Penso que esse carro estaria sendo controlado eletronicamente por alguém (com uma espécie de joystick), acompanhando num monitor, em tempo real, as imagens de uma câmera onboard.
Veja o esterçamento do volante nas curvas (de um lado para o outro) corrigindo a trajetória. Se esse veiculo realmente estivesse sendo controlado por um computador tal correção não seria necessário.
Nenhuma medição é exata sempre há erros, e nesse caso por menor que seja, digamos 0,00001 mm na reta principal, na última curva do circuito o carro já estaria na caixa de britas, e o computador não iria “perceber” isso.
Jonas Martins
10 anos atrás
Absolutamente sem razão de existir… Dinheiro jogado fora!
LIMA BRUTUS
10 anos atrás
tá mais rápido que muito piloto por ai….
hendrix
10 anos atrás
O Matrix está chegando, próximo passo é o Skynet mandar o Arnoldão matar a Sarah Connor
Nelson
10 anos atrás
Parabéns para os engenheiros, mas não vejo graça.
Adriano Reis
10 anos atrás
Flavio,
a realidade é que os carros, tais como os conhecemos, estarão extintos antes do que imaginávamos. Veículos de uso individual se moverão sozinhos, seu uso provavelmente será compartilhado… ou desaparecerão das ruas, como os cavalos e carruagens. Mas, como o hipismo não morreu, o automobilismo não morrerá e talvez seja até melhor, tocado por apaixonados, com carros fabricados em garagens, longe dos interesses econômicos das grandes fábricas… é uma esperança para quem se interessa por carros.
O próximo passo é um robô que vai trabalhar pra vc, beijar seu filho e comer sua mulher. Isso tudo dá muito trabalho…
Pára o mundo que eu quero descer.
Marcos José
10 anos atrás
O estranho e que se fosse uma montadora japonesa estavam todos babando mas como é uma alemã, é chato e não serve para nada. De todas as marcas é a que mais investe nesta tecnológia e nos seus avanços. Eu acho que está tecnológia estará presente nos automóveis fabricados a partir de 2019 (ou talvez até antes disto). Para aqueles que achavam que isto era somente ficção e que nunca ocorrerá taí a prova de que o futuro está muito próximo de se realizar!
Brasileiro n~´ao gosta de alemão, eles são eficientes. Aqui reina a malandragem, trabalhar 8 horas por dia mas ser produtivo apenas 1, e por ae vai……………..
Kbral
10 anos atrás
Como disse James Cameron, diretor de Exterminador do Futuro, um dia desses numa entrevista: “A Skynet já venceu.”
Marcos Pereira
10 anos atrás
O que penso é o que os filmes de ficção já apresentam, como por exemplo “Eu, Robô” de Isaac Asimov, os carros trafegam nas ruas sozinho e você vai de carona, com relação as corridas, bem isto sempre terá o piloto, talvez com um pouquinho de ajuda, o Mansel sabe bem disso.
Luciano Marino
10 anos atrás
Apertem os cintos, o piloto sumiu!
Fernando Passos
10 anos atrás
Creio que isso seja apenas um conceito do que um carro pode fazer ao te auxiliar na condução do teu veículo.
Passar confiança e provar que a tecnologia que eles pagam em seus carros realmente funcionam, como o sistema de segurança AEB (autonomous emergency breaking), que freia o carro sozinho caso alguma coisa apareça na frente do carro.
Mesmo porque, por mais tecnologia que coloquem nos veículos, sempre terá alguém andando com um veículo mais antigo, sem sistemas de segurança e com algumas cachaças na cabeça.
Eu não deixaria um carro desses, sem ninguém no banco do motorista, levar um filho meu à escola, porém eu adoraria ter um carro desses quando eu levasse a criança à escola, onde o carro dirigiria por mim e eu só teria o trabalho de manter a atenção para contornar imprevistos. Acho que essa é a ideia.
sandro
10 anos atrás
Seria uma previsão da f1 daqui a alguns anos?
Carlos Pereira
10 anos atrás
Uma tecnologia muito interessante, e que pode ter aplicações importantes.
Por exemplo, poderia ser utilizado em situações de emergência para transporte de mercadoria e socorro aonde seria perigoso para um piloto ou motorista humano se arriscar.
Poderiam utilizar uma tecnologia ainda maior, para, em caso do motorista ter um mal estar súbito, ou dormir, ou ainda estar bêbado ao volante, o carro assumir o volante e evitar um acidente mais sério estacionando no primeiro local disponível.
Com um bom senso, é um recurso fabuloso.
Ricardo
10 anos atrás
Transformers… sem a Megan Fox fica chato
voulembrar
10 anos atrás
Fiquei mais chocado com isso aqui: um autorama onde podemos correr contra um piloto artificial… usando inteligência artificial. É o fim dos tempos.
A questão é, se um passarinho cagar no para brisa ele [computador] vai saber o que fazer? Me recordo o que me disseram a trinta anos, ” a melhor ferramenta criada é a mão humana'” . Nada vai substituir a alma. Temos que ter alma no automobilismo, pistas tem alma Interlagos tem alma, Taruma tem alma, Guaporé tem alma, outras pistas tem alma, Velopark não tem alma. Lada 69 tem alma, Alma é o que move o mundo. Um veículo controlado pelo computador não tem alma. Viva a alma já´estou embriagado acho que tenho alma, vou dormir.
Até onde eu li sobre, esse carro não está apenas se “guiando” pela câmera, ele já tem o traçado configurado e acertado, e um GPS de alta precisão manda os dados de onde ele esta na pista, e o computador através de radiofrequência diz para o carro o que ele deve fazer, como tudo num carro de alto desempenho hoje é eletrônico, até que é bem “tranquilo” de fazer isso num parque fechado. Creio que a câmera serve mais caso exista um “imprevisto” na pista, como alguém atravessando ou outro carro fazendo ele “reduzir” ou frear, a Volvo que desenvolveu isso e já existe em carros de “rua”.
Isso já existe, e até no GT6 (jogo de videogame), vc pode “gravar” os dados de uma volta sua num circuito na “vida real” para depois ser reproduzido dentro do jogo.
Dan Patricio
10 anos atrás
tenho impressão que tinha mais gente na arquibancada que as corridas de F1 na china….
Interessante notar que para engajar a curva, o piloto automático dá um leve golpe no volante, depois retorna o volante ao centro e depois começa a virar o volante de fato.
Adriano Antunes
10 anos atrás
Na verdade as fabricantes estão se preparando para algo mais abrangente do que corridas e inclusive não acredito que haverão corridas de “autonomous driving cars”, elas estão preparando para esses veículos irem as ruas, existem gigantes da indústria automobilística investindo grana pesada em várias tecnologias para utilizar nestes veículos, que é somente uma parte de um mercado futuro de trilhões de dólares chamado internet of things.
Pensava que isso aconteceria muito antes, na verdade, com toda tecnologia disponível, acredito que há muito tempo atrás já temos condições técnicas de fazê-lo. Acredito não estar muito distante, o dia em que o automóvel será (automático) de “verdade”, e se for para reduzir as mortes no trânsito, que seja bem vindo, até pq aí somente tomaram a direção do veículo, aqueles que tenham gosto para tal, e não os que tenham necessidade. Uma pena também não conseguirmos retirar do trânsito, os infelizes, que acham que rua é pista. E em relação às pistas profissionais, já está claro, que a disputa é entre engenheiros, e não entre pilotos, e isso acontece no mínimo nos últimos 30 anos.
Que colocam o carro para correr com outro igual pilotado por um humano. E…. o humano perde a disputa!!! Disso sim eu não sei o que pensar!!!
Não tem como negar, esse é o futuro, principalmente para os carros de rua, você vai falar onde que ir e ele vai sozinho. Está havendo praticamente uma corrida para ver quem desenvolve melhor essa tecnologia, num circuito fechado é “tranquilo” de fazer, agora numa rodovia onde mil e uma coisas podem acontecer, complica!
Drone terrestre, queria ver uns dez juntos, de marcas diferentes, dividindo curvas, esfregando porta com porta, ia ser um strike só!, troço mais besta esse trem ! é tão emocionante quanto beijo de madrinha!
Daliton
10 anos atrás
PQP, como existe narradores que perdem a oportunidade de ficaram calados! teria sido muito melhor “escutar” a pilotagem do software do que houvir esse idiota gritando
Não necessariamente. Seria interessante ver a inteligência artificial atuando em uma situação dessas. Como um carro reagiria ao outro em uma ultrapassagem, calculando todas as variáveis em questão de milésimos de segundos.
Mas acho que é uma outra brincadeira, não substituíra os pilotos, pelo menos não nesta década…
Luciano
10 anos atrás
Eu acho incrível. O dia que conseguirmos equiparar nossa evolução moral à evolução tecnológica estaremos vivendo em uma era gloriosa para a humanidade. Por hora é apenas uma utopia que dito assim, soa bem piegas… You may say i’m a dreamer, but i’m not the only one. Estou com John e não abro. :-)
antonio stricagnolo
10 anos atrás
Nenhuma novidade nisso,na Discovery tem um programa aonde varias universidades dos USA disputam um campeonato de veiculos robotizados de uma maneira bem mais complicada do que fazer uma volta numa pista,no programa o local é uma cidade abandonada com esquinas e com os outros veiculos concorrentes trafegando junto.A VW participa em parceria com um das universidades com uma perua Passat.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Penso que esse carro estaria sendo controlado eletronicamente por alguém (com uma espécie de joystick), acompanhando num monitor, em tempo real, as imagens de uma câmera onboard.
Veja o esterçamento do volante nas curvas (de um lado para o outro) corrigindo a trajetória. Se esse veiculo realmente estivesse sendo controlado por um computador tal correção não seria necessário.
Nenhuma medição é exata sempre há erros, e nesse caso por menor que seja, digamos 0,00001 mm na reta principal, na última curva do circuito o carro já estaria na caixa de britas, e o computador não iria “perceber” isso.
Absolutamente sem razão de existir… Dinheiro jogado fora!
tá mais rápido que muito piloto por ai….
O Matrix está chegando, próximo passo é o Skynet mandar o Arnoldão matar a Sarah Connor
Parabéns para os engenheiros, mas não vejo graça.
Flavio,
a realidade é que os carros, tais como os conhecemos, estarão extintos antes do que imaginávamos. Veículos de uso individual se moverão sozinhos, seu uso provavelmente será compartilhado… ou desaparecerão das ruas, como os cavalos e carruagens. Mas, como o hipismo não morreu, o automobilismo não morrerá e talvez seja até melhor, tocado por apaixonados, com carros fabricados em garagens, longe dos interesses econômicos das grandes fábricas… é uma esperança para quem se interessa por carros.
Eu ñ sei o futuro dos carros mas de veículos acredito que esta chegando a vez dos aéreos. `É o que diz um profeta contemporâ
neo.
Chatin, chatin…
Inevitável evolução do transporte urbano. Até o Google tá nessa:
https://www.youtube.com/watch?v=CqSDWoAhvLU
Será mais seguro e eficiente. Além de mudar o conceito de transporte, de individual para semi coletivo.
Agora, esse teste em pista, é válido para o desenvolvimento, mas falar em competição de automobilismo é besteira. Competição de tecnologia, aí sim.
Este será o futuro do trânsito.
Daqui a pouco vai ter gente querendo fazer corrida de carros sem piloto.
Não duvide do próprio Bernie pensar nisso…
Abs
E com carros elétricos!
O próximo passo é um robô que vai trabalhar pra vc, beijar seu filho e comer sua mulher. Isso tudo dá muito trabalho…
Pára o mundo que eu quero descer.
O estranho e que se fosse uma montadora japonesa estavam todos babando mas como é uma alemã, é chato e não serve para nada. De todas as marcas é a que mais investe nesta tecnológia e nos seus avanços. Eu acho que está tecnológia estará presente nos automóveis fabricados a partir de 2019 (ou talvez até antes disto). Para aqueles que achavam que isto era somente ficção e que nunca ocorrerá taí a prova de que o futuro está muito próximo de se realizar!
Brasileiro n~´ao gosta de alemão, eles são eficientes. Aqui reina a malandragem, trabalhar 8 horas por dia mas ser produtivo apenas 1, e por ae vai……………..
Como disse James Cameron, diretor de Exterminador do Futuro, um dia desses numa entrevista: “A Skynet já venceu.”
O que penso é o que os filmes de ficção já apresentam, como por exemplo “Eu, Robô” de Isaac Asimov, os carros trafegam nas ruas sozinho e você vai de carona, com relação as corridas, bem isto sempre terá o piloto, talvez com um pouquinho de ajuda, o Mansel sabe bem disso.
Apertem os cintos, o piloto sumiu!
Creio que isso seja apenas um conceito do que um carro pode fazer ao te auxiliar na condução do teu veículo.
Passar confiança e provar que a tecnologia que eles pagam em seus carros realmente funcionam, como o sistema de segurança AEB (autonomous emergency breaking), que freia o carro sozinho caso alguma coisa apareça na frente do carro.
Mesmo porque, por mais tecnologia que coloquem nos veículos, sempre terá alguém andando com um veículo mais antigo, sem sistemas de segurança e com algumas cachaças na cabeça.
Eu não deixaria um carro desses, sem ninguém no banco do motorista, levar um filho meu à escola, porém eu adoraria ter um carro desses quando eu levasse a criança à escola, onde o carro dirigiria por mim e eu só teria o trabalho de manter a atenção para contornar imprevistos. Acho que essa é a ideia.
Seria uma previsão da f1 daqui a alguns anos?
Uma tecnologia muito interessante, e que pode ter aplicações importantes.
Por exemplo, poderia ser utilizado em situações de emergência para transporte de mercadoria e socorro aonde seria perigoso para um piloto ou motorista humano se arriscar.
Poderiam utilizar uma tecnologia ainda maior, para, em caso do motorista ter um mal estar súbito, ou dormir, ou ainda estar bêbado ao volante, o carro assumir o volante e evitar um acidente mais sério estacionando no primeiro local disponível.
Com um bom senso, é um recurso fabuloso.
Transformers… sem a Megan Fox fica chato
Fiquei mais chocado com isso aqui: um autorama onde podemos correr contra um piloto artificial… usando inteligência artificial. É o fim dos tempos.
https://anki.com/en
A familia do Bianchi certamente sabe…
A questão é, se um passarinho cagar no para brisa ele [computador] vai saber o que fazer? Me recordo o que me disseram a trinta anos, ” a melhor ferramenta criada é a mão humana'” . Nada vai substituir a alma. Temos que ter alma no automobilismo, pistas tem alma Interlagos tem alma, Taruma tem alma, Guaporé tem alma, outras pistas tem alma, Velopark não tem alma. Lada 69 tem alma, Alma é o que move o mundo. Um veículo controlado pelo computador não tem alma. Viva a alma já´estou embriagado acho que tenho alma, vou dormir.
Até onde eu li sobre, esse carro não está apenas se “guiando” pela câmera, ele já tem o traçado configurado e acertado, e um GPS de alta precisão manda os dados de onde ele esta na pista, e o computador através de radiofrequência diz para o carro o que ele deve fazer, como tudo num carro de alto desempenho hoje é eletrônico, até que é bem “tranquilo” de fazer isso num parque fechado. Creio que a câmera serve mais caso exista um “imprevisto” na pista, como alguém atravessando ou outro carro fazendo ele “reduzir” ou frear, a Volvo que desenvolveu isso e já existe em carros de “rua”.
Isso já existe, e até no GT6 (jogo de videogame), vc pode “gravar” os dados de uma volta sua num circuito na “vida real” para depois ser reproduzido dentro do jogo.
tenho impressão que tinha mais gente na arquibancada que as corridas de F1 na china….
Pelo menos o dobro.
Interessante notar que para engajar a curva, o piloto automático dá um leve golpe no volante, depois retorna o volante ao centro e depois começa a virar o volante de fato.
Na verdade as fabricantes estão se preparando para algo mais abrangente do que corridas e inclusive não acredito que haverão corridas de “autonomous driving cars”, elas estão preparando para esses veículos irem as ruas, existem gigantes da indústria automobilística investindo grana pesada em várias tecnologias para utilizar nestes veículos, que é somente uma parte de um mercado futuro de trilhões de dólares chamado internet of things.
Olha…
Não duvido que criem a F-A.
Sensacional? Sim
Tecnologia total? Total
Bacana? ô…..
Mas…
Tem graça? Não….
Podem me cobrar a mesma opinião daqui 30 anos…não a mudarei.
Acho que um autorama tem mais emoção do que isso.
Mas não deixa de ser bacana de observar até onde o ser humano vai chegando, e vai edificando coisas. Vejo por este lado.
Igualzinho a F1
Nessas horas pensamos: “A Formula-E é legal pacas”
Nenhuma novidade… A Williams n° 19 já é assim… A Lotus n° 13 também… E outros…
HAHA ! Ô MARDADE !!!
Sem piloto? Ou seria Vettel?
Ia comentar o mesmo, muito parecido!
Autorama escala 1:1.
Pensava que isso aconteceria muito antes, na verdade, com toda tecnologia disponível, acredito que há muito tempo atrás já temos condições técnicas de fazê-lo. Acredito não estar muito distante, o dia em que o automóvel será (automático) de “verdade”, e se for para reduzir as mortes no trânsito, que seja bem vindo, até pq aí somente tomaram a direção do veículo, aqueles que tenham gosto para tal, e não os que tenham necessidade. Uma pena também não conseguirmos retirar do trânsito, os infelizes, que acham que rua é pista. E em relação às pistas profissionais, já está claro, que a disputa é entre engenheiros, e não entre pilotos, e isso acontece no mínimo nos últimos 30 anos.
tomarão a direção…
O ser humano está ficando obsoleto… (ou, “serumano” como “agente” fala por aí…)
Muito impressionante!
Poderemos ter um futuro campeonato de marcas sem pilotos?
Acho que não teria graça.
E tem outro vídeo ainda não divulgado pela Audi.
Que colocam o carro para correr com outro igual pilotado por um humano. E…. o humano perde a disputa!!! Disso sim eu não sei o que pensar!!!
Não tem como negar, esse é o futuro, principalmente para os carros de rua, você vai falar onde que ir e ele vai sozinho. Está havendo praticamente uma corrida para ver quem desenvolve melhor essa tecnologia, num circuito fechado é “tranquilo” de fazer, agora numa rodovia onde mil e uma coisas podem acontecer, complica!
Futuramente teremos a F-A, pode anotar.
Cadê esse vídeo?
Pois eu sei: Tu estás ficando velho… hehe
Drone terrestre, queria ver uns dez juntos, de marcas diferentes, dividindo curvas, esfregando porta com porta, ia ser um strike só!, troço mais besta esse trem ! é tão emocionante quanto beijo de madrinha!
PQP, como existe narradores que perdem a oportunidade de ficaram calados! teria sido muito melhor “escutar” a pilotagem do software do que houvir esse idiota gritando
Muito chato, mesmo.
HOUVIR ?!?!
Que graça tem um carro de corrida sem pilotos?
Todas as corridas terminaram empatadas.
Não necessariamente. Seria interessante ver a inteligência artificial atuando em uma situação dessas. Como um carro reagiria ao outro em uma ultrapassagem, calculando todas as variáveis em questão de milésimos de segundos.
Mas acho que é uma outra brincadeira, não substituíra os pilotos, pelo menos não nesta década…
Eu acho incrível. O dia que conseguirmos equiparar nossa evolução moral à evolução tecnológica estaremos vivendo em uma era gloriosa para a humanidade. Por hora é apenas uma utopia que dito assim, soa bem piegas… You may say i’m a dreamer, but i’m not the only one. Estou com John e não abro. :-)
Nenhuma novidade nisso,na Discovery tem um programa aonde varias universidades dos USA disputam um campeonato de veiculos robotizados de uma maneira bem mais complicada do que fazer uma volta numa pista,no programa o local é uma cidade abandonada com esquinas e com os outros veiculos concorrentes trafegando junto.A VW participa em parceria com um das universidades com uma perua Passat.