LUIS SALOM
SÃO PAULO – Luis Salom tinha 24 anos. Morreu após um acidente muito violento nos treinos livres da Moto2 em Barcelona. As motos usam a última curva em sua configuração original, muito veloz. Na F-1, esse traçado não é mais usado porque era impossível para um carro contornar a curva perto de outro, por conta da instabilidade frontal causada pela turbulência. Uma chicane foi construída.
O piloto espanhol não conseguiu fazer a curva e sua moto foi direto, em alta velocidade, na barreira de pneus. O impacto foi muito forte. Ele foi levado a um hospital de ambulância, porque a extensão dos ferimentos não recomendava um transporte por helicóptero.
A MotoGP decidiu usar a chicane da F-1 no resto do fim de semana. Não sei como cada piloto vai reagir ao que aconteceu. Em geral, o melhor a fazer é fechar os olhos por alguns instantes e, depois, acelerar.
É o que Salom faria.
O piloto que estava logo atrás disse que viu a roda do Salom se soltar na curva 12 e isso foi a causa do acidente mas conhecendo o histórico das corridas tanto de moto quanto de carro com certeza vão imputar a culpa no piloto, na pista ou em qualquer outra coisa até no vento vão colocar a culpa para proteger os verdadeiros culpados. Já fizeram isso com o Senna, com o Bianchi e não duvido que o façam com o Salom. Se um piloto viu a roda se soltar, tem no mínimo que ser investigada essa versão.
RIP Mexicano!
Como o grande Claudio Carsughi falava: “races are dangerous”!
Agora que eu prefira ser transportado de helicóptero até o hospital, isso é uma certaza impar
Ai,ai,ai a F1 não usa, mas a Moto GP usa,incrível!
Se usaram a pista sem chicane, foi de comum acordo com os pilotos e equipe. Talvez ninguém imaginasse que aocnteceria ali um acidente do tipo. Todos assumiram o risco, mas deve ter acontecido algo que fugiu dos cálculos. O fato de ter batido na barreira ou na moto é indiferente, morreria do mesmo jeito.
“motorsport is dangerous”
não é isso que vem escrito nas credenciais, Flavio?
É triste, mas acontece. Devido a datenização do mundo, muita gente vai procurar culpados, pedir punição, etc. Acho q foi uma fatalidade, uma incrível falta de sorte (acertar a própria moto). Muita força pros familiares, e segue a vida….
Na minha opinião, o maior problema nesse caso foi a área de escape ser asfaltada, que funciona muito bem pra F1, mas é péssima para motos, visto que a brita é muito mais eficiente para segurar uma escorregada. Se fosse brita ali naquele ponto, a moto daria algumas catapultadas e até mesmo o piloto não bateria na barreira de pneus.
É preciso repensar as curvas de alta com áreas de escape asfaltada para corridas de motos.
Você tem razão, e é por isso que não tem corrida deles em Interlagos.
– O seu comentário, amigo, junto com o do Gastão se completam. Não há nada mais a dizer. Só fico chateado pelo que aconteceu porque, além do rapaz estar sem vida, pode haver um processo de extinção das curvas de alta como a Tamburello, por exemplo, quando na verdade deveriam observar as falhas nas áreas de escape, a pouca distância para frenagem e a falta do softwall, entre outros aspectos que apresentam falhas.
Isso é um prato cheio pros safers que à todo custo, querem colocar uma maldita chincane nessas curvas, vide a curva do Café, em Interlagos e quase na F1 Indianápolis/2005. As curva desafiadoras como a Peraltada, Tamburello, essa curva 12 aí, já mudaram, só pra citar. Daqui a pouco não vai haver mais Parabólica,130 R, a Eau Rouge (e olha que fizeram um excelente trabalho lá) ou mesmo as belas curvas rápidas de Magny Cours e Silverstone.
https://www.youtube.com/watch?v=8kqI7dABz4Q
http://www.telegraph.co.uk/news/newsvideo/weirdnewsvideo/8597023/Motorbike-ballet-as-riders-collide-in-France.html
https://www.youtube.com/watch?v=ll31ZJdQPjM
Exagero no meu pensamento, ou não, não sou fá desses retões com cotovelos, típicos dos tilkódromos salvo, a curva 8 da Turquia.
Sentimentos à família de Salom.
O escape asfaltado é uma faca de dois gumes. O acidente que deixou o Wayne Rainey tetraplégico, por exemplo: ele caiu em uma curva de alta em Misano, e deslizou rumo à brita. Ele e a moto decolaram ao passar sobre as ondulações da brita, e acabou fraturando uma vértebra do pescoço.
Se fosse área de escape asfaltada, talvez tivesse escapado ileso. Ou talvez aconteceria como o acidente do Salom, de ele bater contra a própria moto. Talvez uma área de brita tivesse salvado o Salom, ou talvez ele tivesse morrido da mesma forma.
Corridas são perigosas, mesmo. Quem quer segurança, brinca de autorama. Daqui a pouco vão proibir curvas feitas a mais de 150km/h, proibir corrida na chuva, proibir pistas de rua, etc.
Sem a fatalidade deste acidente todos estariam falando da maravilha que é uma chicane a menos em um circuito. Que esporte a motor precisa de curvas de alta… Com o que eu concordo.
Segundo o piloto que estava mais próximo, soltou a roda dianteira. Sem freio a mais de 200 por hora a chance do acidente ser fatal em qualquer parte do circuito era enorme. Como no acidente fatal do Kato.
Triste, muito triste. Nos dão show, diversão, são muito bons e acabam morrendo.
Lamentável. Vi o vídeo no youtube, a zona de impacto amorteceu bem o impacto, mas praticamente não houve desaceleração.
Só não entendo porque essa zona foi vetada para outras categorias (por ser perigosa) e não para as motos. Portanto, não é uma fatalidade, é irresponsabilidade.e negligência.
A impressão que tive foi que o piloto atingiu a moto…o vídeo tem uma baixa resolução, mas dá pra ver que a máquina atinge a barreira e depois vem um vulto escuro que se choca com ela.
Efetivamente.
Foi exatamente assim…
Exato Joao. Ele se chocou de cabeça com a Moto.
A chicane foi implantada para a Fórmula 1 para tentar facilitar ultrapassagens na reta. Não foi por segurança. Sem ela, os carros tem que fazer a última curva muito distantes entre si e não conseguem usar o vácuo na reta, tornado as ultrapassagens praticamente impossíveis.
Lamentável esta morte. Não gosto de chicanes, mas esta foi uma decisão correta, antes que mais acidentes aconteçam. O problema da segurança nas corridas de moto é uma questão difícil, porque por mais que se aprimorem as motos e os circuitos nesta questão, se houver queda, o impacto do corpo do piloto será diretamente com o solo, com os limites do circuito(Salom) ou com outra moto(Simoncelli)
Na MOTOGP o risco e o perigo real ainda existem. Por isso ela cresce cada vez mais e é indubitavelmente, já há algum tempo, a melhor categoria do esporte a motor. RIP Salom.