Flavio Gomes é jornalista, mas gosta mesmo é de dirigir (e pilotar) carros antigos.
SÃO PAULO (last days) – O Alexandre Neves mandou este vídeo (acho que já tinha visto, mas tudo bem) do tipo que antigamente a gente dizia ter sido feito por um “cinegrafista amador”. Foi em Spa, 1991, quando todo mundo vestiu a camiseta em homenagem a Bertrand Gachot, preso em Londres — a história todos sabem, foi o que permitiu a estreia de Michael Schumacher na F-1. Entre 0min40s e 0min42s aparece um rapaz atrás da notícia.
Acho que conheço esse rapaz.
Rio, despeço-me de ti olhando o mar pela janela e lembrando da primeira pizza, muito ruim, no hotel onde morei por um mês (terei problemas com as pizzas), mas foi só um mês, porque depois me instalei onde dava para ver o mar e o pôr-do-sol, e a pizza lá embaixo, que já fechou, era boa, e passei a acordar todos os dias com o cara da kombi-geladeira-velha-ar-condicionado-velho, então comprei uma bicicleta com pneus brancos e com ela atravessava a balsa todos os dias para ir trabalhar olhando o mar e escutando a rádio paradiso de berlim, achtundneunzig two (por que não é zwei?, preciso aprender alemão), no meu fone sem fio, e então um dia precisei tirar meu passaporte e fui com a bicicleta dos pneus brancos ao shopping e no meio da ponte os moleques agarraram o bagageiro e falaram alguma coisa e me assustei e fui em frente sem olhar para trás e quando tive de ir buscar o passaporte fiz outro caminho e quase tomei um tombo enquanto dava a volta num lago porque tinha muita areia na calçada, e então na casa nova no segundo dia desci com o cachorro e levei no lugar onde ficam os cachorros, e a moça com seu cachorro contou que estava se mudando para o prédio do lado, olha só, porque se separou do marido que era músico, mas ela sustentava porque o pai dela era militar e morreu e deixou os apartamentos e mais umas salas em campo grande e você sabe que eu não trabalho, né?, não, eu não sabia, pois é, e no outro dia outra moça no elevador com seu cachorro falou a mesma coisa, você sabe que eu não trabalho, né?, e aquilo me causou a falsa sensação de que ninguém trabalhava aqui, ou ao menos as moças com os cachorros do meu prédio, e é claro que isso não era verdade, todo dia às oito da manhã a voz metálica da kombi-fogão-velho-ar-condicionado-velho me lembrava que todos trabalhavam e desde cedo, porque às oito da manhã se a kombi-microondas-velho-ar-condicionado-velho não me acordava, me acordavam os moços cortando a grama e assoprando as folhas no condomínio do outro lado da rua, e assim foram os primeiros meses, bicicleta de pneus brancos, balsa, calçadão da praia, rádio paradiso, musik zum verwöhnen, vou estudar alemão, e então entrei na escola de alemão e comprei os livros, mas não fazia as lições de casa, então não adiantou muita coisa, mas duas vezes por semana pegava a bicicleta de pneus brancos e ia ao shopping estudar alemão, aqui onde morei nesses anos tudo fica dentro de shoppings, gardens, squares, villages, malls, tem até uma estátua da liberdade, downtown, city, aí fui ao grande mercado, guanabara, tudo por você, vi na TV, café pimpinela nove e noventa e oito, óleo de soja leve ou soya sete e noventa e nove, e embaixo do mercado tinha tudo para comprar, pratos, garfos, facas, copos, panelas, jarra de plástico, foi difícil encontrar o escorredor para macarrão mas achei, aí veio o calor e as pessoas me olhavam de um jeito estranho no calçadão com minha bicicleta de pneus brancos e calças compridas, na balsa tudo bem porque os caras da balsa já me conheciam, e um deles queria toda semana que eu entrasse no bolão da megasena, mas nunca entrei porque não jogo, acho muito difícil ganhar, depois uma vizinha convidou para passear de barco nas ilhas tijucas, mas foi meio esquisito porque não conhecia ninguém e era um barco pequeno e no fim eram só umas rochas no meio do mar, e todo mês eu metia o pé e pegava o avião e ia lá para onde morava, e às vezes durante a semana tinha um jantar dos amigos que também haviam se mudado para cá, e eu ia de metrô, riocard, metrôrio, e voltava de táxi amarelo, ônibus eu não pegava porque desde pequeno morria de medo dos ônibus daqui, os motoristas são todos loucos, dizia meu pai, e eram, são, mesmo, aí meu livro ficou pronto, e quando chegou pelo correio peguei a bicicleta de pneus brancos e fui ao rosas, é um condomínio, ou um bairro, é aqui perto, perto do shopping onde estudava alemão, então me sentei sozinho no bar do rosas, pedi o prato que gostava, tomei duas caipirinhas e li o livro todo e...
Aquela mensagem do Max antes de alcançar o Bottas, será que não foi um “truco”? Depois veio a mensagem do engenheiro “Fail 3” e quem falhou foi o Charlinho. Pra mim foi soberba da Ferrari, a despeito da asa móvel, acreditaram na boa velocidade de reta e substimaram a Honda, acreditaram que a Red Bull não seria páreo.
O Futuro próximo sera Verstapeen, LeClerc e Sainz disputando titulos
Não, não gostei da exceção. Não achei a ultrapassagem limpa do Verstappen sobre o Leclerc e não entendo aquela ultrapassagem como sendo de corrida de carro de Fórmula-1, mas de carro de bate-bate no parque de diversões.
As pessoas não entendem que, no ano em que estamos, as percepções e as regras são diferentes. Antigamente, jogava-se o carro para cima do adversário e não dava em nada; hoje é punição (e eu concordo com isto). Quem não estiver satisfeito(a), faça contato com a FIA e sugira a mudança para as regras de quando valia tudo, inclusive ficar fazendo zigue-zague na frente do adversário para que ele não o ultrapasse. Disputa lado a lado (que, comumente, algumas pessoas chama de roda a roda) nada tem a ver com empurrar o adversário para fora da pista. O povo confundiu as coisas.
Concordo quando você reprova a forma de se defender do Verstappinho. Mas de resto só mimimi. Não sou a favor dessas regras que só servem pra engessar as corridas. Não sou a favor de jeito nenhum.
Verstappen é um piloto rápido, mas acaba por aqui…….ser rápido não significa ser bom ou fora da curva, e muito menos gênio. Além disso é mimado, arrogante, prepotente e protegido quando a RBR corre em casa.
Não será campeão tão cedo, e tvz nem chegue a ser! Aposto nisso!
Você apostou no Picaretonso depois do bi e o cara não ganhou mais nada.
Saudações Flavinho Gomes! Gravei o Fox Nitro e quando fui assistir, pimba, 40 minutos de futebol, outras coisas e lá no Finalzinho uma pequena parte da F1. Coloquei para gravar de novo, hoje, quando assistirei à tarde…Converse com o pessoal da programação da FOX pois é a 3a. vez que isso acontece…abs
A má largada do Verstappen fez a corrida ficar bacana, se ele largasse bem pulando pra ponta essa corrida ficaria na rotina do marasmo.
Leclerc estava na sua velocidade de cruzeiro pedindo pra não ser incomodado pelo rádio quando recebeu o aviso da aproximação do Verstappen, acabou surpreendido pelo adversário, com isso a Ferrari já perde três oportunidades de vitória esse ano.
Caro Flavio,
Me perdoe, mas corrida com essa famigerada asa móvel e o da frente só observando…
Que corrida é essa? Três zonas de asa… qualquer um descontava, queria ver sem ela.
Podia chegar, mas dava briga da boa. Essa foi só assistir ser ultrapassado, tanto faz o lado… Não tem milagre, no passado era barra tirar essa diferença. Hoje temos isso…
Comissários pilotos….
Será Flavio , que circuitos com voltas de 1 ,05 a 1,15, seriam ideais para grandes corridas, ex. Austria , Interlagos etc. sempre dão grandes corridas.
Sobre ontem apenas uma observação: Como amadureceu o Verstapinho,
senhor da corrida , empurrado pelo mar laranha …muito legal mesmo.
Também estou vendo um Max mais amadurecido, apesar ainda das espinhas no rosto. Constante no que temos de campeonato. Com mais controle de pneus, mais objetivo nas ultrapassagens… E isso com apenas 21 anos! Tá fazendo eu morder minha língua! Confesso que em um determinado momento ano passado achei que estava se queimando na F1. O menino tá diferente esse ano! E repito: tem apenas 21 anos!
fiquei pensando onde estaria a mclaren no grid hoje se estivese ficado com a honda e não com o malonso ?
Flávio, meu caro, Max é fantástico! Alguns dizem que será um piloto dominante. Tomara que não. Já estão subestimando o Lec-Lec dizendo que Max seria Campeão com essa Ferrari(o que é uma heresia, pois a Mercedes é bem mais carro e um de seus pilotos é um piloto incomum). Eu só sei que depois da Era Hamilton, chega de épocas de um piloto só. Tomara que depois da Era Hamilton venha uma era de muito equilíbrio entre ele e Charlinho e mais um craque que surgir. Domínios como os de Schumacher, Vettel e Hamilton só colaboram pra uma F1 mais chata e com menos fãs. E queria que você clicasse nesse link:
https://m.youtube.com/watch?v=Im9FHrQ_PB4
E aí Flávio, a pista da França é mesmo tão ruim assim?
Olho no Lando Norris!
Verdade. Foi uma exceção. Não puniram quando deveriam punir.
Exceções , sim, mas em todas as corridas. Deixar de aplicar por medo, em algumas, e aplicar em outras, é complicado. Não tiveram coragem de punir o Verstappen. E depois de terem “roubado” o Vettel (Palavra forte, mas são sou eu que estou dizendo, copio as palavras de Helmut Marko), ficou muito feio. E no final das contas, pra que? O HAmilton já venceu o campeonato. O máximo que conseguiram foi frustrar o Vettel, e colocar um banho de água fria em qualquer disputa. F1 nutella, para criançada assistir, vestido de Thor, tomando leite de pera feito pela avó.
Saiu no “Marca” hoje:
Sin embargo, Alonso sigue teniendo un ojo en el Gran Circo. El bicampeón del mundo aún confía en un giro de acontecimientos que le permita acceder a un asiento de relumbrón en 2020, ya sea en Mercedes o en Ferrari. Sabe que está muy complicado, que las opciones son escasas, pero, igualmente, es conocedor, por conversaciones que ha tenido, que el retorno a la Fórmula 1 implicaría aparcar el proyecto dakariano.
Mercedes e Ferrari são as esperanças do Idiota Veloz Espanhol. Ou vai para a F-1 ou entra de cabeça no projeto da Toyota para Rallye.
Bottas e Vettel que se cuidem…
“Torço” para que vá para a Mercedes. Fará um bem para a F-1, acredito que em 2 anos de contrato conseguirá levar os “Prateados” a um outro patamar… o mesmo que eles tinham em 2011…
Urubus a espreita da saída do Vettel da Ferrari.
Vettel na Mercedes e os urubus podem pegar as sobras…
Esperamos por mais exceções.
Parece que o motor Honda já emparelhou com os da Ferrari.
Li em algum lugar (acho que aqui no BLOG) que o Toto Wolf falou que a prova de ontem escancarou um ponto fraco da Mercedes (temperatura do motor). Só nos resta torcer por mais provas com temperaturas “Saarianas”
Engraçado, segue a mesma situação vivida pelos dois pilotos quando corriam de KARt… só que quem estava bicudo era o Verstapen
https://www.marca.com/motor/formula1/gp-austria/2019/06/30/5d18e4aa46163fca438b45cf.html
Boa tarde.
Acho que a palavra seria ingenuo de acordo com o que vimos e com sua descrição muito coerente.
Espero que não tenha rolado nenhuma polêmica automobilística durante a pizza, Flavio, muito menos qualquer uso daquele “VAR” fartamente disseminado nos dias atuais, mais conhecido como “politicamente correto”…
Um abraço!
Bastaria que todo circuito tivesse uma reta como a da Áustria, me refiro a reta seguinte a curva 1 e uma curva semelhante a 2. Deu pra ver muito bem que essa reta favorece demais ultrapassagens!
Isso acabaria com o tédio nos demais circuitos!
Sem asa móvel? Eu não sei não! Precisariam tambem mexer na aerodinãmica.
Tirem as asas e voltem com o chassi tubular “charutinho”.
A questão é que a F-1 sempre foi e será motor. O Cosworth revolucionou na década de 60 e inúmeros motores de lá para cá tiveram o seu reinado até os dias de hoje. A Mercedes dita as regras a 5 anos e quando acerta o chassi começa a deixar as coisas chatas.
Os RubroTaurinos sabem bem como se constrói um chassi vencedor e possuem um piloto de F-1 a disposição dentro de seus carros. Possuem 2 dos 3 componentes para vencer na F-1. Fica a esperança que a Honda continue sua evolução para complementar o item faltante dessa equação.