MAHAR GUIOU MEU CARRO

mahar

SÃO PAULO – Foi em Caxambu, em 2012. Ele já não andava muito bem das pernas (sorry, Mestre, perdi o amigo, então que se foda, não perco a piada), mas fez questão de dirigir o DKW mais esquisito que já vira.

Claro que sabia que não era um DKW. Ele sabia tudo. Apenas pediu para afastar o banco um pouco. O câmbio no chão. Essa relação de marchas é melhor que qualquer uma que o Jorge Lettry imaginou, disse, logo de cara. O que restou de seu pé esquerdo na embreagem. Tá dando?, perguntei. Quando eu não puder dirigir, me mato, respondeu.

A direção segura e precisa, mesmo com todas as dificuldades. Mesmo com todas as dificuldades, ele guiou o DKW da Alemanha Oriental, dele se enamorou e aproveitou para ministrar a breve aula do dia. Isso aqui foi feito em Eisenach, contou, e nesse castelo de merda Lutero traduziu a Bíblia, que em alemão é incompreensível. Onde é a roda-livre?

E eu só conseguia escutar e rir. E mostrei onde era a roda-livre.

Contador de histórias e conhecedor da História, era o cara que mais entendia de automóveis no universo. E de motos e aviões. E do Rio. Puta que pariu, como ele gostava do Rio, como ele ERA o Rio! E não tinha caso que não terminasse com uma piada, uma sutileza, uma sacanagem. Para nos coalhar de encantamento e sabedoria.

O Mestre tinha lá suas preferências. O Mahalet e a Mahavan, seus dois filhotes queridos da marca da gravatinha. E os DKWs, paixão nada secreta — porque foi a mais de um dos nossos encontros embebedar-se da fumaça azul. E as Alfas. E como presidente vitalício da ACHUBERJ e da ACHUCURJ, todas as mulheres do mundo — inclusive Demi Moore.

Ele bebia, fumava, trepava, comia, amava, namorava, acelerava, tudo em quantidades industriais, e se a vida lhe cobraria um preço, às favas com a vida.

Às favas com a vida, meu mestre Mahar.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz
Luiz
7 anos atrás

Mahar não entendia só de carros. Falava com propriedade sobre jazz, cinema, literatura e por aí vai. Ele também dirigiu meu Envemo Super 90 com motor 1850 cc e dupla Weber 40. O carro vendi e Mahar perdi.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
7 anos atrás

Prezado F&G: Mahar última que tive contato, com velho piadista foi em um salão e leilão de carros de colecionadores , foi em Sampa ,pedi uma dica ele apontou um lindo Porche 914 vermelho , que escapou por pouco algum sortudo pagou 50 milhas, eu chorei….
Choro hoje, a imprensa perde um ícone,nos perdemos um bom sacana,o mundo tá ficando muito chato sem os nossos porra-loucas…..

Roberto Tremper
Roberto Tremper
7 anos atrás

Mahar, mais um dos meus ídolos que morreram de overdose. No caso, de vida, de graxa, de óleo, de fumaça. Temos que fazer uma campanha para que não fechem o blog dele. Há tanta coisa para baixar e guardar! Jamais teremos tempo de fazê-lo. Melhor deixar lá em aberto, como num museu.

Carla Brolezzi
Reply to  Roberto Tremper
7 anos atrás

Roberto Tremper, fique tranquilo, o blog não será fechado e ainda continuará funcionando por um bom tempo :)

O Mahar tinha muito material pronto para o Blog em rascunho e usaremos esse material enquanto organizamos suas memórias.

Abraços,

Carla Brolezzi.

Roberto Tremper
Roberto Tremper
Reply to  Carla Brolezzi
7 anos atrás

Muito agradecido pela resposta. Muito gentil, fato raro hoje em dia. ABS/RT

André Bastos
André Bastos
7 anos atrás

Caramba , seu texto é simplesmente tão preciso q mostra q poucos deviam conhece lo melhor . Q descanse em paz .

alexandre garcia
alexandre garcia
7 anos atrás

Uma figuraça, andou com varios carros meus, inclusive a caravan V8.
Bom ter participado da mesma bagunça que ele, nos tempos de rio de janeiro estavamos sempre proximos, quando mudei pra Brasilia ele ainda veio aqui em casa uma vez. Um amigão, um cara impar. Viveu e curtiu um monte!

Matheus Santos
Matheus Santos
7 anos atrás

Você bebeu água de Caxambu? kkkkk

Perco o blogueiro, mas não perco a piada….

Jonny'O
7 anos atrás

Li muitas colunas dele sobre motos, ele sabia como ninguém misturar o deboche com paixão…….. li muitas delas mais de uma vez , confesso.

Dú
7 anos atrás

Conhecia tudo.

gerson
gerson
7 anos atrás

Que texto legal!

André Buriti
7 anos atrás

É Flavinho, o Mahar sempre fazia isso, tive a honra também de deixar ele dirigir meu humilde Fusca, nos idos de 2006, quando ele ainda era um cacareco ambulante e mal tinha sido feita a lanternagem do assoalho,
Estávamos no parque dos Patins, sede do encontro semanal informal do Veteran (às vezes muda de lugar, agora voltou pro postinho do Parque da Catacumba, eu cheguei pela primeira vez com o herbie (é, tem nome também, não muito original, mas o carrinho tem uma personalidade que vou te contar), ele pediu a chave pra dar uma volta, experiente como era ele saberia dizer com absoluta certeza se aquele carro prestava ou não, ele resumiu a volta com uma frase: “tem potencial”.
E é verdade, passados dez anos ainda estou com ele, viajando pra cima e pra baixo, ele realmente tinha razão.

Robertom
Robertom
7 anos atrás

Foi-se o Mestre, ficam as Lições…

Acarloz
Acarloz
7 anos atrás

Perda imensa, que descanse em paz.

Marcus Moraes
Marcus Moraes
7 anos atrás

Grande MAHAR, vulgo José Resende, rara inteligência e sabedoria, só não sabia lidar com o diabetes, mas enfim, que diferença faz isso, o MAHAR pilotou todas as minhas motos e dirigiu todas as minhas Alfas. R.I.P. MAHAR !!!

Gus
Gus
7 anos atrás

Mestre absoluto!

Rodrigo
Rodrigo
7 anos atrás

Que cara interessante. Que texto bacana.

Roberto Costa
7 anos atrás

O Mahar também foi o pioneiro em testes com lanchas para as revistas especializadas!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
7 anos atrás

Quando uma pessoa morre, os comentários sobre ela dão uma ideia do que era.
No velório de uma pessoa chata ou até mesmo de alguém de índole duvidosa, você vai ouvir apenas que o cara era trabalhador.
Daí para cima, é um gradiente.
No velório das pessoas que deixam um legado, vocês podem até ouvir que o cara era trabalhador. Mas o principal vem de relatos como esse que você fez. E geralmente são inúmeros causos, de acordo com a intensidade da vida do cara, de acordo com o que ele viveu.
Ele deve ter tido um velório com muitas risadas e palavrões do pessoal que gostava dele, E não deviam ser poucos. O mais difícil é para quem fica.
Força a todos os amigos e familiares, e que ele fique bem.

Garlet
Garlet
7 anos atrás

100% rock n roll.

Roberto
Roberto
7 anos atrás

Puta que pariu! Mestre Mahar morreu!
Por causa dele eu voltei a ser o engenheiro mecânico que foi monitor de motores a combustão interna na Poli da UFRJ. Mergulho menos, salto menos, jogo bola menos, corro menos para mexer em motores. isso tem 3 anos. Tudo por causa do Mestre Mahar.
Mahar foi o cara que fez com que eu voltasse a mexer em motores nas lacraias (carros velhos caindo aos pedaços) dos meus amigos.
Venho aqui esporadicamente nesse espaço do Flavio Gomes para comentar algumas banalidades. Só que hoje! Hoje, não!
Hoje, eu vou falar de um Mestre. Um cara que fez diferença. Um cara apaixonado. E a vida Flavio Gomes, agente tem que ter paixão para viver. E o Mahar era um ser humano movido a paixões. Carros! Motores! Barulho! Saudade!.
Nós, apaixonados por carros, temos que prestar alguma homenagem.
Se existe algum lugar que agente vai depois de partir, Mahar já fez uma turma lá.
Estamos perdendo os bons.
Mestre Mahar! Vruuummmmmm, para você.

ataide coutinho
ataide coutinho
7 anos atrás

As sextas feiras colaborava no blog dele, na coluna sexta é dia de blues, tinha que ser na sexta, dia de blues. . .

Andre Decourt
7 anos atrás

Quem viajou com “Anitto” no Mahallet, pode se considerar um privilegiado e também ir lá no Pinel tirar sua carterinha de maluco. E quem quem viu um Chevy, um Landau e um Jaguar XJ numa lenha insólita na BR 040, deve ter a certeza que todos ali eram malucos.

Jose Eduardo
Jose Eduardo
7 anos atrás

Saudades do Mestre!

JCS
JCS
7 anos atrás

Flavio
Um abraço ao meu velho amigo Mahar (conheci há 50 kilos atras, como diria o próprio)
Sugestão: convida ele para o Padock e/ou Nitro. Ele tem histórias maravilhosas… e sabe contar

JCS
JCS
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Desculpe, não li a notícia direito.
Perdi um bom amigo.
Fiquei com as histórias e guardo as tiradas com humor do amigo.

RICARDO BIASOLI
7 anos atrás

Muito, MUITO triste com a notícia, Flavio. Lembro de um dia que o coloquei em contato com um amigo argentino, colecionador de autos, Carlos “Charley” Wamsley e ele foi simpático e combinamos de um dia, nos encontrar pessoalmente. Agora, só no céu…

O blog dele vai continuar nos meus favoritos e eu vou continuar abrindo, todos os dias, esperando que ele atualize, de lá do céu, onde a conexão deve ser boa e sem limites de uso…

Marcio Santos
Marcio Santos
7 anos atrás

Flavio realmente você resumiu perfeitamente o que é o Mahar…
Primeira coisa que eu pensei mesmo foi na ACHUBERJ e é claro que ele mesmo não perdoaria deixar a piada das pernas passar em branco.
Ouvir as histórias dele nos nossos encontros aqui no Opala clube era FODA!
Lembro de uma vez em que num encontro na Barra ele saiu para dirigir um puro V8 americano e depois de um tempo ele liga dizendo que a correia pulou e o Vette estava longe… eu peguei a bolsa de ferramentas no carro e mais um amigo fomos ver o que dava… nada que uma chave estrela 1/2″ x 9/16″ não resolvesse.
No meio da zoação ele solta:
“-Eu não fiz nada demais, motor foi feito para girar… foi o que eu fiz!”
Siga Mestre.

Marcus Moraes
Marcus Moraes
Reply to  Marcio Santos
7 anos atrás

KKKK é a cara dele !!!!