MINARDI, CARISSIMA!
SÃO PAULO (que época!) – E teve o Minardi Historic Day no fim de semana em Imola — me lembra o Rafael Rego. Tem algumas fotos aqui, mas a galeria publicada na página do autódromo no Facebook é imbatível. Vários ex-pilotos de uma das equipes mais queridas de todos os tempos foram visitar Giancarlo Minardi e matar as saudades daqueles tempos luminosos dos anos 80 e 90 — OK, começo deste século também.
Numa passadinha rápida pelas fotos, identifiquei Pierluigi Martini, Jarno Trulli, Giancarlo Fisichella, Tarso Marques, Luiz Pérez-Sala, Gianni Morbidelli… Correndo o risco de cometer alguma injustiça, não encontrei Luca Badoer — se alguém encontrou, avise. Outros grandes minardistas como Fernando Alonso e Mark Webber deveriam ter aparecido. Apenas acho.
Mas fiquemos com a imagem de quem construiu tudo isso na unha. Grande Giancarlo!
Bom, não é a mesma Minardi de Giancarlo Minardi, mas a equipe continua “viva” na Champ Car. (Depois da união com a IRL, o que sobrou foi comprado por um grupo de empresários e o campeonato continua com os Panoz DP01, mas virou quase uma várzea)…
Nelson Phillipe e Dan Clarke são os pilotos.
Dúvidas? Google…
No site oficial da categoria, em About the Series tem um texto explicando o que houve pós-2007 (Welcome Back Champ Car).
A Minardi continua “viva”. Tudo bem que não é a mesma de Giancarlo Minardi, mas a Champ Car continua suas atividades (embora hoje seja quase uma várzea, o que sobrou depois da unificação com a IRL foi comprado por um grupo de empresários, PGT Inc. que deu continuidade à categoria com os Panoz DP01. É quase um suporte da Indy, mas quase ninguém fala mais nela…)
http://champcar-ws.com/minardi_team_usa
http://champcar-ws.com/about_the_series_
Não sei o que me impressiona mais – os carros de antigamente ou as câmeras atuais… Que fotos!!
Ah! já ia esquecendo do looping completo do Christian, foi fodástico pelo menos para nós quê estávamos de fora
No jogo F1 99-02 eu só corria de Minardi, trocava o Alex Yoong por mim…
Será que um dia o “Didi das Latinhas” pintaria seus carros com as cores da Minardi para uma homenagem a esta figura que, como vemos na foto, exala simpatia? São pessoas do naipe de um Giancarlo Minardi que fazem falta, muita falta, no esporte!
A Minardi era uma equipe que ficou só na promessa, não “decolou”, a F1 não é para qualquer um principalmente se falando em equipes, acho que é mais difícil pras equipés do que pra pilottxos.. Vejam meus preclaros, que o Brasil fe z 3 campeos mas quando foi formar uma equipe, que alias tinha condiçoes de se firmar, não deu muito certo, o PP Diniz também ensaiou alguma coisa etc… O Alan Proust formou uma equipe e nao deu em nada, etc… Veja que tem que ser “aceito” senão a equipe morre pequena…. Minardi foi legal, mas Flazão, com todo respeito, voce viajou na maionese quando falou que é uma das mais queridas de todos os tempos, ou foi uma ironia que nao ficou bem explicita, sei la!!!! mas nao leve a mal ai amigao, apesar dos pesares a gente continua lendo o que voce escreve. Eu mesmo conheço varios aqui em Curitiba, a Capital do Mundo, que te leem! abraços….
Aqui no meu da correria diária, me ocorreu a lembrança do belo programa exibido ontem na FOX. Foi impagável as histórias das 1000 Milhas Paulistanas… Parabéns!!!
Era legal torcer pela Minardi.
Não me lembro muito bem do início de suas atividades, mas, lembro-me de uma época em que correram com motor Ferrari (1.985 ou próximo disso). Por lá passaram grandes estrelas, mas, o piloto simbolo, para mim, foi o Pierluigi Martini.
Eu sempre me pergunto porque ninguém ‘compra’ a marca ‘Minardi’ de volta…. Seria muito mais fácil, acho, captar patrocínio, interesse e simpatia dos amantes de corridas…
Duvido que um dia façam uma Historic HRT Day. Ou uma Historic Brawn Day. Minardi é Minardi, difícil achar alguém que não gostasse dela. Trazida à vida na unha, como foi muito bem dito, o verdadeiro exército de Brancaleone, mas que fez o que muita equipe mais endinheirada ou vitoriosa fez: Deixar seu nome marcado na história da Fórmula 1.
Aliás, fez o que muita equipe melhor NÃO fez…
Não lembro o ano, mas já era no retorno ao Autódromo de Interlagos, um amigo meu foi assistir a corrida. E disse que na chegada ao grid da Minardi, a arquibancada em peso ovacionou os carros da Minardi e a equipe olhando para arquibancada ficou meio sem entender. Este amigo disse que foi uma situação bem legal. A plateia sabia das coisas.
No fim de 1984 eu tinha de 8 para 9 anos de idade. O Niki Lauda tinha sido campeão do mundo. Fui na banca de jornal com meu pai num domingo de manhã e ele me comprou um anuário daquela temporada, com a apresentação das equipes de 1985. Lembro que a Minardi foi a última equipe (ou era a Zackspeed?) a ser apresentada na publicação, que não sei onde foi parar. Era um carro azul e amarelo e tinha uma foto do Alessandro Nannini, também.
Em 1986 comecei a recortar as notícias de jornal sobre Fórmula 1 e colar num velho caderno pautado, que foi engrossando até o fim do ano. Os jornais elaboravam artes interessantes para informar o grid de largada. Em algumas oportunidades tinha o traçado da pista ocupando quase metade da página.
As vezes nós viajávamos num fim de semana de GP e eu ficava sem o jornal para recortar. O jeito era escrever de próprio punho o resumo da corrida e atualizar a tabela de classificação.
Esse caderno ainda deve estar numa caixa de papelão no quartinho da bagunça da casa dos meus pais, com fotos de Minardi, Zackspeed, Alfa Romeo, Arrows, Tyrrel e outras equipes retratadas em preto e branco, mas de vivo colorido na memória.
Também vi essas fotos, por mais que tenha sido uma equipe pequena ela tinha história , emocionante.
Grande mesmo,muito difícil a sua luta na F1. E pensar quê acompanhei isso tudo pelas revistas e a tv. E é muito bom ver sua foto em meio as suas crias.
– É possivel que algumas pessoas chorem pelo que aconteceu com a Toyota em Le Mans semana passada. Mas não é possivel que ninguém chore com aquela cena postada um dia desses aqui com o Badoer de Minardi. Mostra bem o que essa equipe representa aos fans.
Badoer tinha que está lá. E acho que o Christian Fittipaldi também não foi. Ok. Mas fiquei na dúvida com aquele monte de touro enfileirado. Sei que a Minardi foi vendida pra STR. Mas será que a STR realmente representa algo da Minardi? Tipo, pessoal, a sede em Faenza, muses, carros?
A Toro Rosso usa a mesma sede que era da Minardi, além de ter sido a sucessora natural (foi comprada pelo Didi das latinhas que dão asas). De certa forma, é a continuação deles, sim. Ainda que sem a identidade.
Obrigado, Amaral.