SOVIÉTICAS (1)

sovieticas001SÃO PAULO (sqn) – Eu deveria ficar empolgadíssimo com um GP de F-1 na União Soviética, não? Afinal, a categoria chegou à Mãe Rússia, veremos milhares de Ladas nos estacionamentos, bandeiras vermelhas, foice e martelo!

Mas não estou minimamente. Primeiro, porque desde a primeira vez que vi o circuito de Sochi achei totalmente sem graça. Hoje, durante os treinos, a impressão foi a mesma.

Mas é algo que pode passar, essa má impressão, dependendo daquilo que acontecer no GP. Às vezes sai corrida boa em circuito ruim. E nem dá para dizer ainda que a pista é uma droga completa. Os próprios pilotos têm falado pouco sobre qualquer assunto. E olha que assunto não falta. Alonso na McLaren, Vettel na Ferrari, a disputa do título…

E o motivo é um só: o clima é muito triste em Sochi pelo que aconteceu com Bianchi. E está perto demais. O acidente foi domingo passado. Não tem nem uma semana. E todos eles sabem, claro, que o estado de Jules não é nada bom. A sensação que se tem é de que a qualquer momento a pior notícia poderá chegar.

Bem, o treino foi o treino, aquilo de sempre, com o adicional de conhecer um traçado novo, mas nada complicado. Antigamente, quando um circuito estreava no calendário, tinha um treino extra na quinta-feira. Hoje, com os simuladores cada vez mais próximos da realidade, isso não é necessário. As equipes trabalham nas fábricas e já chegam a qualquer pista com um acerto básico.

A novidade da sexta-feira foi a McLaren andando bem. Magnussen ficou em segundo, embora a distância tenha sido grande para Hamilton, o mais rápido. Button também curtiu o desempenho de seu carro. “É uma pista onde deveremos andar bem”, falou.

Algumas pílulas:

– A Marussia ensaiou colocar Alexander Rossi para correr, mas vai disputar a prova com apenas um carro, mesmo. Nos boxes da equipe, o nome de Bianchi ainda está pintado e seu carro está lá, parado.

– A Rússia teve dois pilotos na pista no primeiro treino livre. Sergey Sirotkin, reserva da Sauber, andou. Foram 22 voltas e um 17° tempo.

– A pista recebeu elogios tímidos dos pilotos. Magnussen, por exemplo, disse que “é melhor do que esperava”. E ele disse também que não esperava muito, depois de conhecê-la no simulador.

– Quaisquer que tenham sido os acordos fechados em Suzuka, ou nos dias anteriores ao GP do Japão, anúncio oficial nenhum será feito agora sobre o vaivém de pilotos de ponta. Simplesmente o ambiente está carregado demais para isso.

– É bom lembrar que quando um piloto morreu em fim de semana de corrida pela última vez, em 1° de maio de 1994, nenhum dos pilotos que estão no grid de hoje corria na F-1. A maioria era criança. Não há remanescentes. Portanto, caso aconteça o pior com Bianchi, será a primeira vez que essa molecada terá de conviver com uma morte em pista. É compreensível que estejam todos chocados. A morte de colegas não é algo com que eles tenham convivido em suas carreiras. Essa geração, por assim dizer, é “virgem” nesse quesito.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emerson Carneiro
Emerson Carneiro
9 anos atrás

A URSS ou CCCP já teve seu charme. Sempre me simpatizei com os russos, mas hoje tenho até medo de pensar em ir pra lá e talvez acabar sendo preso e confundido com espião. Esse Vladimir é muito tirano e maluco. Levei 3 anos para ter um Soviet by Cosmos legítimo, quando era mais jovem, porque achava lindo. Aquela velha história de guerra fria até que me encantava. Espiões, amantes sexys e matadoras. Inspiraram muito o cinema. Hoje geram medo e preocupação.

p
p
9 anos atrás

Conheci a Rússia é um país muito frio, fiquei 12 meses, fazendo um curso de especialização, o povo russo é um povo legal, mas triste com guerras e mais guerras. A vodka é o anti-depressivo deles. Que pena, a renda per capita deles é quase igual a nossa, ou seja eles são tão pobres quanto nós, mas o brasileiro apesar da miséria é alegre. E a Rússia cercada de riquezas no oeste (Europa) e Leste (Japão e Coréia do Sul), mas o bom de lá é que não tem violência, nem assaltos, a polícia de lá é terrível, desapareceu um celular de um colega em 15 minutos a polícia estava lá e o celular devolvido.

Roberto
Roberto
9 anos atrás

Apesar de eu ser apaixonado por F1, o acidente de Bianchi, piloto que eu gostava e acompanhava de perto, me tirou o tesão pela categoria, pelo menos nesse momento, ou mesmo nessa temporada. Um cara promissor, um jovem e talentoso piloto que não merecia essa “morte não morrida”. Cara, sei que automobilismo é perigoso, mas nesse caso do Bianchi, houve imperícia e negligência da direção da prova. Era um acidente totalmente evitável. Isso me faz questionar se a F1 merece minha audiência. Minha humanidade está falando mais alto do que minha paixão por F1 nesse momento. Eu preciso de um tempo… Ano que vem, quem sabe, volto a acompanhar a F1. Esse ano, será difícil. Muito triste isso. Difícil entrar palavras. A vida humana é o bem mais precioso que temos. Que os pais desse rapaz encontrem alguma paz e serenidade, mesmo diante dessa tragédia, é o que desejo. Essa é minha visão. Abraço a todos.

Roberto
Roberto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Corrigindo: “Difícil encontrar palavras”, e não “difícil entrar palavras.”

Tailor Jr
Tailor Jr
9 anos atrás

Observo que quem mais sofrer psicologicamente com o acidente de Jules foi o Rosberg, era visível a sua tristeza, no pódio do Japão. É só analisar a volta do Hamilton, um chocolate na do alemão.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Há um mês Bianchi escreveu uma coluna no James Allen, vale a leitura e o vídeo do tio em SPA. Pedigree de piloto. Sou fã do francês, dono da melhor assinatura na f1. Ele, como a maioria dos pilotos gosta de suzuka.
http://www.jamesallenonf1.com/2014/09/new-jules-bianchi-column-the-joy-of-spa-and-monza-two-classic-circuits/

alan
alan
9 anos atrás

Eu ainda penso no VETTEL na Mercedes, ai sim 2015 seria sem graça, ja poderiam dar a taça pro SEBASTIAN e disputar o segundo lugar em diante…………e o Alonso cupando o dedo denovo……
Vettel e Schumacher foram os únicos pilotos que quebraram paradigmas, que mudaram o cenario, o resto foi apenas pilotos de equipes que iriam vencer com qualquer um, como a merc 2014, a braun 2009, a willyans, a renault, a mclaren, etc….
POR ISSO SEBASTIAN VETTEL E MICHAEL SÃO OS MELHORES PILOTOS DE FORMULA 1 ATÉ HOJE E DIFICILMENTE SERÃO SUPERADOS!!!!

Paulo
Paulo
Reply to  alan
9 anos atrás

Alan,

Você é muito entendido de F1 mesmo.
A RBR nem tinha o melhor carro não. Foi apenas perícia do Vettel, afinal, só ele e Michael quebraram paradigmas.

alan
alan
Reply to  Paulo
9 anos atrás

Isso mesmo Paulo, vc entendeu direitinho!!!!!

JORGE LUIZ
JORGE LUIZ
Reply to  alan
9 anos atrás

É melhor ler isso do que ser cego.

alan
alan
Reply to  JORGE LUIZ
9 anos atrás

Que comparacao descabida Jorge, vc nao tem um argumento melhor…….

Sanzio
9 anos atrás

A impressão que tenho é que Rossi não vai correr porque a Marussia não conseguiu arrumar o carro.
Se arrancou até o santo antonio, verteza que esse chassis já era. Talvez eles não tinham um reserva para disponíbilizar a tempo.

Ronaldo
Ronaldo
9 anos atrás

Flavio, seus comentários a respeito da afirmação de Vettel na coletiva: “No update really. I hope I will be able to make an announcement soon and once the announcement is out I think you are probably clever enough to draw the conclusion why I had to wait. ”
O que será que falhamos em entender? Que afinal ele não vai pra Ferrari, mas pra Mercedes???

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Ronaldo
9 anos atrás

Rapaz, isso sim seria uma bomba.

JORGE LUIZ
JORGE LUIZ
Reply to  Eric M. Souza
9 anos atrás

Já cravei aqui em comentários anteriores,HAMILTON VOLTARÁ PRA CASA, VETTEL VAI PRA MERCEDES, E O ALONSO VAI PARA……………? PAGO O INGRESSO DO GP BRASIL PRA QUEM ACERTAR.

Leon Neto
Leon Neto
9 anos atrás

“Soviéticas” ??? Flavio Gomes já foi mais criativo…

Paulo Pinto
Reply to  Leon Neto
9 anos atrás

Que tal Bolchevicas?

alan
alan
Reply to  Leon Neto
9 anos atrás

Prussianas seria bem melhor, nao e mesmo…..

Robertom
Robertom
Reply to  alan
9 anos atrás

A Prússia era no leste da Alemanha.

Maurício Rocha
Maurício Rocha
9 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=GYrjBKW804M

Dá uma olhada nesse vídeo de apresentação do circuito!!! Carros de épocas diferentes!!! Bizarrice pura… Depois da camiseta com o Putin piloto da Toyota com carro da Champ car, esperamos tudo da Rússia… muita vodka na idéia…

alottel
alottel
9 anos atrás

Razões pelas quais eu acho que Vettel assinou com a Mclaren:

ontem na coletiva Vettel disse sobre anunciar sua equipe para 2015: “I have nothing new to say, but I hope to announce something soon. When the thing is out, you are probably clever enough to understand why I had to wait.”

Ele já tem quatro títulos, não precisa provar mais nada para ninguém, a não ser para o cara que disse em inúmeras ocasiões que ele só foi campeão porque o carro era bom, justamente Fernando Alonso.

Segue exemplo: “Fernando Alonso has warned Sebastian Vettel that he has to deliver when he doesn’t have the best car in order to prove his ability.” —–>
http://en.espnf1.com/ferrari/motorsport/story/140447.html#m1mzHcfB8KCEjSJ1.99

Juntando as duas coisas, a declaração do Vettel e os comentários do Alonso, chego a conclusão que a razão óbvia citada por Seb para não divulgar a sua equipe é que ele não quer espantar Alonso para que ele também assine com a Mclaren e seja seu companheiro de equipe em 2015. Assim ele poderá enfrentar o espanhol de igual para igual e provar que com carros iguais ele pode vencer o bicampeão.

Loucura demais?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  alottel
9 anos atrás

Vettel deveria ter tentado bater o Ricciardo primeiro.

alottel
alottel
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Perdendo para o Ricciardo e ficando em colocação pior que 3º lugar no WDC ele ativou uma cláusula em seu contrato que permitia uma recisão sem multa nem nada.

Vettel não tem nenhum “empresário” ou “manager”. É ele quem cuida da própria carreira. Louco de esperto o muleque.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Pois é, né? A sombra nos resultados gerou dúvidas no paddock sobre seu talento e a mancha nos números foi feita… Muito esperto!

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

“..e a mancha nos números foi feita…”

Você está se superando, Vicellez!
Hahahahahahahaha!

alottel
alottel
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

fica olhando então…

http://en.espnf1.com/blogs/motorsport/story/178623.html

“I have it on good authority that both Sebastian Vettel and Fernando Alonso recently flew into Farnborough on different days. On each occasion, they were scooped up by Mercedes vehicles and whisked away without ceremony. The McLaren Technology Centre is 15 miles east of the private airport.”

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

E tem umas coisitas acontecendo:
Newey na Ferrari em 2016?
Alonso assinou com a Honda e não com a Mclaren?!
Alonso na Williams/Honda com Andrea Stella?
A Toro estriou um bico a lá RedBull ,Kvyat vai dar muito trabalho ao Riccirado.
Vai ser outro passeio da Mercedes e do Hamilton, a Mclaren começou a mostrar evolução, parece que acharam o caminho, deve ser o efeito Alonso.
Vettel, depois que anunciou não conseguir casar seu estilo com o carro desde o início do ano e fugiu para a Ferrari, incrivelmente, resolveu acelerar. Tinha gente que acreditava que o Vettel iria reerguer a RedBull, mas parece que era tudo corpo mole do alemão, tudo tedescamente arquitetado para sair da RedBull executando a cláusula de desempenho. Plausível, um tetra campeão não pode ser tão ruim, veremos contra o Kimi.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Mas o Horner já tinha levantado essa bola da falta de empenho no começo do ano. Disse inclusive que puxaram a orelha do Vettel. O que não apaga o ano incrível do Ricciardo.

Michel Victor
Michel Victor
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Rapaz… que mente fértil a sua, eu não cheguei a pensar em nenhuma dessas hipóteses… mas algumas delas me parecem ter total possibilidade de se concretizarem, vamos ficar na expectativa!
Abraços!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Acho que o treino fala por si. Eu teria vergonha de ter torcido para o Vettel em algum momento de sua carreira. O campeão mais fraco da f1, mais até que Button e Hill. Ficar atrás das Toro é de dar dó!
R.I.P Ferrari.

Paulo Barros
Paulo Barros
9 anos atrás

Certa vez assisti uma entrevista do Fittipaldi e ele falou o número de amigos que ele perdeu nas pistas. Não me lembro agora, mas fiquei muito assustado com a quantidade. Acho que ele fica a frente de um bom número de combatentes de guerra neste quesito. A F1 dos anos “românticos” podia ser bonita para quem assistia, mas era uma carnificina. Raro o ano que não morria ninguém.

Caipira
Caipira
9 anos atrás

Ex-virgens, agora…

Paulo Cesar
Reply to  Caipira
9 anos atrás

Menos, não morreu ninguém!

JORGE LUIZ
JORGE LUIZ
Reply to  Caipira
9 anos atrás

Calma rapaz!!! vamos orar por ele.

Tuta
Tuta
9 anos atrás

É um choque ver que se pode ir de super-heroi a vegetal em apenas uma escorregada em uma casca de banana aquática. (Bananas aquáticas são comuns para quem via o programa Banana Split e as respostas do Querido Drooper).

alan
alan
9 anos atrás

A Russia com o esporte mais elitista e capitalista, é, os tempos hoje são outros!

Rafael Bilibio
9 anos atrás

Gomes, de fato que ninguém morreu de PILOTO. Msa houve mortes, e acho isso triste, porque a morte de um piloto vale mais que a de um fiscal de pista, por exemplo.

Lembro de casos de Monza (acho que 2001), do Canadá 2013 (o mesmo maldito trator) e Melbourne (acho que 1999 – foi o Villeneuve que bateu)…. Enfim. Houve mortes, mas aquelas “sem importância”, isso que é o triste.

JORGE LUIZ
JORGE LUIZ
Reply to  Rafael Bilibio
9 anos atrás

Pra quem fica e sente a dor, não importa se é um piloto ou fiscal, a vida de um vale tanto quanto a outra ,quem fica sente o mesmo vazio deixado por quem se foi,simples assim.

Paiva
Paiva
Reply to  Rafael Bilibio
9 anos atrás

Me lembro também foi em Monza no no 2000 e Melbourne 2001,nem houve comemoração no pódio em 2001 já no ano 2000 foi como se nada tivesse acontecido.Achei um absurdo.

JP
JP
9 anos atrás

Boa observação. Quando muito, essa geração era adolescente, correndo de kart e curtindo seus ídolos na TV e às vezes pegando algum autógrafo.

Eltontoptec
Eltontoptec
9 anos atrás

Sim. Tive a mesma impressão. Traçadinho mequetrefe à lá Abu Dhabi. Com tantas possibilidades na emergente Rússia os caras gastam um monte pra fazer isso. Um autódromo de verdade estilo Austin só que na Tundra russa não seria nada mal, se bem que a corrida ainda não rolou, mas dizem que a primeira impressão é a que fica.

Williams Head
Williams Head
9 anos atrás

Flavio, me corrija se estiver errado, mas nos boxes da equipe, o nome de Bianchi ainda está pintado porque aquelas placas não são das equipes e sim da FOM, que as transporta junto com a todo o resto da lona do circo. Portanto, de Melbourne a Yas Marina, aquelas placas dos boxes são as mesmas.

Williams Head
Williams Head
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Aquelas placas da DHL e outras placas publicitarias, tenho certeza de que funcionam desta forma. De qualquer forma, obrigado pela informação, pq como mesmo escrevi, queria que me corrigisse se estivesse errado.

Dú
9 anos atrás

Aguardemos as Grid Girls..

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

clima pesado mesmo, também porque depois de todas as mudanças, a F1 parecia estar livre pra sempre da morte na pista, e pode voltar acontecer.

JORGE LUIZ
JORGE LUIZ
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

A morte está em todo e qualquer lugar que há vida meu caro.

Speeder_76
9 anos atrás

E o mais interessante é que o Daniil Kvyat nem tinha uma semana de vida quando aconteceu Imola. É para ver como é que este grid é completamente diferente e completamente virgem nesse assunto.

HH
HH
9 anos atrás

Vettel estará na McLaren. Alonso ainda está em dúvida se encara ele como companheiro de equipe. Ou ele vai pra casa, ou fica na Ferrari pois lá não acharam nenhum piloto de ponta para substituí-lo, ou encara Vettel na Mclaren.

José San Pedro
9 anos atrás

você viu os boatos de Alonso e Vettel na Mclaren em 2015???
http://en.espnf1.com/blogs/motorsport/story/178623.html

Milton
Milton
9 anos atrás

Perfeita a análise Flavio, em relação ao pesar pelo acidente!
O interessante vai ser observar como estes adolescentes que estão chegando agora vão reagir a percepção dos riscos inerentes a categoria!
Abraços respeitosos

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Milton
9 anos atrás

Como todo adolescente costuma raciocinar e falar:¬ acontece com os outros,más eu sou diferente.
É assim aqui,deve ser em qualquer parte do mundo,adolescente sempre se sente um super homem,indestrutível.

Fabricio
Fabricio
9 anos atrás

Tão Virgem Flavio. que tem moleque de 17 anos pilotando f1.

OOOO SAUDADES DOS V12

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Claro que isso fica totalmente em segundo plano.
Vendo a corrida do Japão, Button trocou para pneus de chuva forte uma volta antes do acidente. Magnussen, que havia trocado pouco antes estava com um ritmo muito bom, inclusive ultrapassando Button e tirando tempo das Red Bull.
Não seria exagero achar que, caso o acidente não tivesse acontecido, Button poderia brigar pelo 3º lugar.
Sorte? Condições da pista e boa leitura da corrida? McLaren dando alguns passos?