MENU

sexta-feira, 22 de outubro de 2010 - 19:39Colunas Warm Up

NADA MUDOU

SÃO PAULO (no fundo é tudo a lesma lerda) – Olhando as duas fotos abaixo, vocês vão dizer: “Oh, como era bom em mil novecentos e bolinha!”. Pois eu digo que é tudo igual, as pessoas podiam até ser mais interessantes antigamente, e eram, mas as corridas seguem sendo o que sempre foram. A tese é defendida com brilho por mim mesmo na coluna Warm Up de hoje.

PS: há quem use a quantidade de títulos mundiais em cada foto para chegar à conclusão de que a geração dos anos 80 era muito melhor. Bem, a foto de baixo é de 1986. Salvo engano, havia três títulos ali: dois de Piquet e um de Prost. Depois, ok, viriam mais mais oito: um de Piquet, três de Prost, três de Senna e um de Mansell. Na foto de 2010, há quatro títulos representados: dois de Alonso, um de Hamilton e um de Button. Faltam sete para “empatar” com o que o quarteto em preto e branco conseguiu no total, o último deles tendo sido conquistado em 1993 com Prost — sete anos, portanto, depois da foto. Em 2017, então, a gente faz a conta de novo.

138 comentários

  1. Eduardo Vergopolem disse:

    O número até o ano passado foi o mesmo, certo? 11 total. Hamilton 4, Vettel 4, Alonso 2 e Button 1.

  2. Alan disse:

    E aí, Flavio? Já dá pra recontar?! rsrs

  3. Carlos Tavares disse:

    o quarto já está encaminhado…

  4. pardo disse:

    A cara do Piquet sendo abraçado pelo Mansell é impagável KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. Helter_Skelter disse:

    Não conto nem os títulos. Eram 2 campeões (3 títulos) em 1986. contra 3 de 2010 (4 títulos). Mas a quantidade de momentos absolutamente brilhantes proporcionados pelos “4 cavaleiros do apocalipse” não se compara ao do quinteto de hoje em dia. Pode contar até 2100.

  6. José Brabham disse:

    Mudou sim.
    Os caras de 80 tinham “cojones”. Hoje eles atrasam uma corrida em mais de uma hora por causa de uma chuvinha boba, inclusive com apelos de “El Chorón” para que não largassem.
    O único que tem estirpe semelhante aos “Fab Four” de 86 é Lewis Hamilton.

  7. raoni disse:

    Desculpa pessoal mas tem problemas nessas contas… Essa foto dos 4 é de 1986 logo é 1 do Prost (ele ganha nesse ano) mais dois do Piquet… Total 3 títulos. Se é pra contar toda carreira de cada um temos que esperar ainda o fim dos 5…

    Obs: Tem que levar em conta o momento da foto. Na foto antiga tinha dois campeões na foto nova são 3

    Se contar as datas das fotos…

    3 títulos na foto dos 4
    4 títulos na foto dos 5

  8. aqui de bsb disse:

    5 pilotos = 4 títulos.
    4 pilotos = 12 (DOZE) títulos.
    É mole, ou quer mais?

  9. motta_bsb disse:

    5 pilotos = 4 títulos.
    4 pilotos = 12 (DOZE) Ntítulos.
    É mole, ou quer mais?

  10. Edson Naga disse:

    Não tem comparação em performace! Só coincidência no formato do campeonato.

    Piquet e Mansell foram os melhores. ;)

  11. Pedro de Luna Freire disse:

    Ah … e Irvine era interessante por que???

  12. Pedro de Luna Freire disse:

    Discordo do nada mudou. Sem saudosismo nesta foto temos 3 dos 10 maiores pilotos de todos os tempos. Piquet, Prost e Senna.

    Boto muita fé me Vettel e Alonso é realmente fantástico. Hamilton é muito rápido. Agora tem que ter mais cabeça pra lidar com a pressão. Ainda tem tempo. Webber é um piloto médio. nem mais, nem menos. Button é bom, mas não merece grande destaque. Melhor que Mansell.

    Abraço

  13. Rômulo Rodríguez disse:

    Uma coisa que mudou, passadas as gerações, nota-se a decadência das escolas brasileira e francesa, e o crescimento da alemã apenas, a escola espanhola creio que começará ainda a colher os frutos da geração de Alonso… a escola inglesa, sempre ali….

    alguém tire o Bernie dali pelo amor de Deus…

  14. Arthur Cavalcante disse:

    Ô… é tão igual que nessa época eu era um verdadeiro aficcionado por F1 e hoje fico puto de ter de esperar mais de 1h pra ver uma corrida que nao começa pq…. pq…. pq a pista esta molhada!!!

    A F1 de hoje é esterelizada ao extremo… pistas sem sal, sem graça, mas que tem hotelzinho e neons com cenário de fundo. A F1 hoje só vive da marca que foi construída ao longo dos anos… eu juro que tentei assistir a corrida do Japao e da Coreia… juro mesmo… mas nao deu, é muito chato, muito igual, muito monotono… dá até pra dormir ja sabendo quem vai ganhar (que foi o que aconteceu comigo).

    É… realmente… tudo a mesma merda

  15. Dartha disse:

    Flavio…

    segue o link de uma volta on board de uma Lotus JPS… acho que o GP de Adelaide dos anos 80….

    muito interessante o trabalho do piloto… câmbio sequencial, carro instável….. bonito ronco do motor turbo da RENAULT….

    http://www.youtube.com/watch?v=1JNMBjmJcXw&feature=related

    Comparei com o vídeo on board do Senna na África do Sul em 1992….

    http://www.youtube.com/watch?v=Xv8zzLVRF9g&feature=related

    e tem gente que acha que é fácil ser piloto de F1…

    um abraço

  16. Dartha disse:

    Flávio, bom dia.

    A verdade é que…. GP na Ásia, de madrugada, com chuva….. é sinônimo de…. mudança no campeonato.

    Me lembro do GP do Japão de 2007, em Fuji (circuito da Toyota)… onde o Alonso rodou sozinho (dando adeus ao título), Hamilton venceu, com Kimi (que corria por fora, como Alonso esse ano) chegando em terceiro…

    A coicidência, nestes fatos é que o nosso Massa, infelizmente, assim com esse ano, era o coadjuvante – naquela corrida, Massa chegou em sexto, fazendo aquela espetaular ultrapassagem em Kubica).

    segue o link on board da batida de Alonso:

    http://www.youtube.com/watch?v=FsMoktU88GE&feature=related

  17. Marcelo disse:

    Grande, grandíssimo piloto, inigualável, gênio das pistas, talento nato… esse Mark Webber!!! Na boa, nunca fez nada antes desse ano e está aí como um piloto top 3. Ou vão me dizer que ele é bom mesmo?!

  18. Dartha disse:

    kkkkkkkkkkkk

    Flávio… por que que na foto de 2010, só há um piloto da Ferrari?????

    Será que eles só consideraram aqueles que disputam o título????

  19. Luiz Fernando Pedrosa Fontoura disse:

    Sua ponderação é boa. Entretanto, vc se esqueceu que numa foto há só 4 pilotos. Na outra, há cinco.
    Vc tem que excluir alguém da foto mais atual para as coisas serem mais justas…
    Abraços.

  20. Vinícius Alexandre disse:

    Eu acho que o Flavio está certo. É isso mesmo, tem sempre que alertar a galera disso: Schumacher é “o mais fantástico piloto de todos os tempos”. Segue firme, Flavinho, não vamos deixar a Globo enganar o povo! A verdade tem que ser reafirmada, sempre!

  21. Julio Cesar Manfredinni disse:

    Por favor Flavio, não queira comparar. Dos cinco que estão na foto atual, apenas Hamilton e Alonso são pilotos do mesmo nível que Piquet, Senna, Mansell e Prost. Weber e Button não chegam aos pés deles, serão, no futuro, colocados no mesmo grupo que Damon Hill, Jacques Villeneuve, Raikonen…campeões (se Weber for) sem brilho, circunstânciais. Já Vettel ainda não mostrou que tem brilho de um grande campeão, pois é um piloto rápido, arrojado e…só. Portanto, a geração de 80 é, independentemente do número dos títulos, muito mais talentosa. Pela frieza dos números, Jody Scheckter e Keke Rosberg são melhores que Sterling Moss e Giles Villeneuve…e Mika Hakkinen é melhor que Mansell e Rindt. Só quem viu aquela fórmula 1 dos anos 80 e vê a atual pode dizer que Prost, Senna, Mansell e Piquet eram gênios…os de hoje em dia são bons pilotos, essa é a diferença.

  22. Mariano disse:

    Hehehehe, sensacional FG!

    Para não exagerar, em 7 cada dez colunas você cita o Schumacher. E sete dentre essas vêm com os termos “melhor”, “mais fantástico”, “maior” DE TODOS OS TEMPOS.

    Admirável.

  23. Eduardo Isidoro Gasparrini disse:

    Realmente Flávio, a sua coluna me fez pensar muito nisso, e após esse final de semana, tudo o que você falou faz sentido!!
    Em 2007 o campeonato foi decidido na última prova, idem 2008 com um ponto de diferença, 2009 já foi mais tranquilo, más agora esse ano….
    Essa virada de Alonso demonstra que a F1 tá fodástica, e que os problemas de antigamente (em carros) continuam acontecendo para fazer a F1 emocionante como está!!

  24. Fernando Crespim disse:

    Quem nao pensa como eu que me desculpe, mas peraí!
    Senna e Prost são muito melhores que todos aí nessa foto. O Alonso é o único que eu ousaria comparar com eles…Abracos!

  25. Carlos Henrique disse:

    Belo texto, Flavio! Boas ponderações que, aliás, servem também para sua paixão por carros antigos, não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>