MENU

sábado, 18 de junho de 2016 - 11:35F-1

BÁ O QUÊ? (2)

nicoembaku1

SÃO PAULO (tomou no Baku, hahaha, que engraçado) – Se Nico Rosberg precisava de uma roteirinho básico escrito por algum autor de folhetins ruins, pediria para largar na pole no Azerbaijão e para Hamilton se estrepar de canudinho.

Bom, foi mais ou menos isso o que aconteceu agora há pouco em Baku. Depois de fazer um monte de bobagem no Q1, no Q2, no Q3, nos intervalos, na hora que acordou e depois de almoçar, Lewis bateu e não conseguiu fechar uma volta decente na última parte da classificação. Larga em décimo. Nico-Nico no Fubá, sem muito esforço, fez a pole para o GP da Europa. Foi a terceira dele no ano, 25ª na carreira — com isso, passa a ser o décimo maior “poleman” da história, deixando para trás Niki Lauda e Nelson Piquet, o que não é pouco. Terá ao seu lado na primeira fila Ricardão, da Red Bull. O cara do fim de semana até agora, Sergio Pérez, fez o segundo tempo, mas foi punido por troca de câmbio e larga em sétimo.

Tráfego foi o tom do Q1. Muita gente reclamando, os mais lentos se virando para deixar os mais rápidos passarem, mas pelas vielas azeris estava difícil. A surpresa foi Nasr, que conseguiu se livrar da degola para espanto geral da nação.

O eliminado que mais sentiu o drama, porque tinha carro para passar, foi Button, 18º colocado. Junto com ele foram para as masmorras Haryanta, Wê Lá Hein?, Sonyericsson, Magnólia Arrependida e Palmolive. E notem: os dois carros da Manor na frente de uma McLaren, uma Sauber e dois Renault. Lá na frente, deu Mercedes com facilidade de novo, Rosberguinho em primeiro, Comandante Amilton em segundo. Maria do Bairro ficou em terceiro — Force India andando bem e confirmando o que fizera ontem, especialmente com Pérez.

O Q2 teve diversão com as tentativas de Hamilton de melhorar seus tempos. Como na primeira parte do treino, o inglês ficou testando a pista e seus pontos de frenagem. Onde tinha área de escape, claro. Mas a brincadeira poderia custar caro. Faltando menos de dois minutos para o fim do Q2, Lewis estava em… décimo! E a 2s260 de Rosberguinho, que virava forte e tranquilo. Atrás dele, carros com potencial para deixá-lo para trás, como Hülkenberg e Ricciardo. O risco de não passar ao Q3 foi concreto.

Mas o susto durou pouco. Depois de mais um quase-beijo no muro, Hamilton abriu nova volta, com os pneus razoavelmente estropiados, e pulou para segundo, a 1s de Nico-Nico no Fubá. Ricardão também se virou e foi para quarto. Pérez, de novo, ficou em terceiro. E Hulk, putz… Pelo que deu para pegar no rádio, ficou sem gasolina antes de abrir a última volta — sabe quando a gente coloca só 20 reais e acha que dá para rodar um montão? Pois é, não dá.

Assim, enfileiraram-se rumo às catacumbas do castelo os condenados Grojã em 11º, seguido por Hulk, Sainz Idade, El Fodón de La Eliminación, Gutierros e Felipe II. Passaram ao Q3 as duplas de Mercedes, Red Bull, Ferrari, Williams (com Massacrado em décimo), um Force India e um Toro Rosso, o de K-Vyado, que merece elogios — a vida não está fácil para o soviético, todos sabemos.

hamcomcaradebaku

No Q3, Lewis selou seu próprio caixão. Cometendo erros a granel desde o início do dia — dizem que errou até o elevador do hotel, depois entrou na sauna em vez da sala de café da manhã –, na primeira volta passou direto numa curva que não sei qual é. Tentativa abortada. Na segunda, quando passava pelo castelo, tocou com a roda direita dianteira no muro e quebrou a suspensão. Olha, a noite deve ter sido boa… Porque o que o cara fez de cagada no sábado, não estava no alcorão. Mas ele foi absolvido pelo agora comentarista Johnny Herbert, da Sky. “Sol na cara” foi o veredito do ex-piloto.

Ah, vá.

As explicações de Hamilton foram muito melhores. Disse que não teve nada a ver com o sol e que simplesmente não encontrou um bom ritmo hoje. “Tem dia que é assim.” Foi muito honesto.

A batida fez a direção de prova acionar a bandeira vermelha a 2min05s do fim da sessão. A sorte de Rosberg é que antes de o treino ser interrompido, o alemão conseguiu fechar sua volta. E foi boa, 1min42s758, suficiente para a pole. Ainda que houvesse tempo para a galerinha abrir mais uma volta, o fato é que ninguém chegaria perto do tempo do alemão platinado. Pérez, em segundo, também não seria superado — dificilmente. Azar dele, porém, é que tinha sido punido. Depois de um acidente no terceiro treino livre, a Force India teve de trocar seu câmbio. Ele teria de largar cinco posições atrás.

E foi assim. Nico nem voltou para a pista. Pérez ficou em segundo — caindo para sétimo no grid por causa da punição –, seguido por Ricciardo, Vettel, Raikkonen, Massa (que não conseguiu abrir uma nova volta), Kvyat, Bottas, Verstappen e Hamilton. Ricardão e Tião alemão fizeram exatamente o mesmo tempo. Mas, nesses casos, larga na frente quem fez primeiro. Assim, o australiano vai para a primeira fila ao lado de Rosberguinho.

O prejuízo para o inglês foi enorme. É a chance que Rosberg precisava para reagir no campeonato. E que fique para os registros: Sapattos e Verstappinho se dedicaram a tirar racha no Q3, um passando o outro, o outro xingando o um. Se deram mal, obviamente. Com a mútua presepada, largam em oitavo e nono. E Kvyat na frente do jovem Max, o que deve ter tido um sabor especial para o russo. A única coisa que resultou dessa briguinha foi um vácuo que Bottas aproveitou, chegando a 366,1 km/h na enorme reta do circuito. 366,1 km/h numa pista de rua é foda, muito foda.

Querem saber? Vai ser uma prova bem interessante, com Hamilton buscando o que perdeu. Terá dificuldades. Acho que Nico dá uma respirada amanhã.

38 comentários

  1. edgar disse:

    ate uma manor pode chegar num top 3 nessa corrida, isso vai ser melhor que corrida maluca (saudades desse desenho)

  2. Nelson Piquete disse:

    Essa pista é um completo absurdo em relação a segurança. Tem umas áreas de escape picaretas, que são simplesmente a continuação das ruas, tá certo, e funcionam se houver algum problema na entrada da curva, mas se acontecer um toque ou quebra no meio ou na saída da curva, ou mesmo se um carro sair do controle na reta e vier de um jeito ruim, não tem área de escape e a batida é num ângulo péssimo e alta velocidade.

    Pista jamais seria usada em tempos em que realmente havia preocupação com segurança, o que parece propositalmente estar sendo deixado de lado. Qualquer fã de automobilismo sabe que de vez em quando bate roda com roda no ponto de freada etc. O pessoal que avalia as condições das pistas sabe disso. Dá pra comparar até certo ponto com a corrida no oval de Las Vegas em que acabou falecendo o Wheldon: quem já viu um tanto de corridas na vida sabe que tem coisa errada. Lamentável botar esse troço no calendário. O pior é que pelo que vi, claramente os problemas não têm solução. Estritamente falando, não dá pra correr nessa pista, o traçado não é adequado.

  3. Glauco Tavares disse:

    Tranquilo e favorável para Rosberg… É só largar bem sem deixar brecha para Ricciardo que a vitória tá no bolso. Já Hamilton tem todo para se dar mal…. Largando no pelotão da merda nesta pista estreita e precisando ganhar posições rápido e praticamente garantia de zica.

  4. moisesimoes disse:

    – Decepcionante mesmo foi o desempenho do motor CG 125. Lanterna pra eles em velocidade máxima. A reta tem que ter 4 quilômetros e na descida da serra pro carro alcançar 300 e alguma coisa km. Que coisa… Desse mato saiu alguma coisa pra 2017?

  5. Luiz Seiji disse:

    Também sou um dos que acham que vai ter muito SC na pista.podem anotar aí.

  6. Garret disse:

    Riciardo bate bate vai armar presepada na largada, observem. Vai ser entre ele e o Vettel. Enrosco.

  7. Kkkkez Alonso disse:

    E olha que o El Fodon de la Eliminacion disse que tinha gostado da pista.

    Imagina se não tivesse gostado? Capaz de largar em último.

    É um babaku mesmo.

    Allez Jado!

    • albero disse:

      O melhor para atleta se não estiver munido de uma prótese no minimo ,semelhante a de seus concorrentes ,também não irá ganhar coisa alguma , daria para entender isso ! E escrever algo inteligente ao invés de destilar toda a ignorância própria de torcedores fanáticos pró ou contra algo .
      As pessoas que sofrem de paralisia cerebral por motivos biológicos são dignas de nosso respeito ,mas as que sofrem da mesma moléstia por opção pessoal só são dignas de desprezo . e em nota : Eu não gosto nem um pouco deste Alonso , pelas suas atitudes pessoais mas isso não me torna cego para as suas habilidades de piloto . Tenho a impressão ,como a de muios de que Alonso não tem a habilidade de somar com a equipe para esta melhorar o desempenho , e que a melhor coisa que saiba fazer dentro da equipe seja desequilibrar o ambiente para o mais negativo possível ,já dentro da pista ele luta das formas mais licita ou ilícita para atingir melhores colocações , o que sob algumas circunstâncias é até louvável .

      • Alfredinho disse:

        Os fãs dos tedescos são bi-torcedores. Torcem pelo sucesso de Vettel & Cia e ao meso tempo, torcem pelo fracasso de Alonso.
        Essa dualidade, segundo meu raciocínio, tem a ver com a derrota de Schumacher para Alonso em 2006.
        A vingança por esse título perdido está em uma simples matemática. Cada ano perdido pelo espanhol, que já soma dez seguidos, é uma chance a menos dele chegar ao número de títulos do alemão.
        Essa vingança, pelos resultados que vejo, já está sacramentada.

  8. Fabricio_RC disse:

    O melhor do final de semana até agora foi o Lobo Tonto da Mercedes tentar vender o peixe de que como todos agora estão muito próximos e lutando pela vitória , sem mais dominar com folga, não seria necessário fazer as alterações radicais para 2017. É um fanfarrão esse lobinho…
    Poderia fazer os dois carros andarem no modo de economia de energia para não dar tanto na pinta que ainda não tem concorrência. kkkkk

  9. Artur disse:

    Vou invocar meus super poderes de chutômetro. Hamilton não termina a prova e Vettel vence, com Riccardo em segundo e Rosberg em terceiro.

  10. ags disse:

    Resultado do Gp de Baku..()
    1-Hamilton.
    2-Kimi..
    3-Alono.
    4-Bottas.
    5- Gojean,
    6-Max
    7- hulk
    8- Vettel
    9- perez
    10- saez
    11- pigmeu

  11. Fenster Mezonga disse:

    Penso que Rosberg só não vencerá este GP se houver algo extraordinário já que o ramilton se f…. digo: se perdeu….. e o Ferrarista Vettel não parece estar muito competitivo nesta pista, então será “fácil” mas lembrem-se o que sempre digo, corridas só acabam quando terminam, aprendi essa com o Galvão!!!! KKKkkkkk aliás, voces ja compararam as narrações do galvão até os anos 88/89/90… eram bam melhores sem aquele sensacionalismo barato de butequim, mas vejam que ele se deu bem, trabalhou a voz, a dicção, os editores capricharam nos textos, etc…. e ele se deu bem so no grito, se finjindo de amigo de sennna, etc… até do bernie eclestone ele se diz amigo… ora, pilotos tratam a midia superbem pois o marketing é tudo, a grana pra correr vem dai! Mas ele se deu bem e hoje ta milionario, mulher nova, anda de Audi conversivel, tem investimentos ate no estrangeiro, quantos brasileros conseguiram isso “trabalhando”…???? e olhem que assisti o treino pelo esportv e os cara sao uns babacas, aquele tal de sergio e o tal litro são um pé no saco se eles so mostrassem a imagem seria otimo, eles perdem sim pro galvao, isso é gollpe, quero o galvao devolta!!!!!! Mas voltando à corrida, Ros vence, segundo Vettel, terceiro o Ric ou, de preferencia, o incrivel Hulk-emberg, pois o canguru assanhado ja encheu o saco o Ves ta comendo ele aos poucos…. quarto acho que sera o Vest ou o Kviat, mas pode ser ate o massinha ou o bottas ou raikonennnnnn, em quinto perez ou qualquer um e ramilton deve ser o sexto se conseguir terminar a corrida…. depois devera ser as sequencia do qualify sem muitas novidades, o que pode enzebrar tudo sao batidas, rodadas que acho que serao algumas provavelomente e possiveis quebras de motores, etcetera…. eu gostai da pista alias, a f1 evoliui em carros mas empista é tudo feito a 50/60 anas atras, pras corridas de baratinhas, pista pra correr mesmo é essa de Baku!, queria os F1 correr em Le Mans, onde os homens mesmo é que se destacam!!!! em tempo, o esporteve prometeu reprisar o treino, anunciou na grade de horario mas passououtra coisa; TOTAL DESRESPEITO AOS ASSISTIDORES COMO EU, EU QUERO QUE O ESPORTEVE VA TOMAR LA ONDE NAO PEGA SOL!!!!
    Parabena ao Fox pela Le Mans!!!!
    continuem ligados!!!!
    Se por acaso alguem discordar comigo, mesmo que em partes, pode comentar viu!

    • Jorge disse:

      Eita inveja do Galvão! Até da mulher do cara! Sái olho gordo!!!

      • albero disse:

        E porque este cara iria assistir uma corrida se ele lá sabe qual o grid de chegada !
        E outra coisa a frase : Corridas só terminam depois da bandeirada ! É de FANGIO e não do Galvão , pesquise antes de escrever , pobre criatura que tem toda sua cultura baseada no que a Globo veicula como informação !

  12. Kkkk! disse:

    Errou muito o HAM, quando não se pode errar, dormiu com os cachorros dá nisso, hehehe…
    Tempo do Sainz no Q1 foi melhor que de muita gente no Q3, teremos uma corrida maluca amanhã.
    Temos motores Mercedes na frente e o melhor motor depois dos alemães é um motor manco francês. Adrian Newey é foda.

  13. Fabricio_RC disse:

    Vê spinha é muito chorão, já está falando que o bostas tem que ir pedir desculpas à ele. Acabou de sentar na janela…
    Gostei do Amiltonto ter se dado mal, tirou sarro de todos nos dois primeiros dias e não se encontrou hoje na pista. Kkkkkk
    Aposto que amanhã, largando no meio do bolo vai aprontar muito.

  14. Jorge Santos disse:

    Essa corrida pode ter qualquer vencedor: Rosberg, Vettel, Ricciardo e até Hamilton. A vantagem de Rosberg sumir na frente não vale para essa pista, ou alguém acha que não teremos nenhum safety car? Pelo contrário, acho que vamos ter muitas voltas atrás do carro de segurança, vão haver muitas batidas no muro amanhã. O asfalto esta sem aderência, é muito rápido e não tem zonas de escape. Acho que o vencedor vai ser aquele que errar menos, vai precisar de concentração e de sorte também.

  15. Fernando disse:

    Eu gostei desta pista, e vai ter muito SC, podem acreditar. Se amanhã o bipolar do Hamilton acordar “o outro” pode até se dar bem, ou não se dar tão mal. E pode nem dar Mercedes. Pista encardida, cheia de pegadinhas.

  16. Boca disse:

    Sou torcedor de Lewis mas Há tempos digo q O mesmo flerta com a soberba.
    Agora, parece q estão namorando.

    Lembra-lo hei que a soberba precede a queda.

    O cara que tem o melhor carro, 1 segundo mais rápido do carro mais próximo, e que fazendo uma volta ruim, ainda seria na pior das hipóteses segundo…

    Sifu!!

    Tomara que faça uma boa prova e chegue pelo menos ao top 5.

    Com prováveis safetys cars, não será difícil.
    Pódio já é mais embaixo.
    Vitória, impossível.

  17. Eddie disse:

    O Checo Perez vai mostrando que merece uma nova chance numa equipe grande……. o Hulk tá entrando num processo de Massarização. O Kimi já é um ex piloto de F1. A Vespa ta vendo que Ricciardo não é Kvyat …… e a zebra do treino foi o aMASSAdo na frente do Bottas .

  18. Carlos Pereira disse:

    O santo do Rosberguinho Platinado só poder ser o HULK, de tão forte que é …

  19. Chato disse:

    Veredicto, sr. Gomes. Veredicto. A não ser que o sr. esteja em sua terra-pátria, onde a palavra veredito é aceita sem objeções.

  20. Kiko Mendes disse:

    Ainda na Sky o pr’oprio Lewis isentou o sol de culpa. Foi ele que não estava num bom dia, mais ou menos suas palavras. At’e parecia de bom humor.

  21. RM disse:

    Bottas cagou no pau, deve ser punido, VES teve sua volta cagada por ele 2x. No mais, acredito que a corrida vai ser boa, cheia de amarelas e voltas lideradas pelo Safety Car, quem sabe não da mais um podium para a Force India, seria bacana.

  22. Rafael Rego disse:

    Deve ser bem chato assistir essa corrida in loco. A visibilidade pra quem está nas poucas arquibancadas da pista é bem limitada, e a volta muito longa.

    Não entendi bem o Bottas, o cara se enroscou duas vezes na curva 1 com o Max. Tudo bem que tem o vácuo na reta, mas só o tempo que ele perde por ter que fazer a primeira curva dividindo com alguém deve anular essa vantagem. Dá um espacinho lá atrás, antes de abrir a volta…

    Olhando a quantidade de erros nos treinos, a corrida deve ser interessante. Tomara que continuem escapando, errando, batendo..

  23. Adriano disse:

    Ok Mr. Johnny Herbert, o sol só brilhou para o Hamilton.

  24. disse:

    Queiram ou não, Mônaco a moçada conhece. Pista nova, amanhã mais emborrachada pela GP2, chance de erros tremenda. Podemos ter surpresa na P1. Falando em GP2, essa Sportv sendo Sportv, afinal curioso pela 1ª volta em corrida, acordo 4 e pouco da manhã para ver, e toca a correr achar streaming, pois estava passando uma babaquice de jabalândia com troca de pneus. Entraram na 4ª volta como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *