MENU

sábado, 11 de outubro de 2014 - 9:50F-1

SOVIÉTICAS (2)

sovieticas002SÃO PAULO (mais sem graça que pão com manteiga) – Sabe quando você vai fazer passeio de buggy em Natal e o cara pergunta: com emoção ou sem emoção? Pois é, todo mundo escolhe com emoção, embora as restrições nas dunas sejam cada vez maiores (este blog também dá dicas de turismo atualizadas) e o passeio esteja cada vez menos emocionante.

Pois quando Hermann Tilke foi chamado para desenhar Sochi, perguntou a Putin: o senhor quer uma pista com emoção ou sem emoção?

Não se sabe o que Putin respondeu, talvez Tilke não tenha compreendido, mas no fim das contas saiu “sem emoção”. Não adianta, não consigo gostar dessas pistas artificiais demais, construídas com um único objetivo: mostrar um cenário arquitetônico que muitas vezes é de gosto duvidoso, como Abu Dhabi, ou árido, como era Valência, ou simplesmente sem sal, como Sochi.

Ah, mas é tudo lindo, tem o Mar Negro, as montanhas e as instalações olímpicas. Verdade. É tudo bonito, estalando de novo, ginásios, estádios e lagos, mas falta um negócio que não se compra na esquina: alma.

Enfim, não há muito o que fazer. O fato é que o GP da Rússia de russo não tem nada. Nenhuma característica marcante do país, da região, nada. Apenas mais um monumento à gastança desenfreada. E, o que é pior, fizeram uma pista anódina, que quando for limada do calendário será esquecida sem deixar vestígios — como a espanhola, reduzida a ruínas.

Isso posto, vamos ao grid definido agora há pouco no circuito soviético.

Deu Hamilton, pule de dez, barbada total. O cara foi rápido em todos os treinos, desde ontem, e Rosberguinho não chegou a ameaçá-lo de verdade em nenhum momento. Foi sua sétima pole no ano, 38ª na carreira — é o quarto maior poleman da história, atrás de Schumacher (68), Senna (65) e Vettel (45). O momento é dele. Depois que passou Nico na classificação, parece que Comandante Amilton aprumou a proa e caminha para seu segundo título sem maiores sustos. O inglês se impôs ao companheiro depois do quiproquó de Spa. Ganhou as três corridas seguintes, em Monza, Cingapura e Suzuka, e deixou de lado as picuinhas. Será o campeão.

(Se vocês buscarem os textos das corridas ao longo do ano no blog, eu devo ter escrito “será o campeão” para Rosberg também algumas vezes. Sou muito volúvel.)

Lewis começou a mostrar que não estava para brincadeira já no Q1, virando 1min38s759, 0s317 mais rápido que Nico. A naba foi enorme nos demais: Bottas ficou em terceiro a 0s830, e o resto amargou mais de um segundo de distância. O drama da hora foi de Massa, que perdeu potência no motor e quando faltavam 4min para o fim da prática estava a 8s601 de Lewis, oibviamente em último. Fez duas tentativas, ainda, mas o máximo que conseguiu foi um 18° lugar, 4s305 mais lento que a pole. Aparentemente o defeito foi na bomba de gasolina. Sei como é. O diafragma da bomba do DKW vive ressecando.

Dançaram na primeira degola Ericsson, seguido por Felipe, Kobayashi, Maldonado e Chilton. Sempre é bom lembrar que o grid amanhã terá apenas 21 carros. A Marussia não colocou ninguém no lugar de Jules Bianchi, que segue hospitalizado no Japão. Os organizadores do GP da Rússia pintaram “eletronicamente” no asfalto, na entrada da reta dos boxes: “Jules, we are all supporting you”. Destaque no Q1 foi Kvyat, em sexto, e a dupla da McLaren, com Button em quarto e Magnussen em quinto.

No Q2 ficou claro que em Sochi o tempo de classificação não vem exatamente na primeira volta do pneu. Dá para fazer três ou quatro sem maiores problemas, porque o asfalto é liso e não gasta nada de borracha. É possível que neguinho faça apenas um pit stop amanhã. Certamente o uso dos pneus médios será restrito a algumas poucas voltas, porque é duro demais. Ano que vem a opção da Pirelli deverá ser por macios e supermacios. Hamilton ficou em primeiro de novo, agora com 1min38s338, que viria a ser o melhor tempo do fim de semana. Rosberg ficou a 0s268 em segundo e Bottas, sempre ele, a 0s633 em terceiro.

O Q2 foi cruel com Vettel, que terminou em 11°, seguido de Hülkenberg, Pérez, Gutiérrez, Sutil e Grosjean na turma dos cortados. Sebastian vive um fim de era na Red Bull que tende a ser melancólico. OK, a pista não ajuda em nada os carros rubrotaurinos. Mas a má vontade interna com o alemão é visível. Agora é tudo para Ricciardo. Até a máquina de café dele é melhor. Faz parte. Pelo menos café bom Vettel vai encontrar na Ferrari.

Passaram ao Q3, então, as duplas de Mercedes, McLaren, Ferrari e Toro Rosso, a surpresa do fim de semana, além de um piloto da Williams e outro da Red Bull. E a luta pela pole acabou sendo uma minicorrida de três voltas entre Hamilton e Rosberg, que nem voltaram aos boxes para trocar pneus. Na primeira, deu Rosberg: 1min38s946 contra 1min39s980 do inglês, que cometeu um erro e fez um tempo de merda. Na segunda, 1min38s647 para Lewis, 0s217 mais rápido que o parceiro. E na terceira, 1min38s513 para Hamilton, contra 1min38s713 de Rosberg.

Bottas, na última volta, vinha com parciais melhores que as dos pilotos da Mercedes, mas errou na última curva e ficou em terceiro a 0s407. Button conseguiu sua melhor posição no ano e foi o quarto, seguido por um espetacular Kvyat, Magnussen (que trocou câmbio, perdeu cinco posições e larga em 11°), Ricciardo, Alonso (a 1s196…), Raikkonen e Vergne.

Ninguém fez festa, porque como todos sabem a situação de Bianchi é muito difícil, o acidente aconteceu há menos de uma semana e está todo mundo ainda muito abalado. Até mesmo o russinho Kvyat foi bastante contido, apesar do resultado excepcional.

Não será uma corrida muito empolgante. A dupla mercêdica saltará á frente e desaparecerá. Bottas e Button devem travar bom duelo, com Magnussen e Massa tendo de buscar forças na famosa “corrida de recuperação”. A Ferrari é coadjuvante, assim como a Red Bull. Claro que posso errar miseravelmente o prognóstico e o GP da Rússia ser o melhor de todos os tempos. Mas acho bem pouco provável.

Para fechar, parabéns às Organizações Globo, que relegaram a transmissão da classificação ao terceiro canal do SporTV, que nem HD é. Enquanto isso, nos outros dois, era possível assistir aos VTs de Vasco x Boa Esporte pela Série B, ou Eslováquia x Espanha pelas eliminatórias da Euro-2016. Na Globo aberta, acho que estava passando desenho. Os fãs de Fórmula 1 agradecem, enternecidos, a consideração.

82 comentários

  1. Ubaldir Jr. disse:

    Essas pistas sem nenhum desnível e com essas faixas azuis laterais ligando a áreas de escape infinitas são um porre. Confesso que assisti esse GP no estilo “vagalume”: vê a largada, dá uma cochilada, dá uma olhadinha, outra cochilada, acorda no fim, vê o resultado e ponto final. Vai dar sono assim lá longe. Nem GP de madrugada dá tanto sono.

  2. Mauricio Camargo disse:

    Adoro pão com manteiga.

  3. Ricardo Bigliazzi disse:

    Ja Austin tem alma de sobra.

  4. Mauricio A disse:

    Se procurarmos ao longo do Blog encontraremos também você dizendo que o “Ricardão” logo seria passado pelo Vettel, ou “Tião”, e que não havia dúvidas de que o alemão seria o terceiro colocado do campeonato. Mas confesso que eu também pensava o mesmo. Ricciardo foi a melhor surpresa do campeonato até aqui. É o que podemos tirar de positivo em um campeonato definido desde o começo.

  5. Lúcio Gomes disse:

    É isso aí, faço minhas suas palavras, especialmente o “monumento à gastança desenfreada” e “pista anódina”.

  6. Pedro Paiva disse:

    Incrível a temporada de sonhos do Bottas, colocando o Massa no bolso em treino e corrida como bem entender. Está fazendo seu nome. E ainda namora uma moça que se chama Pikkarainen. Mito.

  7. Seu Barrica disse:

    Com o descaso com que a globo trata o esporte a motor, porque não boicotar dentro do possível todos os produtos do grupo globo, porque não votar não no candidato global mas no outro, porque aceitar passivamente os desmando da globo?

  8. Leo disse:

    FG, a mensagem “jules we are all supporting you” é adicionada eletronicamente em pós produção e não pintada na pista. Todos nós sabemos como a categoria está preocupada com o health and safety dos pilotos é uma tinta branca numa saída de curva poderia render algumas rodadas e quiçá uma batida. Abraço

  9. alan disse:

    O amilton esta como o Aecio Neves, virou o jogo e nao perde mais!!!!!

  10. Chupez Alonso! disse:

    Coincidência demais logo no GP da Rússia o Kvyat classificar em 5º, elevando o interesse local pelo GP. Parece aquelas poles (teve mais de uma?) do Barrichelo no Brasil que depois não dava em nada.

    E essa:

    “Foi sua sétima pole no ano, 38ª na carreira — é o quarto maior poleman da história, atrás de Schumacher (68), Senna (65) e Vettel (45).”

    Deve ser bom ter seu nome na história.

    Vaia Lonso!

  11. Ricardo Fulgoni disse:

    Pintou no asfalto? Achei que fosse efeito de câmera…

  12. Ninguém disse:

    É possível assistir a corrida ao vivo pela BBC (ela está transmitindo apenas algumas corridas – transmitiu a do Japão e vai transmitir a da Rússia). Basta ter boa largura de banda e acesso a um serviço de VPN ou um que faça a substituição do DNS. Dá para assistir até mesmo pelo celular ou tablet. O streaming da BBC, já faz uns três anos, é em HD.

  13. Daniel disse:

    Pô, pãozinho com manteiga, delícia, não é sem graça não!

  14. Eduardo_SC disse:

    Às vezes acho que os emuladores que o Sr. Tilke utiliza para projetar suas pistas são um Super Nintendo ou um Mega Drive, por que todas as pistas projetadas por ele, TODAS, não tem elevações, são todas planas. Austin dá para dizer que tem uma subidinha e é a melhorzinha de todas. Aí não há saco que aguente. Até autorama tem mais desnível.

  15. Tadeu disse:

    A hora que o Vettel não conseguiu se classificar para a terceira parte do treino a camera mostrou um engenheiro da Red Bull jogando uma caneta.
    Vocês viram isso?
    Um pouco antes tive a impressão que o motor do carro do Vettel estava com um som estranho.

  16. Gabriel 1 disse:

    Não adianta chorar, quanto mais baixa a audiência menos a Globo transmite (aliás, nem sei como ainda transmite)
    O fato é que a Globo está se cansando da F1 e falta de pilotos de ponta nacionais e as outras emissoras não tem competência e nem interesse na F1.
    Resta-nos pressionar para que algum canal da TV a cabo transmita, quem sabe a FOX no futuro.

  17. valmir lopes disse:

    Só não tem opinião quem não é volúvel. Que se dane os “involúveis”

  18. Eduardo disse:

    O que a Globo esta fazendo com a F1 é um absurdo, daqui a pouco não vão transmitir nem a corrida, lamentável!

  19. Leo disse:

    FG, já consideraram a ideia de transmitir as imagens pela Internet? A Globo não tem esse direito (no SporTV play não passa).
    Não sei o valor disso, deve ser uma grana mais ou menos, mas acho que com alguns contatos para patrocínio (que você deve ter), aliado ao descaso que a Globo tem tratado o produto, é uma boa oportunidade.
    Eu, e acho que todos aqui do blog no mínimo, trocaríamos a TV por streaming via web. Aliás, até pagaria pela assinatura se fosse o caso.

  20. Leonardo Pires disse:

    Agora é Grupo Globo…

  21. Eduardo Britto disse:

    Outro dia pesquei uma discussão sua com o Sormani na Fox, você dizendo que está faltando alma ao Corinthians de hoje, como falta alma a essa pista na Rússia… Tenho pena dos que não captam essa percepção: quando falta alma, falta muita coisa!…

  22. alan disse:

    a formula 1 virou formula mercedes….. qualquer um daquela dupla de macacos idiotas dirigindo calhambeques de circo podera ser o campeao……. triste!
    Se massa chegar de alem de oitavo eu como meu chapeu!!! (sem contar batidas;acidentes,ok)
    Eu gostei da pista , o asfalto de excelente qualidade que nem se encontra no WEST!, lugar especial para um evento especial= VIVA A RUSSIA
    o botas ta humilhando o massa faz tempo,
    E a Globo merece nosso desprezo, essa emissora realmente esta em franca decadencia, e aquele Litro Cavalcante comentarista do esporteteve nao ta com nada so nos da mais raiva ainda!!!!! E PELO QUE ENTENDI O GP DOS USA VAI SR TRANSMITIDO PELO ESPORTETEVE, e isso mesmo FG…..

  23. Carlos Henrique disse:

    O verdadeiro nome do cara deve ser Hermann “Tilt” só faz travar as corridas.

  24. carlos lima disse:

    Ótimo texto. Informação e opinião, precisas, muito bem escritas. Bravo!

  25. Alexandre Abril disse:

    Francamente esse circuito não tem a “alma” russa, não vi nehum T-34 o algum Katyusha (maravilhas da tecnologia soviética);

  26. Jonny'O disse:

    Meu Deus…… sem graça mesmo a pista, concordo com todas as afirmações sobre os Tilk’odromos ……… a F1 dá passos totalmente desencontrados,……..o mundo em uma crise que não se vê a 50 anos e com o ecologicamente correto que a própria Fia quer nos embutir com esse negocio de motor com 3 unidades de força que será capaz de fazer 100 km /l …………..e continua no caminho de exigir e produzir pistas com a gastança mais “ecológica” da historia.

    A F1 faz uma força descomunal pra afastar seus fãs…….. só pode ser uma conspiração !

  27. Marcos Rodrigues disse:

    Tv aberta, geralmente só passa programas de auditórios, novelas e telejornais, isso é em toda parte do mundo, esporte só os de maior popularidade ou que envolve seleção do país , eu moro no Japão e apesar do japonês amar F1 , não passa em Tv aberta, só a cabo, eu vai ser o caminho do Brasil e não vai demorar muito

  28. Helio disse:

    E o SportTV já está anunciando a transmissão da corrida nos EUA na íntegra em horário normal. O que significa que a globinho não vai passar a corrida. Deve ser por conta da final do torneio Desafio ao Galo que vai acontecer no mesmo horário, com transmissão ao vivo para todo o País, menos para SP que verá o último episódio de Vale a Pena ver de novo……

  29. Dan Patricio disse:

    1 – Gosto de pão com manteiga
    2 – O jogo da Espanha foi um jogão!

  30. Alfredo disse:

    Ufa pelo menos nisso aqui está melhor, a MSNBC passou a classificação inteira e ainda tem meia hora antes de informações sobre as equipes e a corrida!!!

  31. Ron disse:

    Na TV aberta: quando acordei, fui tomar o café e liguei o aparelho (nem sabia a hora do treino, com essa medida deles e o acidente do Bianchi nem quis saber disso hoje) topei com a série do “Kung Fu Panda” (bem melhor que o sofrível desenho anterior, mas óbvio que ainda preferiria ver o treino completo) e um aviso sobre a transmissão (que imaginava ser mais cedo e já ter sido mostrado). Após o desenho, vieram propagandas, os segundos finais do Q2, outro bloco de propaganda, a volta da transmissão (com a explicação do que houve antes, lamentações pelo problema do Massa e dando uma força para o Bianchi) e, por fim, o Q3 (que, mal tendo acabado, foi substituído quase “a la Band em Indianápolis” pelo amistoso da seleção).
    Se o formato do treino não agrada a eles, que reclamem com os donos dos direitos de transmissão (FOM, FIA etc). Transmitir só o Q3 é não fazer uma coisa (exibir todo o treino) nem outra (ignorá-lo).

  32. Marcelo Silva disse:

    Ninguém nunca pensou em dar uma passagem só de ida pra lua pra esse tal de Tilke?

  33. Antonio disse:

    Edit: “Fettel” continua comendo pó do canguru criado de Webber.

  34. Antonio disse:

    Ainda acho que esta pista em corrida nos trará bastantes emoções. Basta ver a quantidades de vezes que alguém escapou da pista, queimou a borracha com tudo e levou os freios ao talo. Bottas, ou estou viajando; e ele não dá aquela errada violenta no final da volta, e tomaria a pole. Parece-me que todos estão arriscando nesta pista, ninguém a conhece direito, e Putin irá rir muito no final seja o que for que aconteça. Kvyat foi soberbo na qualificação hein!

  35. Allez Alonso! disse:

    A corrida da gp2 foi ok, a pista não é ruim para os padrões atuais da f1.
    Acho que não haveria motivos para prejudicar o alemão da RedBull, não houve críticas quanto ao carro, só muita saída de traseira. Normal, pra quem sente falta de um difusor soprando a bunda do carro. Ao contrário de rumores que mostram que a Ferrari pediu ao Autobild para falar mal do espanhol:
    https://pbs.twimg.com/media/BzqJFhECEAAuH_m.jpg
    Será que não bastava os 15 kg fantasmas?

    – A pista mostrou que o motor Renault já passou o Ferrari.
    – Kvyat vai fazer contra o Ricciardo o que o Vettel não fez;
    – Vettel não vai acompanhar Kimi e sentirá ainda mais falta de downforce e traçãomna nova equipe;
    – Vettel foi o primeiro piloto da RedBull a ficar atrás de seu companheiro e da equipe B, em uma qualificação sem problemas mecânicos nos carros; ficou atrás das Ferraris, de RedBull…
    – Alonso, mesmo demitido, foi o piloto da Ferrari mais rápido no final de semana; Sim, 2014… máscaras ao chão!

  36. Nikolas Spagnol disse:

    Se a Globo não renovar o contrato de transmissão da F1 no Brasil, será que alguém banca? Ou vamos ter que depender de streaming?

    • Fontana o poderoso disse:

      Acho que o SBT poderia bancar. Fórmula 1 tem faturamento muito alto. As manhãs de domingo do SBT são livres (eles passam Chaves), e as corridas da madrugada facilmente seriam transmitidas, pois sábado a noite o SBT só passa Caso Encerrado(tele-barraco enlatado), filmes e seriados velhos. Só as corridas da tarde que teriam problemas para ser transmitidas, por causa do programa da Eliana, o que levaria corridas como EUA e Canadá a serem exibidas em VT após o Programa Silvio Santos. Provavelmente, exibiriam o GP do Brasil ao vivo, tirando duas horas dos programas de auditório nesse dia. Em resumo, SBT faria um trabalho parecido com a Globo, só um pouquinho inferior. E ainda teria certamente Otávio Mesquita como comentarista das corridas.

  37. Segafredo disse:

    kkkk…….mesmo Alonso tendo, metido o pé na bunda da Ferrada, consegue ser quase 1seg mais rápido que Raikonen.(mesmo a equipe agora querendo que Alonso se foda, ele mostra serviço na carroça que pilota!!)

  38. André disse:

    Pergunta pra Grobo se eles deixam de transmitir os jôgo do Curíntia. Se bobeá, eles param o JN pra transmitir o time da Gaivotas da Fiel.

  39. Carlos Pereira disse:

    Circuitinho medíocre par falar o minimo. Essa aberrações do Tilke claramente são feitas somente para encher o bolso do Tio Bernie. Já temos alguns aí desativados, ou quase, com pouquíssimo uso.
    Vai dar Hamilton com certeza. Incrivel como o Vettel tá apanhando esse ano. Escapou da pista algumas vezes nos treinos…desanimo por estar perdendo pro Sorriso Ricardão ou já tá metendo o pé na porta da Red Bull ?
    E a Globo… sta como sempre desrespeitando o público. Ainda bem que dá pra assistir pela net …

  40. Jorge Santos disse:

    Vai ser legal ver Massa fazendo uma corrida de recuperação, lá na frente o duelo dos pilotos da Mercedes também deve ser interessante. Tenho a impressão que Bottas vai acompanhar as flechas de prata.

  41. ALEX B. disse:

    Cansei! A cada circuito que esse alemão desenha, a F1 perde audiência! De cada 5, ela acerta 1. Tá difícil acordar cedo ou madrugar pra ver “carreras” sem sal nem açúcar….ou tô ficando “véio” mesmo….

  42. JORGE LUIZ disse:

    Que consideração com os fãs da F1. Flávio, vc disse várias vezes que ao longo do ano, que Nico seria campeão, eu sinceramente acho que vai dar Nico na última corrida campeão, com essa pontuação dobrada, e também pq o carro de Lewis ainda vai quebrar.

  43. Davi de Oliveira disse:

    Eu não sei o que é pior, a FIA estragando o espetáculo das corridas de F1 com regras ridículas e que tiram o brilho das disputas, ou a globo que se acha acima do bem e do mal, que de maneira arbitrária decide transmitir o que quer apenas onde quer e quando quer.
    É, ser fã de F1 no Brasil é coisa de guerreiro.

  44. EduardoRS disse:

    Parece que na hora da corrida vai passar Mongólia x Tadjiquistão pelas pré-eliminatórias da copa centro-asiática no SporTV1 e no SporTV2 teremos Inuits x Thules pelas oitavas-de-final da série B do campeonato groenlandês. O GP da Rússia passará com delay no SporTV3, pois na hora da corrida tem a final da liga guatemalteca de voleibol.

  45. Rafael Chinini disse:

    Pra começar não sei pq chamam de circuito de rua se não tem nada de rua essa merda.
    Se é de rua, cadê as casas, os prédios, as marcas no chão? Realmente é ruim. Nem o muro é perto. E pra piorar. Pistas totalmente planas geralmente ficam piores ainda.
    Massa o zica das zicas…..

  46. Luciano disse:

    Esse ultimo parágrafo foi perfeito. Apesar que a dona FOX também fica transmitindo VT do Pirapora x Xurupitas pela quinta divisão do campeonato paquistanês, e não transmite mais a nascar no FOX 1 . Bem como não entra em acordo com a SKY pra termos acesso ao FOX 2. Flávio ajude os fans da NASCAR.

  47. Israel disse:

    Flavio, o Rubinho não participou da transmissão mais uma vez. Aquela história de que a Globo não gostou dele ter se oferecido para Mercedes pode ser verdadeira. No instagram, o Rubinho disse que estaria de volta na corrida da Rússia.
    Enfim, são só impressões.

  48. disse:

    E a Sportv de Portugal via streaming, um show de cobertura, tipo BBC e Sky.

  49. Pior que na Globo aberta até passou uns 5 minutos de Kung Fu Panda, mas ficou pelo menos uns 10 minutos em comerciais intermináveis de brinquedos. Uns piores que os outros. Saudade dos Comandos em Ação

  50. Paul D disse:

    Essa da Globo fez cair as bolas do saco… Foi difícil encontrar o SporTV 3…
    Até o Vasco segundona é mais importante que a F1. Daqui a pouco vão achar melhor passar jogo da serie c em HD no lugar da F1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *