal descrito e explicado — a saber, as reais circunstâncias e a dinâmica do acidente no final do ano passado nos Alpes Franceses.

Por fim, se isso de fato tivesse acontecido, seria de bom tom que as autoridades que investigaram o tombo de Schumacher tivessem ao menos mencionado a possibilidade de uma câmera num capacete causar ferimentos em caso de queda. Seria um serviço muito útil não só para quem usa, como para quem fabrica esse tipo de equipamento.

Capacetes de esqui não são tão resistentes quanto os de corrida, como se sabe. Assim como os de bicicleta são dimensionados para quedas que nada têm a ver com uma batida de F-1 ou um tombo de motocicleta. O que se especula é que a base da GoPro poderia ter rachado o capacete e ferido a cabeça de Schumacher.

E quem especula? Do quê você está falando, Gomes?

Estou falando da primeira versão tornadas pública, ainda que no campo especulativo, sobre a possibilidade de Michael ter sido atingido pela minicâmera que virou coqueluche no mundo há alguns anos. E como ela motivou uma resposta da GoPro, achei que era hora de trazer o assunto à tona — uma vez que a própria empresa teve de se manifestar.

Quem falou sobre isso abertamente pela primeira vez foi meu amigo Jean-Louis Moncet, do Canal + e da “Auto Plus”. Ele disse à rádio Europe 1 no último fim de semana que a problema de Schumacher não foi a pancada numa pedra, mas sim a montagem da GoPro, que teria atingido sua cabeça violentamente.

Aqui se faz necessário um adendo: ao contrário do que tem sido divulgado por aí, Moncet NÃO DISSE que quem contou a ele sobre essa história da GoPro foi Mick, o filho kartista de Schumacher. Ele apenas relatou que viu o menino numa prova de kart, mas nem conversaram.

O fato é que por conta das notícias veiculadas desde o fim de semana as ações da GoPro na Nasdaq caíram 9,8%. Outras empresas que fabricam minicâmeras do gênero também despencaram na bolsa. A ponto de um porta-voz da GoPro, Jeff Brown, enviar um e-mail à “Reuters” para explicar que a companhia está “buscando mais informações sobre as declarações originais de Jean-Louis Moncet”.

É bom ir com calma nesse tema, antes de sair afirmando que uma GoPro é capaz de rachar a cabeça de alguém e que foi ela que arrebentou Schumacher. Se você, por exemplo, estiver andando de bicicleta com seus óculos escuros pendurados na camiseta e tomar um tombo esquisito, a haste dos óculos pode furar sua jugular — sempre penso nisso. Dia desses um rapaz colocou uma taça de champanhe no bolso da calça num casamento, tropeçou, caiu e a taça furou sua veia femoral. O rapaz, que era o noivo, inclusive, morreu. Isso não quer dizer que ninguém mais deve tomar champanhe em casamentos. Nem que não se deve colocar os óculos pendurados na camiseta quando andar de bicicleta. Nem que a GoPro deve ser proibida em todo o planeta até o fim dos tempos.

Se aconteceu, mesmo, quer dizer apenas que a vida é muito perigosa e você pode se estrepar por qualquer motivo. Seja ele um par de óculos, uma taça de champanhe ou uma câmera no capacete.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Como diz o ditado: “Para morrer basta estar vivo”.

Alguém se lembra do filho do John Surtess que morreu em uma prova de Formula na Inglaterra?

O cara não fez nada de errado, um outro sujeito bateu e no impacto da batida um pneu saiu quicando pela pista, esse pneu a quicar veio a bateu no “cucuruto” do capacete do pobre garoto e quebrou o pescoço dele. Na real, quem um dia imaginaria que isso pudesse acontecer? Quem vê a cena não imagina que o pneu matou instantaneamente o pobre piloto.

Tristeza pelo Schumacher e por todos os outros que passam por situações insólitas como essa, seja com uma GoPro, taça de champagne, agulha de trico, Colt 44, etc, etc, etc.

Thiago
Thiago
9 anos atrás

Schumacher é a maior inspiração da minha vida. É simplesmente desesperador não saber o que realmente aconteceu e o que realmente está acontecendo. Essa é a verdade, não tenho ideia de como foi esse acidente e qual é a verdadeira situação dele. Tudo é especulação e muita gente escondendo toda a verdade.

Delubio Martins
Delubio Martins
9 anos atrás

artéria femural, não veia…

Wag
Wag
9 anos atrás

Eu, por exemplo, não uso o prendedor de gravata enquanto estou dirigindo…Ficaria sob o cinto de segurança e, no caso de algum impacto (toc…toc…toc…) poderia afetar os ossos da caixa torácica…

Antonio
Antonio
9 anos atrás

Abafa, abafa. Sabe quanto é 9,8% de 11 bilhões de dólares?

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Não acredito que existam responsáveis e/ou culpados por esse lamentável acidente, talvez o único responsável seja mesmo o próprio Schumacher.

charles
charles
9 anos atrás

Ou uma jangada em Natal.

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
9 anos atrás

Além do perigo que o objeto “estranho” significa para o usuário e para pessoas que eventualmente se envolvam em um acidente com o dono do capacete, já foi dito por especialistas que JAMAIS deve-se fazer um furo no capacete (qualquer capacete) para instalação de câmeras esportivas ou qualquer outro aparato.
A razão é simples: o furo afeta a resistência estrutural do capacete. É o mesmo que uma rachadura.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
9 anos atrás

Pode ser Flávio, mas isso seria mais plausível se ele tivesse batido a cabeça em algo mais leve como um pequeno arbusto por exemplo, e tivesse a mesma consequência. Mas bater a cabeça de forma violenta numa pedra, entendo eu que com ou sem câmera a consequência não teria sido diferente.

proletariors
proletariors
9 anos atrás

“O viver é perigoso”, já escrevia J.G.R !!.

Sieg
Sieg
9 anos atrás

Este é o tipo de coisa que chamamos de azar… as chances disso ocorrer são mínimas. Pra um cara que teve uma longa carreira se arriscando semanalmente no automobilismo, se estrepar desta forma, naquela situação e talvez por causa de uma minicâmera é meio irônico.

Daniela
Daniela
9 anos atrás

O acidente do Schumacher é um mistério por completo. Espero honestamente que algum dia o próprio Schumacher possa esclarecer o que de fato aconteceu. O resto é especulação.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Daniela
9 anos atrás

Espero o mesmo do Bianchi. Falam em 92g para o Bianchi. Kenny Brack sobreviveu a 200g e voltou a acelerar.
Na torcida!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Pra quem não lembra:
http://youtu.be/Hy8fgGiI1WA

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Daniela
9 anos atrás

Concordo inteiramente com o comentário da Daniela.
Nada a acrescentar.

Grim reaper
Grim reaper
9 anos atrás

Ou um trator na área de escape, ou uma mola escapando do carro da frente… Se for pra tentar prever tudo que pode nos matar, ninguém mais sai da cama. E isso pode matar também.

LucioSp
LucioSp
9 anos atrás

Li alguma coisa sobre isso ontem…que estranho, por mais forte q seja o suporte da câmera……enfim,…

Alisson Freitas
Alisson Freitas
9 anos atrás

“sem sorte não se chupa nem um Chicabon. Você pode engasgar com o palito ou ser atropelado pela carrocinha”.

Sil C San
9 anos atrás

Flavio, o Tite Simões comentou uma vez sobre isso, das Go Pro montadas nos capacetes dos pilotos de moto e do perigo no caso de uma queda. Neste caso, a câmera é um objeto estranho que pode causar algum dano numa colisão ou queda.

Luiz
Luiz
9 anos atrás

É um perigo viver!

jorge
jorge
9 anos atrás

certamente foi o hans. ao impedir o movimento parcial do pescoço ele transferiu impacto total ao celebro . nem tudo é perfeito.

Globeleza
Globeleza
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Hans Donner

Dilor
Dilor
Reply to  jorge
9 anos atrás

HÃ?

Vórtex
Vórtex
Reply to  jorge
9 anos atrás

Celebro?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Vórtex
9 anos atrás

O celebro do Hans.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

sem comentários—————

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Só acho estranho uma coisa:

A toda ação corresponde uma reação: se foi a GoPro que quebrou o capacete e depois a cabeça de Schumacher, ela também deveria ter se espatifado, mas no entanto foi divulgado que a polícia confiscou a câmera (depois devolveu) para analisar as imagens do acidente.

Então a câmera não quebrou? Ou só sobrou o cartão de memória?

Renato F1
Renato F1
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Não sei qual é a dureza do material utilizado na câmera e no capacete, mas, dependendo da diferença, uma pode-se espatifar e a outra sair praticamente intacta. Lembra-se dos carros mais antigos, em que os para-choques eram duríssimos? Uma batida e eles nem arranhavam. Entretanto, toda a energia do impacto era transmitida para os ocupantes do veículo!

Pode ser (repito, pode ser) que a câmera, além de ter alterado os pontos de tensão e pressão, centro de gravidade, peso e esforço no capacete e no pescoço do Schumacher, tenha potencializado a força de impacto no capacete, fazendo com que o equipamento não suportasse e quebrasse. Seria um caso semelhante a uma martelada no capacete: difícil de atravessá-lo. Entretanto, se você colocar um prego e der uma martelada, facilmente você irá atravessar o capacete. Na analogia, a pedra fez o trabalho do martelo e a câmera pode ter feito o trabalho do prego.

Curioso é que nunca vi um vídeo divulgado desse acidente. Deve estar no cofre secreto da FIA, junto com os vídeos da câmera do carro no acidente do Senna e o no do Bianchi!!!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Renato F1
9 anos atrás

Bem por aí.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Conversei com algumas pessoas. GoPro só em cima do capacete. De lado, nunca.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Eu só uso do lado. Qual o problema?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Rodrigo Moraes
9 anos atrás

Capacete não foi feito para suporte de câmera. A parte mais forte do capacete é a parte de cima.
Se for colocar de lado, eu colocaria uma câmera menor ou de outro formato, como a contour ou polaroid cube. Mas não é correto e seguro colocar câmera em capacete, principalmente a pesada e quadrada gopro, altera o centro de gravidade, altera a estrutura de deformação e, principalmente, coloca mais uma variável como fator de risco.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Pois é Allez, aprendi essa hoje aqui!