SUZUKA EM CHAMAS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 3 de outubro de 2014 - 22:03F-1

SUZUKA EM CHAMAS

Vettel_Ferrari

SÃO PAULO (uau!) – A Red Bull acaba de informar oficialmente que Sebastian Vettel avisou que está deixando a equipe no ano que vem. Imediatamente, o time anunciou Daniil Kvyat como titular ao lado de Daniel Ricciardo em 2015.

Vettel será anunciado nas próximas horas pela Ferrari.

Alonso será anunciado nas próximas horas pela McLaren.

É um enorme terremoto de notícias em Suzuka.

Agora, tentar entender Sebastian… Por que, depois de tantos anos, quatro títulos, 38 vitórias, 44 poles, mais uma pole e uma vitória pela Toro Rosso, Vettel deixaria a casa onde cresceu?

Porque Adrian Newey está encerrando sua carreira. Porque Ricciardo é muito forte, e tomar pau dele de novo ficaria mal. Porque correr na Ferrari é sonho antigo.

Porque sim, em resumo. Porque tudo acaba, como acabou a história de Hamilton com a McLaren, de onde a gente achava que ele nunca iria sair. Porque pilotos são assim, uma hora cansam, querem novos ares, novos desafios. E Vettel avisou a Red Bull que estava de saída, acreditem, ontem à noite. Ontem.

E a fila vai andando. Sai Vettel, ainda um moleque, precoce, jovem de tudo (o cara tem 27 anos; Senna, quando ganhou seu primeiro título, tinha quase 29), e entra Kvyat, 20 anos, mais moleque ainda, igualmente precoce, fruto do programa de desenvolvimento de talentos da Red Bull.

Abre-se uma vaga na Toro Rosso. Vergne poderia ficar, merece. Mas já se fala em Sainz Jr.

A fila anda.

227 comentários

  1. zeca disse:

    Graças a Deus que o Adrian Newey vai embora da F1, este engenheiro só trouxe malefícios para a F1, com suas idéias malucas, São 3 coisas que eu detesto num F1, guerra de pneus, guerra de motores sofisticados (como esta ocorrendo agora e na era turbo) e projetistas muito fortes como Adrian Newey. O piloto tem que estar em primeiro lugar, as Manchetes sempre preferem o título de piloto do que dos construtores. Chega de sofisticação eletrônica como ocorreu com as Williams 92 , Mansell campeão é dose, este piloto apanhou de quase todos os companheiros de equipe, até do Hill e do De Angelis ele apanhou. A mesma coisa com os títulos de Hill e Villeneuve 2 pilotos médios campeões, o Hill apanhou do Frentzen, o Villeneuve apanhou do Button e do Massa. Agora o Vettel foi tetra e hoje está apanhando do Ricciardo. Dos pilotos que foram campeões com o Newey só o Prost e o Hakkinen eram pilotos de qualidade. Tudo bem o Newey é um grande gênio QI 250, mas Newey foi demitido da March por ser louco, já que ele fez um carro sem suspensão traseira, foi ele que resolveu fazer isto nas Williams de 1994 que culminou com a morte de um piloto, só no meio da temporada resolveu colocar suspensão na traseira das Williams, olha as loucuras que ele fez na Mclaren. Já foi tarde, vou acender uma vela para comemorar…

  2. Marcos disse:

    O Reginaldo Leme durante o GP do Japão deu a entender nas entrelinhas que o caso Vettel-Ferrari é parecido com o da Lotus-Piquet em 1987. Há fortes indícios que o Alonso já teria assinado o contrato com a Mclaren de Ron Dennis (com forte apoio financeiro dos japoneses) estaria escondendo os fatos. Os italianos descobriram tudo e aí se anteciparam e divulgaram como vingança (contra Alonso) o acordo com o Vettel, dando a entender que o espanhol foi demitido. É claro que o Vettel topou ir para a Ferrari, porque a RBR vai perder Newey em 2015 e o Ricciardo, apesar de ser o piloto n°2 e de ter corrido várias vezes com chassis e motor desatualizados em relação ao Vettel, está levando vantagem sobre o alemão, a tendência é em 2015 a vantagem aumentar a favor do australiano, pois ele estará mais adaptado ao carro e teria um tratamento melhor. O Piquet também era o n°1 na Williams tinha carro reserva e estava numa briga feia com o Mansell que era o n°2. O Ron Dennis em 1987 assinou com Senna e manteve o sigilo, mas a Lotus descobriu tudo e contratou Piquet e divulgou tudo no grande prêmio da Hungria dando a entender que Senna foi demitido. Existe outras versões, mas está é a mais próxima da verdade. O Reginaldo Leme é muito bem informado.

  3. Simão disse:

    FG… se quiser pode prourar aí…
    escrevi isso antes… a RBR está de saída da F1… vai ficar mais um par de anos ali só para usar a F1 como a grande lavanderia que é… Ali (na F1) rolam bilhões de dinheiros e ninguém consegue chegar perto e portanto não se sabe o tamanho da montanha. A Red Bull já consegui o que queria e agora vai cuidar para ganhar um pouco mais de grana,
    Vettel na Ferrari era mais barbada que cavalo dopado. Adrian Newey vai tbém.. aguardem!!!!!

    Abr…. e anote de novo aí no caderninho!!!!!!!!!!!!!
    Simão

  4. Kleiton disse:

    criei um blog e fiz minha análise sobre Vettel e Alonso por lá
    http://f1mundo.blogspot.com.br/

    gostaria que dessem uma analisada e digam o que acharam

  5. ms disse:

    será no mínimo esquisito olhar para vettel no grid e não vê-lo dentro de um uma Red Bull……. e pensar que no final do ano passado quando ganhou seu tetracampeonato seria impossível imaginar que em menos de um ano estaria anunciando sua saída da equipe onde ganhou 4 títulos mundiais mas o mais surpreendente de tudo é que irá para a Ferrari !!!!! equipe da qual Alonso não vê a hora de cair fora pela falta de competência que demonstra à anos para desenvolver um carro competitivo com chances de conquistar títulos….mas…..acho que a Ferrari esconde algumas cartas na manga que deve ter mostrado a vettel e que acabaram seduzindo o piloto alemão…à conferir….. .

  6. Eduardo Rossi disse:

    Enquanto isso Felipe Massa zoando o Alonso hahahaha

    https://www.youtube.com/watch?v=YPQkYxxftfU

    Será que o Alonso fez essa piada com ele no ano passado?

  7. Mourao disse:

    A Ferrari vai precisar de pelo menos dois anos para se estruturar e voltar a construir um bom carro, Vetel ta novo, tem tempo.

    • leao disse:

      se é pra esperar dois anos, se eu sou o Vettel eu esperaria na Redbull mesmo, que eu acho que a chance de um novo titulo de pilotos viria antes ( o carro da RBR tá razoavel este ano , o que mostra que o time não perdeu a mão , e ano que vem já poderia de novo estar com a velha hegemonia)

  8. Allez Alonso! disse:

    Ferrari e suas decisões pós shumy: – testes ilimitados e túnel de vento:
    Já tinham Fiorano compraram, arrendaram, sei lá, Mugello, preferiram mais um autodromo que modernizar o tunel de vento. Depois fizeram um túnel bonito e pouco eficiente. Simulador? Besteira temos dois autodromos!
    - proibiram os testes logo depois e ter um túnel de vento moderno e eficaz ditou o ritmo dos próximos anos.
    2009 – Difusor duplo e Kers:
    Ferrari lança um carro com Kers e sem difusor duplo. Brawn e RedBull alimentam o difusor duplo e não tem Kers.
    - Decisão errada da Ferrari, sexto lugar nos construtores.
    Era do Difusor soprado:
    Aldo Costa faz um bom carro, mas as correlações de atualizações não acontecem na pista e o carro não se desenvolve.
    Mandam Aldo Costa embora, depois percebem que o problema é de correlação pista e túnel, passam a utilizar o túnel da Toyota e recomeça a reforma do túnel da Ferrari.
    Tombazys chega, Costa saiu e fez um bom carro na Mercedes. A Ferrari se arrasta tentando fazer o túnel de vento funcionar, o difusor soprado da Ferrari não é eficiente e copiam o projeto da sauber.
    Contratam James Allison, mestre do difusor soprado e que fez os bons carros da Lotus. No outro ano o difusor soprado, é banido definitivamente.
    Contratam Kimi, tentando conseguir mais pontos nos construtores, já que Massa não vinha conseguindo bons resultados.
    - Kimi se mostrou ineficiente e caro.
    Preferem priorizar o downforce e tração deixando a unidade motriz de lado.
    - O motor Mercedes é o grande diferencial esse ano e já se pressiona para quebrar a regra do congelamento.
    Vettel não sabe onde foi amarrar seu burrico!

  9. Paulo Pinto disse:

    6 (seis) passos para Alonso se tornar piloto da Red Bull:

    1. Matricular-se na escola de pilotos da “filial”.
    2. Aguardar uma vaguinha esperta na Toro Rosso.
    3. Mostrar serviço, logo no ano de “estréia” (essa foi boa!).
    4. Aguardar, mais uma vez, que um dos titulares deixe a matriz.
    5. Torcer para que seu companheiro na Toro, não seja o escolhido.
    6. Torcer, mais ainda, para que o “Canguru Animado” esteja aposentado.

  10. Emenelsen Marucci disse:

    O impacto do anuncio da saida de Vettel da Red Bull nao se compara ao da bomba que foi o anuncio da saida do Emerson, da McLaren para ….. a Copersucar-Fittipaldi. Meninos, eu vi!!!!!!

  11. valmir Passos disse:

    Bem, acho que cara sabe o que está fazendo. Mas parece loucura sair de uma equipe organizada, onde ele conhece todos, e que pode ter um carro vencedor ano que vem, para ir para a zona que é a Ferrari. É como pedir pra sair do Cruzeiro para ir jogar no Palmeiras. Vai precisar de muita sorte, além de ralar muito.

  12. Flavio Francisco disse:

    Tiãozinho tomou um pau fenomenal do Australopitecos Risonho e correu para o colo da Mama.
    Se o Kimi ficar e der um pau nele, correrá pra onde?

  13. Israel Cesar Ribeiro disse:

    Entendo os motivos que levaram Vettel a Ferrari. Imagina se ele permanece na Red Bull e eles fazem um carro sensacional no ano que vem, permitindo a ele ser penta-campeão. Ele vai ser um campeão apenas numérico, pois vai continuar sendo por muitos considerado inapto e “fabricado”, levando o titulo apenas por causa do carro. O que ele busca na Ferrari é RECONHECIMENTO, coisa que até hoje ele nunca teve na Red Bull e que os apaixonados torcedores da Ferrari podem finalmente lhe proporcionar.

    • leao disse:

      primeiro a ferrari tem que proporcionar carro pra ele, lembre-se que ninguêm foi campeão sem um baita carro , ai ia recomeçar a besteira de que ele só ganha por causa do carro; ninguem é campeão se não tem um carro fodão e uma equipe funcionando que nem relógio suiço

  14. Chuuuupa Vettel. disse:

    Inteligente o Vettel.
    Sai de uma equipe bem estruturada, que tem um carro afinado e agora uma estreita parceria da Renault pra ir pra uma equipe desorientada, que está tentando voltar aos trilhos e que provavelmente só voltará a ponta em 2016 ou 2017.
    Na Red Bull ele tinha a obrigação de estar na ponta, vencendo mas na Ferrari a cobrança sobre ele vai ser menor pois o carro vai levar um tempo pra se acertar.
    Garoto Esperto!!

  15. Chupez Alonso! disse:

    O Triste Fim de um Picareta

    Massa confirma o que eu disse aqui e o que todo mundo está dizendo lá:

    Alonso foi demitido da Ferrari.

    http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/massa-comenta-situacao-de-alonso-vamos-ver-se-aceita-essa-unica-chance-ou-se-fica-um-ano-parado

    Na Red Bull Marko já tinha avisado:

    “Alonso definitivamente não será piloto da Red Bull.”

    Na Mercedes Lauda falou hoje:

    “Nunca tivemos interesse em Fernando Alonso.”

    A vida de picaretagem, mau caratismo, desvios de conduta, arrogância, auto-suficiência, auto-promoção, piloto pagante e marqueteiro na F1, um dia cobra seu preço. Assim como em qualquer profissão e situação na vida.

    Renault’s Cingapura Gate, Espionagem da Ferrari, Traição e delação na McLaren…

    Qual será a próxima?

    Vai Alonso!

  16. Luiz g disse:

    Oi Flavio. Desconfiou que o Américo está errado.
    Estou com uma fagulha de desconfiança que Alonso vai aposentar e pedalar em tempo integral.
    Ele já é Bi, sabe que não vai ser tri em menos de 2 anos e não vai querer ficar na F1 apanhando depois dos 35 anos.
    Vai dar uma de Lauda e voltar em grande estilo 2 anos depois??

  17. Rubens disse:

    A Ferrari é maior do que tudo, do que todos. A Ferrari é a fonte de inspiração para todas as outras equipes. A Ferrari é a grandeza, a alma, a mágica e a velocidade. Algo que não se explica. O ronco que nos traduz. Algo que se sente.

  18. luiz alberto disse:

    Na minha opinião ele esta dando um tiro no pé, para Ferrari se estrutura vai levar muito tempo ,se é que um dia conseguirá. Assim como Lotus sem Chapman,Maserati sem Ettore e Ernesto, Tyrrel sem o ken,a equipe Ferrari tende a ter o mesmo destino das outras sem Il Commendatore,pois virou a Casa di Irenne,onde se vai e se vem mas pouca coisa produtiva sai! E para um alemão ,não é nada inteligente ir para equipe italiana uma vez que as maquina italianas foram freguesas das alemãs desde SEMPRE,nunca na história do automobilismo mundial marcas italianas sobrepujaram as alemãs,só circunstancialmente em um ou outro GP e isto desde o final dos anos 20 do século passado.Mercedes e Auto Union sempre bateram as italianas Alfa Romeu(para minha tristeza) e Maserati,lembrando que o chefe de equipe da Alfa Romeu pré Guerra era um tal de Enzo Ferrari.

    • Luiz Morais disse:

      Chará, esqueceste de duas coisas. A primeira é que a Ferrari, com excessão destes 2 ou 3 últimos anos, sempre esteve entre os top 3 de construtores, coisa que nem Williams, nem McLaren, nem nenhuma outra conseguiram. A segunda, Tiveram 5 anos que a Ferrari foi imbatível para equipes de qualquer nacionalidade.
      Você falou de mercedes e Auto union, uma voltou depois de décadas e levou 4 anos para enfim ser a equipe a ser batida, a outra se esconde sob a direção de uma tal de Volkswagen e não entra na F-1 nem por decreto, nem com Audi, nem com Porsche, nem com Bugatti, enfim, caga de medo de fazer feio, então concentra os esforços nos protótipos que são vencedores, de fato. Outra alemã que não deu certo foi a BMW, que é igualmente vencedora em outras categorias, pore´m na F-1 não foi nem mesmo bem, foi, no máximo, mediana.
      Agora, acho que Vettel fez bem, ele quer seguir os passos do Schummi e, não duvido de conseguuir em 2 ou 3 anos ganhar outro título.

  19. Andre disse:

    Eu ainda acredito que a Red Bull errou, poderiam ter subido o Vergne ao invés do Kvyat, mas isso é opinião de quem está de fora, lá dentro eles podem ter outra visão.

    E se eu fosse diretor da McLaren eu contrataria o Hulkenberg para ser companheiro do Alonso, e pagaria pra Sauber ou Force India para deixar o Magnussen uns 2 ou 3 anos lá.

  20. Eduardo Schmidt disse:

    Vettel não se achou no RB10, não conseguiu encontrar desempenho nele, penso que ele tomou a decisão correta, talvez a equipe já não lhe entregue o que ele espera dela, considerando inclusive que Ricciardo foi mais eficiente com esse carro.

    Vettel é um piloto extraordinário, e quando teve carro pra ser campeão foi, pra mim é isso que vale, Alonso quando teve a responsabilidade de vencer o título de 2007 amarelou para um novato, Kimi ter sido campeão com a Ferrari de 2007 foi sensacional.

    Button quando teve carro também foi campeão, Barrichello não. Em suma, piloto extraordinário pra mim são esses, Schumacher nunca perdeu um título tendo o melhor carro na mão, Senna já, mas tinha Prost de companheiro, igualmente extraordinário.

    Vettel vai buscar novos ares, merece, é tetracampeão mundial de F-1, Alonso menospreza seu talento por pura inveja…rsrsrs Gostaria muito de ver Alonso se aposentando com seus dois títulos vencidos tendo Briatore como chefe de equipe, esquisito né?! Pra finalizar, Alonso jogou fora o título de 2010, quando dispunha sim de um carro pra lhe dar o título, Alonso tomou uma sova do Vettel em 2012, fazer o que o Vettel fez em Interlagos em 2012 e ainda ser questionado?! Acho que é por isso que o piloto espanhol é tão ressentido com o alemão, Alonso pode se encontrar melhor com um carro ruim do que Vettel, mas Vettel tira muito mais desempenho de um carro vencedor que Alonso, pois até hoje, Vettel não desperdiçou oportunidades de ser campeão. Tomara que ele seja campeão pela Ferrari e faça com que revivamos um episódio não tão distante, com Schumi.

  21. jairo faria disse:

    E tem o Rubinho gente,.. uma boa o cara da Red Bull.. será que lembrou do Rubinho?

  22. Bernard disse:

    É fato, levar pau por mais um ano do Ricciardo seria terrível.
    O afastamento do Adrian N. sim conta muito.
    Mas o principal culpado é a unidade de força ou na verdade falta de força. Se a Red Bull, tivesse dando pau nas outras equipes, ele não sairia.
    O domínio da RB acabou e com ele a parceria com Vetel também, parabéns para a Renaut, que ferrou com todos.
    Bater Kimmi vai ser fácil na Ferrari, mas vencer em 2015 nem pensar.
    Na verdade VETTEL QUER SER AMADO PELOS FÃS, tipo Senna, Prost, Shumi e isso ele não tem, indo para a Ferrari quer ganhar fãs, se imortalizar.
    Quer mostrar que não foi Adrian Newey que lhe deu de bandeja os 4 títulos e sim, que ele é um super piloto.

  23. Bruno disse:

    Vai valer a pena acompanhar os desdobramentos disso tudo…

    A verdade é que nenhum piloto dura muito tempo na Ferrari sem ganhar nada, ainda mais bombardeando a equipe na Imprensa. O Dinheiro do Santander é forte, é verdade, mas Ferrari é Ferrari. E fica cada vez mais claro que o Alonso é um bom piloto, apenas. Não é um cara que vai ter paciência para crescer com a Equipe.

    A McLaren entrou num período de declínio técnico nos últimos anos (em 2013 não fez nem pódium) e em 2014 com o melhor motor tem custado a brigar pelo pódium. A Honda pode ter tido um passado brilhante na F1, mas é otimismo demais achar que uma re-estréia não virá com problemas de confiabilidade. A pergunta é como o Alonso reagirá se o conjunto não for tão competitivo como ele pensa. Vai detonar a equipe para os repórteres? E, além do mais, ele já sabe muito bem como a McLaren trabalha em relação a companheiros e jogos de equipe.

    Em relação ao Vettel, pode-se até dizer que este saiu não digerindo muito bem a superioridade do Ricciardo e interpretarmos que não aguentou a pressão. Mas pelomenos o Vettel jamais tentou lavar roupa suja fora de casa. Segurou a onda com o Webber dominando em 2010, se aproveitou dos erros dele e foi campeão, e em 2014 ele reconheceu a superioridade do australiano. Jamais tentou manobrar dentro da equipe para reverter sua situação desfavorável.

  24. roxxonvaldez disse:

    de uma tacada a ferrari deu dois acertos . mandou o pé frio do alonso embora. o “melhor piloto” dos jornalistas. o que está sempre ganhando, o fodão, mas não ganha nada e que destroçou a escuderiai. e de outro contrata o melhor talento mas resta saber se vai investir nele. e como vai desenvolver um carro nas condições atuais da F-1 isso é o mais dificil.. o mesmo vale para honda mac laren. como criar um projeto vencedor com meia hora de teste por semestre??????

  25. perna quebrada disse:

    Se não acontecer um milagre como aconteceu coma a Williams, era uma vez o cara que iria ultrapassar o Schumacher.

  26. André França disse:

    vettel na ferrari é tipo obi-wan falando pro anakin que ele deveria derrotar os sith e não juntar-se a eles

  27. Allez Alonso! disse:

    Vettel ganhou tudo enquanto tinha gazes do escape soprando o difusor.
    Só ganhou corridas com carros desenhados pelo Newey e largando da terceira posição para frente.
    Em 2014 teve pela primeira vez na RedBull, equipe que o banca desde a f-bmw, o primeiro ano ruim. E o que ele faz? Se manda ao invés de tentar desenvolver o carro e a equipe. Depois de cinco anos, igual ao Alonso, é natural o romance acabar, mas no primeiro ano ruim??
    Depois mimado é o Alonso.

    • Tom disse:

      Concordo,fugiu na primeira dificuldade que a vida apresentou.deveria tentar mostrar que consegue vencer Ricciardo, mas correu da revanche e demonstra que não dá conta de disputar com o australiano,na verdade esta tentando preservar o nome ,pois se tomasse outro vareio o ano que vem,queimaria definitivamente seu status de piloto top

    • Eduardo Schmidt disse:

      Ele ganhou corrida com uma Toro Rosso em 2008, o carro não era desenhado por Newey

    • Eduardo Schmidt disse:

      Ele ganhou corrida com Toro Rosso, que não era desenhada por Newey.

    • Andre disse:

      não fale mal do Vettel não, porque tudo isso que você disse me lembra um piloto idolatrado por muitos aqui no Brasil, fica a dica.

    • Affonso disse:

      Não vou fazer futurologia, mas imagino o Vettel conseguindo na Ferrari o que Alonso não conseguiu… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Sebastiao disse:

      GaZes no escape seria algum tipo de sabotagem? Heheh Entupir o escapamento?

    • Andersom Calder disse:

      Se ele tivesse pulado para a Mercedes até poderia concordar, mas ele está indo para algo que pode ser 3 ou 4 anos de draga. Então não é só pelo ano ruim, Serie de fatos, a grana, o cavalinho rompante, ano ruim, Ricciardo, Newey se afastando.
      E para a RBR pouco muda.. Ricciardo deu mostras que não é nenhum Webber ou Fisichella.

      • Allez Alonso! disse:

        Não amigo, ele deveria tentar fazer a RedBull vencer novamente, ele é prata da casa. Mas o fato é que ele se mandou no primeiro ano ruim.

      • Andersom Calder disse:

        Nada demais…Alonso pulou fora da Renault quando virou bomba…só voltou porque não tinha onde enfiar o rabo com medo do chicote do Ron Dennis. E ainda aprontou aquela com o Briatore e Piquezinho…que alias na primeira vez vi pessoas serem punidas, menos o grande beneficiado para qual foi voltada a artimanha…

      • Allez Alonso! disse:

        Não fala besteira, Alonso saiu depois de ser bicampeão. Se Vettel tivesse saído ano passado, tudo bem. Mas ele saiu depois de um ano difícil, em que foi batido pelo companheiro de equipe. Capite? Quer um desenho?
        Espera aí, vou chamar minha vó pra vocês discutirem Singapura/2008. Manda um email pra FIA também, diz que você e o Chupez não vão mais assistir f1 porque o Alonso foi beneficiado e não foi punido. Mesmo que a conduta dele tenha sido nenhuma.

      • redhorse disse:

        ALLEZ ALONSO!

        Mas como você fala besteira, cara! :)

    • André Sb disse:

      O Vettel pode, os recalcados que comentam o blog aceitam isso, tipo Senna-Mclaren em 1992/93…

    • Edwood disse:

      CAra seu comentário é meio ingênuo. Você esquece completamente que em primeiro lugar hoje está o dinheiro. Ricciardo sempre teve melhor carro esse ano do que Vettel, VEttel foi segundo piloto, o australiano injetou muito mais dinheiro na RED BULL. Achas coincidência, sai um piloto australiano, entra outro piloto australiano? Webber sempre teve equipamento de segunda, a sobra, e agora inverteu, Vettel sabiamente já estava acertado com a Ferrari. Onde se fala em BILHÕES, esse mundo da surpresa, onde o bom é valente, e o covarde é quem vocÊ não gosta, não existe. Tudo é programado para daqui 3 ou 4 anos.
      A FErrari e Vettel já tem contrato, de se encontrarem, hà muito tempo.
      A fórmula 1 não tão romantica quanto vocÊ pensa. E seu querido Alonso espanhol, se não fosse o SANTANDER espanhol, nem estaria correndo.

    • Chupez Alonso! disse:

      Gazes que vc fala é aquele negócio de fazer curativo?

      Saía isso do escarpamento?

    • Paulo Pinto disse:

      “…gazes do escape soprando o difusor.”

      Isso está parecendo cena de filme de pornochanchada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>