BI, 20 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 21 de outubro de 2010 - 12:19F-1

BI, 20

SÃO PAULO (sim, já) – Hoje faz 20 anos que Ayrton Senna conquistou seu bicampeonato mundial. Uma das conquistas mais discutidas da história, já que aconteceu em poucos metros depois da largada do GP do Japão. Irritado com o que considerou uma injustiça, a manutenção do pole no lado mais sujo da pista, Senna bateu de propósito em Prost, da Ferrari, que havia largado melhor. Acabou o Mundial na primeira curva em Suzuka.

Muita gente justifica o ato por ter sido Senna “injustiçado” no ano anterior, na mesma pista, quando Prost fechou a porta para o brasileiro para evitar uma ultrapassagem. Houve a batida, Alain abandonou, Ayrton foi empurrado pelos fiscais, cortou a chicane, trocou o bico, voltou e ganhou. Mas foi desclassificado. Portanto, se vingou e tal.

Eu sempre achei que Senna não precisava ter feito o que fez. Foi perigoso e desleal. De qualquer forma, não foi o único título mundial conquistado na base da porrada. Schumacher fez isso com Hill em 1994, apenas para ficar em exemplo recente. E tentou o mesmo contra Villeneuve em 1997 — não deu certo.

Enfim, já faz 20 anos. É isso.

101 comentários

  1. Don disse:

    O SENNA FOI SIMPLESMENTE O MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS, POR TODA A SUA AUDÁCIA, TÉCNICA E FRIEZA EM CONTROLAR O MEDO ATRÁS DO VOLANTE… TIRANDO FANGIO, CHICO LANDI E FITTIPALDI, O RESTO É COMÉDIA…, E VCS TODOS QUE ESTÃO CRITICANDO A PORRADA QUE O SENNA DEU NO PROST, SE FOSSE O CONTRÁRIO TODO MUNDO TERIA APLAUDIDO, ENTÃO FAZ ASSIM, TORCE PRO ALONSO… OTÁRIOS!

  2. Zé Dirceu disse:

    20 anos já? Estou ficando velho.

  3. Antonio VK disse:

    Senna foi um grande piloto, um dos melhores na minha opinião. Acho que o que causa essa polêmica em relação a ele no Brasil, foi a “santificação” dele pela Globo, ainda em vida, e principalmente após a morte, santificação essa, diga-se, aceita de bom grado por ele, o que fez grande parte dos fãs de fórmula 1 ( eu, inclusive ) a ter uma certa ojeriza ao Senna.

  4. alessandro schubach disse:

    ah.. e corrigindo o que um colega seguidor disse em um comentario: o que ocorreu no briefing de suzuka neste dia foi que o piquet levantou a lebre sobre o que aconteceu em suzuka no ano anterior… a puniçao de ballestre sobre senna no episodio da batida com prost foi o senna ter cortado a chicane… senna fez isso pq no regulamento dizia que quando um carro sai da pista ele deve sempre voltar no sentido da corrida e nao na “contramao” evitando-se o risco de uma colisao frontal… pois bem, no briefing de 90 piquet perguntou se ainda valeria essa regra de sair apenas no sentido da corrida e o senna saiu da sala dando piti…

    segue o video com a cena http://www.youtube.com/watch?v=49qF32Pazwc

  5. alessandro schubach disse:

    ui que saudade eterna desse herói das manhãs de domingo, narrado pelo nao menos heroi Galvao Bueno e pela gloriosissima rede globo… rsrsrsrs

  6. JucaBala disse:

    Acho engraçado como o Schumi é conhecido como Dick Vigarista , mas ninguém chama o francesinho Prost de Vigarista, mesmo tenho ganho um título do Senna usando das mesmas estratégias.
    O Schumi deve ter aprendido vendo as transmissões pela TV.

  7. JucaBala disse:

    Desleal coisa nenhuma.
    O Senna naquela época, além de ser melhor que todo os pilotos, tinha tembém que ser mais astuto que o Chefão da F1, o Balestre.
    Lembro como me senti com a alma lavada.
    Tapetão para dar o título ao Prost, e o Senna sendo sendo melhor em todos os sentidos.

  8. TOM SEM FREIO disse:

    Pagou digamos, com a mesma moeda do ano anterior, apesar de ter sido bem perigoso.

  9. Janaína disse:

    Flávio, essa história de que a pole tinha sido mudada no GP de 90 é pra lá de conhecida aqui… já vi várias pessoas contando isso, jornalistas de F-1 inclusive. Na reunião com os pilotos, havia sido acordada a troca de lado do pole. Depois que o Senna cravou o melhor tempo, o Balestre mudou. O Ayrton disse que, na frente dele, o Prost não faria a primeira curva, foi como uma resposta a essa mudança, pelo que me lembro. É a primeira vez que vejo alguém falar que isso não ocorreu. Acho que você já cobria a F-1 nessa época, não? Como essa história surgiu, se manteve há tantos anos, e é contada por tanta gente? Quem criou isso? (Juro que não tô implicando contigo, é que achei surpreendente, porque eu sempre defendi o Ayrton nesse episódio exatamente por causa do lance da mudança da pole… e talvez tenha de rever meus conceitos rsrs) De qualquer forma, tem uma coisa nessa sujeira toda que me fez admirar muito o Ayrton. Ele assumiu na coletiva do tri em 1991 que bateu de propósito no Prost. Nunca o francês admitiu que bateu nele de propósito em 89. Nem que foi falar com o Balestre na torre e que usou de sua influência. Depois o Ayrton teve de pedir desculpas pelos palavrões e desabafo, mas até aí, todo mundo ficou sabendo o que ele pensava a respeito de 89 e 90 e era tarde demais para voltar atrás. Abraços.

  10. Renan Brait disse:

    Mais engraçado é o pessoal crucificar a seleção brasileira de volei pq entregou o jogo, dizendo que não é disculpa que os outros entregaram!!
    Realmente a relação brasileiroXAyrton Senna é muito engraçada

  11. raoni disse:

    Bom pra quem acha que tem que jogar sujo para ganhar, que o Massa tem que jogar sujo para ganhar do Alonso (só se o Massa tirar um cilindro do carro do Alonso).
    O Emerson Fittipaldi jogava limpo! Tem 2 titulos na F1 e 1 na Indy ganhou 2 vezes as 500 milhas de Indianápolis, possivelmente não tem mais titulos na F1 pq largou boas equipes e criou a unica equipe nacional de F1, ajudou a criar categorias de base no brasil. Foi ao meu ver muito mais importante pro automobilismo Brasileiro q o Senna mas cada um cada um…
    E o Senna jogava sujo mesmo não valendo nada em 84 uma corrida com carros Mercedes 190E com os principais pilotos da epoca… Com carros iguais Prost fez a pole mas já na primeira volta Senna bota ele pra fora da pista e depois Senna ganha tomando um sufoco pro Lauda este já em fim de carreira queria ver pegar o Lauda da decada de 70…

  12. Tohmé disse:

    O FDP não tirou o capacete….de vergonha.

  13. Sam disse:

    E sim, claro, é tudo marketing! É o marketing que ganha corridas e faz ultrapassagens!

  14. Sam disse:

    O tal do MBC precisa de tratamento urgente. Distorção da realidade e ódio gratuito são doenças. Vai se tratar, ô cidadão! E como disse o colega aí acima, aproveita e estuda um pouco de automobilismo entre uma sessão e outra com o psiquiatra.

  15. Estão reclamando do do Senna??? Fiquem com o Burrinho Barrichello e o Massa sem gosto então..r.s..

    Se o Senna foi a mancha negra, Massa e Rubinho foram a mancha rosa… VIVA O LADO NEGRO DA FORÇA!!!!

  16. Senna andando ainda de capacete tem uma explicação: Vai que o Prost quer discutir alguma coisa? A cabeça já está protegida.r.s.

    Essa é uma técnica muito comum em corridas de kart indoor, principalmente quando as brigas na pista terminam nos boxes..r.s

  17. Rodrigo Monassa disse:

    Já falaram de tudo, mas nao sei se comentaram que graças a este ‘acidente’ na largada e a quebra do câmbio do Mansell, Roberto Moreno chegou em segundo, atrás dos eu amigo Piquet, e a frente de Aguri suziki. foi o melhor resultado do Moreno na formula um. tô certo ou tô falando bobagem?

  18. fred disse:

    todos esses pilotos meio obstinados… (Senna, Schumi, etc…)
    acabam por perder a esportiva. Esse negócio de vitória sobe a cabeça dos caras… depois falam do nelsinho… ele ainda bateu sozinho, os outros batiam pra tirar o adversário da corrida. Ridículo!

  19. Ricardo Bigliazzi disse:

    Mancha Negra do Automobilismo Brasileiro.

  20. Fabio Amparo disse:

    Bons tempos aqueles em que as brigas na F1 eram pra valer.

    A rivalidade existia e ninguém escondia. Hoje é tudo uma grande política, onde todos dão sorrisos amarelos e dizem frases politicamente corretas.

    Abs

  21. AM disse:

    Quanta hipocrisia, acho que os únicos campeões que eu vi que até hoje não jogou pesado foi o Button e o Hakkinen.

    Mas eu acho que o Senna nao tirou o capacete para não verem ele morrendo de rir… Le chuppe Monsieur Prost.

  22. RODRIGO FONT disse:

    foi a partir dai que comecei a ser indiferente as corridas que ele participava….

  23. Carlos Eduardo disse:

    Engraçado ver todo mundo culpando o Senna. Realmente ele largou mal e ficou para trás, mas ele manteve a linha dele e quem “jogou” o carro pra contornar a curva foi o Prost. É só ver o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kh1WxQmst2o&feature=related
    Se eu fosse o Senna, eu teria feito a mesma coisa sim. É por isso que a F1 de hoje é chata e sem sal, não tem mais essas brigas e disputas na pista e fora dela como antigamente.

  24. Bruno Oliveira disse:

    Belo post, esse é pra aqueles que idolatram Ayrton e metem o pau no Schumacher. Ambos fizeram das suas, tem culpa no cartório, mas mesmo assim são campeões. Admiro os dois pilotos igualmente.

  25. Roberto Lima disse:

    EU JÁ SABIA!!!!!!!!

  26. Mauricio disse:

    KKKKKKKKKKKKK
    (curioso é que nessa época um certo alemão ainda novato trabalhava duro no carro sem reclamar, sem chorar que os outros tinham carro melhor)
    Com uma Benetton que já utilizava meios ilicitos ! Junto com o Lord Falvio Briatore pessoa que não resta a menor “dúvida” ! As pessoas cirticam o SENNA pela atitude , mas bom mesmo é ser igual ao Barrichello e Massa fiel escudeiro e otários de carteirinha maior ! O Senna pode ter utilizado vigança e nessa entrou o Prost , mas na minha opinião a resposta era mesmo para o “titio” Jean MArie Balestre esse sim não resta menor dúvida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>