Prezado F&G : GT40-Uma lenda que derrotou Ferrari e Porsche,simplesmente magnífico.
luigi
7 anos atrás
Caro Leandro , você deve estar com a razão sobre o Corvette , mas deve concordar que o motor dianteiro central é projeto de carro antigo e favorece menos a uma boa aerodinâmica e distribuição de pesos e no caso da Porsche ,nesta categoria ainda usa a arquitetura dos Porsches 356 de lançados em 1949.
E é de conhecimento de qualquer um que me conheça , que sou totalmente contra qualquer tipo de B O P ou coisa que o valha ,porque é criado simplesmente para beneficiar os projetos baratos ou menos competentes e para criar uma tal “competitividade” em detrimento da genialidade e criatividade de grandes engenheiros ( a competição técnica também faz parte do espetáculo ,principalmente tratando-se de Endurance). Esta é opinião que tenho sobre o assunto ,pois entendo automobilismo como uma competição que visa o desenvolvimento e demonstração de desenvolvimento na área automobilística do que uma competição para “endeusar piloto”(a menos que este corresse com o carro nas costa ou empurrando) Gênios como Ettore Bugati , Gioacchino Colombo ,Alfredo Lampredi , Malcon Sayer, Colin Chapman, Jim Hall ;jamais seriam reconhecidos como gênios da engenharia automobilística se existissem em suas épocas estes criadores de B O P ´s , mas o que existiu foi que outros para vencerem a estes ,tiveram que aprimorar os seus conhecimentos.
Tambem não gosto de BoP,principalmente quando prejudica a competidores como a Corvette, a Aston Martin e a Porsche, que se tronaram habituée a corrida por anos a fio . Se não tivessem feito o primeiro, não precisariam ter feito o teatrinho do segundo e teríamos mais carros disputando a vitória. Não acho Corvette e AM nem mesmo Porsche atrasados ou não competitivos, apenas foram de certa forma colocados em segundo plano em favor de uma rivalidade de 50 anos que começou exatamente em LeMans…
Braulio Gerhardt
7 anos atrás
Meu Ka “bolinha” tá orgulhoso!
Stephano Zerlottini Isaac
7 anos atrás
Falando em reviver Ford… Olha esse “time lapse” da retifica de um V8 antigo, Flávio Gomes. Talvez goste de ver. Carros antigos que voltam à vida sempre me emocionam. https://youtu.be/L_AY8bH3vxY
Felipe Lucio
7 anos atrás
Coisa linda!
Pra comemorar, que tal uma “música” clássica? 3:40 com sons do V8 do Ford GT40 em Spa!
Fico imaginando a pancada sonora que deve ser isso ao vivo! https://www.youtube.com/watch?v=IluEIxiY8gE
Ulisses
7 anos atrás
Testando o GT em Monza antes das 24h! … (“pure sound”, lindo!)
(bem debaixo do nariz da Ferrari … eh! eh! eh!)
Achei legal pela Ford e também por ter sido na Chip Ganassi. Esse cara (o Chip), é um batalhador do automobilismo, mereceu essa vitória. É uma pena para o automobilismo, que as garagens como a Ganassi, Penske e Hendrick por exemplo, cada vez tenham que lutar mais para manter o automobilismo (fora montadoras) vivo.
Posso estar bancando o chato, mas como comemorar a vitória de uma boda de ouro, se essa vitória não foi a geral e sim, a de uma categoria secundária? Seria válida se fosse uma vitória na geral – no meu entender.
Ah! Os carros são bonitos e tal, mas para rememorar, poderiam ao menos pintar como os GT 40 de 66! Essa pintura que ostentavam, parecia a da equipe do Evell Knivel, faltando apenas as estrelas…
Triste ver a equipe Toyota perder a corrida dominada desde a largada, na última volta!… Dói só de imaginar estar no lugar do Nakagima…
Ulisses
7 anos atrás
Lindo demais!!!!
Para ser perfeito, e fazer a gente chorar, poderia ter sido com o patrocínio da Gulf, e os carros com aquela pintura clássica !!!
Leonardo Silva Conrado
7 anos atrás
Lindo este carro da Ford, merecia a vitória, pois todo o projeto que foi desenvolvido em torno dele, dava a pinta que seria um carro vencedor.
Parabéns a Ford e a Chip Ganassi.
Vitão
7 anos atrás
Coisa linda, e ao contrário da tradição, a Ferrari , que nunca me decepciona, pois quebra ou incendeia, aguentou ! Mas primeiro , terceiro e quarto está de bom tamanho,.
Paulo McCoy
7 anos atrás
Dia desses, o Flavio Gomes expressou, com extrema sabedoria, o péssimo rumo do Jornalismo no Brazil. Vou além: para lá de lamentável constatar a péssima atitude de algumas montadoras no quesito ‘Assuntos de Automobilismo’. No caso da Ford, penso ser inexplicável a filial brasileira demonstrar zero conhecimento e/ou envolvimento com o esporte. São 10h47min da manhã de segunda-feira, 20/06/2016. Até o presente momento, após consulta no website oficial da montadora em nosso país — http://www.ford.com.br –, nenhuma notícia sobre a conquista da empresa em LeMans. Ouso imaginar que os gestores tem ‘medo’ de celebrar a magnífica conquista em Sarthe…
Mas eles só ganharam na categoria GTE. No geral foi a Porsche.
Acarloz
7 anos atrás
E que carro !!
fenster mezonga
7 anos atrás
O ford GT marcou uma época, eu mesmo tive dois carrinhos de brinquedo tipo carro de corrida -não fórmula-o mais bonito era um Porsche e o outro era um Ford GT…..
Esse carro demonstra todo o esforço do fabricante em se fazer aparecer em Le Mans e o resultado foi bom, eram outras épocas, maios romanticas diga-se de passagem, tinha também um nacionalismo/patriotismo e os americanos queriam marcar territorio, além da ford se firmar num nicho de mercado dos esportivos e olha que tava encarando Porsche, Mercedes Ferrari, as feras do ramo!
O carro tinha uma excelente mecanica e também era bonito por isso chamou a atenção na época!
Sergio Ferraz
7 anos atrás
Acho que tambem vale um post sobre o tetra-amputado que correu em Le Mans
Gustavo Henrique
7 anos atrás
MARAVILHOSO ver a Ford retornando e vencendo em Le Mans 50 anos depois.
PARABÉNS, Ford.
Edison Guerra
7 anos atrás
Colheram os frutos de um bem elaborado plano para comemorar o cinquentenário da primeira vitória na mágica Le Mans. Participaram de provas preliminares para desenvolvimento do novo carro. Sebring, com resultados fracos e que foram evoluindo em Silverstone e Spa. Bela vitória, que por pouco o velho Fisichela não deixa acontecer. Parabéns ao Blue Oval!
Meu caro Edison ,posso estar muito errado , mas acho que a Ford e Chip Ganassi ,que é uma raposa velha no automobilismo ,esconderam o leite ,para que seus adversários achassem que o inimigo não era tão perigoso assim ,e a performace do carro não lhes trariam problemas . Mas o objetivo da Ford ,não era ganhar as corridas anteriores e sim ganhar em Le Mans , e deveriam saber a capacidade do carro , em uma corrida se você quiser pode se manter atrás de um adversário mesmo sabendo que tem carro para ultrapassa-lo ,é só uma questão de estratégia e traçar um objetivo maior .
Quando o pessoal da FIA e ACO perceberam que o carro tinha grande potencial ,não criaram aquele B O P sacanésio de ultima hora ,imagine se a Ford mostra a superioridade de seu modelo muito antes ,teriam criado cláusulas e normas que inviabilizariam o carro na corrida,tenho quase certeza . E atenção ,ninguém dá um salto de qualidade tão grande assim em pouco tempo a menos que tenham guardadas boas reservas . E velhos Corvettes e Aston Martins ,alem dos Porsches de motor de popa já deram o que tinha que dar ,Para ganhar ,tem que se adequar a realidade de que carro de corridas tem que ter motor central traseiro e aerodinâmica refinada, não adianta ter um motorzão de 7 litros e dinâmica geral de carroção Go West.
O enredo ficção do filme 24 horas de Le Mans de 1970 se tornou realidade neste final de semana, com o mesmo vencedor: Porche
Tom
7 anos atrás
Pense Forte Pense FORD!!
Humilhando a Ferrari
Anderson SP
7 anos atrás
Foi uma grata surpresa, pra quem viu o pífio desempenho deles nas 24 de Daytona. Parecia que iriam repetir a humilhante participação dos Nismo de tração dianteira do ano passado.
Vanni Rebonato
7 anos atrás
Flavio,
boa noite.
É possível conhecer as caraterísticas técnicas dos vários carros nas varias categorias ?
Mesmo seja aproximado.
Ou estou pedindo demais ?
Esta é fácil, Vanni. Aqui mesmo, é só ver o blog A mil por hora do Rodrigo Mattar, que creio, seja o cara que mais entende de carros de Endurance no país!
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Prezado F&G : GT40-Uma lenda que derrotou Ferrari e Porsche,simplesmente magnífico.
Caro Leandro , você deve estar com a razão sobre o Corvette , mas deve concordar que o motor dianteiro central é projeto de carro antigo e favorece menos a uma boa aerodinâmica e distribuição de pesos e no caso da Porsche ,nesta categoria ainda usa a arquitetura dos Porsches 356 de lançados em 1949.
E é de conhecimento de qualquer um que me conheça , que sou totalmente contra qualquer tipo de B O P ou coisa que o valha ,porque é criado simplesmente para beneficiar os projetos baratos ou menos competentes e para criar uma tal “competitividade” em detrimento da genialidade e criatividade de grandes engenheiros ( a competição técnica também faz parte do espetáculo ,principalmente tratando-se de Endurance). Esta é opinião que tenho sobre o assunto ,pois entendo automobilismo como uma competição que visa o desenvolvimento e demonstração de desenvolvimento na área automobilística do que uma competição para “endeusar piloto”(a menos que este corresse com o carro nas costa ou empurrando) Gênios como Ettore Bugati , Gioacchino Colombo ,Alfredo Lampredi , Malcon Sayer, Colin Chapman, Jim Hall ;jamais seriam reconhecidos como gênios da engenharia automobilística se existissem em suas épocas estes criadores de B O P ´s , mas o que existiu foi que outros para vencerem a estes ,tiveram que aprimorar os seus conhecimentos.
Tambem não gosto de BoP,principalmente quando prejudica a competidores como a Corvette, a Aston Martin e a Porsche, que se tronaram habituée a corrida por anos a fio . Se não tivessem feito o primeiro, não precisariam ter feito o teatrinho do segundo e teríamos mais carros disputando a vitória. Não acho Corvette e AM nem mesmo Porsche atrasados ou não competitivos, apenas foram de certa forma colocados em segundo plano em favor de uma rivalidade de 50 anos que começou exatamente em LeMans…
Meu Ka “bolinha” tá orgulhoso!
Falando em reviver Ford… Olha esse “time lapse” da retifica de um V8 antigo, Flávio Gomes. Talvez goste de ver. Carros antigos que voltam à vida sempre me emocionam.
https://youtu.be/L_AY8bH3vxY
Coisa linda!
Pra comemorar, que tal uma “música” clássica? 3:40 com sons do V8 do Ford GT40 em Spa!
Fico imaginando a pancada sonora que deve ser isso ao vivo!
https://www.youtube.com/watch?v=IluEIxiY8gE
Testando o GT em Monza antes das 24h! … (“pure sound”, lindo!)
(bem debaixo do nariz da Ferrari … eh! eh! eh!)
https://www.youtube.com/watch?v=8uyjGMTHJGM
Achei legal pela Ford e também por ter sido na Chip Ganassi. Esse cara (o Chip), é um batalhador do automobilismo, mereceu essa vitória. É uma pena para o automobilismo, que as garagens como a Ganassi, Penske e Hendrick por exemplo, cada vez tenham que lutar mais para manter o automobilismo (fora montadoras) vivo.
A Ford do Brasil sabe que a Ford ganhou Le Mans?
Liga prá lá e pergunta.
Posso estar bancando o chato, mas como comemorar a vitória de uma boda de ouro, se essa vitória não foi a geral e sim, a de uma categoria secundária? Seria válida se fosse uma vitória na geral – no meu entender.
Ah! Os carros são bonitos e tal, mas para rememorar, poderiam ao menos pintar como os GT 40 de 66! Essa pintura que ostentavam, parecia a da equipe do Evell Knivel, faltando apenas as estrelas…
Triste ver a equipe Toyota perder a corrida dominada desde a largada, na última volta!… Dói só de imaginar estar no lugar do Nakagima…
Lindo demais!!!!
Para ser perfeito, e fazer a gente chorar, poderia ter sido com o patrocínio da Gulf, e os carros com aquela pintura clássica !!!
Lindo este carro da Ford, merecia a vitória, pois todo o projeto que foi desenvolvido em torno dele, dava a pinta que seria um carro vencedor.
Parabéns a Ford e a Chip Ganassi.
Coisa linda, e ao contrário da tradição, a Ferrari , que nunca me decepciona, pois quebra ou incendeia, aguentou ! Mas primeiro , terceiro e quarto está de bom tamanho,.
Dia desses, o Flavio Gomes expressou, com extrema sabedoria, o péssimo rumo do Jornalismo no Brazil. Vou além: para lá de lamentável constatar a péssima atitude de algumas montadoras no quesito ‘Assuntos de Automobilismo’. No caso da Ford, penso ser inexplicável a filial brasileira demonstrar zero conhecimento e/ou envolvimento com o esporte. São 10h47min da manhã de segunda-feira, 20/06/2016. Até o presente momento, após consulta no website oficial da montadora em nosso país — http://www.ford.com.br –, nenhuma notícia sobre a conquista da empresa em LeMans. Ouso imaginar que os gestores tem ‘medo’ de celebrar a magnífica conquista em Sarthe…
Mas eles só ganharam na categoria GTE. No geral foi a Porsche.
E que carro !!
O ford GT marcou uma época, eu mesmo tive dois carrinhos de brinquedo tipo carro de corrida -não fórmula-o mais bonito era um Porsche e o outro era um Ford GT…..
Esse carro demonstra todo o esforço do fabricante em se fazer aparecer em Le Mans e o resultado foi bom, eram outras épocas, maios romanticas diga-se de passagem, tinha também um nacionalismo/patriotismo e os americanos queriam marcar territorio, além da ford se firmar num nicho de mercado dos esportivos e olha que tava encarando Porsche, Mercedes Ferrari, as feras do ramo!
O carro tinha uma excelente mecanica e também era bonito por isso chamou a atenção na época!
Acho que tambem vale um post sobre o tetra-amputado que correu em Le Mans
MARAVILHOSO ver a Ford retornando e vencendo em Le Mans 50 anos depois.
PARABÉNS, Ford.
Colheram os frutos de um bem elaborado plano para comemorar o cinquentenário da primeira vitória na mágica Le Mans. Participaram de provas preliminares para desenvolvimento do novo carro. Sebring, com resultados fracos e que foram evoluindo em Silverstone e Spa. Bela vitória, que por pouco o velho Fisichela não deixa acontecer. Parabéns ao Blue Oval!
Meu caro Edison ,posso estar muito errado , mas acho que a Ford e Chip Ganassi ,que é uma raposa velha no automobilismo ,esconderam o leite ,para que seus adversários achassem que o inimigo não era tão perigoso assim ,e a performace do carro não lhes trariam problemas . Mas o objetivo da Ford ,não era ganhar as corridas anteriores e sim ganhar em Le Mans , e deveriam saber a capacidade do carro , em uma corrida se você quiser pode se manter atrás de um adversário mesmo sabendo que tem carro para ultrapassa-lo ,é só uma questão de estratégia e traçar um objetivo maior .
Quando o pessoal da FIA e ACO perceberam que o carro tinha grande potencial ,não criaram aquele B O P sacanésio de ultima hora ,imagine se a Ford mostra a superioridade de seu modelo muito antes ,teriam criado cláusulas e normas que inviabilizariam o carro na corrida,tenho quase certeza . E atenção ,ninguém dá um salto de qualidade tão grande assim em pouco tempo a menos que tenham guardadas boas reservas . E velhos Corvettes e Aston Martins ,alem dos Porsches de motor de popa já deram o que tinha que dar ,Para ganhar ,tem que se adequar a realidade de que carro de corridas tem que ter motor central traseiro e aerodinâmica refinada, não adianta ter um motorzão de 7 litros e dinâmica geral de carroção Go West.
Discordo de você meu amigo, pois no primeiro BoP realizado antes da classificação , potência e torque dos Corvettes foram reduzidos drásticamente, transformando uma diferença de 0.280 s a favor do Corvette em 4s de vantagem para os outros GTE
fonte:
http://www.roadandtrack.com/motorsports/news/a29574/corvette-racing-is-not-impressed-with-performance-adjustments-at-le-mans/
O enredo ficção do filme 24 horas de Le Mans de 1970 se tornou realidade neste final de semana, com o mesmo vencedor: Porche
Pense Forte Pense FORD!!
Humilhando a Ferrari
Foi uma grata surpresa, pra quem viu o pífio desempenho deles nas 24 de Daytona. Parecia que iriam repetir a humilhante participação dos Nismo de tração dianteira do ano passado.
Flavio,
boa noite.
É possível conhecer as caraterísticas técnicas dos vários carros nas varias categorias ?
Mesmo seja aproximado.
Ou estou pedindo demais ?
Obrigado
Vanni Rebonato
Esta é fácil, Vanni. Aqui mesmo, é só ver o blog A mil por hora do Rodrigo Mattar, que creio, seja o cara que mais entende de carros de Endurance no país!
Edison,
muito obrigado !
Como acontece muitas vezes as respostas estão na cara e a gente nem repara !
Um grande abraço
Vanni
O Flavio já havia publicado na sexta o link, mas segue de novo : http://rodrigomattar.grandepremio.uol.com.br/2016/06/equipes-24h-de-le-mans-2016-porsche-team-lmp1/
O exemplo acima é da Porsche, mas o Rodrigo fez a lista completa equipe por equipe, categoria por categoria.