Falando em fim…

SÃO PAULO (dá uma vontade de contrabandear um da Argentina!) – Já que falamos sobre o fim da Gurgel, outro momento marcante, este enviado pelo blogueiro Thomas Visani. É um vídeo histórico, e até certo ponto triste, que registra a produção do último Citroën 2CV, numa das fábricas da montadora francesa em Portugal.

Foi em 1990 e é emocionante. O 2CV é um ícone de várias gerações, especialmente, claro, na França. Um carro que expressa a verdadeira pindaíba do pós-Guerra na Europa, mas que acabou perdurando por décadas (o da foto abaixo é 1964, e praticamente não mudou até o final).

Feio, mas lindo. Como sempre digo, restaria alegremente na minha garagem, mas para arranjar um desses a operação é mais complicada…

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Dennys
Dennys
7 anos atrás

Promoveram um racha entre um 2CV 87 e um fusca anos 60′, se não me engano. Tem no youtube, confiram quem ganha a “disputa”

link:

https://www.youtube.com/watch?v=MunhLZFu5bI

Fiquemos todos na paz de Deus.

jorge melício
jorge melício
11 anos atrás

Adoro, tenho um há 26 anos e é lindo, tem 80.000 km originais e não vendo por dinheiro nenhum, está classificado como ” automóvel classico ” pelo automóvel clube de Portugal, divisão de classicos. Parabens pelos amigos Brasileiros amigos do 2 CV.
escultor melício

ZECANETO
ZECANETO
17 anos atrás

Nelsinho venceu e o di grassi chegou uma volta atras….

Mauro
Mauro
17 anos atrás

Só hoje descubri o seu site e gostaria de parbenizá-lo. Agora virei fan e certamente entrarei sempre que puder para ler.
Escolhi comentar essa do Citroen, porque gosto muito do carro e também não me incomodaria ter um na minha garagem. Além do mais esta semana vi um que foi cortado ao meio, no sentido longitudinal, e “emendado” dando origem a um 2CV em TANDEM, mostrando bem o sistema anti-pitch da suspensão e os discos de freio junto à saida do diferencial.
Tenho algumas fotos, se você tiver interesse me diga como enviá-las.
Um abraço e parbéns novamente.
Mauro

Toty
Toty
17 anos atrás

Me desculpem, não é o forum (sem falar a repetição). Mas a “Coluna Warm Up” atual, do FG “http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/361501-362000/361985/361985_1.html” é ótima, o primeiro parágrafo então…

Toty
Toty
17 anos atrás

Só mesmo aqui. Obrigado galera participativa. O FG deve estar orgulhoso com esta pérola que conseguiu criar e nos proporcionar.
Mas falando em 2CV…
O Discovery Channel costuma exibir um programa aos domingos sobre carros históricos, cinco de cada uma das várias categoria. (FG, sinto muito mas DKW… nenhum). O programa não traz detalhes técnicos aprofundados mas é extremamente bem feito, bem humorado, grafismo inspirado e edição primorosa. Vale a pena!
Na edição que avalia os carros mais populares da história (o 2CV, o Fusca, um Fiat -Topolino?-, o Mini Cooper e… não me lembro… deve ser o Ford T, creio. “Dizem lá” que o 2CV foi concebido para transportar ovos!!! Que luxo a gastronomia francesa. A História é longa e curiosa.
Os programas (tem sobre super-esportivos, SUV’s, de competição -claro que deu 917 na cabeça- e etc.).
É bem melhor que assistir ao Faustão.
PS: Tem a recíproca sobre motos. Não é lob mas recomendo.

Antonio
Antonio
17 anos atrás

Prezado Flávio, se quiser um desses, de um pulo lá na Argentina. Vi alguns deles vindo aqui pra Santa Catarina nas férias. E olha que a distância é de mais de 2000 km. Os bichinhos são valentes (os 2CV, não os argentinos que estavam a bordo).

Manoel Sena
Manoel Sena
17 anos atrás

Marcos,
Relaxe…
Eu só desejei contribuir na discussão com o “por que” e não o com o “o que”.
Um grande abraço.

Manoel

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Caro Manoel !
Você foi bem claro, sim !
E conseguiu dar uma grande volta para chegar ao que eu já tinha dito: Este 2CV é uma classificação fiscal.

Em tempo: Para a sua explanação ficar completa, faltou você explicar o porque da adoção do kgf como unidade de grandeza, bem como a metodologia empregada nas medições de potência e torque, pelas normas S.A.E, D.I.N e também ABNT.

mjssena@bol.com.br
17 anos atrás

Prezado Marcos e demais Colegas,
Desculpem se não fui claro, mas vamos tentar explicar melhor.
CV é uma unidade de potência que foi criada pelos franceses para medir a taxa de energia fornecida pelas primeiras máquinas da Revolução Industrial. O nome CV (Cheval-Vapeur) é devido ao fato de que a experiência usada para a sua definição foi conectar um peso a um cavalo, através de um sistema de roldanas, e fazê-lo andar em uma velocidade constante de 1 m/s. O máximo peso (força) que o cavalo conseguiu puxar mantendo esta velocidade (75 kgf) foi multiplicado pela mesma (distância/tempo). Logo, 1 CV = 75 kgf(x9,81).m/s = 735,5 W.
O próprio James Watt, criador da máquina a vapor, fez, antes, uma experiência similar na Inglaterra, onde foi definido da mesma forma o HP. O cavalo inglês conseguiu carregar 76 kgf, daí a pequena diferença entre CV e HP.
No início do século XX, foi instituida na França e em outros países da Europa a “potência fiscal”. Ela buscava uma forma simples de estabelecer um parâmetro proporcional à potência dos automóveis sem o uso de equipamentos sofisticados. Para isso, foi criada uma fórmula aproximada:
CV = D^2 x n /2.5
D – diâmetro do pistão
n – número de cilindros
Com o desenvolvimento da tecnologia de fabricação de motores, a potência fiscal se afastou cada vez mais da potência real.
A partir de 1978, a potência fiscal na França passou a ser calculada por outra equação, que envolvia a rotação do motor e sua cilindrada. Hoje em dia ela é calculada por uma outra expressão, que envolve o valor de emissões de CO2 do motor e sua potência máxima.
Consegui uma bolsa de estudos e morei quatro anos na França. Acompanhei corridas em Magny-Cours e Ímola (F-1, 97 e 98) e em Paul Ricard (Mundial de motovelocidade, em 96). Durante este tempo pude ver a paixão que os franceses têm por este carro. É como se fosse o nosso fusca realmente.
Um grande abraço.
Manoel

1gt
1gt
17 anos atrás

sonho de todo brasileiro…carro tão bonito quanto uma bmw…tão barato quanto um fusca…econômico que nem um mil…rápido que nem um porsche…resumindo nunca vai ter um carro que agrade 100%

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

O Dyane foi um ícone, assim como o Fusca e o Fiat 500. Representou a possibilidade para o cidadão europeu comum do pós guerra de possuir um meio de transporte confiável, barato, economico e relativamente confortável.
É ridículo e impróprio avalia-lo dentro do contexto atual de veículo polular.

Breno Torres AM
Breno Torres AM
17 anos atrás

Trivellato, e o famoso VW1600 Zé do Caixão?
Tão feio que o FG deve adorar…

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Boa tarde!

Ainda sobre o “Dian”, que é como ele é chamado na Itália. Depois da aventura aústriaca, tive outra ainda em uma viagem de dez horas da província de Treviso na Itália até Genebra na Suiça, com direito a passagem pelo túnel do Monte Branco e uma multa na volta, por rodar com pneus com pregos em local proibido. Sem contar um sem número de subidas pelas montanhas dos Alpes, o carrinho é realmente valente.
Agora, alguém aí já viu esse negócio fazendo curva? É a coisa mais ridícula da indústria automobilística, por ter a traseira alta e a suspensão independente, ele pende exageradamente para fora da curva dando a impressão que vai capotar. Sem contar a alavanca de câmbio “sexual”, que conforme a marcha tem que ser “introduzida” no painel ou puxada para fora, um movimento “erótico” e estranho para quem o dirije.
É com certeza uma máquina para figurar na galeria dos horrores da história do automóvel, ao lado de outras “pérolas” como: Renault 4, Fiat 500, DKW, Jeep, VW TL, Fusca, Fiat Panda….

Alessandro
Alessandro
17 anos atrás

C3 que é feio pra burro diga-se de passagem

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
17 anos atrás

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Ao Milton,

o 2CV se deve ao fato dessa designação ser a “potência fiscal” do carro na França, assim como no Brasil temos uma tributação para carros 1.0, outra para carros de 1.1 até 2.0 e de 2.1 para cima, na França eles criaram essa designação de “potência fiscal” para enquadrar diferentes tipos de carros em sua tabela de tributação.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Manoel, não enrola a moçada !
2CV devido a potência fiscal, que era o sistema adotado em vários paises da europa, para classificação tributária (o nosso IPVA).
Nada a ver com os pistões.
Cada lorota…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

%!$&#!
Um 2CV cheio de argentinos ?
E vc não fez nada ???
Nem uma bombinha ???
Que cara mais frouxo…

Mitsui
Mitsui
17 anos atrás

Incrível mas já vi um desses rodando em SP lotado de argentinos… Será que veio de lá lotado daquele jeito ????

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Sinceramente, nem sabia que esse carro era da Citroen e tinha esse nome. A verdade é que parece que vai desmontar a qualquer momento. E sobre a importaçao, nao vejo qual o problema de viajar com ele, como se fosse de turismo. O único problema é legalizar no Brasil. Mas é só pra colecionar mesmo… Aproveita e leva um Fiat 600, o popular bolita ou entao um Taunus, esse sim, muito bonito.

Abçs

Manoel Sena
Manoel Sena
17 anos atrás

O C3 realmente é parecido com 2 CV, pois o seu design se trata de uma releitura do mesmo, sob alguns aspectos. O teto em formato de curva, por exemplo, segue exatamente o mesmo perfil em ambos. A grade dianteira e o desenho dos paralamas também . Com relação ao nome 2 CV, é originado de um antigo sistema de pagamento de impostos, baseado nas dimensões dos pistões. Na época do 2CV, este sistema já não condizia com a potência real dos motores. Entretanto, ele continuou sendo usado para o cálculo dos impostos. Vários outros modelos da Citroen tinham o nome baseado neste sistema, como o 15 CV. Meu tio tinha um destes, em Belém do Pará.

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Não sei se é aqui..porque vou falar da Formula Super Clio….o carrinho feio aquilo

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Quando estive em Paso de Los Libres via Uruguaiana, não sei não mas é facil passar com um desse pela região, coloca na balsa e atravessa ou mesmo pela ponte diga que vai ali buscar uns quilos de carne…é facinho facinho

Jason
Jason
17 anos atrás

Quantas vezes já pensei em trazer um bicho desses, rodando, da Argentina ou do Uruguai… Mas a burocracia é tanta que eu desisti!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Boa noite!

Viajei muito com um desses no ano que morei na Itália. Um pouco melhor até, pois era da versão Diane, que tinha a frente um pouco diferente. Era de um amigo que trabalhava comigo em uma fábrica de óculos e nossa primeira aventura foi justamente para irmos até a Aústria para assistir o GP de fórmula 1 de 1.985.
Tive vontade de perguntar se “aquilo” chegaria ao destino com quatro passageiros, mas antes disso ele já disse que a Diane vai longe, bastando apenas não ter pressa…

Elvis Barbosa
Elvis Barbosa
17 anos atrás

Realmente tem momentos inesquecíveis para os aficcionados por automóvel. Em relação ao 2CV, tb apelidado de “Guarda-Chuva”, gostaria de destacar dois momentos do cinema com ele: o primeiro é que ele era o carro do Inspetor Clouseau, do filme a Pantera Cor-de-Rosa; o segundo momento é a cena de perseguição num dos filme do agente 007, não me lembro do título, mas ele desafiando outros carros mais potentes é inesquecível.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Dá para importar legalmente da Argentina ou do Uruguai.
Este ou qualquer outro carro antigo !
Só deve ter + de 30 anos.
Mas não se anime muito !
Paga os mesmos impostos de um carro zero !

jcesar
jcesar
17 anos atrás

É, o jeito e contrabandear… enquanto os gringos levam nossas clássicos nacionais (SP2, Kombi, etc…) a preço de banana, a gente para importar uma “lata velha” do Uruguai, que é aqui do lado, temos que pagar diversos impostos, em cascata, o que faz dobrar o custo do veículo, fora a incomodação com a papelada

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Viram mais pro fim o cidadão passando pincel…hehehehe feito a pincel…

STEFANO MODENA
STEFANO MODENA
17 anos atrás

Oh louco FG !!! Bonito ? Isso aí ??? Ah , tudo bem que é um carro importante prá história , mas bonito ? Aliás , oh gosto estragadinho o seu , hein ? Ah , um abraço mesmo assim , tá ?

Rafael Ramos
Rafael Ramos
17 anos atrás

Me lembrou o Citroen C3!
É como o flavio falou…feio, mas lindo..

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
17 anos atrás

Alguém aí sabe o motivo do modelo ser chamado de 2CV?

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

O bichinho feio, só se salva por que tem uma história sensacional.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Esse carro era meio conversível? Aquele teto é escamoteável?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Deus me livre e guarde, esse carro é pior do que espancar a mãe no tanque.

Thomas Visani
Thomas Visani
17 anos atrás

Para quem quiser ver mais videos como esse ou discutir sobre F1, IRL, Rally ou qualquer outra categoria de automobilismo, há um espaço de amigos, http://www.forummotorhome.com.br

A sessão de vídeos é muito boa! =)

Rodrigo Ghigonetto
Rodrigo Ghigonetto
17 anos atrás

Um desse estirpe que foi fabricado até pouco tempo foi o Renault 4, ele lembra o DKW e esteve em produção na Colombia até 1992 se não me engano. Quando estive lá em 95 tive o prazer de andar em um, a alavanca do câmbio saindo de baixo do painel era muito interessante.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

2CV??? Achei que era a fota do Stock Jr… será que foi daqui que tiraram a inspiração???