O QUE SERIA?

Scanner_20150225

SÃO PAULO (olá) – Ayrton Senna faria 55 anos sábado passado, 21 de março. E o Grande Prêmio perguntou a várias personalidades do automobilismo nacional e internacional o que eles acham que Ayrton teria feito da vida, se não fosse o acidente de 1º de maio de 1994.

Muitos acham que ele estaria ainda ligado às pistas. Outros, que poderia até estar correndo. Há aqueles que acham que estaria bem longe das corridas, cuidando de seus negócios e/ou de projetos beneficentes.

Eu não faço ideia. E vocês?

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Sandri
Ricardo Sandri
8 anos atrás

Na minha opinião ele pararia entre 95 ou 96 para se dedicar ao projeto Seninha e cuidaria da Audi motors. Faria aparições esporádicas na TV comentando corridas, mas certamente não seria de seu agrado.

MMV
MMV
8 anos atrás

Na Globo, em alguma novela.

Everson Abreu
Everson Abreu
8 anos atrás
Antonio
Antonio
9 anos atrás

Estaria fazendo de tudo um pouco.

Angariando fundos para o Instituto Ayrton Senna
Cuidando da marca Senna, licenciando dezenas de produtos de luxo e
fazendo propaganda de grandes marcas e ganhando muito dinheiro com sua imagem e carisma.
Talvez ainda representando a Audi ou não.
Promovendo pilotos brasileiros para a Formula 1 em especial seu sobrinho Bruno Senna que teria uma entrada melhor na Formula 1
Promovendo alguma categoria no Brasil para garimpagem de bons pilotos
Pilotando eventualmente por prazer em uma ou outra competição como Lemans
Curtindo Angra e suas lanchas e jet skis
Criando filhos com Adriane Galisteu
Sendo cotado para ser o presidente do Brasil mas recusando sempre.

Titus
Titus
9 anos atrás

Taking care of business: fundaria uma seita e teria milhões de adeptos no Brasil e no Japão…

Juliano
Juliano
9 anos atrás

Seria colunista do Grande Premio e comentarista de futebol na Globo. Após filiação ao PT seria eleito presidente da república no lugar do Dilma, ungido pelo Lula. Teria ganho um prêmio Nobel da paz em defesa dos albinos da Tanzânia. Senninha passaria oficialmente a fazer parte da Turma da Monica e nomearia sua irma para o Ministerio do Desenvolvimento Social. Renegaria a fé cristã, convertendo-se ao islamismo.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O Senna seria um Empresário e um Consultor de Equipe na F1 como o Lauda hoje na Mercedes.

Luiz G
Luiz G
9 anos atrás

Segundo a Biografia dele, escrita por Ernesto Rodrigues, Senna já estava um pouco cansado do mundo das corridas.

Pelo que diz a Biografia, ele correria até 97 ou 98 e depois seguiria com seus negócios, empreendimentos particulares usando a marca Senna.
E, claro, cuidando de seu instituto.

Mas vai saber?… 20 anos é muito tempo.
Emerson Fittipaldi saiu da F1 cansado de corridas e reencontrou na Indy o prazer de competir.

Quem diria que após a aposentadoria, Schumacher viveria o que vive agora?
No fim das contas, pensar nisso é bobagem. Acho que Senna faria o que está fazendo, que é estar em “outro lugar”. Nada acontece por acaso.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

94, 40 pontos atrás, acho que não ia dar.
95, com a Benetton Renault, também nao ia dar.
96, Senna na Ferrari, também não ia dar. Mas se Schumacher fosse para a Ferrari e Senna continuasse na Williams, aí sim teríamos o Tetra.
97, Senna na Williams, penta e fechava a conta ou ia para Ferrari como todo mundo quis (ele, a Ferrari e a torcida)

Depois fechava a conta e hoje estaria correndo de qualquer coisa.

Marco Antonio Cação
Marco Antonio Cação
9 anos atrás

Estaria gritando pelo impeachment com os bocós golpistas de 15 de março, abraçado com o Ronaldo. Quiçá, gritaria contra a corrupção, mas continuaria amigão do Maluf como sempre foi.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

O que seria? Um campeão aposentado.

Vitor
Vitor
9 anos atrás

Cuidaria do IAS e dos seus negócios.

AS
AS
9 anos atrás

Bem… ele nem conseguiu descansar e subir aos céus ainda porque toda corrida o Galvao lembra dele com a velha ladainha de sempre…. que todos já sabem,

Sem dúvida é o cara mais lembrado depois de Jesus Cristo pelos brasileiros pq a cada 3 dias tem alguma reportagem sobre ele nos jornais ou nos portais de internet… é impressionante.

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
Reply to  AS
9 anos atrás

“Sem dúvida é o cara mais lembrado depois de Jesus Cristo pelos brasileiros”.

hahahahhahahahha……

JEFFERSON BUITRAGO
JEFFERSON BUITRAGO
9 anos atrás

Ele seria senador pelo DEM e estaria pedindo a cabeça de Dilma.

marcelo bueno
marcelo bueno
Reply to  JEFFERSON BUITRAGO
9 anos atrás

[2]

André Fonseca
André Fonseca
9 anos atrás

Acho que estaria envolvido em corridas, sendo um consultor como o Lauda, dono ou chefe de equipe, ou ainda andando de Stock aqui no Brasil ou como um “tiozinho” dando pancada nos ovais da Nascar.

Mas principalmente acho que alguns títulos não teriam sido contabilizados para o Schummy…

Rafael
Rafael
Reply to  André Fonseca
9 anos atrás

Concordo com tudo, menos que ele estaria na Stock brasileira. Acho muito provavel de estar como o Lauda, consultor, talvez socio de alguma equipe grande. Acho improvavel que ele deixaria a F1.

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
9 anos atrás

É fato que hoje ele seria comentarista da Globosta.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Murillo Sperandio
9 anos atrás

Escapamos dessa.

Elizandro
Elizandro
9 anos atrás

Claro, é impossível saber, porque a cabeça muda, a maturidade de algumas pessoas surge, filhos, etc e tal. Na minha vida já planejei tantas coisas e acabei em emprego totalmente diferente, não o que eu mais gosto, mas é o mais rentável.

Faço a mesma pergunta em relação a Flavio Gomes, eu juro que alguns anos atrás, vi o Flávio Gomes comandando um programa de automobilismo em algum canal fechado, um programa legal de 1 hora de duração.

Porém comecei a ve-lo em bancadas de futebol e só futebol, mesmo sabendo de sua paixão pelo esporte e pela Portuguesa, o identifico mais com o automobilismo.

É um grande desperdiço, por exemplo, ver o Flávio no meio da mesa do FSR, tirando o comentarista mano e o apresentador os outros barraqueiros ali desperdiçam nosso tempo sendo arrogantes e trazendo pouca coisa útil.

Saudades do antigo LIMITE, a dupla Flávio Gomes e Mauro Cesar Pereira era muito boa, ácida no ponto certo, ótimos comentários, muita informação de bastidores, nenhum barraco do tipo, alguém diz que gosta do estilo de pilotagem, por exemplo do Carlos Sainz, ai outro dá chilique e pula da cadeira e diz, eu vou embora, parei com você, Sainz é mediocre e blábláblá.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
9 anos atrás

Acho que estaria como Piquet.
Seria um empresário, meio que ligado à automóveis, e que vez ou outra, faria uma prova de endurance, apenas para se divertir.
Ele já tinha ganhado de tudo na vida. Já era rico. Já havia se tornado o maior de todos e de todos os tempos. Já havia batido recordes. Enfim…
Talvez tivesse uma familia. O namoro dele com a Galisteu estava indo bem na época. Ele poderia ter filhos e investir nos herdeiros, como todos os outros grandes pilotos que conhecemos (Prost, Piquet, Fittipaldi, Barrichello, Schumacher, Rosberg, etc).
Uma coisa eu tenho certeza que ele não faria: Entrar para a política.

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

Teria levado pau do Schumacher por mais uns 3 anos seguidos com direito a muito mimimi e chororô….e se ofereceria para “correr de graça” na Ferrari do Schumacher.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Imaginem o Galvão Bueno toda hora convidando o Senna para participar das transmissões de F1, dos “arquivo confidencial” periódicos no Faustão, de toda hora ter o GB fazendo um “especial” com Senna em sua casa em Portugal, Mônaco, seja aonde for…Overdose.
Acho que seria um ídolo ainda muito cultuado. Mas fora das pistas, seria uma grande celebridade, que talvez até preferisse morar no exterior. O que seria compreensível. Mas seria nada mais do que um crítico. Não se meteria a dirigente de F1. Talvez uma corrida de vez em quando como convidado em categorias europeias de turismo. Enfim, uma vida boa, de milionário. Mais ou menos como Pelé, Piquet, Fittipaldi. (Mas, claro, se esforçando sempre para ser o “mais adorado” entre todos eles, afinal ele “tinha” de ser o “melhor em tudo”).

Fernando
Fernando
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Infelizmente ele faleceu no primeiro “duelo” entre os dois, logo, a expressão “por mais 3 anos” não tem o menor sentido porque nada houve antes. Agora, se vc acha que Damon Hill e J. Villeneuve, que venceram Schumacher, eram melhores do que Senna então sua afirmação poderia ser verdadeira na sua mente. Só que não eram, e vc nada entende de automobilismo. Quanto ao mimimi, nisto ele era bom mesmo, rsrs.

John Player
John Player
9 anos atrás

Seria mais um que ficaria criticando, secando e questionando todos os títulos do Schumacher, Alonso, Vettel…
Na pista, durante uma corrida, talento inquestionável. O caráter…hummm…vá lá.
Agora, fora da pista, na “vida civil”, eu preferiria nem saber deste senhor.
Quem lê e conhece sua história como pessoa, além da versão da “idolatria mitológica” propagandeada, tem idéia do que era Senna com as luzes das câmeras de tv apagadas.
Não acho que se colocaria uma voz para mudar as coisas na F1 ou esmo no automobilismo brasileiro. Seria no máximo um “doador”, um “captador” de recursos ou patrocinador de alguma categoria nacional, talvez.
Um crítico. Mas, liderança, não acredito. Se fosse alguém de liderança e independência, aquela corrida em que ele morreu nem teria acontecido. Como maior expoente da categoria naquele momento, depois da morte de Ratzemberger e o acidente de Barrichello, deveria ter se negado a correr naquele Domingo, seja por questões de segurança para os pilotos, seja por SOLIDARIEDADE ao piloto que morreu na véspera, nos treinos.
Me desculpem seus fãs se minha opinião desagrada.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
9 anos atrás

Chefe da equipe Audi no WEC e da ABT na Formula-E, de vez em quando pilotando em ambos. Esse cara nao fazia nada além das pistas, mas é provavel que no carro tivesse um “Jesus Saves” adesivado.

Marcelo Rocha
Reply to  Tiago Oliveira
9 anos atrás

Tiago, a Audi foi a primeira coisa em que pensei. Como já foi veiculado o interesse da Audi de entrar na F1, acho que poderia ter sido convidado para liderar o projeto e as coisas estarem muito mais avançadas neste sentido. Claro, se ele estivesse interessado.
Neste cenário, o Lucca di Montezemolo não estaria trabalhando lá agora.
Não acredito que estaria correndo, pelo que já li sobre na biografia dele.
Ans.

Danilo A.
Danilo A.
9 anos atrás

Teria entrado para a política, o que seria péssimo para o país.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Danilo A.
9 anos atrás

Danilo, não sei se seria péssimo!

Acho que, na linha da educação do Instituto Ayrton Senna e do Senninha, seria Ministro da Educação, Ministro dos Esportes (só não sei em qual ordem) e depois, desiludido com a política, tentaria a presidência e, junto com Joaquim Barbosa, colocaria de uma vez por todas esse Brasil no rumo certo!

Edson Luís de Paula
Edson Luís de Paula
9 anos atrás

Poderia estar vivo.

Gerson
Gerson
9 anos atrás

Tem um tempo, mas Reginaldo Leme fez exatamente este exercício… Revista Alfa, salvo engano. Excelente matéria!
Lá, ele dizia que Senna talvez fizesse como Prost. Teria uma equipe, esta teria falido. Envolvido no Instituto AS… vale a leitura.

Apu Lhad
Apu Lhad
9 anos atrás

Seria o coxinha-mor, desbancando hoje o titular Luciano Huck. E a direita provavelmente clamando-o pra ser presidente da república.,

Marco Antonio Cação
Marco Antonio Cação
Reply to  Apu Lhad
9 anos atrás

Ia comentar exatamente isto, mas fui menos ácido.

Marcelo dos Santos
Marcelo dos Santos
9 anos atrás

Teria fundado uma igreja.

Nery
Nery
9 anos atrás

Seria criticado como o Pelé é hoje.
Senna fez “menos” que o negão, e é endeusado, como a perfeição em pessoa.
Imagina se o Pelé tivesse morrido no auge….adjetiva-lomde deus, seria pouco!!!

Alexandre Werner
Alexandre Werner
9 anos atrás

20 anos é muito tempo. Não faço idéia do que o Senna estaria fazendo. Mas com certeza a Globo ia convidar ele a toda hora para qualquer coisa mas não sei se ele ia aparecer sempre. É só o que me vem a cabeça.

Müller
Müller
9 anos atrás

A pergunta seria o que ele estaria fazendo hoje, então não tem pra que ficar fazendo a linha do tempo dele desde 94.

Acho que hoje, além de tocar os projetos sociais dele e ajudando a irmã nas empresas, ele estaria envolvido em reuniões, eventos e discussões sobre as condições dos pilotos no Brasil e no mundo. Ele sempre foi figura proeminente nesses assuntos enquanto piloto já campeão, então acredito que estaria envolvido nisso também. Mas nada com politicagem. Ele sabia bem onde terminava seu prestígio dentro do esporte por assim dizer e não dava declarações que queimassem certas pontes – e provavelmente não o faria hoje.

Thiago Leal
9 anos atrás

Acho que dedicaria mais tempo aos negócios e projetos beneficentes, mas ainda estaria ligado ao mundo automotivo. Talvez não necessariamente nas corridas ou no esporte, mas ainda estaria ligado a carros porque demonstrava ser aficionado por mecânica automotiva.

LucioSP
LucioSP
9 anos atrás

Acho q seria campeão em 96 e 97, insistiria em 98 e pararia ao ver q a mclaren era superior…..

CLayton Araujo
CLayton Araujo
Reply to  LucioSP
9 anos atrás

Seria campeão em 94 também e com os pés nas costas. Um mero Damon Hill conseguiu chegar com chances de ser campeão na última corrida do ano. Imagina o que não faria o Senna naquele ano. Pense nisso.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
9 anos atrás

Dono de equipe ou Chefe de equipe ???? Não importa muito….foi Tri-campeão na F1, o que já é muito….

valter
valter
9 anos atrás

Talvez se tornaria um pastor evangelico ou um padre da igreja catolica devido as suas conversas com Deus no cockpit.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  valter
9 anos atrás

Eu ia escrever isso, kkkkkkkkkkkkkkkk

Czar
Czar
9 anos atrás

Estaria fazendo lobby para ser canonizado em vida.

Mario Sarot
Mario Sarot
9 anos atrás

Do jeito que ele “via Jesus” há o risco de que ele poderia estar pentelhando num destes programas evangélicos na TV…

Marcio16
Marcio16
9 anos atrás

Estaria casado com a Galisteu e apresentando o Aprendiz na Record!
Assim estaríamos livres do Roberto Justos se o mestre estivesse vivo.

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

Correndo de stock ( como o Barrica) em dupla com o Kaka!

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Vejo Ayrton como chefe de equipe, daquela forma altamente competitiva que sempre o caracterizou. Grande Ayrton !

Fernando Passos
9 anos atrás

Não acho que Senna se meteria em política, nem pública nem de FIA ou CBA. Teria que ser muito burro pra isso, pois devia conhecer a sujeira que está nisso.

Creio que seria dono de uma equipe ou promotor de alguma categoria de automobilismo, desenvolvendo fórmulas no Brasil e dando suas pilotadas no endurance ou GT’s da vida. Em paralelo poderia estar tocando projetos sociais.

Infelizmente, acho que se Ayrton não tivesse morrido tão tragicamente não teria a importância e a valorização que tem hoje.

Sem sua morte, creio que ele continuaria mais uns dois ou três anos na F1 e se aposentaria, não no auge, o que sempre tira um pouco do brilho da carreira de qualquer esportista, e estaria sendo comparado em pé de igualdade com outras feras que também se aposentaram longe do auge (Schumacher, Piquet, Prost, Mansell, Lauda, etc.), sem a unanimidade que existe a seu favor atualmente.

Realmente é uma pena ele não estar vivo para nos dar essa resposta…

AS
AS
Reply to  Fernando Passos
9 anos atrás

É verdade… a trágica morte trouxe carregou na tinta do fanatismo e o tornou em um mártir num país carente.

Takacara Nomuro
Takacara Nomuro
9 anos atrás

Especulando… Ayrton sempre foi muito competitivo. Acho que correria até um pouco mais do que 94 e quando sentisse que seus reflexos já não eram mais os mesmos devido a idade, pararia. Depois cuidaria da Audi no Brasil e de trabalhos beneficentes, até categorias de base talvez. Uma grande perda de qualquer forma.

H
H
9 anos atrás

Talvez teria seguido tudo que o Prost fizesse. Talvez teria uma equipe de Fórmula E.

Imagino que seria presença constante nas transmissões de TV – e criticado por isso.

EBX
EBX
9 anos atrás

Falam tanto em deixar Senna descansar em paz, mas há sempre um que aparece atirando pérolas aos porcos. Que diferença faz isso agora? Se elefante tivesse asas voaria.

Post desnecessário.

Di Tulio
Di Tulio
Reply to  EBX
9 anos atrás

Taí, agora, o fiscal de post de blog alheio!

Galba Cunha
Galba Cunha
9 anos atrás

Seria campeão em 1996 e 1997 e depois ia para a Ferrari papar os títulos que foram do Miguel de 2000 a 2004 tendo o Rubinho como escudeiro.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Galba Cunha
9 anos atrás

Os Deuses da Velocidade já haviam escolhido o Miguel.

Fernando
Fernando
Reply to  Galba Cunha
9 anos atrás

1994 certamente. Se Hill quase foi, e naquelas condições… Em 2000 acho que já teria parado.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Fernando
9 anos atrás

1994? Certamente, não. O título já estava prometido.

Fernando Lima
Fernando Lima
9 anos atrás

Se levarmos em consideração que Senna chegou a realizar um teste com um carro da Penske, não seria nenhum absurdo crer que ele ainda correria na Indy na segunda metade dos anos 90. Para os que curtiram aquela fase, mesmo após a cisão com a IRL, imaginem como seria fantástico ver Senna em ação em pistas como Portland, Elkhart Lake, Cleveland e Laguna Seca, entre outras…Depois certamente disputaria ao menos uma 24h de Le Mans, como fez tantos outros veteranos da F1. Acredito que, se estivesse vivo, hoje continuaria envolvido com o esporte, como Niki Lauda na Mercedes.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Sinceramente, irrelevante dissertar sobre isto, o “se ele estivesse vivo…”. Importante lembrar da data em função do que ele representou para o automobilismo brasileiro e mundial, o contexto sócio-político e econômico à época do nosso país e como sua figura enquadrava-se no imaginário da população, que tanto necessitava de heróis e de alguém que vencia, que “dava certo”. Estávamos sem ganhar no futebol faziam 24 anos, havia a inflação, a era pós-Collor, o “fim da História” decretado por Francis Fukuyama. O que mudou no mundo, no Brasil e na F1 de lá pra cá? O que faz hoje a Fundação Ayrton Senna? Qual o legado deixado por ele? São questões a serem abordadas e refletidas, penso eu. Não há dúvida de uma coisa: esse papo de hoje em dia de que ninguém é insubstituível não tem razão, é coisa de mundo corporativo pseudo-neoliberal. O Senna faz falta, e é um entre tantos insubstituível.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Se estivesse no lugar do Tio Bernie ou do Jean Todt acho que a F-1 estaria num nível muito melhor

Gondo
Gondo
9 anos atrás

escrevi um livro de especulações mas esquece… neste caso o “se” nunca vai superar o “aconteceu”…

EDGAR
EDGAR
9 anos atrás

ESTARIA CORRENDO DE KART POR AI

Airton da Silva
Airton da Silva
9 anos atrás

Creio que seria senador pelo PP

Apu Lhad
Apu Lhad
Reply to  Airton da Silva
9 anos atrás

Midiático e manipulador como era também acho que hoje seria empresário e político.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

Medo de que ele se enfiasse na política e virasse um trambiqueiro qualquer.

mas se continuasse em alta, imagina a influência e impacto que ele teria no automobilismo nacional. Mesmo tendo feito sua carreira fora, esse “amor pelo brasil”, aposto que ele estaria aqui dentro fazendo o cenário nacional ser o mais forte possível. não essa porcaria que é hoje.