RODÃO
RIO (muito trabalho) – A Fórmula 2 vai usar no ano que vem os pneus de 18 polegadas e perfil baixo, que serão adotados pela Fórmula 1 em 2021. A ideia da Pirelli é usar a categoria como laboratório para a grande mudança de regulamento da categoria-mãe, que também vai abolir os cobertores térmicos que aquecem os pneus e facilitam a vida dos pilotos. Sair com pneu frio dos boxes será uma novidade para todos, já que a F-1 adota as mantas elétricas há anos.
Mas todos eles já correram assim, tendo de lidar com pneus frios em algumas voltas, nas categorias de base. A tendência é que se adaptem rapidamente. De qualquer maneira, adaptação rápida não esquenta borracha. Vai ser divertido ver um cara saindo dos boxes após um pit stop de pneu novo e frio tendo de se defender de alguém babando de pneu velho e aquecido.
A questão do diâmetro das rodas, que passam das 13 polegadas atuais para 18, trará mais dor de cabeça aos engenheiros do que aos pilotos. Serão necessárias muitas modificações nas suspensões, freios e aerodinâmica, já que pneus de perfil baixo tem “paredes” laterais muito menores do que os atuais — que recebem cargas enormes nas acelerações, freadas e mudanças de direção.
Não acho essas rodas e esses pneus grandões muito bonitos. Me lembram carros tunados. O banimento dos cobertores, porém, me agrada. É preciso dificultar a vida dos pilotos um pouquinho.
Cobertores que poucos lembram invenção de Nelson Piquet;
Prefiro os atuais , tem mais cara de pneu de avião.
Carro de Fórmula 1 é igual Opala, é pneu de perfilzão. Muito feios esses rodão
Sempre achei ridículo esses aros grandes, agora as corridas vão abraçá-los também, é o final dos tempos!
Esses cartolas ficam enchendo o rabo de grana e para os aplausos dos torcedores cada vez mais ingênuos , essa mudança foi feita com a desculpa de deixar mais atraente os carros, claro, a segurança que se foda , ridículo isso tudo , os caras na verdade estão enchendo as malas de dinheiro mesmo.
Acredito que vai ter um numero considerável de pneus furados , podem reparar que vão ter que mexer bastante nas zebras …..mas quem se importa ?
Pessoal acaba engolindo tudo………..gadão!
Bonito demais!
é, esses pneus vão ficar uma bosta mesmo…. agora sair dos boxes com pneus frios vai ser muito legal…
Tanto se falou em pneus frios há um certo tempo que resolveram retroceder na questão segurança. Isso me desagrada.
Flávio Gomes. Sou seu fã a muitos e muitos anos. Gosto de sua clareza quando escreve os fatos. Exemplo de jornalista, fica aqui registrado minha admiração. Tive a oportunidade de trabalhar no evento F1 no autódromo de Interlagos durante os anos de 1990, 1991 e 1992. Coube a nós, integrantes da divisão de Operações do Anhembi Eventos, na época, organizar a infra estrutura do autódromo que recebia novamente a F1 em São Paulo, (1990) . Por consequencia, tive a felicidade de conviver com o Senna naqueles dias que aconteceram lá no autódromo de Interlagos. Histórias mil , atras dos bastidores de F1 com Tamas Rohonyi ( e Nagamati) promotor do evento com Bernie Ecleston, dois dificeis de lidar. Enfim, parabéns pelo Blog e um grande abraço.
Flavio, os pneus usados na Fórmula 2 são os mesmo da Fórmula 1?
(seria legal ver um carro de Fórmula 1 com roda orbital de Gol GTi)
Pra ornar tem que ter o volante da Parati Surf né?
Hehehe… as do Gol GT com acabamento polido são bonitonas também! Aliás, os VW dos anos 80 tinham as rodas mais bonitas (aquelas BBS douradas do Santana Executivo eram uma coisa de louco).
Qual a diferença do peso entre os dois conjuntos?
Vai fazer falta aquela câmera lenta com os pneus tremendo.
A F1 está uma porcaria há tempos. A Ferrari ganhou sete anos, depois a Red Bull quatro, a Mercedes até 2020 vai ganhar todos. Na Fórmula E na Indy você assiste corridas. Na porcaria da F1 atual a gente vê desfile de carros, Se pelo menos fosse igual ao tempo em que a McLaren ganhava tudo mas dois pilotos disputavam títulos ainda vai. Mas, o Hamilton corre contra ele mesmo assim com o Schumy. Não tem concorrentes. Daí vão ganhar sete títulos cada um. Como o Flavio é liberal posso dizer: a F1 atual está um,a bosta!!!!!!
Os pneus parece que estão do mesmo tamanho, mudarão apenas as rodas. É o progresso. Nem jipe tem pneus tão borrachudos quanto os da F-1 atualmente. Quanto aos pilotos saírem de pneus frios dos boxes, me dá a lembrança do acidente do Zanardi e vem uma tristeza…
Realmente a retirada dos cobertores térmicos vai fazer uma grande falta para equipe/piloto
Gostei desses pneus.
Achei bacana as rodas e hoje os carros de linha estão saindo com rodas maiores de fábrica, os meus mesmo, tem aro 18 e 19 originais e sem pneus de perfil muito baixo, aumenta bastante o conforto, principalmente nessas ruas esburacadas dos infernos.
Ficaram lindos !!!!!!