SEPANGOLAS (3)

mal1509

SÃO PAULO (calma, não tem milagre) – Há vários simbolismos nesta vitória de Vettel em Sepang — a quarta dele no circuito malaio, primeira pela Ferrari, já em seu segundo GP pelo time de Maranello. Quando ganhou uma corrida pela primeira vez, em 2008, Sebastian também estava a bordo de um carro italiano, da Toro Rosso, a antiga Minardi. E era empurrado por um motor… Ferrari. E aquela vitória aconteceu em… Monza.

O que tudo isso quer dizer? Nada em especial, apenas ajuda a compreender a intimidade de Vettel com as coisas da Itália, hino e idioma incluídos, mas sobretudo o espírito latino que não combina com sua origem tedesca. Logo depois de receber a bandeirada e de ouvir de Maurizio Arrivabene um “Ferrari is back”, Sebastian respondeu em italiano com infinitos “grazie!”, “fantastico!”, “si, ragazzi!” e “forza, Ferrari!”. No pódio, a emoção era visível — e rara, porque este alemãozinho costuma sorrir mais do que chorar. É claro que é emocionante vencer com a Ferrari. Claro que é importante se tornar o 38° piloto a receber uma taça de primeiro lugar pelo time vermelho. Claro que é uma façanha derrotar a Mercedes na pista, “fair and square”, como se diz. Claro que é marcante encerrar um jejum ferrarista de vitórias de 34 GPs (o último fora na Espanha em 2013, com Alonso). Claro que é um alívio voltar a ganhar depois de passar uma temporada toda em branco no ano passado e de tomar uma decisão difícil, largar a Red Bull, onde faturou nada menos do que quatro títulos mundiais. Claro que não é qualquer um que chega a 40 vitórias na F-1, algo que só três pilotos conseguiram na história.

mal1506E claro que emociona ouvir o hino alemão e logo depois o italiano no pódio, com um cara de vermelho no meio. Muito menos pela nostalgia esportiva daqueles que vibraram com Schumacher em seus anos de hegemonia com a Ferrari, muito mais pela situação em que Michael se encontra, fechado em sua casa na Suíça, sabe-se lá em quais condições — se vivo, morto, morto-vivo, vegetando, consciente, sofrendo, vivendo, morrendo. A última vitória de Schumacher pela Ferrari, para constar, aconteceu na China em 2006. Mas a última dobradinha musical “über alles/fratelli d’Italia”não foi essa, mas a de Monza/2008. Com Sebastian e Toro Rosso.

Vettel ganhou hoje por vários motivos, e quando se elencam dois deles é o caso de, já de cara, tentar acalmar os mais animadinhos que acham que “temos um campeonato”. Não, não temos. A Mercedes será campeã e não vai ser muito complicado. Duas das principais razões que levaram Tião Italiano à vitória em Sepang foram: um safety-car e uma bela burrada da Mercedes.

O safety-car apareceu na quarta volta, quando o empolgadíssimo Sonyericsson rodou sozinho e atolou na brita. Nesse momento, Hamilton já estava em velocidade de cruzeiro depois de largar bem trazendo Vettel e Rosberg na cola, ainda em fase de estudos. Aí, a Mercedes chamou os dois para os boxes. E a Ferrari manteve Sebastian na pista.

Era cedo para parar, a verdade é essa, tanto que muita gente ficou na pista, o que resultou numa volta de Lewis ao pelotão em sexto lugar. Como a Ferrari gasta menos pneu, uma característica conhecidíssima dos carros assinados por James Allison (é só lembrar da Lotus de 2013), a possibilidade de Vettel fazer uma parada a menos que a Mercedes era concreta. E sabida, por isso que a ideia original dos alemães era que Hamilton disparasse na frente para ter uma vantagem que lhe permitisse fazer um pit stop a mais que o rival — a Mercedes, no asfalto escaldante de Sepang, não conseguiria terminar a prova com menos de três paradas.

Só que, para que isso acontecesse, jamais os prateados poderiam chamar Hamilton para o box no começo da corrida de devolvê-lo atrás do alemão, a mais de 10s de distância e com um monte de gente para passar. Ali, na relargada, sétima volta, Vettel ganhou a corrida. Tinha duas paradas pela frente, como seus rivais, mas uma vantagem interessantíssima no cronômetro. E um carro bom na mão.

É óbvio que falando assim parece que foi fácil, mas não foi. Tião Italiano não poderia cometer nenhum erro, perder um segundo sequer, para capitalizar a bobeada mercêdica. E Vettel foi preciso e impecável. Basta ver a diferença entre ele e Lewis na bandeirada: 8s5, praticamente a mesma da relargada. Porque, entre outras coisas, Hamilton teve de passar boa parte da corrida se livrando de carros mais lentos e, de quebra, ainda precisou engolir um último jogo de pneus duros — o que o levou a lavar toda a roupa suja da equipe pelo rádio.

As paradas de Vettel aconteceram nas voltas 18 e 37. Hamilton parou nas voltas 5, 24 e 39. Entre as voltas 19 e 24, o alemão enfiou o pé na jaca e passou, na pista, as duas Mercedes, com pneus piores. Não podia deixar os adversários desgarrarem de jeito nenhum. Mostrou velocidade, constância e, sobretudo, vontade de vencer.

mal1505

O GP da Malásia foi muito bom, um alento, depois da porcaria de Melbourne. Houve muita disputa e alguns pilotos se destacaram pela combatividade e talento. Um deles, Max Verstappen. Largou mal, é verdade, mas foi buscar aquilo que perdeu no início e terminou em sétimo — tornando-se, aos 17 anos e 180 dias, o mais jovem piloto da história a pontuar. Sainz Jr. foi outro que brigou a corrida toda em acabou em oitavo, depois de largar em 15°. Boa parte das disputas da dupla tororrôssica foi travada com os dois pilotos do time A, Ricardão e K-Vyado. E acabou que a Reb Bull fechou a prova em nono, com o russo, e décimo, com o australiano. Na classificação, a Toro Rosso tem 12 pontos e a Red Bull, 11. É dura, a queda. Momento, como se diz, emblemático da prova foi quando, na volta 53, Vettel colocou uma volta em Ricciardo e Kvyat. Sua ex-equipe, definitivamente, não é mais a mesma.

Outro que fez uma corrida para aplaudir de pé foi Raikkonen. Na primeira volta, tocado por Nasr, seu pneu furou. Um azar desgraçado, aconteceu na última curva, depois da entrada dos boxes. Kimi teve de dar uma volta inteira sem pneu, perdeu um tempo monstruoso, caiu para último, mas foi escalando o pelotão, passando todo mundo, até chegar em quarto. Espetacular, simplesmente. Mostrando, igualmente, que o resultado de Vettel não foi casual — a Ferrari aproveitou muito bem o fato de a pista malaia combinar bastante com seu carro, e está na cara que a reestruturação promovida a partir da metade do ano passado está dando resultados.

Com muita gente andando junto, os dois pilotos da Force India receberam punições por exagerarem nas tentativas de defender ou atacar. Hülkenberg bateu em Kvyat, que chegou a rodar, e Pérez tocou em Grosjean. O soviético se recuperou, mas o francês, não. E a última batalha do dia aconteceu em território da Williams, Massa e Bottas lutando pelo quinto lugar — até que Sapattos passou, na última volta, e Massacrado reclamou de um pit stop demorado que segundo ele acabou atrapalhando na parte final da corrida. Resultado bom, um quinto e um sexto? “Não achei bom. Achei ruim”, disse o brasileiro a Marcelo Courrege, da TV Globo, claramente incomodado com o crescimento da Ferrari. “É mais um problema pra gente.”

E a McLaren? Bem, estava lá, andando, sem muitos problemas para ficar na frente da Manor Marussia de Mehri (Stevens não largou, a equipe não conseguiu arrumar a bomba de combustível) e, depois, lutando com a Force India. “Estou surpreso, estou conseguindo chegar em outros carros!”, comemorou Button pelo rádio, até abandonar na volta 44. Alonso chegou a andar em oitavo, mas a equipe o chamou para os boxes na 22ª volta. Ao sair do carro, desabafou. “Aqui não dá mais. Eu estava guardando segredo, mas acho que é hora de revelar. Estou deixando a Minardi. Na próxima corrida estarei na Benetton. Gosto muito das camisetas polo e das malas coloridas. Além do mais, o V10 da Renault é mais confiável.” Quando perguntaram se não teria problemas por romper o contrato logo na segunda corrida do ano, Fernandinho, plenamente recuperado da pancada chocante de Barcelona, encerrou a conversa: “Isso aí vocês perguntam pro Briatore e pro Balestre”.

mal1508

Enquanto isso, lá no pódio, Vettel fazia festa, com Hamilton, em segundo, e Rosberg, em terceiro, um tanto quanto espantados. Lewis, num primeiro momento, parecia irritado. Depois, relaxou. Nico está relaxado faz tempo, fez duas corridas burocráticas e pouco vibrantes, parece conformado com o papel de coadjuvante. Kimi, Bottas, Massa, Verstappen, Sainz Jr., Kvyat e Ricciardo fecharam a zona de pontos. Nasr foi o 12°, uma corrida ruim, prejudicada pela má posição de largada e pela batida em Raikkonen no início.

Próxima parada, China. Hamilton tem 43 pontos e é o líder. Vettel está na cola, com 40. Teremos uma luta épica pelo título? Lamento dizer que não. Mas torço loucamente para estar errado, completamente equivocado, para ser chamado de besta quadrada no final do ano.

Subscribe
Notify of
guest

329 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ms
ms
8 anos atrás

Depois do apagão de 2014, Vettel retorna a seu lugar de direito terminando a corrida com vitória e vendo as duas mercedes pelo retrovisor….. e no passado já mostrou serviço e competência pra desenvolver e deixar um carro no ponto pra vencer corridas e campeonatos, é só uma questão de tempo

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Chego à conclusão que Bottas é melhor piloto que Alonso. O finlandês nunca precisou de ordem dos boxes para passar Felipe Massa.

Ele chega e ultrapassa!
Mais uma “bottinada” para o caderninho.

MataXarope
MataXarope
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Vai ver o Alonso não passava o Massa porque em 99% dos casos ele já estava a frente, Paulo C. Pinto.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  MataXarope
8 anos atrás

Qual é o “joguinho”, Mataxarope, ou seria melhor chamá-lo de Pacheconha?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Se Bottas é melhor que Alonso eu não sei. Mas que Ricciardo é melhor que o Vettel eu tenho certeza.
Essa já está escrito, não precisa de suposição. Vou te mandar o review de 2014.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Não perca seu tempo, Vicellez. O que está escrito nos registros da FIA, é o tetra do Herdeiro.

Por enquanto.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Caro Allez, você pega uma temporada ruim de um grande campeão e fica batendo nisso sem cessar. Acha que com isso vai diminuir a importância de Vettel?
Pegue o histórico de outros grandes campeões e você verá que todos tiveram seus maus momentos.
Alonso é um piloto completo, mas tem feito escolhas erradas e está sofrendo as consequências dessas escolhas. Isso está fazendo a alegria dos antialonsos, que não culpam as escolhas. Preferem dizer que Alonso não é tudo isso.
Quando Hamilton fechou com a Mercedes, muita gente o criticou e a escolha foi acertada! Vettel quando assinou com a Ferrari, também foi muito criticado. Uma escolha que já está frutificando.
É só ver suas ex-equipes. A Mclaren está quase parando e a RBR está perdendo rendimento.
Eu coloco Alonso, Hamilton e Vettel no mesmo nível. O que está fazendo a diferença entre eles, são as escolhas.
Se continuar assim, ao final de suas carreiras, Hamilton e Vettel serão lembrados como grandes campeões e Alonso será simplesmente um campeão a mais.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Impagável deve ter sido ver a cara dos “Anti-Vettel” e dos mimimi críticos das corridas “sem graça” e do “domínio absoluto de uma equipe só” apostando num campeonato sem graça.
Em termos de pilotagem só Vettel e Alonso podem competir com Hamilton. Uma pena que a McLaren não dê um bom carro á Alonso.
O Herdeiro está de volta. Chupem!
Aceita que dói menos.
E o Massa sempre foi e sempre será um bunda-mole. Não é protagonista nem dentro da própria equipe. Daqui uns anos vem dizer que mandaram abrir para o Bottas na última volta.
Se fosse pelo Massa, já teria deixado de assistir a F1 faz tempo.

RENATO GAVIOLI
RENATO GAVIOLI
8 anos atrás

FLAVIO ESTOU TORCENDO PARA O ALONSO NUNCA RECUPERE A MEMORIA!!!

Cacá Camargo
Cacá Camargo
8 anos atrás

As palavras do Alonso são as melhores! Rindo até agora!!!!!!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
8 anos atrás

Fala meu querido Paulo Pinto.

Foi apenas Ocasional esta Vitoria Vermelha…gracas ao erro de estrategia.MB….Lewis estava Liderando com Folga absoluta…e levaria ate o fim no ritmo que acha-se melhor…nao se iluda…Lewis dara PAU GERAL…normalmente… em todas as carreras restantes…hHAHAHAHARSS….+Parabens ao Vettel…vem mostrando muita Qualidade e Sorte em sua estreia no team 147…valeu.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

As ultrapassagens em cima de Rosberg e Hamilton também foram ocasionais?
Qualidade e sorte sempre sobraram nos grandes campeões.

Fique tranquilo, prateado, Lewis vai ser tri com folga!
Um abraço.

Fernando
Fernando
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Ué? Não vi estas ultrapassagens. Vc pode colocar aí um link prá gente assistir também? Valeu.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Não viu? Perdeu.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Tem coisas que só Pinto vê…………..kkkkkkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Não à toa, te apelidaram de Cegofredo.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
8 anos atrás

Interessante cutucada de Vettel em Alonso, em entrevista no site da F1,:

Q: How important is it to get such an amazing result this early in the season?

SV: It is a great boost for the entire team. Ferrari had a horrible year last season, and they got criticised a lot from all sides. A lot of things have changed already, including one driver (laughs). And I do hope for the better, and I am very happy to join Ferrari. For sure this is a great day for the team and for myself, and it makes me very proud.

É disso que precisamos!

Silvio
Reply to  Carlos Tavares
8 anos atrás

O upgrade de piloto esta fazendo toda a diferenca do mundo na Ferrari. Nada como um grande campeao como a Vettel para dar uma sacudida na equipe

Clayton Araujo
Clayton Araujo
8 anos atrás

Grande Vettel! Grande vitória. Foi perfeito! Veloz e consistente. ESPETACULAR KIMI HAIKKONEN!!! Após um pneu furado, foi pro fim do pelotão, mas escalou todos e chegou em quarto. Acredito que se não tivesse o pneu furado, teríamos uma dobradinha da Ferrari na Malásia. Imaginem como o Alonso não está mordido. Um abraço a todos.

Pablo
Pablo
8 anos atrás

Esse tal de James Alison é mesmo foda. Conseguiu fazer um carro minimamente decente já no primeiro ano em que assinou o projeto, coisa que o Tombazis tentou mais de meia década sem obter sucesso.
E os detratores do Vettel sumiram…
Ninguém ganha 4 campeonatos mundiais apenas pelo carro. Ninguém.

treze
treze
8 anos atrás

A ferrari melhorou? O Tião é bom mesmo? A mercedez tá piorando?

Fernando
Fernando
Reply to  treze
8 anos atrás

Sim, sim, não.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Pois é. Lembro um comentário do escriba-mor deste blog quando questionou, ainda em 2014, se o Arrivabene chegaria bem na F1. A reestruturação interna na Ferrari promovida pelo novo chefão-mor do grupo Fiat Chrysler Automobiles – é assim que se chama a velha Fiat de guerra, acostumem-se – Sergio Marchionne, ele mesmo um substituto do velhíssimo de guerra Luca Di Montezemolo, está dando muito certo. Marchionne não construiu e/ou projetou nada desse novo carro, é lógico. Mas organizou a casa. Mandou embora até o cozinheiro, dizem, e trouxe em seu lugar alguém especializado em fusili al pesto com fluxos de ar otimizados, tudo para dar fôlego ao time. Acho que deu certo também. Maurizio Arrivabene parece ser o cara certo no lugar certo no momento certo. Não é oriundo da indústria automobilística, nem da política, nem do Banco do Vaticano, mas do ramo dos cigarros, o bom e velho fuminho. Sergio Marchionne viu nele alguém com o perfil ideal, muito melhor que o tal Marco Mattiacci, que andava de óculos escuros até quando anoitecia no paddock. Mas há de se dar crédito também para o ex-chefão-mor da Ferrari Luca Di Montezemolo: foi ele quem trouxe o ex-Lotus James Allison em 2013 e também bancou a contratação de Sebastian Vettel em 2014 no lugar de Fernando Alonso. A palavra de ordem na Ferrari é agregar o time, coisa impossível com o chorón de las Asturias. Elogiável também a postura de Arrivabene de não subir ao pódio, ficar lá embaixo no meios dos “mecas”. Arrivabene teve humildade e soube reconhecer o trabalho alheio, mandando gente do equipe ir lá buscar o trofeú de primeiro lugar para a squadra. A Ferrari não vai ganhar título algum esse ano, isso é certo, mas desse jeito a coisa vai dar certo, sim, em um futuro não muito distante.

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

Acorda ralé, chegou agora no blog?

André C.L
André C.L
8 anos atrás

Apesar da vitória de Vettel, com a Ferrari voltando a vencer e toda essa nostalgia do hino alemão combinado com o italiano… a corrida foi bem chatinha…Concordo que o safety car tentou apimentar mais as coisas e também sei que não é de hoje que temos que ficar vendo essas ultrapassagens meio que artificiais, na quais não permitem a defesa do piloto, quando há um toque… punição de certo!!
Se pelo menos tivéssemos a McLaren brigando lá na frente pra medir forças com as adversárias… não sei… só sei que é a segunda corrida no ano que não vejo ao vivo, não que seja pelo horário tardio é falta de tesão mesmo!! A F1 tornou se tediante…

charles
charles
8 anos atrás

Saudações tedescas à Alez, Eduardo H. de Melo e Lito Cavalcanti

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  charles
8 anos atrás

Verdade, Lito Cavalcanti duvidando da vitória do Vettel até o fim da corrida!
“Apostando contra” é uma forma gentil de descrever os sentimentos deste comentarista…
Caiu do cavalo.

Sérgio Lima
Sérgio Lima
8 anos atrás

A corrida até que foi boa.
Muito boa a vitória e principalmente a emoção do Vettel no pódio, o cara é alemão mais vibra como um latino. Se ele ganha em Monza é capaz de se jogar do pódio pra galera. Ganhar um grande prêmio guiando uma Ferrari é especial.
E no final da corrida, aquela disputa do Massa com o Bottas, me fez agradecer o fato de assistir a transmissão pelo SuperSports, porque na hora imaginei o quanto devem ter falado de teorias conspiratórias na globo.

Otávio
Otávio
8 anos atrás

Impressão minha ou o Bottas fez uma corrida muto melhor que o Massa (que não lutou por nada depois da largada e ainda ficou reclamando no final.. Que novidade!). Corrida bacana, muitas possibilidades, pena que não será regra, pelo menos em princípio, nesse ano de F1 da Depressão.

Fabiano Santos
Fabiano Santos
8 anos atrás

De fato, Flávio… não foi apenas a não vitória da Mercedez. O GP malaio foi bom. Apresentou muitas brigas intermediárias, teve o Raikkonnen em grande dia. Foi mesmo um alento pra quem gosta da categoria. Estava muito desanimado depois do GP da Austrália (um dos piores da história, com certeza).

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Vettel, mesmo com sua competência indiscutível, jamais venceria se não fossem as bobagens que a Mercedes fez. Pachequismo alemão não vai ser fácil não. Concordo com o Flávio, este a Mercedes já levou. Aproveitem agora, sonhar não mata ninguém.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
8 anos atrás

PS.: Über Alles nao: Deutschlandlied. Über alles era o hino fascista, que já ficou pra trás há 70 anos. A execucao da “primeira estrofe” é hoje proibida na Alemanha.

Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

O Vettel vai se tornando o único adversário direto das Mercedes com essa vitória com sabor de campeonato e vai atropelando o seu compatriota Rosberg. Uma bela ultrapassagem do Bottas em cima do Massacrado que ficou frustrado no final da corrida. Um belo quarto lugar do Raikkonen numa corrida completamente adversa. O Felipe Nasr dessa vez se embolou na sua corrida de recuperação, mas o seu único ponto positivo foi ele ter chegado ao final da corrida fazendo quatro pit stops.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
8 anos atrás

Charles,
Eu nao costumo polemizar, porque sei que opiniao cada um tem a sua propria. Ainda mais que a sua resposta foi muito educada.
Ademais seria quase impossivel que eu, neste espaco que nao eh meu, pudesse te fazer enxergar as diferencas que se sucederam no automobilismo ao longo das decadas.
Mas posso te sugerir se informar melhor sobre o automobilismo de anos passados, vendo videos e lendo textos de quem entende (ia) como Nigel Roebuck ou Dennis Jenkinson, por exemplo.
Se quiser saber mais sobre o Gilles (e devia, pois ele foi um genio da velocidade) leia o que Jody Scheckter ou Rene Arnoux falam sobre a habilidade dele. Ou Enzo Ferrari, ou Forghieri, ou Franco Gozzi. Leia sobre o respeito que Pironi tinha porr ele, ate Imola. Vc vai se surpreender.
Alias, so pra esclarecer, Gilles respeitou o pedido da Ferrari pra nao bater Scheckter em 1979. E Pironi foi batido fair and square por ele ate Imola, depois Gilles morreu antes do meio da temporada…..dai Pironi comecou a partir em busca do titulo.
Quanto ao Zampa, eu o respeitava muito. Mas que ele era uma figura polemica, de opinioes muito particulares e apaixonadas, nao ha duvida. Se ele disse isso mesmo….eh como eu disse antes, opiniao cada um tem a sua.
Quanto ao criterio que vc utilizou para exemplificar, so posso te informar que houve epocas em que nao havia marcas dominantes, eram menos corridas por ano (quase a metade de hoje), e os campeoes terminavam o ano com 2 a 5 vitorias !
Veja, Damon Hill tem 22 vitorias e 20 poles, entao, pelo seu criterio, seria muito superior aos fantasticos Peterson (10 vit), Emerson (14), Andretti (12), Rindt (6) Ickx (8) Rosberg Sr (5) e por ai vai.
Vc sabia que o piloto que Clark mais admirava e temia era Dan Gurney, que so teve 4 vitorias ? E que Chris Amon era um piloto fantastico, admirados pelos colegas, inclusive Clark, e nao venceu nenhuma, mesmo correndo em grandes equipes ?
As corridas de carros tem seus misterios…Frentzen era considerado mais rapido do que o seu idolo, enquanto eles foram companheiros de equipe nos esporte prototipos da Sauber Mercedes. Martin Brundle muitas vezes venceu Senna em duelos diretos na F3 inglesa, e eram considerados pilotos do mesmo nivel….mas Brundle nunca teve sucesso na F1. Muitos especialistas aventam a hipotese de que Bellof seria o mais rapido piloto alemao dos anos 80 pra ca, mas ele morreu antes de confirmar essa tese.
Por fim, so pra colocar um pouco mais de lenha na fogueira: quem viu sabe que o Moco era um piloto de nivel infinitamente superior ao de um Massa ou de um Barrichelo, mas eles venceram 11 vezes e o Moco so venceu uma.
Charles, escrevi mais do que queria, e nao pretendo te convencer de nada. Mas vou ficar satisfeito se tiver conseguido alargar um pouco o teu campo de visao sobre pilotos de F1.
Abraco
Antonio.

Leandro
Leandro
8 anos atrás

Exatos 25 anos depois, a história se repete: Vettel, assim como Prost em 1990, vence seu primeiro GP pela Ferrari e o 40. na carreira logo no segundo GP pela equipe, aceitando o desafio de recolocar a Ferrari no rumo das vitórias e, quem sabe, da briga pelo título.
Será possível? Acredito que sim, até porque a Ferrari parece ter um carro mais confiável, que teve menos problemas na pré-temporada e também nestes dois GP’s.
Se Vettel souber aproveitar as oportunidades como aproveitou na Malásia, poderá dar bastante trabalho à Mercedes até o fim da temporada.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Está constando como dado meu uma URL – (não a apaguei). Nunca vi essa url mais gorda ou mais magra. Acho que vai aparecer. Só deixei para avisar ao blogueiro.
Abs.

José Eduardo
José Eduardo
8 anos atrás

Só eu que percebi que esse tal de Allez e esse Ricardo são a mesma pessoa e vice-versa?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  José Eduardo
8 anos atrás

Todo mundo já percebeu!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Ele também já foi Roberto, além de outros nicks.

Vicellez é a Sibila do blog.

R CASAGRANDE
R CASAGRANDE
8 anos atrás

Vitória merecida do Vettel e da Ferrari. Derrota merecida da Mercedes. Mas essa corrida foi exceção. Grande atuação do Verstappen e do Räikkönen. E muito bom que a globo (isso mesmo, letra minúscula) não inventou aquela chatisse como na transmissão da última corrida.

leoni
leoni
8 anos atrás

O Allison está de parabéns, no ano passado ele disse que a Ferrari de 2014 tinha vários defeitos tais como câmbio mal escalonado (não dá pra trocar as relações depois de homologar), câmbio refrigerado a óleo (transformou em refrig. a água), asa com muito down force, motor com problemas de refrigeração….Allison mudou um monte de coisas e concluiu agora o carro de 2015 é 1,0 segundo mais rápido do que o de 2014….Agora da para perceber porque em 2012/2013 ele fez um ótimo trabalho na Lotus que tinha um orçamento minúsculo….os Lotus inclusive foi considerado por vários pilotos (entre os quais o Nelsinho Piquet e o Villeneuve) como o melhor da F1., por gastar muito pouco pneus, faltando ´só um piloto de qualidade, já que tanto o Kimi como Grojean são contestadíssimo….Já pensou se no lugar do Vettel a Ferrari tivesse o Ricciardo que passou o rodo no Vettel na Red Bull em 2014.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  leoni
8 anos atrás

O Kimi quebrou record de corridas em sequencia marcando pontos, record de corridas terminadas, ganhou 5 corridas e foi ao pódio inúmeras vezes. O carro era inquebravel e não gastava pneus. E é só. Era extremamente lento. O Kimi é contestadissimo? Ah tá. O Schumacher, Pelé, Zico, Maradona, Romario e até o Messi também são. Ainda tem Gandhi, Jesus Cristo, Mandela… e daí?.Sempre haverão idiotas falando idiotices.
Abs.
PS. Meus dados estavam preenchidos com o nome Paulo Franco e um email esquisito.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Anselmo Coyote
8 anos atrás

O Kimi foi batido pelo Alonso (que tantos questionam) na Ferrari horrorosa ano passado e será esmagado por Vettel neste ano.
Um novato dos bons faria muito mais que Kimi nesta Ferrari, anota aí e compara no final do ano.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  leoni
8 anos atrás

Sobre o Ricciardo, quero ver sem o Vettel ele dar jeito nessa carro da RBR.
Afinal a RBR tem o Adrian Newey ainda, certo?
Na pista, vi o companheiro de Ricciardo mais veloz e mais combativo.
O Ricciardo que se cuide.
O que aconteceu com Vettel na RBR ano passado (“superado” por um novato) pode acontecer com Ricciardo.
Aí quero ver as desculpas…

Gabriel P.
Gabriel P.
8 anos atrás

Nas 2 corridas está + do que claro que a vida das Mercedes não vai ser tão fácil, ainda mais com um tetracampeão com uma Ferrari andando bem e por perto.
Não há + dúvidas que Vettel é um dos melhores da F1 e não vai desperdiçar nenhuma chance e ainda mais com a Ferrari que volta a cena.
Besteira falar em melhor ou pior estratégica, quem quer ser campeão tem que ter boas estratégicas e ponto.
Além do mais Vettel por pouco não foi pole também e durante toda a corrida andou no mesmo tempo das Mercedes, qdo não até melhor(visto que ultrapassou Rosberg em condições normais)
Aliás se Kimi não tivesse tido problemas era bem possível que chegasse na frente do Rosberg.
Com Vettel empolgado como uma equipe idem e andando bem e com um Hamilton que já é 1/2 instável psicologicamente, não será surpresa se Vettel chegar ao seu 5º campeonato ainda este ano e na Ferrari.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Os Deuses da Velocidade estão em festa! O Herdeiro cumpriu com presteza a missão que lhe foi confiada: aplicar (com o carro de seu antecessor) uma lição de humildade nos pilotos das Flechas de Prata.

Vettel ditou o ritmo da corrida como quis e todos os rivais tiveram que assistir, bem comportados, a aula do Rei da Malásia (4 vitórias).

Os hinos da vitória lembraram imediatamente a Era Schumacher (até a “regência”).

Wilson Neves
Wilson Neves
8 anos atrás

Prezado Flávio…
Sempre admirei sua lucidez e franqueza em seus trabalhos, desde a ESPN …porém, decepcionei-me . Há alguns dias enviei um comentário em resposta um uma bela matéria redigida por você. Em minha resposta expus parecer pessoal… Coma as suas… Como sou mais velho teci considerações que certamente você não poderia articular sob o luar da vivência, afinal tenho 52 anos. Talvez tenha falhado por expor marcas …. Que tenha exagerado nesse enfoque, mas imperdoável foi sentir-me ignorado ante outros pareceres menos produtivos no tocante a referências técnica. Lamentável sequer ter recebido de sua parte uma resposta de uma natural exclusão dos meus escritos… Sinto-me um idiota por ter escrito em cima das coisas legais que você redigiu. Adeus.

Leo
Leo
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Ele usou o gerador de Lero-Lero.
http://www.lerolero.com

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Escrito sob efeito do alcool?

Paulo Leite
Paulo Leite
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

… Coma as suas…..com um anacoluto desse, temo pelo Enen deste rapaz.

BMCM
BMCM
8 anos atrás

Todos viram que Kimi foi mais rápido que Vettel nos 2 GPs até aqui. A questão é que ele teve problemas nas 2 corridas. E nessa segunda corrida, além do azar no treino, teve o toque na corrida. Colocou 0,5s em Vettel no treino livre.

Aí vem o dono do blog dizer que um dos motivos da vitória da Ferrari foi Vettel. Olha, Vettel é muito bom, mas o melhor do grid é Hamilton. Alonso também está na frente e Kimi também. Não sei se Vettel é o 6° ou 7° melhor do grid. Está nessa disputa aí.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  BMCM
8 anos atrás

Foi o Vettel, mesmo.

André
André
8 anos atrás

Vettel só ganha quando tem carro bom na mão! Ano passado tomou pau de companheiro novato! Só ganhava quando a Red Bull sai na pole, quando tinha que sair de trás com carro ruim, ficava lá atrás mesmo! Que campeão mundial é esse? Deu sorte hoje!

Felipe
Felipe
Reply to  André
8 anos atrás

Tem alguém que ganha sem ter carro bom na mão?

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  André
8 anos atrás

Como que pode..

Leandro P. Batista
Leandro P. Batista
Reply to  André
8 anos atrás

E quem hoje em dia vence pilotando uma carroça?

LUZ PRATA
LUZ PRATA
8 anos atrás

Nao fale besteira…a Mercedes primeiro comprou a Crysler…a Levantou com Novos e bom modelos,usando toda tecnologia MB de 2a geracao…Melhorou e renovou a Jeep,Dodge….depois a vendeu para a Fiat…por esse excelente relacionamento onde ela fornece tecnogia…a relacao com os Vermelhos melhorou Geral…e provavel que Gigante Daimler $$$…compre de novo todas essas Marquinhas incluso a Ferrari…por isso Massa e Lewis deram uma forcinha aos 147 ganhando de Graca uma La Ferrari para roletar de vez em quando…eles nao trocariam a MB pela Ferrari Nunca Boca…essa vitoria foi simplesmente pela estrategia Errada dos pit…senao Lewis Lideraria Ditando o ritmo do geito que quizesse….valeu.

Hugoborges
Hugoborges
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

Ei garçom, salta aí um dicionário de Português pra esse “anarfa” aí de cima. Bem gelado!!

Oi?
Oi?
8 anos atrás

– O Massa é uma máquina de desgastar pneu. Óbvio que no final da corrida não ia conseguir segurar o finlandês gordinho, que foi muito beneficiado com a entrada do safety car. Aliás, o erro no pit stop do brasileiro permitiu ainda mais a aproximação do “gordi”.
– Bom, mas o finlandês do dia foi o Raikkonen, que infelizmente está numa “onda de azar” (alguém acredita em azar de segundo piloto da Ferrari?).
– Nars mostrando o seu verdadeiro potencial, equiparando-se ao Perez em talento.
– Vettel mostrando que é o melhor piloto desde Senna.
– Hamilton mostrando que é um Massa de Mercedes.
– Nico fraco, devagar quase parando.
– Alonso apagado esperando um milagre da Honda.
– Narrador da Globo mais atrapalhado do que tudo.
E é isso, até a China.

Thamys
Thamys
Reply to  Oi?
8 anos atrás

“Hamilton um Massa de Mercedes” essa foi foda kkkkkkkk

Cavalinho_Ruminante
Cavalinho_Ruminante
8 anos atrás

Grande corrida do Baby Schummi e, como sou Ferrarista, grande domingo!

PS: É incrível como os retardados não esquecem do Alonso. A fixação e o recalque de alguns aqui contra o cara beira o patológico. Talvez porque o cara seja reconhecido pelos chefes de equipe como melhor piloto, por namorar uma gostosa, ser milionário e pilotar um F1 esses babacas ficam ressentidos por terem vidas absolutamente medíocres. Vão trabalhar, incapazes e fofoqueiros de cortiço!

Hugoborges
Hugoborges
Reply to  Cavalinho_Ruminante
8 anos atrás

Que ciumeira incrível BICHINHA_RUMINANTE. O espanhol lhe deu algum tipo de procuração pra vc defendê-lo com tanta veemência assim ou é simplesmente paixão recolhida? Está parecendo ser o alter-ego do Allez Alonso, outro que é capaz de matar alguém aqui do blog pelo seu amado e idolatrado Alonso. Incapaz é você seu escroto., rei da verdade.

CAVALINHO_RUMINANTE
CAVALINHO_RUMINANTE
Reply to  Hugoborges
8 anos atrás

Vestiu a carapuça certinho, hein?

C.Q.D.

PS> Este tipo de postagem acima é permitida pelo Blog?

Charles
Charles
8 anos atrás

Flávio Gomes,

Eu diria que a vitória de Vettel deveu-se a mais do que um erro estratégico da Mercedes, ninguém se deu conta do cenário que cercava a Fórmula 1 até esse GP, a Mercedes DEIXOU a Ferrari ganhar… juntem os pontos. A Mercedes “errou de propósito” ao chamar seus pupilos cedo para o box durante o Safety-car, e depois, quando podia colocar pneus mais macios no carro do Lewis para este caçar o carro vermelho igual um Leão atrás de um cervo, botou de propósito pneus duros para garantir que este não chegaria, porquê? É simples, “deixem a Ferrari ganhar, assim o clamor mundial para mexer nas regras que permitam às demais equipes diminuir a diferença para nós será esquecido com a ilusão de que temos uma disputa, anotem aí, na próxima a Mercedes voltará a vencer.

Marcio
Marcio
8 anos atrás

E o Massa? Sempre ganha do Bottas, quando ele não corre.

Pedro Simoes
Pedro Simoes
8 anos atrás

Parece que só o FG viu a corrida de hoje. É claro que o Vettel merece todo o crédito pela vitória, mas a Mercedes pisou feio na bola. A única chance da Ferrari era uma parada a menos e que funcionou melhor ainda devido ao SC no início. Só não entendo a bronca dos brasileiros com o Alonso. Só porque deixou o Massa chupando o dedo? Ele é mau caráter? Ora quem encheu o muro em Singapura não foi ele foi o outro.

Costa
Costa
Reply to  Pedro Simoes
8 anos atrás

É inveja…

Eduardo Martins
Eduardo Martins
Reply to  Pedro Simoes
8 anos atrás

Sim, o Alonso é muito mau caráter. Tenho a leve impressão que, se precisar, ele vende a alma da mãe dele ao diabo para ser campeão da F1 novamente. Só que não, nunca mais será. Tenho pena do espanhol. E o Vettel me fez voltar a ser tifosi outra vez, com a saída do Alonso da equipe mais charmosa e vitoriosa da F1.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Pedro Simoes
8 anos atrás

Mania que as Alonsetes tem de achar que o ódio ao Alonso é por conta do Massacrado.
Massa é o Príncipe da Ilha de Caras, jamais iria se impor na F1.
Não gostamos do Alonso porque ele, apesar de ser o melhor piloto do Fundo do Grid, é um canalha, larápio e trapaceiro.
É bom ver ele se fuder.

Hugoborges
Hugoborges
Reply to  Pedro Simoes
8 anos atrás

Em benefício de quem, alonsete disfarçada? Seu, da minha vó, do seu tio Raimundo?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Hugoborges
8 anos atrás

Quanta figura, só o Vettel-roda-na-sexta ganhar uma corrida em condições excepcionais e ele já voltou a ser melhor que o Senna! Vou mandar o review da temporada de 2014 pra vcs. A maior parte da grana desse ano veio da Fom e da colocação que o Alonso conseguiu pra Ferrari em 2014. Sem carro bom, vimos Alonso contra Kimi em 2014, assim como Ricciardo contra Vettel.
Ahh, e outras pessoas pensam como eu, não preciso de vários perfis pra falar bem do espanhol. Já disse, a melhor resposta é na pista. Go, Go Vettel, ser vice.

Tiago
Tiago
Reply to  Hugoborges
8 anos atrás

“E vocês verão o Vettel sofrendo nas curvas de raio longo de Sepang” (Allez Alonso).
E aí Allez, será que ele sofreu muito??

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Hugoborges
8 anos atrás

Foi o único campeão do mundo a rodar na sexta. Deve ter copiado o setup do Kimi, que andou na frente o tempo todo. A Ferrari é segunda força, grande merda. Só podiam deixar o Kimi correr em paz… Go Vettel, rumo ao vice!

Hugoborges
Hugoborges
Reply to  Hugoborges
8 anos atrás

“Foi o único campeão do mundo a rodar na sexta”, que argumentação pouca, digna de uma criança, a um questionamento que lhe fez o TiIAGO. Essa sua obsessão com o espanhol já está passando do ridículo. Esqueça 2014, estamos em 2015 e o aqui e agora é o seguinte:
Seb Vettel ganhou o GP malaio e ponto final. Sempre tem um dia do caçador e o outro da caça…

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
8 anos atrás

Para as Alonsetes eu só tenho um recado: Tenham fé, não desistam da vida, nem tudo está perdido. Alonso ainda pode ser comentarista na tv espanhola!!!! kkkkkkkkkkk

Allez Allinson!
Allez Allinson!
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
8 anos atrás

Uns Fé de mais, outros Fé de menos…

Ricardo
Ricardo
Reply to  Allez Allinson!
8 anos atrás

Quem é Allinson? Ser ignorante é foda.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Allinson!
8 anos atrás

E quem é Ricardo?
Aquele que já foi Roberto, ou melhor, Roberttez.

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

Quero saber o que vão dizer os puxa saco do Choronso agora ? KKKKKKK

Ele que agradeça os 2 titulos que ele levou com a Renault irregular , e graças as muitas quebras do Kimi em 2005 pela Mc laren e o Schummy em 2006 com a Ferrari. Senão , esse espanhol mal carater e fracassado não teria nenhum titulo. Vettel tem tudo prá escrever sua história na Ferrari.

Cavalinho_Ruminante
Cavalinho_Ruminante
Reply to  Ricardo
8 anos atrás

Mais um que levou chifre de algum espanhol.

Alemão
Alemão
Reply to  Cavalinho_Ruminante
8 anos atrás

Com certeza!!! kkkk

Fernando Ceará-man
Fernando Ceará-man
8 anos atrás

Se acontecer, poderemos te chamar de “besta quadrada” no Twitter sem sermos bloqueados? rs

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Fernando Ceará-man
8 anos atrás

e ele escutará feliz!

Victor
Victor
8 anos atrás

Os Tedescos entendem desse negócio de corrida de carro mesmo:
Desde o GP da Italia do ano passado ou a prova é ganha por um carro alemão, ou por um alemão (quando não os dois, com Rosberg-filho no Brasil).
Mais: Desde o GP da Espanha de 2013 (5ª etapa), não tem alguma dessa combinação, piloto ou equipe, alemã no pódio. Lá se vão quase 2 anos.
Os comedores de Eisbein estão com tudo

Eddie
Eddie
8 anos atrás

Eu não sei porque muita gente fica tirando sarro do Alonso.
O cara é um trabalhador, tirou leite de pedra 5 anos pela Ferrari , e garanto que essa revolução esse ano na Ferrari foi em grande parte graças as criticas dele honestas e imparciais nos ultimos 2 anos sobre a falta de evolução nos projetos da Ferrari que deu essa sacudida na equipe Ferrari em 2015.
Dizer que o cara não teve paciencia ???? Poxa 5 anos e o carro piorava a cada ano !!!!
Além do mais Vettel será no maximo terceiro lugar nos proximos 2 anos. Tá muito longe de alguma equipe tirar a hegemonia da mercedes.
Então na idade que ele tava tinha é que arriscar mesmo.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Eddie
8 anos atrás

Pronto, não faltava mais nada em termos de demência. Quer dizer então que O Picareta das Astúrias é o responsável pela evolução da Ferrari???
Os fãs dos espanhol são mesmo hilários….

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
8 anos atrás

Realmente seu nível de demência e conhecimento sobre f1 salta aos olhos.
http://flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/2013/08/ferrari-sim/comment-page-1/#comment-3760422

Kkkkkkkk, Vettelete louca-eufórica….

Cavalinho_Ruminante
Cavalinho_Ruminante
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
8 anos atrás

Esse cara do dedo do nariz é mais um chifrado por algum asturiano. Recalque, inveja, língua ferina… trate-se.

Wanderson
Wanderson
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
8 anos atrás

Brasileiro são mesmo inocentes mesmo. Ferrari fez um investimento esse ano jamais feito pela empresa, motivos são óbvios, seus carros eram horríveis, empresa tem nome e durantes alguns anos passou vergonha no grid, não foi atoa troca de toda o comando de equipe, não apenas do Alonso, que na verdade saiu pq quis,

Ricardo
Ricardo
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
8 anos atrás

É sim. Pela suspensão, por exemplo, mas você não deve ter a mínima ideia o que significa pullrod.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
8 anos atrás

Rapaz, vários perfis falsos para acalmar o desespero.
Fico lisonjeado em saber que meus comentários são tão pertinentes e marcantes.
Enquanto isso: Go Alonso, Go Alonso, Go virar comentarista!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
8 anos atrás

Pertinente? Tava sumidinha, né? Kkkkkkkk.
Tinha uma galera que voltou, sejam bem-vindos!
Mas depois, não sumam!! Kkkkkkkk!

CAVALINHO_RUMINANTE
CAVALINHO_RUMINANTE
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
8 anos atrás

O cara assina como um personagem mitológico de nome “Cassius Clay Regazzoni”, usa uma foto asquerosa sei lá de quem cutucando o nariz e reclama de perfis falsos.

Piada! kkkk

josé guilhermo
josé guilhermo
Reply to  Eddie
8 anos atrás

O Alonso é mala chorão mas é um tremendo piloto não sou que acho é o mundo da formula 1 se não gostam da pessoa dele isso é um problema pessoal de cada um chegaram a compará-lo ao villeneuve e dizer que os títulos dele não foram merecidos isso já é insanidade e o cara já conseguiu algumas vitórias épicas pela Ferrari mesmo não ganhando o título, nada contra o vettel e achar o vettel melhor que ele , mesmo não concordando é normal, mas não reconhecer o talento do choronso é simplesmente BURRICE.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  josé guilhermo
8 anos atrás

Cara, não tem ninguém levando para o lado pessoal não. Afinal, a maioria aqui nem conhece o sujeito (talvez algum conheça).
A galera não gosta do Picareta porque ele é um canalha.
Lembre-se que ele jamais assumiu sua participação no episódio Cingapuragate.
Agora, ele pilota muito. Por isso é bom ver ele se fuder. Todos sabemos que se ele estivesse na Mercedes, estaria faturando tudo, como está na McLata, é diversão pura ver as corridas.

CAVALINHO_RUMINANTE
CAVALINHO_RUMINANTE
Reply to  josé guilhermo
8 anos atrás

“A maioria não está levando pro lado pessoal”

1 linha depois

“Ele é um canalha”.

Are you serious, man? Hahahahah

Leila
Leila
Reply to  Eddie
8 anos atrás

O ano passado o que se via na Ferrarri era Alonso só reclamando e Kimi conversando com os engenheiros sobre como melhorar o carro, tanto que o carro atual é feito sob medida para O estilo de Kimi, que é bem parecido com o de Vettel.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Leila
8 anos atrás

Leila, carro não é roupa. Só existe um tipo de carro, o que nasce bem. Isso quer dizer um carro com pouco arrasto, muito downforce, neutro e que gaste pouco pneu.
Com mais potência, qualquer carro melhora, se pode andar com mais carga aerodinâmica, repare os piores carros de 2014. Ferrari, Sauber e Lotus.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Leila
8 anos atrás

Leila, carro não é roupa. O problema é que a costureira do Alonso, há nove anos seguidos, que não acerta as medidas de seu macacão.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Leila
8 anos atrás

Um ano levando ferro do Ricciardo dá nisso…. Calma histérica, não tem ninguém falando contigo, e quero ver provar que eu tenho outros perfis. Acorda pra vida, mané. Não sou você é estou fudendo pra você e essa ralezada que apareceu.
Sou muito mais Kvyat, que aliás, já fez o que Vettel nunca conseguiu, passar o Ricciardo com o mesmo carro.
Chupa, ralé!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Leila
8 anos atrás

Na primeira “fumada” que Alonso leva na McLata e você já fica assim, tão descompensada?

Olhe o lado bom, Vicellez. O espanhol manteve um ritmo constante: largou em penúltimo (á frente do marússico), e ficou em penúltimo (à frente do marússico).

Agora, olhe o lado ruim: ainda faltam 17 provas,,,

André
André
Reply to  Eddie
8 anos atrás

Putz, é cada uma… Pois é, o cara ficou 5 anos lá e o carro foi só piorando. Será que isso não tem uma lógica não?

FRANCÊS
FRANCÊS
Reply to  Eddie
8 anos atrás

Do ponto de vista cultural, é muito feio o que o Alonso sempre fez. Quando ganhava, era ele, quando perdia era o carro. Vc gostaria de trabalhar com um cara assim? Já ouviu falar em trabalho em equipe, respeitar as pessoas. Não é só a questão “o talento do cavaleiro solitário” que o brasileiro idolatra. O mundo mudou, vence quem respeita, trabalha……….em equipe. O Alonso sempre foi intragável, a Ferrari mudou, tudo, apagou a era Alonso, e reviveu a parceria civilizada com os alemães…………..

Silvio
Reply to  Eddie
8 anos atrás

Jargao preferido das viuvas do Roubonso: “Tirou leite de pedra”. Hahaha! Claro, tem que ignorer o ano de 2007 quando ele dirigia a pessima McLaren – no wait – nao dah pra dizer isto porque o estreante Hamilton tava fazendo pole e ganhando corridas com o mesmo carro…..
Antes as viuvas diziam que o Choronso era o mago , mandava apertas duas porcas, soltar 3 parafusos e bimba! transformava uma carroca num canhao. Depois que ele passou a nao ganhar mais nada o discurso mudou, agora eh “os caras nao dao carros pra ele competir”.

David Oaks
David Oaks
8 anos atrás

Que deleite imaginar a cara de bunda dos “entendedores” ao verem Alonso tirar leite de pedra no motorhome, Vettel vencendo na Ferrarinha sem Newey como desculpa, e Raikkonen sendo Raikkonen e mitando numa fantástica corrida de recuperação.

PS: Que o Hamilton pare de arrotar soberba e se concentre em pilotar como o pilotaço que é nas próximas.

Cavalinho_Ruminante
Cavalinho_Ruminante
Reply to  David Oaks
8 anos atrás

#3 chifrado por um espanhol.

Alfredo
Alfredo
8 anos atrás

Corridaço. Vettel venceria com mais vantagem se as Mercedes não tivessem parado cedo. Era nítido que os vermelhos tratavam os pneus com muito mais carinho, vide a posição final do Kimi depois de tudo que teve de passar. E sim, o campeonato dá lampejos de que pode se tornar competitivo, Diga se competitivo para o campeão, porque do terceiro para trás já estava bastante agitado desde Melbourne. Teremos mais pistas com essas condições e a briga promete ser boa, com V6 turbo híbridos. Enquanto a Williams se preocupava em não ser alcançada pela Ferrari, o time de Maranello caçava a Mercedes. É só uma questão de atitude e ter um piloto que agrega. A Williams que se cuide, a Toro Rosso vem chegando e trazendo a Red Bull com ela, continuar assim e daqui há pouco o time do Frank vai estar rezando pra não ser alcançado pela McLata e Marussia.
Como um piloto que sabe acertar o carro e trabalha em equipe fazem diferença. A Ferrari é outra coisa agora!!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Alfredo
8 anos atrás

“piloto que sabe acertar o carro”……….kkkkkkkkk …….quanta ignorância meu amigo! Piloto nestes tempos de F1 pouco tem à ver com acerto de carro. São os computadores que o fezem, o piloto só da um feedback!!

luigi
luigi
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Parabéns Segafredo,ganhou meu respeito por demonstrar conhecimento em automobilismo ,mas tem gente que acha que automobilismo profissional e rachadores de rua são a mesma coisa . Para que pagar os tubos para uma equipe de engenheiros sê os pilotos alem de pilotar sabem como fazer um carro com todos os seus agrados mecânicos , eletrônicos e aerodinâmicos,Não é mesmo ?
Acho que este assistidores de corrida não prestam atenção nem em reportagens pois nunca ouviram que alguns pilotos dos times grandes em muitas corridas sempre perguntavam a seu engenheiro de pista qual a marcha que deveria usar no setor ,imagina se poderiam se quer determinar como deveria ser o projeto,qual a geometria de suspensão mais apropriada ,pois nem relação de marcha podem escolher ,uma vez que é fixa para todas as pistas.pra que gastar um montão de Euros em telemetria se o piloto resolve tudo. É ; o país tem oito títulos mundiais de F1 más o grande publico ainda não conhece nada dos aspectos tecnicos do esporte

Rui
Rui
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Concordo com você, os pilotos atuais são proibidos de fazer testes de pistas, que massacre injusto em cima do Alonso, mas foi ele que sugeriu o nome de Allison para o Montezemolo…o pessoal que seca o Alonso são torcedores do Massa, revoltados por ter perdido o campeonato de 2008….vamos ter equilíbrio.

FRANCÊS
FRANCÊS
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

CEGOFREDO.

Rodrigo Seibt
Rodrigo Seibt
8 anos atrás

Não sei quanto a voces, mas tive uma sensação de “deja vu” com um alemão emocionado no pódio regendo o hino italiano e com a emoção de uma equipe cantando a plenos pulmões o hino do país. Maurizio Arrivabene fez muito bem à Ferrari, (parace ser aquele cara cool que no jantar de sexta e sábado toma umas e fuma um cigarro), assim como o Vettel. O Kimi parece que reencontrou a vontade de pilotar um F1 e vai ganhar alguma corrida esse ano, podem escrever! No mais, quem se destacou foi o Alonso que estava andando bem com a McLaren até que foi chamado aos boxes pra se retirar sem motivo bem explicado (acho que a equipe estava prevendo que ele estava prestes a ganhar um novo choque) e acredito que poderia ter feito pelo menos um pontinho! Dois detalhes que merecem ser mencionados: a barbeiragem ridicula de sonyericsson e a narração de Luis Roberto da Globo, mil vezes melhor que o talk show que o Galvão fez na Austrália!

Jorge Santos
Jorge Santos
8 anos atrás

Eu sempre tive a opinião de que o líder não deve inventar na estratégia, ele tem obrigação de manter sua estratégia inicial e só reagir se um adversário propor coisa melhor, nunca mudar o planejamento antecipadamente.
O resultado disso foi que a Mercedes, com um carro superior, se antecipou a um fantasma, e perdeu. Geralmente sempre que o líder muda o seu planejamento ele perde.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Jorge Santos
8 anos atrás

Também acho Jorge. E o pior foi que além da parada preicipitada, ele colocou pneus duros e voltou atrás de seis carros, incluindo o Vettel, com pneus médios. Ou seja, a Mercedes viveu um dia de Williams com estratégias erradas em toda a corrida.

Boca
Boca
Reply to  Jorge Santos
8 anos atrás

Disse tudo!
Líder não arrisca.

Cavalinho_Ruminante
Cavalinho_Ruminante
Reply to  Jorge Santos
8 anos atrás

A Mercedes seguiu sua estratégia à risca, sabedora desde os treinos de sexta que teria que fazer uma parada a mais que a Ferrari já tinha decidido parar caso aparecesse um safety-car mesmo no início da prova (palavras dos próprios pilotos)

Andre
Andre
8 anos atrás

Tomara Flavio eu possa chamá-lo de besta quadrada no final do ano. Que assim seja !

mario aquino
mario aquino
8 anos atrás

É através de um texto como este com o Sr. Flávio Gomes ganha prêmio de o melhor cronista esportivo, parabéns pelo excelente relato.

Felipe Masr
Felipe Masr
8 anos atrás

Li o artigo do Renan do Couto que o Flavio “hiperligou” ao seu (“a reestruturação promovida a partir da metade do ano passado está dando resultados.

Gostei desta declaração do Arrivabene:
“A primeira coisa que pensei foi nos caras que trabalharam dia e noite em Maranello. Foi por isso que Diego foi ao pódio, para representar os caras”.

O Flavio falara antes que o Maurizio era um cara lega. E não´é que parece ser mesmo?
A Ferrari parece que voltara a ser uma casa feliz. Claro, como toda família (ainda mais italiana), terá uns desacertos, desentendimentos, mas se for tudo passageiro, a família terá tudo à favor de fazer uma ótima temporada. E o Vettel, de humor jovem e diferenciado, que sabe contagiar a seu favor os que estão ao redor, talvez seja a peça certa a sintonizar com o Arrivabene para que exista paz nesta família.

Acho que a Ferrari nunca esteve com um time tão equilibrado “emocionalmente”. Será mais comedido nas comemorações, sim, porém acho que da mesma forma também o será quando existirem conflitos – nem muito doce, nem muito salgado; acho que com aquela pitadinha de tempero correta, e com um certo cuidado de não deixar azedar o time, e amargar os resultados disto.

Mesmo que venham apenas mais umas poucas vitórias, acho que será um ano bom para a Ferrari. Um ano de renovo para o time, pontuando bem. escrevendo uma nova história e deixando o passado recente e confuso para trás.
O campeonato e confusões políticas do ano passado ficarão onde devem ficar: no passado.

Forza Ferrari!

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  Felipe Masr
8 anos atrás

Prefiro “hiperelou”, saca, link está mais perto de elo.

luigi
luigi
Reply to  Felipe Masr
8 anos atrás

Parece, meu caro ,que a Rossa encontrou um “Vero Cappo Generale”,e possivelmente (veremos no futuro próximo) ele faça jus a seu nome de família.
Talvez por não ser um engenheiro ,deixe os engenheiros criarem com liberdade ,sem dar palpites inoportunos.
Estaríamos vendo o surgimento de um grande chefe de equipe, e Italiano para completar a festa !
Vamos aguardar as próximas corridas para ter uma “visão” melhor .

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Ah sim a mercedes queimou uma das três chances de perder no ano, e cá ´
pra nós o Kimi fêz um corridão, e o Vettel na frente , não erra, e Massa sempre
gastando mais pneu que o Bottas no fim fêz falta.