SEM TV

SÃO PAULO (mas com SporTV) – Não que surpreenda alguém, mas sempre desanima. O GP do Canadá não terá TV aberta.

Aliás, pela primeira vez na história, ao que parece, não vai ter nada ao vivo na Globo num fim de semana de etapa do Mundial de F-1. Nem “flashes”. Como treino de classificação e corrida acontecem de tarde, coincidindo com outras prioridades do canal — futebol às 16h do domingo, por exemplo –, quem quiser ver alguma coisa terá de recorrer ao canal a cabo da emissora.

É a vida.

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raider
Raider
7 anos atrás

Eu também gosto de futebol. Mas merece uma reflexão Flávio, meus amigos…

Hoje está numa fase de que qualquer programa pra se manter no ar, precisa ter audiência. O que dá audiência na TV hoje? Jornalismo, entretenimento e esporte, ou seja; jornais, novelas/programas de auditório e esportes (mais especificamente futebol). O que dá audiência, fica no ar; o que não dá audiência, não permanece e é descartado.

O futebol é quase o prato principal de qualquer emissora que tenha um departamento esportivo e esteja transmitindo alguma competição. E na Globo (embora já tenham tido tempos melhores de audiência) o Ibope marca em média 21 a 22 pontos, mas ainda se sustenta por ainda ser um produto muito forte.

A Fórmula 1 atualmente mal consegue chegar a 10 pontos em alguma corrida mais importante (Mônaco, Spa, Monza, Brasil) e ainda conseguiu pela primeira vez uma transmissão de corrida perder pra um programete de auditório, e no ano passado! Antigamente era comum ver até jogos serem remarcados por conta de algumas corridas que ocorriam às 15:00 (Gp dos EUA em Indianápolis, GP do Brasil) e numa época em que dava boa audiência ainda.

Qual a culpa? Há muitos pontos; a própria cultura do Brasileiro que não assiste a uma competição pra acompanhá-la. Assiste por que tem brasileiro disputando algo, se não consegue resultado, não presta, não convém assistir algo que não valha a pena. E a própria Globo tem muita culpa nisso. O pachequismo que ela leva nas transmissões estraga e muito qualquer modalidade. Quem não lembra da Moto GP que só era exibida em tv aberta pois na época tinha o Alex Barros e hoje está escondida em canal fechado.

O que sustenta a Fórmula 1 hoje é o fato de ainda a maior parte das corridas serem num horário literalmente morto (seja de madrugada onde a maior parte dos concorrentes está com programas terceirizados ou religiosos e pela manhã a mesma coisa). A Fórmula Indy é tratada com desprezo e ainda descaradamente a emissora mentiu que daria prioridade à categoria. Prometeu passar as corridas mas não cumpriu nada até então….

Ou a emissora do Rio repensa e volta a dar um melhor tratamento à Fórmula 1 ou então será a próxima a entrar em canal fechado.

Ron
Ron
7 anos atrás

Torcendo demais para que seja um corridaço daquele jeito “chove, seca, chove, seca” com inúmeros pit-stops e o jogo uma droga…
Eu iria rir muito se acontecesse assim. :)

PS. Eu gosto de futebol também, ok?

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Por não ter mais Campeões e nem Vitórias a F-1 e F-Indy já estão Entregue as Moscas no Brasil.

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

F1 sempre terá seu publico fiel , onde passar da-se um jeito de assistir.
Sportv é melhor que globo, que fala a 40 anos a mesma coisa.
E digo mais quando não tiver nenhum brasileiro na F1 , esse publico fiel
vai continuar assistindo porque gosta do esporte, assim como eu.

fernando
fernando
7 anos atrás

Livestream é a solução, não somente quando a rede bobo não transmite.

vamos la, sugestões de canais:

canal suiço em alemao
http://www.srf.ch/livestream/player/srf-2

canal suiço em frances
http://www.rts.ch/play/tv

canal alemão – mas não sei se funciona sem cadastro.
rtl.de

Quem oferece sugestões?

EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

A RGT criou a cultura do “Brasil-sil-sil vencedor”. O povo assistia aos esportes porque gostava. A RGT lançou o mantra de que “esporte bom é esporte onde brasileiro vence”. O povo comprou a idéia ao longo do tempo, e esse conceito serviu como uma luva na era Senna. Mas… hoje não tem brasileiro ganhando nem no futebol. Bem feito. Eu quero mais é que a RGT golpista e ufanista se exploda, só sintonizo nesse lixo de canal pra assistir a F1 mesmo.

Cenário ideal pra mim agora: F1 toda no SporTV, com Sérgio Maurício narrando, Regi, Lito e Max Wilson nos comentários. Chega de Gavião, Luiz Boberto e Luciano Mala. Quem sabe, noto futuro, a Fox ou a Espn poderiam assumir a transmissão.

Robson
7 anos atrás

Mas que bosta! Eu nao tenho TV paga! Será que algum vizinho generoso, topa dividir o sinal??? Acho que não, né? #vtnc Rede Globo!

Robertom
Robertom
Reply to  Robson
7 anos atrás

A solução é o Livestream.

Gabriel Medina, O outro
Gabriel Medina, O outro
7 anos atrás

Acho que é vc mesmo, Flávio, o autor da frase que resume muito bem a situação: “Brasileiro gosta de ganhar, não de esporte.”

André Sb.
André Sb.
7 anos atrás

Na Austrália de 05 canais de esportes 4 passavam rugby/futebol australiano e o outro passava Rallycross… F1 em baixa no mundo todo pelo visto.

Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
7 anos atrás

A formula 1 perdeu bastante publico no Brasil desde a morte de Senna por falta de um novo piloto dominante. Muitos brasileiros nem gostavam de F1, mas adoravam Senna. Eu amo F1, então não deixo de assistir se não tiver um brasileiro no grid, muito menos se não tivermos brasileiros vencendo. Mas a Globo é uma empresa e visa lucro. Futebol dá mais lucro, então vai passar o futebol.. Mas como a F1 é um esporte de coxinha burguês, acho que a imensa maioria tem tv a cabo e não vai deixar de ver a corrida.

moisesimoes
moisesimoes
Reply to  Rogerio Kezerle
7 anos atrás

– Faço parte da minoria (?) que não tem tv a cabo, portanto sou do grupo que não acha a F1 um esporte de coxinha? Se quis dizer que a F1 é um esporte caro, ok, pois desde quando é considerada um esporte de coxinha burguês (argh, neologice) no Brasil, por exemplo?

Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
Reply to  moisesimoes
7 anos atrás

O meu comentario foi ironico, Moises……

moisesimoes
moisesimoes
Reply to  moisesimoes
7 anos atrás

– Fiquei tão revolts que não reparei, man. Sorry, Kezerle.

E só pra registrar, eu vi com esses olhos que a terra há de comer e ouvi com esses ouvidos que também a terra há de comer, a apresentadora Fernada Gentili falando hoje no globesporte a seguinte frase “Tudo aqui ao vivo pra você” em relação a F1 no Canadá. Quase eu engasguei no restaurante, na hora do almoço. Constrangedor ao profisionais de jornalismo e ao público, claro.

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

YouTube: O futuro (hoje) da TV livre. O pior não é transmitir e cortar no meio, como dantes, ou deixar de transmitir totalmente. Isso é normal. O pior é passar o inéeeeedito filme do Diequichâ na hora da corrida.
Aí depois eles te perguntam (sacaneiam) nas transmissões de futebol: “Quem venceu o GP do Canadá no lendáaaaario Gilles Villeneuve?? Daqui a pouquinho depois de Brasil e Peru e amanhã vc confere TUDO no Globo Ex-porte”.

Menos né? Esperando Luís Roberto no compacto pra saber?

Rodrigo
Rodrigo
7 anos atrás

Tenho a esperança de que algum dia possa haver uma união entre as emissoras no Brasil. Fox Sports e Espn por exemplo, que dividem o espanhol, alemão, inglês, poderiam se juntar e comprar os direitos de transmissão da Fórmula 1. Não sei porque essa guerra de só 1 emissora ser exclusiva, não podendo dividir as transmissões. E o pior é que nem vai ser no Sportv1, vai ser o treino no 3 e a corrida no 2, não sei se os 3 canais são incluidos em todos os pacotes de tv por assinatura, e o pior de tudo, que apesar de ser no Sportv, vai ter o mala do luciano burti comentando.

Rud
Rud
7 anos atrás

Ponto positivo: O narrador do canal pago é bem melhor. Ponto negativo: O comentarista anda meio “gagá”. No mais, está demorando muito para as transmissões da F1 serem 100% por canal pago.

Clebio Junior
7 anos atrás

Aqui tem uma lista de corridas da F1 que não foram exibidas pela Globo (a partir de 1972) e os motivos para tal. https://pt.wikipedia.org/wiki/Transmiss%C3%B5es_de_F%C3%B3rmula_1_para_o_Brasil

Julio Cesar
Julio Cesar
7 anos atrás

Foda-se a Globo.

Paulo
Paulo
7 anos atrás

A globo plantou a cultura do brasileirismo em detrimento da cultura do esporte e como a F1 não tem nenhum brasileiro na ponta, colhe a falta de audiência. A globo é o Rei Midas inverso, só funciona naquilo que ela inventa, como novelas. Até o futebol ela consegue fuder com aquele horário das 22h. Sem falar da política. Cara como eu odeio essa entidade. Flávio, desculpe pelo desabafo.

Rafael Vieira
7 anos atrás

Deus queria que a F1 saia de vez da TV aberta e tenha a atenção devida na TV fechada, pois quem gosta de F1 gasta mto mais horas na internet procurando por informação do que a TV aberta nos dá.

Sei bem que estamos falando de mundos e circunstâncias diferentes, mas veja o que acontece na Europa. Tudo com TV fechada e transmissões descente. Agora olha a maravilha que é a cobertura da F1 na TV aberta no Brasil. Não passa de produto para fazermos chacota.

Sinto em dizer, mas até aqui nos EUA, até a NBC que coloca intervalo comercial durante a corrida, tem uma cobertura muito melhor no pré e pós corrida do que a super cobertura da TV aberta da Globo. Resumindo, se todo mundo aqui realmente gosta de F1, entenda que esse formato de 40 anos da Globo morreu, sem um Brasileiro vencendo então, piorou. Melhor ir para TV fechada, onde eles terão que se esforçar para nos cativar, do que viver nesse limbo bizarro que é a TV aberta e a disputa com o Soccer.

José
José
7 anos atrás

Queria ver uma ESPN ou FOX Sports (que faz um ótimo trabalho com a F-E, por exemplo e a Nascar que não acompanho, mas já vi partes e a equipe é ótima) transmitindo Fórmula 1. Muito das corridas serem “chatas” está na forma como é feita a transmissão. Com certeza se o “produto” fosse mais valorizado, os consumidores apreciariam mais.

Danilo Junqueira
Danilo Junqueira
7 anos atrás

Na minha humilde opinião, as corridas estão boas.
Aliás, estão ótimas se comparadas às dos 2 anos anteriores…Ainda existe o domínio de uma só equipe, mas até isto nas últimas corridas não foi tão contundente assim.
Este tipo de decisão da Globo é reflexo do país que dá audiência pra ela…Um lixo…Lamentável.

Antonio
Antonio
7 anos atrás

G P do Canadá, um dos melhores da temporada, sempre.
Pelo menos seremos poupados da narração patética de um dos três empunhadores de microfone (Galvão, Luis Roberto e Cléber) da Globo.

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Se considerar o que eles ga$$tam com o tal brasileirão… e o que andam investindo em transmissão da F1..

Mas infelizmente é a realidade atual e provável futura.. a emissora de TV investe no que dá resultado.. Se tivesse algum piloto nacional com chance de alguma coisa, eles fariam flashes da pelada domingueira… mas na situação que está? O publico geral que “assiste por que o Brasil está vencendo” nem deve saber que terá corrida no domingo…

As demais corridas no domingo a tarde (EUA, México…) vão seguir a mesma toada.

E não duvido nada que já já migre de vez para a TV fechada e faça companhia a motoGP, F.E….

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Tá parecendo a Band com a Indy e com a Truck. Fiasco. Anuncia e não transmite, ou nem anuncia, ignora como a Globo vai fazer agora. Deprimente.

joel lima
joel lima
7 anos atrás

Quando houver um piloto brasileiro ganhando gp e com chance de ser campeão, a globo transmite até pré-treino à tarde e com toda a imparcialidade do gavião bueno rs.

Uma vez li, e nem sei se foi aqui, que o Brasil ainda é um dos poucos países do mundo em que f1 passa em tv aberta.

Amaral
Amaral
7 anos atrás

Isso ainda não é a tragédia. Hoje (quase) todo mundo tem tv por assinatura, por meios lícitos ou ilícitos, mas isso não vem ao caso. O problema é realmente quando não passar nem na tv paga.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
7 anos atrás

Amaria ver a Globosta falindo…nao em função por nao passar f-1 que nao assisto ha tempos (prefiro prototipos, GTs e Turismo), mas pelo mal que faz à sociedade com suas mentiras e a favor de ditaduras….

Moy
Moy
7 anos atrás

Isso não faz a Globo perder a credibilidade junto aos organizadores da F1, podendo perder o contrato de exclusividade?

Leonardo Fornasier
Leonardo Fornasier
7 anos atrás

Eu até consigo compreender a Globo, conversando com as pessoas “normais” ninguém da mais a mínima importância para a Formula 1.

Sabe o que eu não consigo entender?

A transmissão do SPORTV ser tão ruim. Nada contra o Sergio Mauricio mas ele dói de ruim narrando e fazendo piada sem graça (Pizza é o caralho eu quero estatistica), o Lito é o cumulo da arrogância durante a transmissão e tem um complexo de mãe Dina que no fim mais parece uma velha fofoqueira, o único lado bom fica com o Max, que realmente é um ótimo comentarista.

Outra coisa que não entendo é a SPORTV passar todos os treinos e não iniciar a transmissão do treino oficial 15 minutos antes e depois uma cobertura no final do mesmo como faz a SKYSPORT, o mesmo valendo para as corridas. Poxa o canal que passa torneio de FUTSAL podia tratar um produto importante com um pouco mais de requinte. E porra se a Mariana Becker (ou qualquer outro repórter) esta in loco na corrida porque não acionam os caras? (vira a porra do suporte do microfone que todo mundo sabe que esta escrito Sportv do lado).

E para finalizar um sonho:
Flavio, Thiago Alvez e Felipe Motta transmitindo a F1.

Alias Flavio! Torce pra Globo cada vez mais deixar a F1 de lado e ja manda a galera da Fox juntar os trocados.

Vamos dar o Golpe da F1! #vaitergolpe

Itamar
Itamar
Reply to  Leonardo Fornasier
7 anos atrás

Apoiado!

Dav
Dav
7 anos atrás

Vou tentar assistir pela internet,e uma das corridas que mais gosto na F1.

Sandro Goiano
Sandro Goiano
7 anos atrás

Repasse Federal com propagandas diminuíram muito e Privado também. Isso mostra o grau da crise que estamos no país. A equipe da RG nem vão mais para as corridas, somente um repórter e câmera. ´Há dois alentos, narração na sportv superior e ver no GP ao vivo.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Tá igual a um supermercado quê tem perto da minha casa.Os produtos ficam desarrumados,carrinho de compras amontoados,caixas com roupa desleixada e cara de desânimo,filas intermináveis e caixas vazios.Para resumir a visão do inferno. Principalmente quando tá calor.Quando alguém reclama falo assim; A essa merda é assim mesmo,é porque não tem nenhum supermercado por perto então eles fazem o quê querem,tinha de botar um supermercado dos grandes no instante eles tomariam jeito.Então a Globo está assim,o narrador é uma bosta faz tempo e afunda o Burti e o Reginaldo quê tem de ir na onda dele.Queria ter bala na agulha(dinheiro) para negociar com o tio Bernie um contrato e repassar para todos a um preço camarada.No instante eles tomariam jeito.

Guto
Guto
7 anos atrás

Mais desanimador que isso é que eu realmente não me importo com esse fato
Definitivamente, estou perdendo meu gosto pela F1.
Já não me empolga mais como antigamente…

Junior
Junior
7 anos atrás

Olha a culpa disso é toda dos Brasileiros, assim como os políticos, pois só “gostamos” de um esporte quando tem brasileiro ganhando, eu AMO automobilismo, eu AMO F1 sempre amei faz mias de 12 anos que não perco nenhuma corrida, sendo assim, a Globo fica com esse Futebolzinho de m……. que pra mim nao vale nada, minha opinião nao vai ter F1 na TV aberto logo logo, sendo assim VIVA O pais do FUTEBOL.

Issac Nemach
Issac Nemach
7 anos atrás

Como já foi dito, brasileiro fora o futebol, só prestigia vencedores. Enquanto não tivermos vencedores da F-1, vai ser isso mesmo.

Joao W
Joao W
7 anos atrás

Alguém sabe se a rádio Bandnews FM vai transmitir ao vivo?

Itamar
Itamar
Reply to  Joao W
7 anos atrás

Não amigo, vai ter PalmeirasXCorinthians. O que tu acha que da mais ibope?

Joao W
Joao W
Reply to  Itamar
7 anos atrás

Putz! Mas vc tem razão… O Odinei Edson e companhia são excelentes nas transmissoes.

Yeshua
Yeshua
7 anos atrás

Flavio, só pra retificar: quando o papa Bento veio ao Brasil, também não houve transmissão ao vivo, ficamos assistimos a uma chatíssima missa na Globo…

roxxon valdez
roxxon valdez
7 anos atrás

mas até o futebol está perdendo audiência. um dia até o gordo do horário vai virar pó. mas nesse horário aposto que vai haver muitas bundinhas e sugestões de cafungadas para alegrar os palhaços que vivem nesse país.

Gabriel P.
Gabriel P.
7 anos atrás

Em algum lugar do blog poderia ser colocado dias e horários dos treinos, classificações e corridas dos GPs, além da emissora que vai transmití-los no Brasil.
E mais alguns dados como últimos vencedores, poles e outros.
Outra coisa que encontrei e gostaria de ver aqui são os dados das bolsas de apostas.
Avaliem com carinho a sugestão.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Grato pela dica, só vejo o blog do Flavio Gomes.

Marco
Marco
7 anos atrás

Aqui no Japao apartir deste ano somente o GP de Suzuka sera transmitido mas a noite em VT… A F1 esta em baixa…

Diego - Floripa
Diego - Floripa
7 anos atrás

Pior é ter que aguentar aquele narrador da SporTV.

Itamar
Itamar
Reply to  Diego - Floripa
7 anos atrás

Não amigo, pior é o Galvão.

juca Vasconcelos
juca Vasconcelos
7 anos atrás

é bem improvável, MUITO improvável, mas Já pensou se acontece aquela cagada com todo mundo e o Massa ganha?

Charles
Charles
7 anos atrás

Foi uma corrida com chuva, mas pelo que me lembro ela foi transmitida até a metade, quando então cortaram para o jogo de futebol. No momento do “corte”, o Massa estava de Ferrari liderando a prova (mais tarde perderia a liderança ao rodar sozinho).

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
7 anos atrás

Já tá virando uma tradição incômoda essa de não ter o GP canadense (um dos mais legais do calendário, imho) na TV aberta.

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

Para mim esta noticia é boa! Pelo menos teremos uma transmissão mais decente, com um narrador bom que gosta de verdade de automobilismo e comentários honestos.
Esta na cara que a F1 não interessa mais para Globo, ao menos não em seu canal aberto, a mudança para Sportv é natural. Automobilismo não é esporte de massa em praticamente nenhum lugar do mundo, talvez seja apenas na Grã-Bretanha, talvez… é razoável que seja transmitido por canal dedicado a esportes, infelizmente todos canais específicos demais são fechados. Paciência…

edu marson
edu marson
7 anos atrás

Apenas reflexo da decrescente relevância da industria automobilística na sociedade (e por consequência do seu garoto propaganda, o automobilismo) … Amigos, infelizmente temos que compreender que o automobilismo já cumpriu seu papel, hoje é algo até anacrônico, e nunca mais “será como nos velhos tempos”.

Garlet
Garlet
7 anos atrás

Mas isso já era previsto. Já estão ensaiando para a F1 ficar somente no Sportv. Não sei quem falou estes dias, mas até na Alemanha e Inglaterra a F1 não ta com essa bola toda. Sendo bem realista, falta de competitividade, que já vem acontecendo a anos. Os tempos mudam e a F1 não muda, esse é o problema, ou muda pra pior.

rogerV
rogerV
7 anos atrás

O lado positivo agradece….. (só falta o papagaio migrar…)

cesar
cesar
7 anos atrás

To pasmo! nao tenho tv paga e nunca deixei de ver os treinos e a corrida por mais breve que seja, acho que vou ficar no passado mesmo vendo corrida antigas pelo youtube ou coisa parecida, ela pelo menos transmitia a corrida na integra depois do programinha de noticias do domingo dela, agora nem isso, e sim um compacto de merda editado muito porcamente, ver a formula um era única coisa que me fazia sentar no domingo pra ver tv, agora vejo que essa emissora conseguiu seu objetivo matar a f1 para os brasileiros. pra quem nao tem como assistir uma pena mesmo…

Paulo
Paulo
7 anos atrás

O Brasil se realizando. Não é pela paixão pelo automobilismo, pela F1. É que de repente um caboclo, um brasileiro aí, que na marra conquista um GP, se pãns um mundial, aí vai pro ´Fantástico, pro JN e o escambau, e vira o “nosso” sei lá o quê, vira matéria especial no Esporte Espetacular, com off em tom infantil pra Homer Simpson vibrar e cantar “eu sou brasileiro com muito orgulho” e blá, blá, blá…
É assim em qualquer esporte, nas ciências, em tudo… País ri-dí-cu-lo, que não investe em nada (alôô CBA), em porra nenhuma, e vive de “fenômenos”. É a real.

Sí fu
Sí fu
7 anos atrás

Disse e repito: probabilidade de não ter brasileiros na f1 ano que vem é enorme. E a rede dos bobos de televisão sabe disso, claro. Espero, sinceramente, que se fo*¥£€#%dam!

RR.Ramones
RR.Ramones
7 anos atrás

O povo não é bobo!
Abaixo a Rede Globo!!

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  RR.Ramones
7 anos atrás

A verdade é dura
Rede Globo apoiou a ditadura