MENU

terça-feira, 21 de junho de 2016 - 18:48F-1

PROCURA-SE PILOTO

SÃO PAULO (e não tá fácil) – Victor Martins conta que a Renault já decidiu que no ano que vem terá de mudar sua dupla se quiser fazer alguma coisa que preste na F-1. Palmer e Magnussen, definitivamente, estão longe de causar suspiros na equipe. Não se deve sequer descartar uma eventual substituição no meio da temporada — os resultados e atuações têm sido deprimentes.

Massa está no radar. Button, se deixar a McLaren, também. Os caras vão ter de colocar a mão no bolso. São caros? São. Mas não tem jeito.

Quem vocês colocariam nos carrinhos amarelos em 2017?

81 comentários

  1. Amaral disse:

    A dupla ideal seria Button e Vandoorne, ou seja lá como se escreve o nome desse belga. Até pq, até onde lembro, era esse último que a Renault queria, não o Magnussen. Palmer veio pq já era ativo imobilizado esquecido no estoque. Um experiente e um novato que parece ter potencial. Ajeitassem o carro e teria uma equipe dando um salto de qualidade. Mas duvido que a Mclaren dispense os dois ao mesmo tempo. Ou um ou outro.
    Agora, pelo andar da carruagem, apostaria em Magnussen e Ericsson. Sim, Ericsson é pagante, tem uma graninha, e deve, no fundo, estar louco pra largar aquela cadeira elétrica azul e amarela. Apesar de que acho ele horroroso (faz temporada melhor que o Nasr, mas não me convence nem um pouquinho!), mas seria o pagante da dupla. Magnussen deve ficar. Tem alguma experiência, e acho que a equipe não vai conseguir puxar ninguém de maior destaque, já que ela não tem lá tanta grana assim pra gastar. Então teriam que ficar mesmo com ele.
    Resumindo, pra mim, Palmer roda, Magnussen fica e Ericsson vem pra dar aquela injeção de capital.

  2. Filipe disse:

    Fico surpreso com a quantidade de citações ao Barrichello… Falam que o Massa vive reclamando, mas pra mim o Barrica era o rei do mimimi e não tinha nada dessa de “super acertador” que todo mundo fala…

    Torço pelo Massa e gostaria de vê-lo na Renault. Não vejo como Button poderia fazer muito mais do que ele. Aliás, acho que Jenson já não está mais no seu melhor. Foi meio vexatória a eliminação no Q1 em Baku. Raikkonen nem pensar, pois já deu o que tinha que dar.

    Quanto ao outro piloto, seria bacana se o Sainz fosse pra lá.

  3. Wagner Campos disse:

    Massa e Nasr. Com a vantagem de usar o patrocínio do Nasr pra ajudar a pagar o salário do Massa. Fora q ia favorecer comercialmente os planos da Renaul no Brasil.

  4. rogeerio oliveira disse:

    Boa Tarde !!
    Chama esse cara que resolve , e bom e barato !!
    RUBENS BARRICHELLO !!!!!!!!

  5. Acarloz disse:

    Nelsinho e Kobayashi

  6. Felipe Verissimo disse:

    Depois da excelente entrevista com Christain Fittipaldi no Paddock GP ontem, eu colocaria na Renault em 2017: Ocon (que correr no DTM), e a segunda vaga e de Massa, mas se ele for para uma equipe melhor ou correr no WEC ou F-E, essa segunda vaga fica com Saniz.

  7. Felipe Verissimo disse:

    Depois da excelente entrevista com Christian Fittipaldi ontem no Paddock GP, eu colocaria na Renault em 2017, Ocon (que correr no DTM), e a segunda vaga e de Massa, mas se for para uma equipe melhor ou correr no WEC ou F-E, essa segunda vaga e de Saniz.

  8. Felipe Verissimo disse:

    Depois, da excelente entrevista com Christian Fittipaldi ontem no Paddock GP, eu colocaria nessas vagas para 2017: Ocon (que correm no DTM) e a segunda vaga e de Massa, mas se arrumar uma equipe melhor ou correr no WEC ou F-E, colocaria Saniz nessa segunda vaga.

  9. Está claro que o problema da Renault não é só o seu motorzinho de Sandero que não anda nada.

    Vai além disso. É projeto de chassis e aerodinâmica também. A Red Bull anda de Renault disfarçado de Tag Heuer, mas anda lá na frente.

    Isto posto, na minha opinião, a Renault precisaria de, além de dois pilotos experientes, gente competente em engenharia, senão não adianta nada.

    Quanto a parte de engenharia, iria atrás de gente da Force Índia e promessas de equipes maiores que são ofuscadas por engenheiros consagrados.

    Quanto a pilotos, não podemos deixar de citar Massa, que ajudou a retransformar a Williams em equipe de F1, além de Button e Alonso que nitidamente fizeram a McLaren dar um salto de qualidade de carro em um espaço tão curto com um motor problemático. Entre os três, acho que só Massa teria saco de começar um projeto novo, como fez com a Williams. Alonso e Button, na minha opinião, encerram a carreira na McLaren pois jogam todas as suas fichas em um provável sucesso da McLaren de 2017 /2018.

    Hulkenberg seria um bom nome também, já não é mais um novato ou promessa e, sim, alguém maduro que poderia ajudar.

    Dois brasileiros no mesmo time seria inviável, pois um arranca patrocínio do outro na equipe.

    Citaram, também Di Grassi e Nelsinho, mas creio que Di Grassi não largaria a Audi pra voltar a um território que já é seu passado.

    Nelsinho seria uma boa opção. O que ele fez na evolução da China Racing da F-E no seu ano de estreia foi excelente e, na minha opinião, é um piloto completo.

    Se fosse pra apostar, acho que a Renault fechará com Massa e Hulkenberg pra 2017 / 2018.

  10. Eduardo Bacelar disse:

    Button e Nasr

  11. João disse:

    Button ( ainda rápido, experimente, bom acertador) e Vandoorne ( jovem, promissor, talento ao extremo). Pra mim, seria a dupla ideal. O problema é que se o inglês sai da Maclata, o Stefan vai pra lá, então não seria viável. Amassa? Ele simplesmente sumiu depois dos pneus farofa. Ele é muito agressivo e nunca aprendeu a lidar com esses compostos.

  12. Miguel Direito disse:

    Eu colocava Jim Clark e Ronnie Peterson…

  13. Paulo F. disse:

    Experiente? Chama o Barrica! Rs+KKKKKKKKKK!

  14. Bruno Flávio disse:

    Nelsinho Piquet!
    E tenho dito

  15. Luiz Carlos disse:

    Acho que sairia mais barato tentar o genial Adrian Newey e qualquer piloto meia boca andaria bem.

  16. Flavio Soares disse:

    Alonso + Hulkenberg

  17. albero disse:

    Como é triste ver que tem gente que até acompanha a F1 mas desconhece completamente como são desenvolvidos os carros de competição na última década , sem testes de pistas mas com grandes computadores que conseguem simular todas as variáveis possíveis em qualquer tipo de pista ou terreno sem falar nos dinamômetros inteligentes que simulam todo tipo de esforço motor que um carro pode fazer ou suportar..

  18. Jean disse:

    O caminho mais fácil para fechar a equipe de vez é contratar o Enceradeira.

  19. Renato de Mello Machado disse:

    Eu não contrataria o Massa.O cara só tá enganando, até se ele sentasse no carro Mercedes arranjaria de falar mal do carro reclamando de pneus,balanço. É aquele lenga lenga de sempre.O problema da Renault é quê o carro é ruim mesmo tem de dar crédito pros pilotos

  20. Alvaro Ferreira disse:

    Massa e Sainz.

  21. moisesimoes disse:

    – Pensei no Kubica, de repente, mas isso é impossível.

    Dupla fim de carreira: Alonso / Massa;
    Dupla gaulesa: Grosjean / Jean-Éric Vergne
    Dupla pagante: Maldonado / Bruno Senna
    Dupla Indy: Alexander Rossi / Simon Pagenaud (gostei!)
    Dupla mais do mesmo: Magnussen / Button ou Massa

    Obrigado.

  22. Paulo Pinto disse:

    Grosjean, que já pilotou para a Renault em 2009 e correu com o motor por mais três temporadas na Lotus.

  23. Roberto Borges disse:

    A receita é simples: um piloto experiente, para botar essa joça nos eixos e no rumo certo e outro novo, promissor.
    Nesse caso, tanto faz Massa como Button. Obviamente eu torceria pelo Massa. Só que qualquer um dos dois vai encerrar a carreira sem vencer novamente se topar, salvo uma grande zebra.

    • albero disse:

      Tenha dó meu caro Roberto ,Massa não consegue nem se destacar na Williams (a não ser pela sua vacilante vontade de ultrapassar mesmo tendo um caro mais rápido) e depois do fenômeno Versttappen ,ficou provado que esta estória de “experiente”se aplica a eras anteriores a telemetria e simuladores ,más atualmente são descartáveis (e eu é que sou véééiooo e defasado !)
      Há nomes no próprio automobilismo francês muito melhores que este ,só que estão em evidência no automobilismo americano,talvez não queiram ficar andando atras numa categoria em baixa e com um carro ruim .

  24. José Carlos disse:

    Rubens Barrichello e ponto final.

  25. André disse:

    Alfonso (de volta a equipe) e Hulk.

  26. Rafael disse:

    Gastaria muito e traria Alonso.
    O outro? Há alguma revelação francesa?

  27. Robertom disse:

    Se estiver realmente interessado, acho que a melhor opção para eles é Kimi Raikönen.

  28. Mateus Fernandes disse:

    Faz um lance meio Brawn GP – faz a dupla com Button e Massa . Carro praticamente novo, muito a desenvolver

  29. Marcelo disse:

    Acho muito injusto isso ai, viu. O carro e muito ruim, ninguem faz milagre. Agora querem colocaer a culpa nos pilotos, mas cade o projeto de longo prazo?

  30. Jonatas disse:

    Se querem talento a preço baixo, chamem o Barrica. Talvez ele vá até de graça.

  31. Pastor Maldonado e um patrocínio razoável dando sopa…

  32. Alfredo Aguiar disse:

    A Ferrari dá indícios de que kimi já deu o que tinha que dar para a scuderia. Então eu colocaria o Finlandês em primeiro plano, não é um cara muito motivado, mas deve saber dar feedback de carro. Kvyat é um ótimo piloto pra correr ao lado Kimi, Levando se em conta que a Renault tem grana pra tal, poderiam tentar o Perez, Grosjean seria uma ótima solução. Até Button parece que teria o que agregar. Mas Massa?

  33. Beócio Neves disse:

    Se eu fosse chefe da Renault ficaria de olho em:
    Kvyat – não é ruim não, tem potencial e fez mais pontos que o Ricciardo ano passado; ainda faz besteiras, mas quem nunca? Grosjean fazia ainda mais besteiras e hoje está valorizado. Está na 3a. temporada.
    Sainz Jr. – tem mostrado certa consistência e alguns lampejos. Sem ser espetacular, mas com bom potencial. Está no seu segundo ano.
    Bottas – já foi cotado pra Ferrari, mas ficou meio em baixa. Este ano teve algumas atuações apagadas, mas já virou o jogo pra cima do Massa. Pode ser considerado experiente, com 4 temporadas no meio. Não sei se já renovou com a Williams.
    Button – pela experiência, para ser segundo piloto e desenvolver o carro. Já não tem a mesma velocidade e deve ser dispensado pela McLaren para dar lugar ao Vandoorne. Resta saber se o custo x benefício compensaria.

    Vandoorne seria bem interessante, mas não acredito que saia da McLaren.
    Massa já era. Acho que fica mais um ano na Williams e adeus. Seria preferível, para a Renault, que ela contratasse o outro Felipe, o Nasr, desde que o primeiro piloto fosse um dos 4 primeiros que citei. Massa até pode aparecer na Renault caso perca o emprego na Williams para Button.

  34. Daniel disse:

    Massa ou Button + Ocon pela combinação experiência-juventude.

    Kobayashi já tá “velho” para o ritmo cruel da F-1, mas é um dos melhores pilotos fora da categoria

    Vandoorne deve estar preso pela McLaren e Werhlein pela Mercedes por multas milionárias..

    Apostas inusitadas seriam Rossi, cheio de moral com a Indy 500, e Kvyat, apesar de chutado pela Red Bull

    Fora isso, Lynn e Gasly ainda não deslancharam na GP2…

  35. cesar disse:

    piloto bom e barato essa eh fácil. Nasser primeiro piloto e Kyviat! abraços!

  36. Glauber Carrico disse:

    Massa e Sainz.

  37. Titus disse:

    A Renault precisa de um piloto experiente que ajude no desenvolvimento da equipe. É caro, mas eu tentaria Nico Rosberg, que, poucos reconhecem, teve grande participação na ascensão da Mercedes. O contrato de Rosberg termina este ano. Se ele for campeão, fica mais difícil – leia-se “caro”.

  38. Fernando Monteiro disse:

    Acho que a Renault está tomando um choque de realidade, o pessoal da TAG está fazendo um belo trabalho no propulsor que equipa a Red Bull enquanto que o motor oficial está muito fraco ainda. O carro francês não é bom e acho que ano que vem a Renault pula fora. Acho que os franceses deveriam sair fora, esquecer de F1 por um bom tempo.

  39. Luis felipe disse:

    Nars e Massa ia ser legal !

  40. Nicola disse:

    Pagenaud e Di Grassi

  41. Sem dúvidas, eu iria contactar o Lucas DI Grassi.

    • Amaral disse:

      Seria legal pra Renault, sim. Mas duvido que ele viesse sair de ser competitivo na fórmula E, ser competitivo la´com a Audi pra dirigir carro de fim de fila na Renault. Até pq de carro de fim de fila da F-1 ele entende e já sabe que não é muito legal.

  42. marcello disse:

    Barrichello e Pipo Dirane

  43. marcello disse:

    Barrichelo e Pipo Dirane

  44. Ferrarista disse:

    Ué mas no inicio de 2014 não diziam que o Magnussen era um fenômeno? Alguns não diziam até mesmo que ele era um gênio e que seria o novo Senna? Esses profetas de hoje em dia estão muito fraquinhos…

  45. Tales Guimarães disse:

    Massa com certeza eu não colocaria. Se o objetivo é melhor o nível da dupla.

  46. Alexandre Neves disse:

    Eu faria uma combinação de espetáculo com desenvolvimento do carro: traria de volta Kobayashi para o primeiro objetivo, e Massa ou Button para o segundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *