MENU

quarta-feira, 11 de março de 2015 - 17:52F-1

GRANDE LEMBRANÇA

SÃO PAULO (aquele que acabou não sendo) – Agradeçam ao Alexandre Carvalho. Ele lembra que hoje faz exatamente 25 anos daquela batalha incrível entre Senna e Alesi no GP dos EUA de 1990 em Phoenix. Foi num 11 de março. Senna acabaria vencendo, mas o francesinho deu trabalho e mostrou seu imenso talento. Pena que acabou perdendo muito tempo na Ferrari, depois. De qualquer forma, é algo que entrou para a história.

52 comentários

  1. Naum Lembrai disse:

    O mundo tá ficando chato.

  2. Luc Monteiro disse:

    Narrador italiano que não troca marcha, ‘tá louco! Fiscal com roupa de médico assistindo à corrida de dentro da pista foi sensacional. E era muito legal ver o Moreno na pista, mesmo que se arrastando com aquela porcaria de Eurobrun – eu aliás não lembrava mais da Eurobrun prateada; eu lembro da branca do Foitek em 89. Lembro muita coisa de 89.

  3. Fernandofn disse:

    Alesi foi o cara certo no lugar e na hora errada.

    1) Tinha um contrato assinado com a Williams para 1991, lembro do Frank Williams querendo processar o Alesi caso ele não corresse por sua equipe em 91, mas aí eles pegaram o Mansell. Resultado: A Willimas teve de 91 até 97 o melhor carro da F1, enquanto que a Ferrari descia ladeira abaixo.

    2) No final de 95 Alesi troca a Ferrari decadente pela Benetton campeã, daí todos os engenheiros da Benetton vão para a Ferrari, e a equipe despenca. Se tivesse ficado na Ferrari certamente não bateria Schumacher, mas venceria corridas pois foi melhor que Irvine.

    Resultado: Apenas 1 vitória em mais de 200gps. Pilotos inferiores a ele como Berger (10 vitorias) , Damon Hill ( 1 título) e Coulthard (13 vitórias) conseguiram muito mais sucesso, por terem o carro certo em algumas oportunidades.

  4. John Player disse:

    Prefiro esta aqui: Nelson Piquet x Gilles Villeneuve em Jacarépagua (RIP) – 1982

    https://www.youtube.com/watch?v=q4WJt46oUHY

  5. Marcos Aldred Ramacciotti disse:

    O som de carro de corrida é que dá saudades.

  6. Seinfeld disse:

    A F1 dás décadas de 70 e 80 era melhor.
    As corridas eram melhores.
    Os pilotos eram melhores.

  7. wallace carvalho disse:

    Maravilha de corrida e lembrança. Fico imaginando as passagens de marcha manuais em autódromos truncados como Phenix. Hala braço.

  8. Patrick disse:

    Alesi. Foi um piloto que não. Soube administrar a carreira ficou 5 anos na ferrari íria assinar com a willians, resolveu ir pra ferrari se fodeu

  9. marcelo bueno disse:

    Alesi acho que largou em 4o nessa corrida, ainda não tinha 10 corridas na carreira (acho). Correu meia temporada em 89.
    O cara já começou largando em 4o para primeiro na largada.

    E em comparação a Tyrrel era como uma Toro Rosso e a Mclaren era a Mercedes.

    que pega! o que ele fez nesse primeiro ano de F1 foi épico!

  10. Eduardo disse:

    Tempos bons, nesta temporada tivemos 8 vitórias brasileiras, 6 de Senna e 2 de Piquet

  11. marcelo bueno disse:

    isso sem contar a peculiar empunhadura no volante com as duas mãos por cima…estilo motorista domingueiro. até hj eu não sei como ele conseguia fazer curva em mônaco

  12. marcelo bueno disse:

    Alesi era um puta talento sim, mas talvez o cara mais azarado que eu já tenha visto correr. Lembro de uma em (agora me foge o ano) que ele e Berguer fariam dobradinha fácil em Monza. No meio da corrida a CAM ON BOARD soltou do carro do Alesi e quebrou a suspensão do carro do Berguer (caso único na F1) e em seguida o ROLIMÃ de uma roda traseira fundiu tirando-lhe o que seria então sua ´primeira vitória na F1.. Talvez por cabeça quente tb cometia erros. Mas era bom sim, sem exageros, talento para ser campeão do mundo.

    Aos que acham que ele não era bom por não ter títulos, é o mesmo que achar que a seleção italianao de 82 era mesmo melhor que a brasileira. (e não sennistas, não estou falando que senna era italia de 82 e alesi brasil de 82)

  13. Felipe Masr disse:

    E pula, e salta; é quase um off-road.

  14. Marcus Simões disse:

    Alesi = Capelli = Foguete molhado.
    O ALesi se lascou com os retardados (ops! Retardatários!). Segundo meu pai, em qualquer tipo de corrida, o cara que tomasse uma volta deveria ser eliminado imediatamente!

  15. Antonio disse:

    Eu acho que foi a Ferrari que perdeu tempo com o Alesi.
    O cara não vingou.

  16. GUS disse:

    Disputa encardida: o Alesi polarizou todas as atenções naquele dia.

  17. Reinaldo Bascchera disse:

    Lembro bem dessa corrida em Detroit, circuito de rua bem travado, com muitas curvas a 90 graus e realmente essa disputa foi bem marcante. Nela o Alesi que era rápido mostrou bastante serviço com a Tyrrel que era uma das equipes pequenas que davam trabalho às grandes. Senna nessa corrida fez algo que era uma de suas estratégias de ultrapassagem quando o negócio ficava difícil: aproveitar um retardatário para dar o bote….

  18. Julio Cesar Gaudioso disse:

    Na primeira fila da largada tinha o Pierluigi Martini de Minardi, tendo um brasileiro como seu engenheiro de pista. Bons tempos…

    • Seinfeld disse:

      Realmente, uma Minardi na primeira fila.
      Imagino quantos brasileiros reclamavam da F1 e da superioridade da McLaren nessa época…Deviam achar muito chato, como reclamavam nos anos Schumacher na Ferrari. rsrsrsrs

  19. Que saudade da voz do Poltronieri. Me remete aos tempos de uma F1 muito melhor … 20 anos de corridas desde os anos 70.

  20. Amaral disse:

    Logo depois que o Senna passa aparece uma informação em texto patrocinado pela Olivetti, que fabricava máquinas de escrever. O que será que essa Empresa faz hoje, hein? Se não mudou de ramo, fechou…..

  21. Paulo disse:

    So nesse video tem carros da lotus, tyrrel, benneton, brabham….

    Que tristeza essa merda atual.

  22. Silas Rafael disse:

    A F1 deu as costas para os verdadeiros circuitos de rua, acabou com os traçados dos circuitos mais tradicionais…tudo em nome da segurança. Nesse mesmo tempo os carros ficaram 1000x mais seguros e as corridas perderam seus traços. Vamos comparar nos anos da f1 a cada 15 anos as ultrapassagens mais sensacionais. Veremos como estamos perdendo com a F1 atual.

  23. Saima disse:

    Alesi teve a chance de ir pra Williams, mas fechou com a Ferrari porque queria realizar seu sonho. Acabou enterrando sua carreira. Teria ele sido campeão ou chegado perto disso se tivesse guiado aquele FW14?

  24. Leandro Duarte disse:

    Obrigado por nos lembrar deste belo pega Alexandre Carvalho! Obrigado Flávio por postar!

  25. Fábio Burian disse:

    Lembro dessa corrida perfeitamente. Tinha 11 anos.

    Salvo engano Alesei de Tyrrel. E Alesi apareceu bem pra cacete mesmo. Mas depois foi minguando…..

    Parecia ser o sucessor de Prost (Não me refito ao talento) apenas por ser francês, Mas não virou nada uma pena.

  26. giovenardi disse:

    Frances .. Talento … toleman monaco.

  27. Rafa disse:

    Finalmente um video do Senna sem comentarios do Galvao! kkkkk

  28. Antônio disse:

    Alesi para mim foi uma das maiores promessas não concretizadas da minha época de F-1. Podia ser rápido, mas jamais foi capaz de ajudar qualquer uma de suas equipes a seguir um caminho coeso no desenvolvimento de suas máquinas ou a atrair as pessoas certas para os postos chave de suas equipes. Na Sauber, pontuou menos que Pedro Paulo Diniz…

  29. Alex disse:

    Eu me lembro muito bem desse dia. É difícil acreditar que já se passaram 25 anos!
    Quanto ao Alesi, a Ferrari foi mesmo sua ruína na F-1. Ele já tinha assinado contrato com a Williams para 1991 e acabou roendo a corda por causa da proposta da Ferrari. Perdeu o carro que o faria campeão.
    Em 91 a Williams quase ganhou, com Mansell e, nos anos seguintes, massacrou a concorrência.

  30. Guzz disse:

    Alesi foi um dos meus ídolos na F1, junto com Häkkinen, nos tempos de Lotus.
    Curti muito sua vitória no Canadá, pena que não tenha sido de Ferrari.

  31. Arthur Luz disse:

    “Molta emozionne del narrattore”. hehehe
    “Solo que no”

  32. Mauricio Flexa disse:

    Ah tá….vc assiste esse vídeo e vc vê talento no Alesi ???? Vai te catar….

  33. Joe disse:

    kkkkk….Alesi, imenso talento!!!??? no mundo da F1, como piloto, ele foi no máximo, medíocre…

  34. Jonatas disse:

    Essa briga foi muito boa. O Alesi era um cara rápido, pena que não emplacou. De posse de um carro decente, teria feito mais coisa na F1.

  35. Allez Alonso! disse:

    Alesi era bom, realmente perdeu algum timming na Ferrari. Eu não lembrava dessa corrida, Senna era encardido, casca duríssima, a fechada de porta foi tipo “não-vem-que-bate”!

  36. Bruno Machado disse:

    Bons tempos nos quais os carros podiam andar juntos a volta inteira sem perder pressão aerodinâmica.

    • P4UL disse:

      Exato Bruno.

      Hoje seria:
      Pit: – Mantenha dois segundos de distância.
      Car: – ok.
      Pit: – Você está a menos de dois segundos, vamos reduzir a potência.
      Car: – ok.
      Pit: – Ele vem para o pit. Ataque. Troque a marcha em 9.500 rpm. Mecha no balanço do freio, coloque na mistura nivel I, dispare o KERS no início da reta. Freie pra lá da placa de 50 m.
      Car: -ok.
      Pit: – Keep pushing.
      Car: – Ok.
      Pit: El Lezadon is faster than you. Do you copy?

      \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/
      ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *