15 ANOS HOJE

novologodp

SÃO PAULO (long and winding road) – Eu não tinha a menor idéia, para ser honesto. Mas nesta semana, pelo Facebook, o moleque apareceu e perguntou: dia 1° de março não faz 15 anos do Grande Prêmio?

Eu não falava com ele havia alguns meses. E descontado esse breve papo de meses atrás, havia muitos anos. Nada muito espantoso, para quem conhece. Teve um dia que ele foi de ônibus, sei lá, para a Bolívia para ver o Corinthians. Sumir por alguns anos não é nada demais.

O moleque em questão é Tales Torraga, primeiro funcionário do site.

Conheci o Tales em 21 de março de 1996. Claro que não anotei a data na agenda — mas ele, sim. Foi quando fiz uma palestra numa faculdade em Mogi das Cruzes, onde ele morava. Eu tinha o quê, 31 anos?, mas já cobria F-1 havia um bom tempo, e àquela altura a Warm Up já existia e eu mandava minhas matérias para mais de 50 jornais brasileiros, além de trabalhar na Jovem Pan.

Tales era um menino de 16 anos tarado por F-1, que lia tudo, devorava jornais e revistas, e tinha uma memória assombrosa. Ao final da palestra, ele veio até o palco, se apresentou e pediu para que eu autografasse o livro que tinha em mãos. Era um anuário “AutoMotor”, não lembro qual edição. Mas  eu que escrevia aquele negócio, como faço até hoje.

Conversamos rapidamente e ele perguntou se poderia visitar meu escritório um dia, e é claro que eu disse que não tinha problema nenhum.

Mesmo não tendo me autorizado, foda-se, vou reproduzir parte do que o moleque me escreveu sexta-feira.

Che, o lance de 15 anos de site me agarrou uma nostalgia do caralho. Era esta idade — 15 — que tinha quando comecei a frequentar sua redação! Que puta louco generoso você, empregou um maloqueiro de Mogi que não tinha nem RG ou CPF! Como você e o Cabeção me zoavam por isso, hahaha. Eu tinha 16 e você me dava cheque em branco pra comprar coisas, me entregava cartão de banco e senha pra sacar grana. Que doido da porra! A primeira vez que mexi num caixa eletrônico NA VIDA foi porque você me pediu. Hahaha.

A vida é loucura, Gomes. Aos 7 eu lia sua cobertura na Folha, aos 10 recortava, colava e montava caderninhos com seus textos de F-1. Aos 15 te conheci — 21 de março de 1996, lembro até hoje –, aos 16 você, doido de tudo, me botava ao vivo no Fórmula Jovem Pan e me deixava fazer materinhas na agência, aos 19 começamos algo que, porra, tá no ar desde antes da estreia do Barrichello na Ferrari, e logo no primeiro GP quase destruí sua sala. Imagina sua cara chegando da Austrália e vendo a redação detonada e de forro caído porque o louco do funcionário socou e arregaçou a merda inteira? Hahaha.

Meu pai me botou no mundo e você me direcionou nele, anão. Sem você é bem provável que eu tivesse morrido brigando pela Fiel Macabra ou despencado de um surfe no trem. Hahaha. Começamos o site e, 100% pelos seus ensinamentos, batalhei espacinhos na Quatro Rodas, na Folha, na Época, na Veja, na Placar, na Autoesporte, na Galileu, na Bandeirantes, na Jovem Pan, editei revistas, me deram até prêmio nacional por isso, fui correspondente em Buenos Aires, mês que vem saem meus 11º e 12º livros. Por total besteira minha perdemos contato. Achava bonito ser excêntrico, soberbo e retardado, um Bobby Fischer — meu ídolo de infância, lembra? Te amo, enano pelotudo.

Como se percebe, o Tales me chamava de “anão”, ou “rato”. O Cabeção a que se refere é Everaldo Marques, segundo funcionário do Grande Prêmio. A cara do site (puxa, a gente não se preocupava em registrar essas coisas) em 2000 pode ser vista aqui. Sem as imagens, mas alguns links funcionam, ainda. Parece que foi em outra vida. Não sei bem quando o Tales saiu do site. Se possível, Torrada, depois nos conte. O tempo passou muito rápido e não registrei efemérides. Devia.

E por que fui dar emprego a um menino de Mogi mal saído das fraldas, que ainda tinha Exército pela frente, tinha acabado de entrar na faculdade? Porque o Tales escrevia pacas, conhecia o assunto como poucos, e disso posso me orgulhar: só gente boa, boa demais, trabalhou aqui. E trabalha, ainda, sob o comando do Victor Martins, outro “Tales”, que chegou ao site de maneira parecida, era um estudante de jornalismo que me mandava e-mails esplêndidos, nada más.

No fim de 1999, já contei a história aqui, Matinas Suzuki Jr., que estava montando o iG, me chamou para fazer um site de automobilismo — que na prática eu já tinha, o Warm Up, mas apenas engatinhando. Chamei o moleque de Mogi. Em coisa de um mês estávamos fazendo os testes. Fomos eu e o Tales que desenhamos a página. O José Otavio, da ProdutoBrasil, que a tirpu do papel e colocou no ar. No dia 1° de março estreamos, segundo o Torraga, “porque era uma data fácil de lembrar”. Pode isso?

Pode. Podia. Naquela semana de estreia, eu estava na Austrália. O Tales, na nossa pequena redação na Paulista. Ele dormia lá, até o dia em que um segurança me avisou e eu falei que aquela porra não era hotel, para ele arrumar uma casa. Acho que foi isso. Pode ser que ele tenha continuado dormindo lá, comendo suas pizzas e hot dogs de cinquenta centavos. E eu não me importava, exceto pelo desconforto evidente. Mas precisava parecer um chefe.

15 anos hoje. Do site que era Warm Up, e virou Grande Prêmio porque o Matinas pediu um nome em português. Idiota que sou, não sei sequer quem fez o logotipo da nossa página. Creio que alguém do iG, acho que jamais saberei.

15 anos se passaram e sobrevivemos. O site e todos nós, que o fizemos e fazemos.

Tenho muito orgulho de todos que escreveram e seguem escrevendo essa história.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Acarloz
Acarloz
7 anos atrás

Parabéns !! Tamo junto !

Gerson
9 anos atrás

“moleque” de sorte, poder conviver num ambiente de trabalho com você e Everaldo Marques, para mim, o melhor narrador de esportes na atualidade.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O site Grande Prêmio já é um Garoto de 15 anos. Parabéns ao Melhor site de Automobilismo do Brasil, e que continue assim!

Cleverson
Cleverson
9 anos atrás

Que venham mais 15, 30, 45, 60, 75, 90, 105 anos… parabéns ao Flávio e a todo o pessoal que faz o Grande Prêmio. Um grande site… que também é um site grande.

Carlos do Carmo
Carlos do Carmo
9 anos atrás

Parabéns pelo aniversário e pelo magnífico trabalho!
Acompanho-vos desde o início, que coincidiu com a minha vinda para o Brasil e a fome de notícias por este desporto que nos apaixona.
Muitos e muitos anos de vida, para nós.

Djalma Fogaça
9 anos atrás

Parabéns Flavio e todos os integrantes do site.
Sou leitor diário do site e dos blogs, creio q isso faça parte da maioria dos amantes de velocidade em todo Brasil.
Torço pra q continuem pra sempre.
Grande abraço a todos !

Fogação

HUgo
HUgo
9 anos atrás

Foda a história toda. A vida é essa parada aí (dentre outras…).

Carlos Castilho
Carlos Castilho
9 anos atrás

Parabéns a todos os que estão e já estiveram ligados ao melhor site de automobilismos brasileiro! O site faz aniversário mas quem ganha presente são os leitores.

Muito Obrigado!

José guilhermo
José guilhermo
9 anos atrás

Flávio, acompanho acho que desde o início, vida longa ao Grande Prêmio, simplesmente o melhor em automobilismo, PARABÉNS

Romanista Ferrarista
9 anos atrás

Complimenti a tutti!!!

Sergio Magalhães
Sergio Magalhães
9 anos atrás

Então faz 15 anos que leio TODOS OS DIAS este puta site de automobilismo, Flávio. Parabéns e que venham mais 15+15+15…. Vida longa do Grande Prêmio!

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Uma história incrível! Parabéns!

luiz caco
luiz caco
9 anos atrás

Parabéns para toda a equipe.

CorredorX
CorredorX
9 anos atrás

Que prossiga, pois, essa vida longa e próspera do GP!

E o que será que tem no GP (ou nas nossas cabeças?) pra acessarmos o mesmo site há tanto tempo?

Acarloz
Acarloz
9 anos atrás

PARABÉNS !!

peter von wartburg
9 anos atrás

foda o início de tudo. e realmente o mundo é dos loucos que sao protegidos por todas as forcas. waltinho e gerd que o digam!

Evandro Silva
Evandro Silva
9 anos atrás

Conheci o site ao mesmo tempo que te conheci. Um colega comum nos apresentou e disse que gostaria de correr com carros antigos. Corremos, rimos e choramos ou talvez so eu, mas desde então acompanho o site diariamente e desejo vida longa, pois sem duvida é o melhor da categoria. Abs.

luis felipe
luis felipe
9 anos atrás

Esta logo é a cara das do Ziraldo

Luiz (o outro)
Luiz (o outro)
9 anos atrás

Parabéns e longa vida ao GP!!!

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Eu ainda lembro disso…

GP da Australia, primeira corrida do Barrichello na Ferrari, o Schumacher ganhou a corrida, as Mclaren quebraram, o Barrichello liderou por conta da estratégia diferente.. e já tinha nego dizendo que ele tinha “entregue” a vitória…

Eddy
Eddy
9 anos atrás

Parabéns a vocês seus loucos!

Se não fosse por vocês, não teria muita graça ser fã de automobilismo e saber do que acontece nesse mundo espetacular.

Um grande abraço de um fã do esporte a motor e de vocês também, referência pra muita gente e por favor, continuem por mais 15, 150, 15000 anos hehehehehe.

***Eddy, de Goiânia, 35, vi o Piquet correr quando era criança junto com Lauda e cia. na TV e sou grato por isso. Fã do estilo de guiar do Gilles Villeneuve e de como o Ayrton sabia ganhar “2 ou 3 decimos por volta” quando era preciso. Gosto do Prost porque era um excelente piloto em dias de sol e porque era um péssimo piloto em dias de chuva. Gosto do Barrichello porque…. hum, bem porque não? E de vocês, porque é sempre bom aprender com quem sabe o que está falando.***

Obrigado “Warm-Grande-Prêmio”

Willer
Willer
9 anos atrás

PARABÉNS A TODOS DO GP. SOBREVIVER NESTE PAÍS É UMA VITÓRIA DE CAMPEONATO. VALEU.

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
9 anos atrás

Parabéns a todos envolvidos e que fizeram parte desta Equipe .
Posso dizer que acompanho o site desde o começo e continuem assim !!

VELOZ0003
VELOZ0003
9 anos atrás

Parabéns a esse site formidável… Eu realmente não sei o que seria de mim sem esse monte de informação. Parabéns ao pessoal que acompanhou a pre temporada inteira com informação em tempo real e fotos únicas. A evolução do site e perceptível e a cada dia da mais prazer em entrar e se atualizar por esta ferramenta muito bem bolada. Parabéns!!!

Bruno Manhães
9 anos atrás

Parabéns a todos os envolvidos nessa bagaça louca!!!!!!!!!!! Acompanho a 10 anos todos os dias espero continuar embarcado nessa aventura por muitos anos todos vocês merecem total reconhecimento pelo trabalho sério e perfeito aos quais nos brindam durante tantos anos Sucesso a essa grande família!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

JR
JR
9 anos atrás

Como tambem micro e/ou pequeno empresario nesse pais eu ofereco minha simpatia e respeito por mais um ano da sua empreitada. A cada governo federal, estadual e municipal a coisa so piora para nos, mas ainda assim alguns sobrevivem heroicamente. Aumentos de impostos, aliquotas daqui, barreiras dali, taxa para isso, para aquilo.

Se precisar cair num banco para um splash and go, melhor deixar um rim ou um pedaco do figado junto. Banqueiros bandidos.

Claro que preciso lembrar que na Albania, em Cuba, na Alemanha Oriental ou CCCP voce nao poderia ter tido essa chance de ser alguem com o seu website.

Ah, faltou a Korea do Norte (logo logo estarao livres do menino maluquinho, aquele porquinho sadico).

Que sua empresa seja prospera por mais 15 anos. E que os proximos 15 anos demorem muito para passar. Chega de tempo voando.

fernando amaral
fernando amaral
9 anos atrás

E por onde anda e o que faz o Tales hoje em dia ?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Parabéns!!! Que venham mais 15, mais 15, mais 15…

Bellissimo
Bellissimo
9 anos atrás

Parabéns Flávio.!!! E também a todos que colaboraram e curtem esse Site…. Quanto ao Tales, ele está me devendo uma cópia do Grande Prêmio de Brasil de 1975 (vitória do Pace), não esqueci..rs. Um forte abraço para ele..

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
9 anos atrás

Flavio, parabéns a você e a toda a turma do Grande Prêmio. Além da competência e dedicação e sua equipe, sem dúvida a continuidade e o sucesso do site devem-se ao seu estilo e capacidade de empreendedor (adorei o termo “precisava parecer um chefe”).

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

Parabéns . Gosto de gente corajosa

Joao Florentino
Joao Florentino
9 anos atrás

Parabéns a todos do grande premio. Desejo mais uns 45 anos de sucesso, sempre com um jornalismo de qualidade!

DONIZETE
DONIZETE
9 anos atrás

Por narrativas como esta , sua admiração pelas coisas simples e nossa paixão em comum , o automobilismo , creio eu . Que me fazem acompanhar suas matérias , relatos e transmissões .
Certa vez , o vi ali na av.. Henrique Shaumann sp , dentro de um fusca, pensei em buzinar e cumprimenta-lo , mas me contive . parabéns e obrigado pelo nível de suas informações a este seu leitor e ouvinte assíduo .

JT
JT
9 anos atrás

Sou arquiteto e meu site que virou blog tem 14 anos, quase 15. Como nunca usei ele estritamente para “vender peixe” criei uma seção de temas livres para tratar de assuntos além dos meus projetos. Comecei a tirar dúvidas de jovens estudantes e publicava algumas delas.
Logicamente não tenho uma agência de notícias de Arquitetura e Urbanismo, e minhas atualizações são feitas no máximo três vezes ao mês. Minha audiência é ínfima e sobre um assunto pouco difundido no Brasil, mesmo assim recebo mensagens de gente afirmando que acompanha meu trabalho há anos.
Caramba, gente que nunca vi, nunca senti o cheiro, nunca dei um abraço, mas que lê as coisas que escrevo. Isso é legal demais e passa uma energia muito positiva.
Sou um desses leitores anônimos do Grande Prêmio. Embora comente pouco, acesso o conteúdo quase diariamente. Faço parte de uma legião.
Uma legião contada aos milhares, talvez milhões.
O cara tem que ter um equilíbrio muito grande para comandar um trabalho como esse, pois além das pessoas que apreciam o trabalho existem também aqueles que torcem o nariz e até aqueles detratores mal amados. É preciso certa frieza para lidar com isso durante mais de 15 anos.
Posto isso, parabéns para toda a equipe do Grande Prêmio!

Luiz
Luiz
9 anos atrás

FG parabens pelos 15 anos do GP.

Parabéns maior ( não sei se parabéns tem tamanho) para o Tales, que ao receber a sua confiança soube cultivar e retribuir com o caráter e dignidade. Confiança é algo que não se compra ou encontra em qualquer esquina…é algo que vai muito além disto, se constrói no dia a dia com pequenos atos e gestos de mão de duas vias que da mesma forma que te depositam a confiança, voce precisa retribuir com gestos de honestidade, que é coisa rara hoje em dia , mas que ainda existe e é praticada por muitos.

Hoje o GP debuta, logo logo atinge a maioridade por tempo,

Abracos.

Roberto Borges
Roberto Borges
9 anos atrás

Muito legal!
Só poderia acontecer com você essa história. Ainda bem que o site permanece; acho que não tem como ter fim, exceto se você não quiser mais.
Parabéns e Feliz Aniversário!

Cardoso Filho
Cardoso Filho
9 anos atrás

E a vida continua. Ficam as lembranças e a certeza de que tudo que se fez foi com amor e honestidade ( rara em nosso pais hoje em dia )
Continuo leitor e admirador. Abração

nelson pasini
nelson pasini
9 anos atrás

Flávio,
Parabéns e me orgulho de te acompanhar desde o princípio e no princípio era o caos nas informações de automobilismo.
Lembro-me de nos meus 13, 14 anos só ter noticias da FI, via notinhas, no falecido Jornal de Esportes do Estadão, depois Jornal da Tarde. Mensalmente e também com um mês de atraso na velha revista Autoesporte quando não era da Globo (Fernando Chinaglia).
Parabéns outra vez e mais 100 anos pela frente.
Um abraço,
Nelson Pasini

Costa
Costa
9 anos atrás

Comecei a ler o GP através do GP Total, onde tinha um link, que depois foi retirado. Isso faz mais de 10 anos…

Antonio Seabra
Antonio Seabra
9 anos atrás

Flavio,

Parabens, voce (e aqueles que com voce trabalham / trabalharam) está fazendo historia !
O Grande Premio é o melhor site de automobilismo do Brasil, e não deve nada aos internacionais.
Você tirou do papel uma utopia e transformou isso em uma realidade autosustentavel: o Grande Premio hoje tem vida própria, embora mantenha a tua cara.
Sou mais um de muitos que vem aqui (quase) todos os dias, desde a internet discada. Até quando estou fora do Brasil, não deixo de acessar. Hoje a vida seria mais sem graça sem o GP..
Porra, quantas amizades legais, e até alguns Amigos com letra maiúscula, eu fiz atraves deste site: Dr. Hugo, Mestre Joca, Pedro Baleiro, Comendador, Vitão, Regis, Saloma, Eric Darwich, Nene, Della Barba, Trevisan, Francis, Zullino, Milton “Rubinho”, e muitos mais (vou ser injusto pelo não mencionados nesse momento). E voce, de quem eu me considero amigo (embora, pelo nome, talvez voce não se lembre de mim). Mas a convivência eventual lá nos boxes, por aqui, e pelo blog, me permitem me considerar um amigo.

Mais uma vez, Parabéns amigo. !!!

Abraço

Antonio Seabra

Jean
Jean
9 anos atrás

Flávio eu acesso o GP sei lá a quanto tempo, não me lembro do Tales, mas me lembro do Rodrigo Borges, “sigo” ele no Twitter, como “sigo” o Victor e você, tenho uma relação muito “estranha” com vocês, me sinto amigo, mesmo que nunca tenha visto nenhum de vocês, acho que são essas coisas das redes sócias, te assistia muito na ESPN, e fiquei triste com sua saída, nunca te “vi” FOX, sei lá, não curto muito a FOX, sou apegado a ESPN, coisa de bobo mesmo, já que as duas são dos “imperialistas americanos” temos algumas coisas em comum, como o gosto pela velha URSS, meu filho também se chama Yuri, mas não torço pela querida Lusa, sou Timão, time que se me lembro bem você avacalhava na ESPN… Minha rotina é sempre a mesma quando entro na Internet para ver as noticias de esportes, leio o GP, seu Blog, do JUCA, do Victor (puxe a a orelha dele, as atualizações são bem demoradas) algumas noticias do meu velho Corinthians e sigo a vida, Parabéns pelos 15 anos.

pedro araujo
pedro araujo
9 anos atrás

que bom, gomes, que você ainda encontra (ou ainda é encontrado por) outros tales pra dar continuidade à historia do site.

historia bonita essa do tales.

Rodrigo Borges
9 anos atrás

Tales saiu em abril de 2003 e eu entrei no lugar dele. Para dois anos de trabalho e aprendizado que me orgulham muito.

Rodrigo Romao
9 anos atrás

Do caralho! Apenas isso.

Espero que o Tales apareca aqui pra contar mais da sua historia, tambem.

Turco
Turco
9 anos atrás

Tem minha audiência desde então.
Continuará tendo enquanto seu site existir.

Abraços!

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
9 anos atrás

Parabéns Flavio Gomes, sou muito fã do site Grande Prêmio. Comecei a acessar o site depois que um amigo meu, que é muito fã de automobilismo, assim como eu, me indicou o site, depois disso, acesso ele praticamente todos os dias.
Parabéns novamente, e vida longa ao site Grande Prêmio….

Mauri
Mauri
9 anos atrás

Parabens!Belíssimo texto!Mais um!Sempre gostei de ler bons textos,sou apaixonado por rádio e noticiário desde sempre,quando ainda morava nos cafundós do Piauí ouvia transmissões em ondas curtas que iam voltavam mas dava pra acompanhar as corridas de F1 principalmente na radio Bandeirantes com Eder Luis e Edgar Melo Filho até que vim tentar a vida em São Paulo e conheci o trampo do FG na JovemPan e na Bandeirantes,que tinha um programa nas tardes de sábado.E também lia a coluna no Lance que eu comprava as quintas só pra ler o FG.Longa vida ao GP e toda a trupe do site!

Bruno Vicaria
Bruno Vicaria
9 anos atrás

FG amansou com os anos. Eu tive um colchão inflável ali.

Daniel Massa
9 anos atrás

Não adianta planejar. A história é escrita por uma caneta que não está em nossas mãos. Nos resta contar a história com as nossas. Parabéns!

Giovanni
Giovanni
9 anos atrás

E dia 14 de março, numa terça-feira pós Gp da Austrália, estreia do Rubinho na Ferrari, vai fazer 15 anos que eu tenho internet. E 15 anos que eu acesso o warmup.com.br. Pois é assim que ainda me pego digitando ao acessar o site. E ainda funciona! Parabéns!