MENU

quinta-feira, 23 de outubro de 2014 - 17:49No comments, Tecnologia

NO COMMENTS

Um Audi RS7 dando uma volta em Hockenheim sem piloto. Juro que não sei o que pensar disso.

54 comentários

  1. marcilio disse:

    Penso que esse carro estaria sendo controlado eletronicamente por alguém (com uma espécie de joystick), acompanhando num monitor, em tempo real, as imagens de uma câmera onboard.

    Veja o esterçamento do volante nas curvas (de um lado para o outro) corrigindo a trajetória. Se esse veiculo realmente estivesse sendo controlado por um computador tal correção não seria necessário.

    Nenhuma medição é exata sempre há erros, e nesse caso por menor que seja, digamos 0,00001 mm na reta principal, na última curva do circuito o carro já estaria na caixa de britas, e o computador não iria “perceber” isso.

  2. Jonas Martins disse:

    Absolutamente sem razão de existir… Dinheiro jogado fora!

  3. LIMA BRUTUS disse:

    tá mais rápido que muito piloto por ai….

  4. hendrix disse:

    O Matrix está chegando, próximo passo é o Skynet mandar o Arnoldão matar a Sarah Connor

  5. Nelson disse:

    Parabéns para os engenheiros, mas não vejo graça.

  6. Adriano Reis disse:

    Flavio,

    a realidade é que os carros, tais como os conhecemos, estarão extintos antes do que imaginávamos. Veículos de uso individual se moverão sozinhos, seu uso provavelmente será compartilhado… ou desaparecerão das ruas, como os cavalos e carruagens. Mas, como o hipismo não morreu, o automobilismo não morrerá e talvez seja até melhor, tocado por apaixonados, com carros fabricados em garagens, longe dos interesses econômicos das grandes fábricas… é uma esperança para quem se interessa por carros.

  7. AECIO NEVER disse:

    Chatin, chatin…

  8. Hélio disse:

    Inevitável evolução do transporte urbano. Até o Google tá nessa:

    https://www.youtube.com/watch?v=CqSDWoAhvLU

    Será mais seguro e eficiente. Além de mudar o conceito de transporte, de individual para semi coletivo.

    Agora, esse teste em pista, é válido para o desenvolvimento, mas falar em competição de automobilismo é besteira. Competição de tecnologia, aí sim.

  9. Fabio Amparo disse:

    Este será o futuro do trânsito.

    Daqui a pouco vai ter gente querendo fazer corrida de carros sem piloto.

    Não duvide do próprio Bernie pensar nisso…

    Abs

  10. Serginho disse:

    O próximo passo é um robô que vai trabalhar pra vc, beijar seu filho e comer sua mulher. Isso tudo dá muito trabalho…
    Pára o mundo que eu quero descer.

  11. Marcos José disse:

    O estranho e que se fosse uma montadora japonesa estavam todos babando mas como é uma alemã, é chato e não serve para nada. De todas as marcas é a que mais investe nesta tecnológia e nos seus avanços. Eu acho que está tecnológia estará presente nos automóveis fabricados a partir de 2019 (ou talvez até antes disto). Para aqueles que achavam que isto era somente ficção e que nunca ocorrerá taí a prova de que o futuro está muito próximo de se realizar!

  12. Kbral disse:

    Como disse James Cameron, diretor de Exterminador do Futuro, um dia desses numa entrevista: “A Skynet já venceu.”

  13. Marcos Pereira disse:

    O que penso é o que os filmes de ficção já apresentam, como por exemplo “Eu, Robô” de Isaac Asimov, os carros trafegam nas ruas sozinho e você vai de carona, com relação as corridas, bem isto sempre terá o piloto, talvez com um pouquinho de ajuda, o Mansel sabe bem disso.

  14. Luciano Marino disse:

    Apertem os cintos, o piloto sumiu!

  15. Creio que isso seja apenas um conceito do que um carro pode fazer ao te auxiliar na condução do teu veículo.

    Passar confiança e provar que a tecnologia que eles pagam em seus carros realmente funcionam, como o sistema de segurança AEB (autonomous emergency breaking), que freia o carro sozinho caso alguma coisa apareça na frente do carro.

    Mesmo porque, por mais tecnologia que coloquem nos veículos, sempre terá alguém andando com um veículo mais antigo, sem sistemas de segurança e com algumas cachaças na cabeça.

    Eu não deixaria um carro desses, sem ninguém no banco do motorista, levar um filho meu à escola, porém eu adoraria ter um carro desses quando eu levasse a criança à escola, onde o carro dirigiria por mim e eu só teria o trabalho de manter a atenção para contornar imprevistos. Acho que essa é a ideia.

  16. sandro disse:

    Seria uma previsão da f1 daqui a alguns anos?

  17. Carlos Pereira disse:

    Uma tecnologia muito interessante, e que pode ter aplicações importantes.
    Por exemplo, poderia ser utilizado em situações de emergência para transporte de mercadoria e socorro aonde seria perigoso para um piloto ou motorista humano se arriscar.
    Poderiam utilizar uma tecnologia ainda maior, para, em caso do motorista ter um mal estar súbito, ou dormir, ou ainda estar bêbado ao volante, o carro assumir o volante e evitar um acidente mais sério estacionando no primeiro local disponível.
    Com um bom senso, é um recurso fabuloso.

  18. Ricardo disse:

    Transformers… sem a Megan Fox fica chato

  19. voulembrar disse:

    Fiquei mais chocado com isso aqui: um autorama onde podemos correr contra um piloto artificial… usando inteligência artificial. É o fim dos tempos.

    https://anki.com/en

  20. Ferdinandes disse:

    A familia do Bianchi certamente sabe…

  21. Joca disse:

    A questão é, se um passarinho cagar no para brisa ele [computador] vai saber o que fazer? Me recordo o que me disseram a trinta anos, ” a melhor ferramenta criada é a mão humana’” . Nada vai substituir a alma. Temos que ter alma no automobilismo, pistas tem alma Interlagos tem alma, Taruma tem alma, Guaporé tem alma, outras pistas tem alma, Velopark não tem alma. Lada 69 tem alma, Alma é o que move o mundo. Um veículo controlado pelo computador não tem alma. Viva a alma já´estou embriagado acho que tenho alma, vou dormir.

    • Alex Santos disse:

      Até onde eu li sobre, esse carro não está apenas se “guiando” pela câmera, ele já tem o traçado configurado e acertado, e um GPS de alta precisão manda os dados de onde ele esta na pista, e o computador através de radiofrequência diz para o carro o que ele deve fazer, como tudo num carro de alto desempenho hoje é eletrônico, até que é bem “tranquilo” de fazer isso num parque fechado. Creio que a câmera serve mais caso exista um “imprevisto” na pista, como alguém atravessando ou outro carro fazendo ele “reduzir” ou frear, a Volvo que desenvolveu isso e já existe em carros de “rua”.

      Isso já existe, e até no GT6 (jogo de videogame), vc pode “gravar” os dados de uma volta sua num circuito na “vida real” para depois ser reproduzido dentro do jogo.

  22. Dan Patricio disse:

    tenho impressão que tinha mais gente na arquibancada que as corridas de F1 na china….

  23. Alex L disse:

    Interessante notar que para engajar a curva, o piloto automático dá um leve golpe no volante, depois retorna o volante ao centro e depois começa a virar o volante de fato.

  24. Adriano Antunes disse:

    Na verdade as fabricantes estão se preparando para algo mais abrangente do que corridas e inclusive não acredito que haverão corridas de “autonomous driving cars”, elas estão preparando para esses veículos irem as ruas, existem gigantes da indústria automobilística investindo grana pesada em várias tecnologias para utilizar nestes veículos, que é somente uma parte de um mercado futuro de trilhões de dólares chamado internet of things.

  25. Thiago Sabino disse:

    Sensacional? Sim
    Tecnologia total? Total
    Bacana? ô…..

    Mas…

    Tem graça? Não….
    Podem me cobrar a mesma opinião daqui 30 anos…não a mudarei.
    Acho que um autorama tem mais emoção do que isso.

    Mas não deixa de ser bacana de observar até onde o ser humano vai chegando, e vai edificando coisas. Vejo por este lado.

  26. perna quebrada disse:

    Igualzinho a F1

  27. Ricardo Bigliazzi disse:

    Nessas horas pensamos: “A Formula-E é legal pacas”

  28. disse:

    Nenhuma novidade… A Williams n° 19 já é assim… A Lotus n° 13 também… E outros…

  29. Sieg disse:

    Sem piloto? Ou seria Vettel?

  30. Alvaro Ferreira disse:

    Autorama escala 1:1.

  31. Allan disse:

    Pensava que isso aconteceria muito antes, na verdade, com toda tecnologia disponível, acredito que há muito tempo atrás já temos condições técnicas de fazê-lo. Acredito não estar muito distante, o dia em que o automóvel será (automático) de “verdade”, e se for para reduzir as mortes no trânsito, que seja bem vindo, até pq aí somente tomaram a direção do veículo, aqueles que tenham gosto para tal, e não os que tenham necessidade. Uma pena também não conseguirmos retirar do trânsito, os infelizes, que acham que rua é pista. E em relação às pistas profissionais, já está claro, que a disputa é entre engenheiros, e não entre pilotos, e isso acontece no mínimo nos últimos 30 anos.

  32. Jean Rul disse:

    O ser humano está ficando obsoleto… (ou, “serumano” como “agente” fala por aí…)

  33. Fabio Tust disse:

    Muito impressionante!

    Poderemos ter um futuro campeonato de marcas sem pilotos?

    • A.Vandelay disse:

      Acho que não teria graça.

      • Alex Santos disse:

        E tem outro vídeo ainda não divulgado pela Audi.

        Que colocam o carro para correr com outro igual pilotado por um humano. E…. o humano perde a disputa!!! Disso sim eu não sei o que pensar!!!

        Não tem como negar, esse é o futuro, principalmente para os carros de rua, você vai falar onde que ir e ele vai sozinho. Está havendo praticamente uma corrida para ver quem desenvolve melhor essa tecnologia, num circuito fechado é “tranquilo” de fazer, agora numa rodovia onde mil e uma coisas podem acontecer, complica!

        Futuramente teremos a F-A, pode anotar.

      • Flavio Gomes disse:

        Cadê esse vídeo?

  34. Felipe disse:

    Pois eu sei: Tu estás ficando velho… hehe

  35. Drone terrestre, queria ver uns dez juntos, de marcas diferentes, dividindo curvas, esfregando porta com porta, ia ser um strike só!, troço mais besta esse trem ! é tão emocionante quanto beijo de madrinha!

  36. Daliton disse:

    PQP, como existe narradores que perdem a oportunidade de ficaram calados! teria sido muito melhor “escutar” a pilotagem do software do que houvir esse idiota gritando

  37. Wagner disse:

    Que graça tem um carro de corrida sem pilotos?
    Todas as corridas terminaram empatadas.

    • paulo disse:

      Não necessariamente. Seria interessante ver a inteligência artificial atuando em uma situação dessas. Como um carro reagiria ao outro em uma ultrapassagem, calculando todas as variáveis em questão de milésimos de segundos.

      Mas acho que é uma outra brincadeira, não substituíra os pilotos, pelo menos não nesta década…

  38. Luciano disse:

    Eu acho incrível. O dia que conseguirmos equiparar nossa evolução moral à evolução tecnológica estaremos vivendo em uma era gloriosa para a humanidade. Por hora é apenas uma utopia que dito assim, soa bem piegas… You may say i’m a dreamer, but i’m not the only one. Estou com John e não abro. :-)

  39. antonio stricagnolo disse:

    Nenhuma novidade nisso,na Discovery tem um programa aonde varias universidades dos USA disputam um campeonato de veiculos robotizados de uma maneira bem mais complicada do que fazer uma volta numa pista,no programa o local é uma cidade abandonada com esquinas e com os outros veiculos concorrentes trafegando junto.A VW participa em parceria com um das universidades com uma perua Passat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>